30 de abril de 2015

Segurança reforçada com a Marinha Portuguesa e a Atlânticoline

Desde 2004 que havia cooperação entre o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e a empresa de transportes marítimos Atlânticoline para assistência às pessoas em perigo no mar.

Mas quarta-feira, a cooperação foi reforçada face a normas e procedimentos internacionalmente instituídos, ao abrigo de um novo protocolo de cooperação assinado entre o comandante da Zona Marítima dos Açores, contra-almirante Coelho Cândido e o presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, João Ponte, e que teve lugar a bordo da Corveta Jacinto Cândido, atracada no porto de Ponta Delgada.

Segundo Coelho Cândido, a cooperação formalizada vai permitir uma “maior eficácia na acção” entre o Centro de Busca e Salvamento e os navios de passageiros da Atlânticoline que navegam inter ilhas, ficando definidos “contactos, procedimentos e obrigações de ambas as partes”, visando promover a segurança na navegação.

A eficácia da utilização dos meios de salvamento e operações de coordenação é ainda justificada por Coelho Cândido pelo “conhecimento das rotas utilizadas pelos navios (da Atlânticoline), dos seus horários e pela quantidade de passageiros transportados”.

“Se conhecermos a posição do navio acidentado com maior celeridade, as capacidades do navio e o número de passageiros embarcados é muito mais eficaz a acção de busca e salvamento”, precisou o contra-almirante.

O presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline considerou o protocolo como sendo um “instrumento extremamente importante para regular a cooperação” entre ambas as partes, pretendendo promover a segurança. E esta, para João Ponte, é um dos “maiores valores” que a Atlânticoline tem, para que todos os passageiros que utilizam os navios “se sintam seguros”.

“Este plano que foi hoje (ontem) assinado é só uma das peças do vasto trabalho que é feito para garantir a segurança dos navios, não só do ponto de vista dos passageiros, mas também de todos os equipamentos e instrumentos de toda a operação”, precisou.

João Ponte considerou que o plano está vocacionado para situações de emergência, daí a sua relevância, acrescentando que a Atlânticoline disponibiliza os seus meios para situações de emergência que ocorram na zona marítima.

O plano de cooperação no âmbito de busca e salvamento marítimo decorre da regra V/7.3 da Convenção SOLAS (Safety of Life at Sea) e que estabelece a obrigatoriedade de ser definido, por todos os navios de passageiros que preencham os requisitos do Capítulo 1 da Convenção SOLAS, um plano de cooperação com os Serviços de Busca e Salvamento marítimo da área onde operam, para a eventualidade de ocorrer uma emergência e que deverá ser desenvolvido em conjunto pela empresa de navegação e o serviço de busca e salvamento. (AO)

Fragata Bartolomeu Dias em missão humanitária na ilha de Santo Antão (Cabo Verde)

A Guarda Costeira cabo-verdiana e o Comando da Primeira Região Militar, em São Vicente realizam esta quinta-feira, em parceria com a fragata da marinha portuguesa ‘Bartolomeu Dias’, uma missão de apoio humanitário no Tarrafal do Monte Trigo, na ilha de Santo Antão.

De acordo com o comandante da Guarda Costeira, tenente-coronel Anildo Morais, esta operação enquadra-se âmbito do programa «Mar Aberto» e consistirá na pintura de uma escola, consultas médicas à população local e apoio técnico às navegações. (Bola)

Trabalhadores do Arsenal Alfeite rejeitam segmentação da empresa

Cerca de 250 trabalhadores pronunciaram-se esta quarta-feira contra a segmentação do arsenal do Alfeite no âmbito de uma proposta do Governo que poderá abrir caminho à utilização daquela infraestrutura pública ao sector privado. 

"O estaleiro precisa de investimento e de reforçar a ligação à Marinha Portuguesa, não precisa de ser repartido em dois, em três ou em quatro, como o Governo anunciou", disse à Lusa Rogério Caeiro, do STEFFASs, Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas de Defesa. 

"No que respeita à criação de um pólo tecnológico e à cedência a empresas privadas, ainda não sabemos o que o Governo quer dizer com isso. Nem sabemos quais os objectivos nem quais são as empresas", acrescentou Rogério Caeiro, lembrando que há cerca de 500 trabalhadores que exercem a actividade no Arsenal do Alfeite, no concelho de Almada, distrito de Setúbal. 

A tomada de posição dos trabalhadores do Arsenal do Alfeite surge na sequência de uma proposta do Governo, anunciada a semana passada pela secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, de aplicar naquela infraestrutura pública o mesmo modelo que já é utilizado nos portos portugueses, preservando a reparação e manutenção dos navios da Marinha, mas abrindo a operação a outras actividades económicas.(CM)

O exército dos EUA vai ter munições que nunca falham o alvo

Uma agência militar dos Estados Unidos desenvolveu uma bala que corrige a própria trajectória para atingir alvos em movimento. Mas para contar a história desta bala “inteligente” é necessário recuar 57 anos na história do país.

Dwight D. Eisenhower era o Presidente dos Estados Unidos. Khruschov, o líder soviético. Viviam-se os (longos) dias da “Guerra Fria”, e a União Soviética fazia história ao enviar para a orbita terrestre um pequeno satélite, com pouco mais de 80 kg e 58 cm de diâmetro, a que chamou de “Sputnik 1″.

O satélite despenhar-se-ia nem três meses mais tarde. O seu lançamento, no entanto, em meados de 1958, seria o começo de uma “corrida espacial”, que os Estados Unidos venceram, ao sprint, quando a tripulação da Apollo 11 pisou a superfície lunar. Mas houve, na “Guerra Fria”, um outro acontecimento que é importante à história da bala inteligente, a tal que nunca falha o alvo, que de seguida lhe contamos.

A bala chama-se, num fluente português do estado da Virgínia (onde foi desenvolvida), “EXACTO”. O que,americanizando — e salvo a ironia linguística de ser uma bala mortiferamente “exacta” —, quer dizer “Extreme Accuracy Tasked Ordnance”.

“E a história da ‘Guerra Fria’?”

É que a tal “EXACTO” foi apresentada pela DARPA, a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa norte-americana, criada, precisamente, por Dwight D. Eisenhower, em resposta ao lançamento soviético do “Sputnik 1″.

A agência DARPA, sendo independente, cobra anualmente perto de 3 mil milhões de dólares à Defesa norte-americana, e desenvolveu, desde 1958, parte da parte da alta-tecnologia militar que os Estados Unidos utilizariam, por exemplo, na Guerra do Golfo, ou, mais recentemente, no Afeganistão e no Iraque.

