3 de setembro de 2016

Portugal entrega seis caças F-16 à Roménia no final de Setembro

Portugal entrega os primeiros seis caças F-16 vendidos à Roménia no final deste mês, numa cerimónia a realizar na base aérea de Monte Real, soube ontem o DN junto de fontes militares.

A Força Aérea - que recebe hoje o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas naquela base do distrito de Leiria - entregará mais três das 12 aeronaves no final deste ano, ficando as últimas três para 2017, adiantaram as fontes.

Fonte oficial da Força Aérea garantiu ao DN não haver uma data marcada para aquele efeito, limitando-se a assinalar que o calendário previsto no programa de venda dos caças - o contrato foi assinado em 2013 - prevê a entrega dos primeiros F-16 no início do outono.

Note-se que nove dos 12 F-16 (dos quais três são bi-lugares) que foram adquiridos pela Roménia - a fim de substituírem a frota dos caças de origem soviética Mig-21 - pertenciam à Força Aérea portuguesa. Os restantes três envolveram um acordo tripartido com os Estados Unidos, cuja legislação interna dificulta a venda directa de equipamento militar aos países do extinto Pacto de Varsóvia.

Lisboa, que comprou esses três caças a Washington, ficou encarregue de os revender depois de os transformar e modernizar em função do interesse romeno - um modelo que poderá vir a ser replicado com a Bulgária, outro antigo país de Leste que já manifestou interesse em adquirir também caças F-16, depois de concluído o processo com Bucareste em Setembro do próximo ano.

O contrato de alienação dos F-16 envolveu ainda a formação pela Força Aérea de dezenas de pilotos, engenheiros e mecânicos na base de Monte Real - o que até obrigou a adquirir seis carrinhas para transportar os militares romenos.

O negócio, que envolveu o encaixe directo por Portugal de 78 milhões de euros num total aproximado de 180 milhões de euros, implicou também a ida de militares portugueses para a Roménia, a fim de prepararem e adaptarem as respectivas infraestruturas aeronáuticas militares. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.