26 de outubro de 2016

Demonstração de Capacidades durante o exercício Lusitano 2016

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, e a Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, deslocam-se à Madeira no dia 28 de Outubro para participar no último dia do Exercício Lusitano 2016, no qual assistirão à demonstração de capacidades militares.

No Distinguished Visitors Day (DVD), do Exercício Lusitano, estarão também presentes os Chefes Militares, General do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior da Armada, o Chefe do Estado-Maior do Exército e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

O “Lusitano 2016”, exercício anual das Forças Armadas que junta cerca de 1300 militares, tem como finalidade o treino operacional conjunto. Este exercício visa ainda exercitar o Comando e Controlo das Forças Armadas no planeamento e execução de operações simultâneas, dentro e fora do território nacional, nomeadamente em Operações de Evacuação de Não Combatentes, Operações de Resposta a Crises e Operações de Apoio à Protecção Civil, envolvendo, de forma integrada e convergente, em todos os níveis de planeamento e condução de operações.

Entre os principais meios e unidades destacam-se o Comando Conjunto para as Operações Militares, os Comandos Operacionais dos Açores e da Madeira, os Comandos e Estados-Maiores da Componente de Operações Especiais e da Força de Reacção Imediata, um Destacamento Conjunto da Companhia Geral CIMIC, cinco navios, um helicóptero “Lynx”, duas companhias de fuzileiros, um destacamento de mergulhadores sapadores, um destacamento de acções especiais, o Comando e Estado-Maior de um Batalhão Para-quedista, duas companhias de para-quedistas, uma companhia de atiradores, um Destacamento de Operações Especiais e quatro aeronaves. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.