Os primeiros testes à “EXACTO” começaram em Julho do ano passado, mas, recentemente, em Abril, a DARPA apresentou-nos um vídeo onde um atirador profissional, munido de uma espingarda de calibre .50, e de longa-distância, dispara sobre um alvo que, movimentando-se, é perseguido pela bala… e abatido.

A ideia é que a tecnologia seja, no curto prazo, utilizada em cenários de guerra ambientalmente hostis, como o do Afeganistão (do qual os Estados Unidos, e ao contrário do que fora prometido por Obama em 2011, não saíram em finais de 2014), onde a fraca visibilidade causada, por exemplo, pelas tempestades de areia, impedem um disparo preciso sobre alvos humanos em movimento. (Observador)

29 de abril de 2015

A Força Aérea vai gastar até 16 milhões de euros na manutenção da frota de F16

O Governo autorizou a Força Aérea portuguesa a gastar até 16 milhões de euros, até 2018, na aquisição de bens e serviços à Força Aérea norte-americana com vista à manutenção da frota de F16. As naves foram adquiridas aos EUA em 1994.

Em causa está a necessidade a aquisição de publicações operacionais e técnicas actualizadas, peças, reparações, apoio técnico, gestão e actualização de sistemas de guerra electrónica, calibração de equipamentos e sustentação de 'software', especifica o diploma hoje publicado em Diário da República.

"A aquisição destes bens e serviços apenas pode ser efectuada à Força Aérea norte-americana, por ser esta a única entidade apta a fornecer os bens e a prestar os serviços em causa", refere o mesmo diploma.

Os encargos não poderão exceder os 400.000 euros em 2015, e os 5,2 milhões de euros nos anos seguintes. Estes valores poderão no entanto ser ajustados em função da variação da taxa de câmbio euro/dólar considerada para o seu cálculo.

Recorde-se que em 2013 o Estado português vendeu 12 caças F16 à Roménia, pelos quais recebeu 78 milhões de euros em termos líquidos. A venda representou um esforço de "racionalização" nas Forças Armadas, que passaram a dispor de 39 aeronaves, embora parte deles não se encontrassem operacionais. (Económico)

C-295M em demonstrações de capacidades na Irlanda

A Força Aérea Portuguesa foi convidada a realizar uma demonstração de capacidades da aeronave C-295M, configuração Vigilância Marítima (VIMAR), ao Irish Air Corps (IAC), Irlanda.

No dia 28 de Abril, foram concretizados dois voos, um deles com representantes do Departamento da Defesa e do Estado-Maior do IAC e outro com militares da Esquadra 101 do IAC, que operam o C-235.

Todos eles mostraram extremo interesse nas capacidades da aeronave da Esquadra 502 – “Elefantes”, certificada para voar em quaisquer condições meteorológicas, não só em missões de vigilância, mas também de transporte de tropas e de carga, transportes médicos e lançamento de cargas.(FAP)

FINAL COORDINATION CONFERENCE DO EXERCÍCIO ORION 15

Em 23 de Abril, realizou-se no Regimento de Engenharia N.º1 a Final Coordination Conference (FCC) do exercício ORION 15, que decorrerá na região de SANTA MARGARIDA/TANCOS no período de 18 de Maio a 04 de Junho de 2015.

O ORION 15 é um exercício Sectorial de nível Exército, que tem como finalidade o exercitar e testar as capacidades da Componente Operacional do Sistema de Forças na resposta a todo o espectro das operações terrestres nomeadamente em Operações de grande envergadura, de Apoio à Paz e de intervenção limitada.

A FCC foi presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Exmo. Tenente-General Faria Menezes, e contou com a presença de vários militares representantes das Unidades, Orgãos e Estabelecimentos que de uma forma directa e indirectamente participarão no ORION 15.

Para além do Brífingue da FCC, incluiu uma reunião de trabalho na área da Logística, o reconhecimento de Comandantes aos locais onde se vai desenvolver o exercício, bem como uma operação de travessia do rio Tejo através da Companhia de Pontes e utilizando o trem flutuante Ribbon, transportando uma Viatura Blindada de Rodas Pandur. (Exército)

EXÉRCITO PORTUGUÊS - EXERCÍCIO MARTE 15

No âmbito do treino operacional inserido no aprontamento do 2BIMec(R)/NRF2016, de 14 a 21 de Abril de 2015, decorreu nas regiões de Mangualde, Arganil e Santa Comba Dão o Exercício MARTE 15.

O exercício possibilitou praticar o planeamento e a conduta de Operações Tácticas, consolidar os processos no âmbito do Processo de Decisão Militar, dinamizar o treino de armas combinadas e garantir a validação do treino das suas subunidades, contribuindo para a consolidação do espírito de corpo e reforço da sua capacidade operacional.

Para o efeito, apoiou-se num cenário no qual são tidas em consideração as acções características das Operações Ofensivas e das Operações de Estabilização, tendo por referencial a doutrina da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O exercício foi conduzido em duas fases distintas, como segue: na primeira executou-se uma marcha para o contacto para atingir o objectivo e rapidamente conquistá-lo e, na segunda, foram executadas as acções necessárias para garantir a segurança da população e infraestruturas chave na sua Área de Responsabilidade, a fim de estabelecer um ambiente seguro e estável.

O MARTE 15 terminou em 21 de Abril com um OpenDay que contou com a presença do Comandante das Forças Terrestres, Exmo. Tenente-General Faria Menezes e do Presidente da Câmara de Santa Comba Dão, entre outras autoridades civis e militares, locais e regionais, que puderam assistir a uma demonstração táctica no quadro das operações ofensivas realizada por uma Companhia de Atiradores Mecanizada (Rodas), equipada com as VBR Pandur II 8x8.

O exercício culminou com um desfile das viaturas orgânicas do 2BIMec(R) pela Avenida General Humberto Delgado, em Santa Comba Dão, onde inúmeros cidadãos aplaudiram entusiasticamente a passagem dos militares pela região do Dão, num sinal claro de proximidade entre os militares e a população.(Exército)

Militares portugueses vão combater Estado Islâmico

"Esta não é uma guerra entre culturas, regiões ou civilizações, é uma guerra do bem contra o mal, uma guerra da paz contra o terror, é uma guerra da vida contra a morte", afirmou o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, falando perante os 30 militares que partem na próxima semana para Bagdade para dar formação e treino ao exército iraquiano.

Sublinhando que todas as nações do mundo estão em guerra contra os terroristas que querem impor o seu domínio através de "força cruel", Aguiar-Branco lembrou a "dimensão da barbárie" a que se tem assistido, com sequestros, torturas, assassinatos de crianças e civis.

