21 de maio de 2016

Força Aérea participa no Exercício MORSA16

Portugal participou juntamente com Espanha, no MORSA, um exercício de Busca e Salvamento Aéreo.

A participação neste exercício resulta do cumprimento do SAREP, protocolo estabelecido entre Portugal e Espanha para a cooperação em operações SAR. Anualmente tem duas fases, a SAMAR (Busca e Salvamento em ambiente marítimo) e a SATER (Busca e Salvamento em ambiente terrestre) e visa o empenhamento de meios das duas nações.

A fase SATER do MORSA 16 foi organizada pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Madrid (RCC Madrid) e decorreu na província de León, Norte de Espanha, com a acção a decorrer nos dias 17 e 18 de Maio.

Tendo sido coordenado e agilizado em conjunto com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa), o exercício simulou a queda de uma aeronave de lançamento de para-quedistas, tendo uma componente nocturna no dia 17 e uma componente diurna no dia 18.

Além do C295-M da Força Aérea Portuguesa, estiveram envolvidos um AS332 Super Puma e um CN235, ambos do Ejercito del Aire de Espanha, um helicóptero BO 105 da Guardia Civil de Espanha.

Este exercício visa treinar a coordenação entre os Centros de Busca e Salvamento adjacentes, no emprego adequado dos meios aéreos para localizar sobreviventes em terra, resultantes de um acidente com uma aeronave. (Fap)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.