25 de outubro de 2016

Frota russa passou por Portugal a caminho da Síria.

Os dez navios russos que atravessaram esta segunda-feira a costa portuguesa com destino ao porto de Tartus, na Síria, foram acompanhados pelos serviços da Marinha e da Força Aérea portuguesas, que vigiaram a sua passagem e recolheram imagens.

Na frota da força naval russa que atravessa várias águas internacionais e que passou por Portugal está o único porta-aviões da Marinha russa, o Kuznetsov.

Habitualmente fundeado em Severomorsk, no mar de Barents, na Rússia, e com capacidade para 40 caças (tantos quantos Moscovo tem actualmente na Síria), o envio do porta-aviões Kuznetsov e da frota que o acompanha levantou algumas preocupações, nomeadamente entre os países da NATO, que temem o aumento do poder de Moscovo na Síria e mais fortes ataques sobre Alepo.

A passagem desta frota foi considerada uma das maiores exibições navais russas desde o final da Guerra Fria pelas costas da Europa ocidental. O ministro da Defesa português, José Azeredo Lopes, desdramatizou o caso. O governante, que falava no domingo à margem das comemorações do Dia do Exército, afirmou que não tinha qualquer elemento que lhe permitisse dizer que é uma situação de gravidade particular. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.