"O abusivamente auto proclamado Estado Islâmico é intrinsecamente contra a nossa identidade enquanto espécie humana, ofende, despreza e agride a dignidade do ser humano. De tal forma que o que parece impossível aconteceu: o combate ao dito Estado Islâmico uniu o mundo, uniu países tão diferentes como Israel ou o Irão ou os Estados Unidos da América ou a Rússia, como se o mundo nesta guerra tivesse feito uma pausa nos seus velhos conflitos e disputas em benefício de um valor maior: derrotar esta ameaça", acrescentou.

Ou seja, continuou, está-se perante "uma ameaça que afecta todos" e todos têm obrigação de contribuir para a sua derrota.

Já em declarações aos jornalistas, o ministro da Defesa adiantou que os 30 militares que vão partir na primeira semana de maio para Bagdade vão fazer formação e treino das forças iraquianas por um período de 12 meses.

"Quando fazemos formação e treino estamos a reforçar a capacidade das forças", sustentou, quando questionado que Portugal terá uma intervenção directa no combate ao movimento extremista Estado Islâmico.

Os 30 militares, entre oficiais, sargentos e alguns praças, vão participar conjuntamente com Espanha num campo de treino localizado a 50 quilómetros de Bagdade.

Além desses 30 militares, outros dois oficiais estarão nos quartéis-generais para fazerem de oficiais de ligação.

A decisão sobre o envio de militares portugueses para o Iraque foi tomada na reunião de 16 de Dezembro de 2014 do Conselho Superior de Defesa Nacional, tendo na altura sido avançada a contribuição de Portugal com um contingente de "até 30 militares" durante este ano. (JN)

28 de abril de 2015

Medalhas do Centenário apresentadas no Museu do Ar

O Museu do Ar (MUSAR), em Sintra, acolheu o lançamento da colecção de medalhas “DEZ DÉCADAS DE FORÇA AÉREA”, numa cerimónia que se realizou no dia 27 de Abril.

No seguimento das celebrações do Centenário da Aviação Militar em Portugal, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o apoio da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, emitiu uma colecção de 10 medalhas com as aeronaves mais significativas dos últimos 100 anos.

As peças reflectem a evolução da aviação militar nacional, bem como o saber, a dedicação e o esforço daqueles que as voaram ou mantiveram, no cumprimento do Dever e da Missão ao serviço do País .

A cerimónia no MUSAR serviu ainda para apresentar ao público uma colecção de ilustrações alusivas ao Centenário da Aviação Militar e um projecto chamado “O Deperdussin para o Museu do Ar”. A presidir o evento esteve o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, acompanhado por altas entidades militares e civis.(FAP)

Esquadra 751 - "Pumas" celebra hoje o seu 37º aniversário

"Para Que Outros Vivam"

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA COMANDO CONJUNTO PARA AS OPERAÇÕES MILITARES

O Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva realiza, no próximo dia 30 de Abril de 2015, uma visita ao Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), em Oeiras, inserido na estrutura orgânica do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O CCOM tem por missão assegurar o exercício, pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, do comando operacional das forças e meios da componente operacional do sistema de forças, em todo o tipo de situações e para as missões das Forças Armadas, excepto aquelas que são reguladas por legislação própria e atribuídas aos Ramos.(emgfa)

27 de abril de 2015

Esquadra 601 - "LOBOS" no exercício SAHARAN EXPRESS 2015

A Esquadra 601 - "LOBOS", a participar no exercício multinacional SAHARAN EXPRESS 2015 efectuou, até ao momento, 4 missões, perfazendo um total de 20 horas de voo.

O exercício, que tem como "Área de Operações" as Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) de Cabo Verde e do Senegal, tem conseguido ter resultados muito positivos, permitido a partilha de experiências e de conhecimentos entre os militares das várias nações participantes, no âmbito de operações de vigilância contra actividades ilícitas marítimas como, o narcotráfico, o tráfico de armas, pessoas e bens, a pirataria, a pesca ilegal entre outras.

Portugal participa no evento conjuntamente com uma fragata da Marinha Portuguesa, NRPBartolomeu Dias e com uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, P3C Cup+, designada de MPA (Maritime Patrol Aircraft), presença esta essencial por se tratar de um exercício realizado em ambiente marítimo. (Emgfa)

MILITARES PORTUGUESES NA LITUÂNIA PARTICIPAM EM EXERCÍCIO


A Força Nacional Destacada em missão na Lituânia, a Recce Coy/FND/AM2015, participou no exercício de Fogos Indiretos FLAMING THUNDER 2015, realizado em Pabradés, Lituânia, de 19 a 24 de Abril.

O evento teve como audiências de treino, unidades de apoio de fogos das Forças Armadas da Lituânia, de Portugal, da Polónia e dos Estados Unidos da América.

A força nacional participou com a Secção de Morteiros Médios (equipada com a viatura PANDUR - versão Posto de Comando, e com três viaturas Chaimite V600), com uma Equipa de Observadores Avançados da Secção de Vigilância do Campo de Batalha e com um Oficial de Ligação no Fire Support Coordination Center. Em apoio a estes meios, estiveram ainda uma Equipa de Comunicações e uma Equipa de Manutenção, perfazendo um total de 26 militares e 7 viaturas.

Durante a condução do exercício, foram realizadas várias missões de tiro, que permitiram à Secção de Morteiros, treinar de forma real as guarnições das bocas-de-fogo, o Posto de Controlo de Tiro (PCT), assim como o intercâmbio de técnicas, procedimentos e experiências de militares de outras nacionalidades.

O Distinguished Visitors Day contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, destacando-se a presença do Ministro da Defesa da Lituânia e dos Adidos Militares acreditados naquele país.(Emgfa)

Força Aérea Portuguesa "Operação Falcon Defence 15"

Dezoito militares da Força Aérea Portuguesa partiram a bordo de uma aeronave C-130 para a Roménia, no dia 24 de Abril, para integrarem a missão de policiamento aéreo - FALCON DEFENCE 15, sob a égide da NATO.

Este primeiro grupo de militares constituem a advance party da Força Nacional Destacada na Roménia, e tem como objectivo implementar o processo operacional e logístico na Base Aérea N.º 71, em Campia Turzii, para estabelecer as condições necessárias à sustentação operacional da Força Nacional, que estará em missão até 30 de Junho.

