24 de agosto de 2016

Coreia do Norte instala minas na zona desmilitarizada

A Coreia do Norte terá instalado minas terrestres em parcelas da zona desmilitarizada (ou DMZ) que a separa da vizinha Coreia do Sul, no que parece ser a resposta do regime de Pyongyang ao arranque dos exercícios militares conjuntos que se realizam todos os anos envolvendo meios dos EUA e da Coreia do Sul.

A Coreia do Norte, que conduziu o seu quarto teste nuclear em Janeiro, evários testes de lançamento de mísseis ao longo deste ano, considera que os exercícios conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul são equivalentes a uma guerra e por isso ameaçou lançar um ataque militar como retaliação. Alegadamente, a Coreia do Norte colocou novas minas perto da DMZ, na “vila do armistício” de Panmunjom, controlada por ambos os lados da península coreana e pelo Exército dos EUA.

“O Exército norte-coreano foi visto a instalar várias minas na semana passada, na Ponte Sem Retorno, do lado da Coreia do Norte”, noticiou a agência de notícias sul-coreana, Yonhap, citando uma fonte do Governo sul-coreano. A ponte está sobre o rio Sachong, na fronteira da linha de demarcação militar (MDL), perto da zona onde, em 1976, soldados norte-coreanos mataram dois soldados norte-americanos com machados. A zona desmilitarizada está coberta de minas deixadas ao longo dos anos, mas nenhum dos lados pode instalar novas minas. No ano passado, dois soldados sul-coreanos foram feridos por minas colocadas pela Coreia do Norte

O ministro da Defesa sul-coreano, Han Min-koo, recusou comentar a notícia avançada pela Yonhap, declarando que a zona estava sob controlo do comando das Nações Unidas – que é dirigido pelo Exército dos EUA, que ajuda no controlo da segurança em Panmunjon.

O comando das Nações Unidas mostrou-se preocupado com as actividades realizadas pelos militares da Coreia do Norte, mas não confirmou a existência de novas minas. “A presença de qualquer dispositivo ou munição perto da ponte pode seriamente comprometer a segurança” das pessoas perto da fronteira, notava um comunicado divulgado pelo comando da ONU, que recusou especular sobre a razão da recente actividade por parte do Exército da Coreia do Norte. Segundo a agência de notícias Yonhap, citando uma fonte do Governo sul-coreano, as minas foram colocadas para prevenir que soldados norte-coreanos desertem para a Coreia do Sul.

Na segunda-feira, Pyongyang disse estar a preparar um ataque de retaliação contra a Coreia do Sul e os EUA, como resposta aos exercícios anuais – chamados Ulchi Freedom Guardian –, nos quais participam cerca de 25 mil soldados norte-americanos. A tensão entre os dois lados da península coreana tem aumentado nos últimos dias devido à deserção de um diplomata norte-coreano, Thae Yong-ho, para a Coreia do Sul. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.