30 de julho de 2016

Fragata Álvares Cabral integra a força naval permanente da NATO

A Fragata Álvares Cabral largou hoje da Base Naval de Lisboa para integrar a Standing NATO Maritime Group 1, força naval permanente da NATO. A participação nacional será cumprida por 195 militares no Atlântico Norte e no mar Báltico.

Durante quatro meses, de 31 de Julho a 20 de Novembro, a Fragata Álvares Cabral participa nas Assurance Measures, uma missão da NATO, na qual todos os Estados-membros da aliança são chamados a contribuir, no sentido de garantir a capacidade de resposta por parte da NATO aos novos desafios de segurança.

A Standing NATO Maritime Group 1 é uma das quatro forças que garantem aos 28 membros da NATO a manutenção de uma capacidade marítima permanente. As forças navais da NATO são forças navais multinacionais, que integram navios de vários países aliados. Estes navios e os seus helicópteros estão permanentemente disponíveis para desempenhar diferentes tarefas, que vão dos exercícios navais às missões operacionais.

A Fragata Álvares Cabral é o segundo navio da Classe Vasco da Gama. Desde o seu aumento ao efectivo da Marinha a 24 de maio de 1991, que o navio tem contribuído para a segurança marítima internacional. A Fragata Álvares Cabral tem participado em diversas operações no âmbito da NATO como a Operação Active Endeavour, de combate ao terrorismo no mediterrâneo; a Operação Ocean Shield, de combate à pirataria na região no corno de África; e no âmbito da União Europeia sendo exemplo a Operação Atalanta, de combate à pirataria na Somália. Conta ainda com diversas participações no Operational Sea Training, no Reino Unido, que visa a certificação da operacionalidade para combate. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.