A Força Nacional Destacada, que actuará na Roménia no quadro das medidas de tranquilização da NATO, é constituída por quatro aeronaves F-16 Fighting Falcon, das esquadras 201 e 301, e por cerca de 90 militares. (FAP)

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS EM COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR EM CABO VERDE

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias, após ter terminado a sua participação no exercício internacional SAHARAN EXPRESS 2015, atracou no dia 25 de Abril no Mindelo, ilha de São Vicente, a fim de conduzir acções de cooperação técnico-militar (CTM) com a Guarda Costeira (GC) e outras entidades oficiais da República de Cabo Verde, no âmbito da iniciativa MAR ABERTO.

Das várias acções planeadas, salientam-se o treino médico e socorrismo de combate, a formação e apoio a bordo de meios navais cabo-verdianos, na área técnico-naval da mecânica, electrotecnia, frio e electricidade, com particular enfoque no apoio e auxilio a navios sinistrados no mar.

Estão ainda previstas acções de adestramento e aferição das técnicas, tácticas e procedimentos nas acções de abordagem a navios suspeitos, com o objectivo de treinar e reforçar as capacidades no combate a diversos tipos de ameaças marítimas.

A Bartolomeu Dias terá a bordo, de 30 de Abril a 1 de maio, elementos da GC e inspectores de pesca para efectuar acções de fiscalização marítima nas águas jurisdicionais de Cabo Verde, estando prevista, no dia 30 Abril, uma operação de apoio humanitário na ilha de Santo Antão, na localidade de Tarrafal do Monte Trigo, com recurso a meios de bordo.

A iniciativa da Marinha Portuguesa denominada MAR ABERTO tem por objectivo apoiar na cooperação e desenvolvimento de actividades tendentes à edificação de capacidades próprias das Marinhas e Guardas Costeiras dos países da CPLP, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares da Marinha Portuguesa, bem como alguns militares convidados de outras nacionalidades.

O navio largou de Lisboa no passado dia 2 de Março e desenvolveu até ao momento várias acções de cooperação técnico-militar em São Tomé e Príncipe e Angola, tendo ainda participado nos exercícios internacionais de segurança marítima OBANGAME EXPRESS e SAHARAN EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e ao largo da África Ocidental respectivamente. (Emgfa)

Presidente da República recebe em Lisboa secretário-geral da NATO

O presidente português, Cavaco Silva, recebe esta segunda-feira em audiência no Palácio de Belém, em Lisboa, o secretário-geral da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, na sigla em inglês), Jens Stoltenberg.

Sobre o encontro em Belém a Presidência da República não forneceu mais detalhes, mas em cima da mesa deverá estar o aprofundamento da cooperação entre Portugal e a NATO.

Na última quinta-feira, o Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se sob a presidência de Cavaco Silva, tendo aprovado três propostas do Governo que reforçam, precisamente, a ligação portuguesa à organização internacional.

Uma das propostas é a de estacionar quatro aeronaves F16 na Roménia durante dois meses, no âmbito das "medidas de tranquilização" da NATO. A segunda proposta é a de realizar "um grande exercício da NATO, que se desenrolará em Portugal, enquanto nação hospedeira, no último trimestre de 2015, envolvendo significativos meios dos três ramos das Forças Armadas portuguesas e, de momento, 13 países da Aliança".

A terceira proposta, no âmbito das forças de resposta da NATO, diz respeito à participação de um batalhão de Infantaria de Portugal em exercícios de postos de comando e exercícios reais, no ano de 2016.(PD)

26 de abril de 2015

10 de Junho de 2015 - Homenagem aos Combatentes


CEMFA E CEME visitam destacamento no MALI

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos Jerónimo, visitaram, no dia 24 de Abril, a Força Nacional Destacada no Mali. As altas entidades estiveram, desta forma, reunidas com os 47 militares portugueses (41 da Força Aérea e 6 do Exército) que estão ao serviço das Nações Unidas na missão de manutenção de paz naquele país (MINUSMA).

Devido ao período de instabilidade que se vive no Mali, existem dificuldades no abastecimento rodoviário a civis e militares da MINUSMA. Desde o dia 12 de Janeiro, altura em se iniciou a missão, cabe ao contingente português realizar missões de transporte, de apoio sanitário e de lançamento de carga.

Recorde-se que, no dia 15 de Março, além da rotação de meios humanos na missão, também a aeronave C-130H, da Esquadra 501 – “Bisontes”, substituiu a aeronave C-295M, da Esquadra 502 “Elefantes”.(Fap)

25 de abril de 2015

Força Aérea vence na categoria de "Gestão de Risco" no Bright Challenge 2015

Uma equipa da Força Aérea participou no “Bright Challenge 2015, The Project Management Games”, que se realizou nas instalações da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, nos dias 16 e 17 de Abril.

Promovido pela empresa Bright Partners, o “Bright Challenge” é uma acção de formação de gestão de projectos, efectuada em ambiente de competição entre equipas, através da utilização do software SimulTrain®.

Na edição de 2015, entre os 25 grupos participantes – de diversas entidades, públicas e privadas –, a equipa da Força Aérea, constituída por Coronel Armando Barros, Tenente-Coronel Caros Lourenço, Tenente-Coronel António Cravo e Tenente-Coronel Maria Nunes, foi merecedora de destaque, ao sair vencedora na categoria de “Gestão de Risco”. (FAP)

Comandante do Comando Operacional dos Açores gostaria de ver mais meios militares nas ilhas

O responsável pelo Comando Operacional dos Açores (COA) declarou que os meios militares no arquipélago "nunca serão os suficientes", não escondendo o desejo de haver mais recursos nas ilhas.

"Os meios nunca serão os suficientes seja na protecção civil, seja nas Forças Armadas. Desejaríamos ter mais, os ramos das Forças Armadas estariam mais confortáveis se tivessem mais meios. São as condições que temos, que temos de potenciar", declarou o tenente-general Mourato Caldeira.

Mourato Caldeira prestava declarações aos jornalistas na ilha Graciosa, no âmbito do exercício militar conjunto AÇOR 15, que englobou também as ilhas de Santa Maria, São Miguel e Terceira, e que decorreu desde segunda-feira.

O comandante do COA considerou que exercícios militares este são importantes justamente para identificar e colmatar eventuais fragilidades.

A descontinuidade territorial dos Açores não ajuda também à gestão dos meios existentes, de acordo com Mourato Caldeira, num território constituído por nove ilhas espalhadas no meio do atlântico, com dimensões diversas e distâncias diferentes entre elas.

Para além das condições climatéricas geralmente adversas, Mourato Caldeira acentuou ainda "faltas de condições" que existem em algumas ilhas, exemplificando com os aeroportos onde têm de operar os meios aéreos militares.

