6 de janeiro de 2017

NOVOS EQUIPAMENTOS REFORÇAM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES DO EXÉRCITO

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou a aquisição do equipamento rádio táctico de comunicações para reforçar o sistema de informação e comunicações táctico do Exército, num investimento que será executado entre 2017 e 2023, não podendo exceder os 7 milhões e 530 mil euros.

Este modelo é um equipamento de rádio táctico multibanda e multimodo que permite comunicações seguras em fonia e dados, recorrendo a métodos de encriptação e de salto em frequência. Possui um receptor GPS interno que, em conjunto com a sua capacidade GPS Report, facilita a identificação no teatro de operações.

Os rádios foram desenvolvidos especialmente para as Forças Armadas - considerando as suas características, bem como a importância de assegurar a compatibilidade e interoperabilidade dos equipamentos a adquirir, com os já existentes no Exército, o Governo decidiu investir neste modelo, com o qual o Exército tem vindo a operar.

A Agência para a Modernização Administrativa já emitiu parecer prévio favorável a este projecto, cujo procedimento de aquisição terá de ser conduzido por negociação, sem publicação de anúncio de concurso.

Recorde-se que o Governo tem vindo a reforçar o sistema de informação e comunicações táctico do Exército. Em Novembro, o Ministro autorizou a aquisição de 47 viaturas tácticas médias ligeiras, com o objectivo de dotar este sistema com um grau maior de mobilidade táctica terrestre e proteção blindada ligeira. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.