14 de maio de 2016

MINISTROS DA DEFESA DE ESPANHA, FRANÇA ITÁLIA E PORTUGAL PREPARAM CIMEIRA DA NATO

A menos de dois meses da Cimeira da NATO em Varsóvia, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, participou numa reunião preparatória da cimeira com os seus homólogos francês, Jean-Yves le Drian, espanhol, Pedro Morenés, e italiana, Roberta Pinotti. A reunião teve lugar no dia 12 de maio, em Toulon, França.

Os titulares da pasta da Defesa estiveram reunidos para concertar posições sobre vários pontos da agenda da Cimeira. No encontro, os Ministros abordaram temas como o combate ao terrorismo enquanto ameaça global, a reconfiguração das operações marítimas - em especial no Mediterrâneo -, bem como o reforço da cooperação NATO-UE.

NATO adapta-se

As 28 nações da Aliança Atlântica estarão reunidas na Cimeira da NATO em Varsóvia, nos próximos dias 8 e 9 de julho, para decidir como prosseguir a adaptação da organização face à evolução do ambiente de segurança na periferia da Europa.

Na Cimeira de Varsóvia deverá ser reafirmada a unidade, coesão e solidariedade dos Aliados, demonstrando que a NATO está preparada para responder a todo o espetro de ameaças, seja qual for a sua origem ou natureza.

Os líderes da Aliança deverão assumir o compromisso de reforçar a defesa coletiva dos seus membros, de participar na gestão de crises e de robustecer a segurança cooperativa.

Esta será a 27.ª cimeira, desde que a aliança foi criada em 1949. A última, teve lugar em Gales, no Reino Unido, em 2014. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.