"Terá de haver outras condições das próprias pistas e dos meios auxiliares de navegação para que essas aeronaves possam operar correctamente", declarou.

Questionado sobre que pistas não oferecem todas as condições de operacionalidade para os meios aéreos militares, o comandante do COA preferiu não o fazer, mas salvaguardou que as entidades gestoras dos aeroportos têm estas situações "perfeitamente identificadas" e que "estão a ser corrigidas", bem como os meios das Forças Armadas.

Perante um eventual cenário de catástrofe em ilhas como a Graciosa, o responsável pelo COA declarou que nunca estão "no próprio local todos os meios necessários", mas ressalvou que, se a questão se colocar, serão accionados por parte do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas os reforços que forem precisos.

Estiveram envolvidos no exercício militar AÇOR 15 cerca de 600 militares dos diferentes ramos das Forças Armadas, bem como a corveta NRP Jacinto Cândido, um avião C 295 e um helicóptero EH 101.

Mourato Caldeira disse que o AÇOR 15, projectado com cerca de um ano de antecedência, vai agora conhecer uma fase de elaboração de conclusões, através de equipas de arbitragem que vão identificar as deficiências encontradas, visando colmatá-las e tornar as Forças Armadas ainda mais eficazes.

Para além da sua vertente militar, tanto a Força Aérea Portuguesa como a Marinha desenvolvem nos Açores missões de busca e salvamento, de fiscalização da subzona dos Açores da Zona Económica Exclusiva (ZEE), a par das chamadas "evacuações médicas".

O Exército, por seu turno, já foi chamado a intervir em várias situações de catástrofe nos Açores, no âmbito da sua vertente de protecção civil, em colaboração com o Governo Regional e o poder local.(AO)

NRP SCHULTZ XAVIER RETOMA A SUA ACTIVIDADE OPERACIONAL

O NRP Schultz Xavier largou da Base Naval de Lisboa, no dia 23 de Abril, com a missão de contribuir para o dispositivo de busca e salvamento marítimo, na área de responsabilidade nacional das águas adjacentes de Portugal Continental, até ao dia 1 de Maio.

​Após um ano e meio de paragem decorrente da intervenção efectuada na Arsenal do Alfeite, S.A., o NRP Schultz Xavier retomou a sua actividade operacional. O início deste novo ciclo operacional foi marcado pela realização de um plano de treino no passado mês de Fevereiro, com vista a garantir os padrões de prontidão previstos para o cumprimento das missões atribuídas a este navio, que possui características únicas.

Construído no Arsenal do Alfeite, o NRP Schultz Xavier foi aumentado ao efectivo da Armada em 14 de Julho de 1972, tendo sido projectado para o cumprimento de missões de balizagem e de assinalamento marítimo, é considerado um navio de trabalho e pode apoiar operações, de salvamento marítimo tais como o reboque, o desencalhe e a recuperação de objectos afundados. (Marinha)

MILITARES PORTUGUESES PARTICIPAM EM BUSCA E SALVAMENTO EM CABO VERDE

Patrulha da Marinha de Cabo Verde
A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, participou num exercício de busca e salvamento marítimo ao largo da ilha de São Vicente, República de Cabo Verde, no âmbito do exercício internacional SAHARAN EXPRESS 2015, que se encontra a decorrer até dia 26 de Abril.

O exercício de salvaguarda da vida humana no mar, de grande complexidade, foi realizado conjuntamente com meios navais de Espanha, Cabo Verde e Senegal, tendo participado também uma aeronave P3C Orion da Força Aérea Portuguesa (FAP).

Neste âmbito, a fragata Bartolomeu Dias simulou um navio mercante que emitiu um pedido de socorro por perda de um tripulante no mar. O Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR) de Cabo Verde, sito na cidade da Praia, assumiu de imediato a coordenação das operações de busca e salvamento activando os meios existentes na área. Foi ainda destacado para a zona o P3 Orion da FAP que colaborou intensivamente nas buscas e posterior recolha. O exercício permitiu treinar o accionamento dos meios de busca e salvamento em águas internacionais, bem como exercitar a coordenação dos meios disponíveis nessas acções.

Para além deste exercício de busca e salvamento, a Bartolomeu Dias tem realizado diversas acções de treino, com parceiros africanos da costa ocidental de África, em intercepção e posterior abordagem de embarcações suspeitas de ilícitos marítimos, no âmbito do exercício internacional SAHARAN EXPRESS, que tem por principal objectivo a promoção de segurança marítima na região. (Emgfa)

24 de abril de 2015

Arrancou campanha "Um euro por Ernano"

A Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR) está a promover uma campanha de angariação de verbas, que já arrancou, para ajudar o militar da GNR Hugo Ernano a custear o último recurso que lhe resta, para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, no processo em que foi condenado por matar acidentalmente, a tiro, um rapaz de 13 anos na perseguição à carrinha em que o menor seguia com o pai e o tio, que andavam a furtar ferro. O caso passou-se em 2008, em Loures.

Perante a decisão recente do Tribunal Constitucional, que não deu razão ao profissional da GNR, Hugo Ernano está condenado a quatro anos de prisão com pena suspensa e ao pagamento de uma indemnização de 55 mil euros aos pais do menor, como lembrou a APG em comunicado.

A campanha chama-se "Um euro por Ernano" e está a decorrer nas redes sociais na página "Vamos apoiar Hugo Ernano". A página já tem mais de 100 mil seguidores.

Todo o dinheiro recebido será utilizado para custear o recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, garante a APG/GNR.

As transferências de um euro podem ser feitas através do NIB 0007 0000 00185 0479 6823 (conta BES em nome de Rafael Ernano, filho do militar da GNR). (DN)

APOIO À CAMARA MUNICIPAL DE CONSTÂNCIA NAS FESTAS DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

No âmbito das actividades inopinadas civis e na continuidade de há longos anos, no dia 6 de Abril de 2015 o Regimento de Engenharia N.º1, através da Companhia de Pontes, apoiou a Câmara Municipal de Constância nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem.

O apoio consistiu na colocação e recolha das embarcações participantes com recurso a uma grua, assim como a prevenção e a segurança das mesmas durante a procissão com três barcos SINTEX, ao longo do percurso ascendente dos rios Tejo e Zêzere, desde as povoações de Tancos e vila de Constância.(Exército)

27 de Março - DIA DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº10

No âmbito das comemorações do 97º aniversário da presença militar na península de S. Jacinto, o Regimento de Infantaria Nº 10 (RI10) comemorou o seu dia festivo em 27 de Março.

