16 de junho de 2016

Escola de Ciberdefesa da NATO vai nascer em Portugal

A infraestrutura, designada Escola da NATO de Comunicações e Sistemas de Informações (NCISS), vai ficar instalada em Oeiras, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa, que destaca que a respectiva resolução foi esta quinta-feira aprovada em Conselho de Ministros, que lança o concurso público para a construção.

A relevância da importância da ciberdefesa ficou clara na terça-feira, quando o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou que o ciberespaço para a ser um "domínio operacional de guerra", tal como já acontece com terra, mar e ar, uma questão já noticiada pelo JN. A comunicação foi feita em Bruxelas, no quartel-general da NATO, durante a reunião de ministros de Defesa, onde participou por Portugal o ministro Azeredo Lopes, preparatória da cimeira de Varsóvia.

O Ministério da Defesa salienta em comunicado que a nova infraestrutura NATO "permitirá potenciar um conjunto de capacidades de grande importância para a Defesa Nacional, contribuindo significativamente para a afirmação de Portugal como um centro de conhecimento e desenvolvimento nos domínios da Ciberdefesa". (JN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.