27 de abril de 2016

Chegada a Lisboa da fragata Vasco da Gama

A fragata NRP VASCO DA GAMA, regressa hoje (27 de Abril) à Base Naval de Lisboa, após ter participado desde o dia 29 de Fevereiro numa missão na costa ocidental africana. A missão enquadrou-se no âmbito das Forças Nacionais Destacadas tendo em vista contribuir para o esforço da comunidade internacional no apoio à capacitação dos países da região do Golfo da Guiné na segurança marítima. Visou, ainda, a presença nacional junto de países africanos de língua portuguesa, dinamizando os projectos em curso de cooperação técnico-militar, escalando para o efeito os portos de Luanda e Lobito (Angola), da Cidade da Praia e Mindelo (Cabo Verde), São Tomé (São Tomé e Prínicipe), com escalas logísticas em Ponta Negra (Congo) e Tema (Gana).

Para a consecução desses objectivos o navio participou nos exercícios OBANGAME/SAHARAN EXPRESS 2016 promovidos pelo US Naval Forces Africa (NAVAF), sob o Comando do US AFRICOM, no Golfo da Guiné. Em simultâneo, e em acções bilaterais de treino e formação com as guardas costeiras e Marinhas de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola, tendo em vista potenciar as capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os países de língua portuguesa.

A fragata VASCO DA GAMA, teve embarcados 186 militares, entre os quais uma secção de fuzileiros com equipas de abordagem, uma equipa de mergulhadores de combate, e uma equipa médica para treino e assistência humanitária. Embarcaram ainda vários militares convidados de Marinhas Amigas e Aliadas, designadamente, do Brasil, de Espanha, dos Estados Unidos da América e do Reino Unido. (Fonte:Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.