Para assinalar a efeméride a Unidade promoveu um conjunto de acções de natureza militar, desportiva, cultural e recreativa, entre 21 e 28 de Março, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade local, dando a conhecer a realidade das actividades de índole militar que desenvolve, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios, e, concorrentemente, contribuir para a promoção e divulgação do Exército Português. Entre outros, destacam-se os seguintes eventos:

·Assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Exército e a Câmara Municipal de Aveiro, representados respectivamente pelo Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestres e Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro;

·Apresentação do livro “Nós, as Enfermeiras Para-quedistas”, com a presença do Prof. Dr. Adriano Moreira, Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Exmo. Comandante da Brigada de Reação Rápida;

·Cerimónia Militar em frente ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, presidida pelo Exmº Tenente-General Comandante das Forças terrestres;

Neste período o RI10 assumiu uma presença efectiva junto da sociedade local, abrindo as suas portas e tendo tido uma afluência de cerca de mil visitantes e participantes nas diversas actividades realizadas. (Exército)

24 de Março - DIA DA ARMA DE TRANSMISSÕES E DO REGIMENTO DE TRANSMISSÕES

Decorreu no mês de Março a celebração dos 45 anos da criação da Arma de Transmissões e Dia da Arma, que incluiu as Jornadas Técnicas da Arma 2015.

Em 24 de Março decorreu, no Regimento de Transmissões (RTm), a cerimónia militar da comemoração do Dia da Arma e do próprio Regimento, sediado na cidade do Porto desde o ano transacto. A cerimónia foi presidida por Sua Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, e teve início com uma guarda de honra á entidade, seguindo-se a cerimónia de Homenagem aos Mortos e a Cerimónia Militar em parada.

Da Cerimónia Militar destacam-se as alocuções do Comandante da Unidade, do Diretor Honorário da Arma de Transmissões e de Sua Exa. o General CEME, a que se seguiu a imposição de condecorações a militares da Arma de Transmissões e do Regimento, terminando com um desfile das Forças em Parada.

Posteriormente procedeu-se à demonstração de capacidades do RTm, no âmbito da Guerra Electrónica, das Comunicações ( BTm/CTmAp/SIC-T) e das Academias Cisco e Microsoft. (Exército)

Conselho Superior de Defesa dá parecer favorável ao envio de quatro F-16 para a Roménia

O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu nesta quinta-feira parecer favorável ao envio de quatro caças F-16 para a Roménia, por um período de dois meses, no âmbito de uma missão da NATO.

De acordo com um comunicado distribuído no final do encontro, na reunião extraordinária do CSDN foram analisadas três propostas do Governo relativas a "preparação, treino e actividade em operações militares" no âmbito da NATO, que mereceram parecer favorável do Conselho.

A primeira proposta dizia respeito ao "estacionamento e base operacional na Roménia" de quatro caças F-16, durante dois meses, no âmbito das "medidas de tranquilização" da NATO.

A segunda proposta era relativa à realização de "um grande exercício" da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN na sigla em português), que se desenrolará em Portugal no último trimestre deste ano.

O exercício deverá envolver "significativos meios dos três ramos das Forças Armadas portugueses" e, pelo menos, 13 países da Aliança.

O CSDN deu ainda parecer favorável à participação de um batalhão de infantaria mecanizada "em exercícios de postos de comando e exercícios reais", em 2016, no âmbito das "forças de resposta" da NATO.

O CSDN é o órgão consultivo do Presidente da República para os temas da Defesa, reúne periodicamente, e inclui os titulares das pastas da Defesa, dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, das Finanças, da Indústria e Energia e dos Transportes e Comunicações.

É composto ainda pelos quatro chefes militares das Forças Armadas, os representantes da República para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, o presidente da Comissão Parlamentar de Defesa e outros dois deputados da Assembleia da República.

23 de abril de 2015

Portugal disposto a reforçar contributo no Mediterrâneo

Portugal está disposto a participar no esforço da União Europeia para reforçar as operações de patrulhamento, buscas e salvamento no Mediterrâneo, com vista a prevenir mais mortes e a combater o tráfico humano, disse hoje o primeiro-ministro, em Bruxelas.

Falando no final de um Conselho Europeu extraordinário, convocado na sequência do naufrágio do passado fim-de-semana que terá causado a morte de mais de 800 imigrantes nas águas do Mediterrâneo, Pedro Passos Coelho apontou que o Governo avaliará a natureza e dimensão do reforço da participação portuguesa em funções das necessidades que forem identificadas pela Frontex, a agência europeia de gestão das fronteiras externas.

"Portugal irá participar nesse esforço na medida em que a Frontex conseguir agora transmitir o conjunto de necessidades e meios de que necessita (...) Estamos disponíveis a dar um contributo maior", declarou, lembrando que Portugal já tem participado activamente nas operações no Mediterrâneo com meios militares, navios-patrulha, força aérea e elementos de forças de ordem, incluindo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O primeiro-ministro disse esperar que a planificação da Frontex seja concluída muito em breve, para que os Estados-membros saibam em concreto quais os meios mais necessários que poderão disponibilizar. Lusa

22 de abril de 2015

Governo quer plataforma naval global no Arsenal do Alfeite

O Ministério da Defesa quer avançar com a constituição de uma plataforma naval global no Alfeite, separando a componente operacional das infra-estruturas, com base num estudo apresentado pelo ex-ministro Augusto Mateus.

Numa reunião com jornalistas, a secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, afirmou que a intenção é aplicar o modelo que já é utilizado nos portos portugueses, "preservando a reparação e manutenção" dos navios da Marinha, mas abrindo a operação a outras actividades económicas.

A governante adiantou que o estudo encomendado no Verão passado ao ex-ministro da Economia do PS Augusto Mateus aponta cinco cenários diversos para o futuro do Alfeite e que o Governo escolheu como cenário preferencial a criação de uma "plataforma naval global".

"Queremos criar uma espécie de incubadora ligada à economia do mar, é um cenário inovador mas complexo", afirmou Berta Cabral, que adiantou que o novo conselho de administração da Arsenal do Alfeite S.A., liderado por Andreia Ventura (ex-Associação do Porto de Lisboa), deverá tomar posse na sexta-feira em reunião de assembleia-geral.

Empordef extinta até Junho

A Empordef, holding do Estado para o sector da Defesa Nacional, deverá ser extinta até final de Junho, sendo as participações restantes geridas pela tutela e pelas Finanças, disse à Lusa a secretária de Estado Berta Cabral.

Várias empresas pertencentes à holding pública já foram extintas e as restantes ficarão a cargo dos dois ministérios a partir do segundo semestre deste ano, adiantou a governante.

