25 de maio de 2016

Exército autorizado a comprar até 12 sistemas aéreos não tripulados

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou o Exército a adquirir 12 sistemas mini-UAV (sistemas aéreos não tripulados). O procedimento de aquisição deverá ser desenvolvido através da NATO Support and Procurement Agency (NSPA), não excedendo o montante máximo de 6 milhões de euros, até 2021, como está enunciado no Despacho publicado hoje, 24 de maio, em Diário da República.

Considerando que, para a edificação da Capacidade de Informações, Vigilância, Aquisição de Objectivos e Reconhecimento Terrestre, se identifica como necessário prover o Agrupamento de Informações, Vigilância, Aquisição de Objectivos e Reconhecimento (Agr ISTAR) de sistemas aéreos não tripulados que permitam apoiar a recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão”, o Ministro da Defesa autorizou a aquisição de 12 sistemas mini-UAV

De acordo com o despacho do Ministro da Defesa Nacional, estão contempladas verbas para a obtenção destes veículos através do “Projecto dos Sistemas Aéreos Não Tripulados”, que se insere “na Capacidade de Informações, Vigilância, Aquisição de Objectivos e Reconhecimento Terrestre” da Lei de Programação Militar.

O Ministro da Defesa Nacional delegou no Chefe de Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, “a competência para a prática de todos os actos a realizar no âmbito do procedimento junto da NSPA, bem como a competência para a prática de todos os actos necessários à execução contratual decorrente do procedimento agora autorizado”. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.