Numa audição na comissão parlamentar de Defesa, o ministro José Pedro Aguiar-Branco referiu, por outro lado, que a IDD - Indústria de Desmilitarização e Defesa S.A., criada recentemente, tem como objectivo atingir um volume de negócios de dois mil milhões de euros (actualmente em 1,7 mil milhões).

O ministro da Defesa, a secretária de Estado da Defesa e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas foram ouvidos esta tarde na comissão parlamentar de Defesa. (Público)

Exposição do Centenário da Aviação Militar

A Força Aérea inaugurou, a 21 de Abril de 2015, uma exposição sobre o Centenário da Aviação Militar na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. Esta estará presente ao público até 20 de maio de 2015.

A inauguração foi presidida pelo Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, Tenente-General Mimoso e Carvalho. Houve lugar a uma conferência sobre a “Génese da Aviação Militar”. Depois, decorreu também uma sessão de esclarecimento pelo Centro de Recrutamento da Força Aérea, com participação da Academia da Força Aérea, para eventuais interessados em candidaturas à Força Aérea (dado o facto de os acontecimentos terem tido lugar numa escola secundária).

Na exposição é possível saber um pouco mais sobre o que têm sido estes primeiros cem anos desde que a Aviação em Portugal foi usada em fins militares. Está exposta uma aeronave Tiger Moth. (FAP)

11ª EDIÇÃO DO DIA DA DEFESA NACIONAL NO REGIMENTO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA Nº1

Decorreu no Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1 (RAAA1), no período de 06 de Janeiro a 14 de Abril, a 11ª Edição do Dia da Defesa Nacional, dividida por 68 dias de actividade, onde se apresentaram cerca de 9450 cidadãos.

O Período de actividade contou com a participação de uma equipa de oito divulgadores, constituída por militares dos três Ramos das Forças Armadas.

A equipa de divulgadores, após receber os jovens, ministrou várias apresentações onde foram focados diversos temas, nomeadamente o Modelo de Serviço Militar, Defesa Nacional e Cidadania, Papel das Forças Armadas nas áreas das Ameaças e Riscos à Segurança Nacional, Missões Internacionais, Missões de Interesse Público, Missões de Paz e Humanitárias e Cooperação Técnico-Militar, sendo referida ainda a Organização das Forças Armadas.

No decorrer das actividades foi também facultado aos jovens contacto com diverso material operacional que equipa o RAAA1, nomeadamente o Sistema Míssil Portátil Stinger, Sistema Míssil Ligeiro Chaparral, Canhão Bitubo 20mm, Alvo Aéreo BATS, Alvo Aéreo MK V e diverso armamento ligeiro.(Exército)

MONTAGEM DE PASSADIÇO EM ALMOUROL

No âmbito da actividade operacional civil inopinada, a Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº1 montou um Passadiço Flutuante de Alumínio sobre a foz do rio Nabão, em apoio ao Clube de Lazer, Aventura e Competição, no dia 12 de Abril.

O Passadiço Flutuante, com um vão de 20 metros, foi montado para materializar a transposição do rio Nabão na prova de Ultra Trail, de 42km, dos “Trilhos do Almourol”.

No apoio foram empenhados meios e capacidades da Engenharia Militar. (Exército)

QUALIFIC@ 2015 – PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO

O Exército, através do Centro de Recrutamento do Porto, participou na Qualific@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego -, organizada pela Exponor, que se realizou de 09 a 12 de Abril.

A Qualific@ constitui-se, pela sua dimensão e abrangência, numa excelente oportunidade para o Exército Português divulgar junto da população civil os seus meios, capacidades e actividades, com especial destaque para a sensibilização dos jovens portugueses para as temáticas ligadas às Forças Armadas.

Foram quatro dias repletos de actividades e inovação onde os jovens observaram de perto alguns dos meios e capacidades utilizados pelo Exército Português, manusearam o armamento, colocaram um para-quedas, entraram nas viaturas militares, subiram a torre de escalada e esclareceram as suas dúvidas. (Exército)

21 de abril de 2015

CEMGFA "Naufrágios no Mediterrâneo só serão resolvidos em terra"

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Pina Monteiro, afirmou hoje que Portugal tem apoiado o socorro a naufrágios no Mediterrâneo mas que "não vai ser no mar que este problema se vai resolver".

"Estou certo que o Governo vai continuar a apoiar as missões das Nações Unidas, mas não vai ser no mar que este problema se vai resolver", afirmou Artur Pina Monteiro numa audição no parlamento, em que acompanhou o ministro e a secretária de Estado da Defesa. (Visão)

Lançamento do Livro "DESAFIOS PARA O FUTURO - COLÉGIO MILITAR, INSTITUTO DE ODIVELAS, INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO"

Promovido pelo NICCM (Núcleo Impulsionador de Conferências da Cooperativa Militar) realiza-se no dia 23 de Abril pelas 17H00, na Sociedade de Geografia de Lisboa, o lançamento do Livro "DESAFIOS PARA O FUTURO - COLÉGIO MILITAR, INSTITUTO DE ODIVELAS, INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO". (Exército)

Marinha do Uruguai decidiu desactivar uma fragata da classe "João Belo"

A Marinha do Uruguai, decidiu desactivar uma das duas fragatas da classe "João Belo",  adquiridas em 2008 a Portugal .

As fragatas a desactivar será a ROU 01 "Uruguay" (ex. NRP Comandante "João Belo, F480), ou a ROU 02 "Comandante Peter Campbell" (ex. NRP "Sacadura Cabral", F-483)  

O Uruguai adquiriu estas fragatas, por cerca de 16 milhões de euros em 2008, e a compra foi considerada controversa no Uruguai.  (Defensa)

Airbus aposta em parcerias de longo prazo com empresas portuguesas


O fabricante aeronáutico europeu Airbus anunciou esta terça-feira que investiu 350 milhões de euros em Portugal na última década e prevê manter uma relação "de longo prazo" com empresas nacionais.

António Rodriguez Barberán, Director comercial da Airbus Defense & Space que falava com jornalistas portugueses em Lisboa, citou o caso da empresa Salvador Caetano Aeronáutica - a inaugurar formalmente a 17 de Junho - que já tem trabalho garantido para os próximos 40 anos.

Esta empresa portuguesa "está a converter-se num fornecedor importante dos programas da Airbus", quer para os aviões civis - A320, A350 - como para as aeronaves militares, frisou o responsável, destacando que essa relação profissional com o conjunto de subcontratadas nacionais não se limita a cumprir os programas de contrapartidas decorrentes da venda de material militar a Portugal (como o C-295).

Um dos projectos em que a Salvador Caetano Aeronáutica está envolvida é o do A400M, que será o avião de transporte militar estratégico do próximo meio século face ao fim anunciado do gigantesco C-17 da Boeing, sublinhou Barberán.

Manifestando-se muito satisfeito com a forma como tem decorrido o programa dos C-295, aeronaves de transporte táctico vendidas a Portugal e operadas pela Força Aérea, António Rodriguez Barberán referiu que a Airbus vai manter o fabrico de componentes desse avião na OGMA.

Outra área onde a Airbus está em contacto com empresas portuguesas, para contratos futuros, é a do software e para equipar o futuro avião não tripulado europeu - projecto denominado "2020" - já em desenvolvimento pela Alemanha, França e Itália e que será apresentado nos próximos meses, adiantou António Rodriguez Barberán.

Este responsável disse ainda que a Airbus voltará a apresentar o projecto do A400M às autoridades portuguesas, que desistiram da sua compra há quase década e meia. (DN)

Militares norte-americanos começam a formar soldados ucranianos

Cerca de 300 militares americanos estão, desde esta segunda-feira, na Ucrânia, para treinar o exército nacional.
A formação que deverá durar cerca de seis meses iniciou-se esta segunda-feira em Yavoriv, no oeste da Ucrânia, junto à fronteira polaca.
Cerca de 900 militares vão ser formados em várias áreas, da assistência médica, à evacuação de feridos, passando por treinos de tiro e de estratégia militar.
O responsável da formação, o major Cayle Reed, afirma:
“Com esta formação vamos mostrar os nossos sistemas de armamento, vamos permitir que possam repetir os treinos e no final será uma forma de avaliar o que aprenderam para que possam evoluir”.
A ajuda de Washington foi considerada em Moscovo como um ato de desestabilização, quando os Estados Unidos continuam a acusar a Rússia de apoiar os rebeldes pró-russos.
O presidente Petro Poroshenko assistiu ao início dos treinos que incluem militares britânicos, do Canadá, Polónia e brevemente da Austrália.
“A minha decisão, como comandante das forças armadas, de criar um exército de qualidade, as Forças armadas da Ucrânia, está a começar a tornar-se realidade, graças à ajuda dos nossos parceiros americanos”.
Os Estados Unidos tinham esperado várias semanas até lançar as manobras conjuntas, longe da zona de conflito no leste do país e num momento em que o cessar-fogo permanece frágil após mais de 6 mil mortos no terreno.(Euronews)

Vice-Presidente do Brasil quer vender aviões KC390 a Portugal

O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, disse, esta segunda-feira em Lisboa, que vai falar com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, sobre a eventual compra por Portugal de seis aviões KC390 da Embraer. 

"Vou tratar [disso] com o primeiro-ministro, Pedro Passos , onde certamente abordarei esse assunto", disse Michel Temer, à margem da cerimónia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Portugal, de onde segue agora para a residência oficial do primeiro-ministro português. Michel Temer afirmou que a Embraer "tem uma grande actuação em Portugal". (Correio da Manhã)

Mais de duas mil pessoas nos dias de "Base Aberta" do CFMTFA

Mais de duas mil pessoas visitaram o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, durante os dois dias de “Base Aberta” inseridos nas comemorações do 75.º Aniversário da Unidade. Nos dias 18 e 19 de Abril, a população pôde conhecer as instalações da antiga Base Aérea N.º 2 e ver de perto o trabalho dos militares.

Além de uma exposição de aeronaves, quem se deslocou ao CFMTFA teve oportunidade de assistir a várias demonstrações operacionais e de participar em actividades tão diversas como escalada, slide e passeios na viatura blindada APC CONDOR.

A cargo do Núcleo de Assistência e Socorros foram realizados exercícios de combate a incêndios e de evacuação de edifícios com recurso a uma manga. Os visitantes mais corajosos puderam inclusive descer, através desse mecanismo, desde o cimo da torre de bombeiros até ao solo.

A Escola de Condutores, por seu turno, levou a cabo acções de sensibilização para a segurança rodoviária e permitiu ao público conduzir viaturas ligeiras e pesadas num pequeno circuito.

Quem, por outro lado, procurou informações sobre ingresso na Força Aérea teve à disposição uma equipa do Centro de Recrutamento, pronta para esclarecer dúvidas sobre as ofertas formativas do CFMTFA e da Academia da Força Aérea.

A exposição temática contou com a visita do Comandante de Pessoal da Força Aérea, Tenente-General Serôdio Fernandes, e de Sua Exa. Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e Segurança, Dom Manuel Linda, que, no dia 19, celebrou a missa de sufrágio pelos militares e civis da Unidade, com a participação da comunidade da freguesia de Ota.

Associaram-se ao evento diversas instituições, como a Rádio Voz de Alenquer, que emitiu em directo a partir do CFMTFA, e a Federação Portuguesa de Aeromodelismo, que animou os céus com várias demonstrações. (FAP)

20 de abril de 2015

Esquadra 601 em exercício multinacional no continente africano


A Esquadra 601 – “Lobos” participa no exercício multinacional Saharan Express, que decorre de 18 a 28 de Abril em Cabo Verde.

O exercício, sob a égide do Comando Naval Americano na costa oeste africana (AFRICOM), conta com a participação de vários países daquele continente, como Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, e de diversas nações da Europa, onde se incluem França, Holanda, Turquia, Espanha e Portugal.

Tal como outros exercícios desta tipologia, nomeadamente o Obangame, o Saharan Express permite não só desenvolver sinergias entre as nações envolvidas, mas também aumentar a proficiência em operações marítimas de combate a actividades ilegais: pirataria, tráfico de armas e de droga.

A coordenação das operações navais está a cargo do Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR), sediado na cidade da Praia, ilha de Santiago.

A cerimónia de abertura do Saharan Express 2015 realiza-se dia 20 de Abril, no Palácio Governamental, cidade da Praia. (fap)

No mar do desespero


Dia e noite, o navio português "Figueira da Foz" patrulha toda a zona a sul de Málaga e Almería (cerca de 240 milhas), numa das zonas mais visadas pela imigração ilegal, no Estreito de Gibraltar. Os clandestinos, "desesperados de fome e sem nada a perder", saem de países como o Mali, Senegal, Mauritânia, Camarões ou Burkina Faso. E têm de pagar a viagem a máfias locais ou a redes terroristas poderosas, como a Al-Qaeda in the Islamic Maghreb. Em Agosto de 2014, o Expresso acompanhou uma das patrulhas do "Figueira da Foz", reportagem que agora republicamos depois de um fim e início de semana trágicos nas águas do Mediterrâneo, onde morreram mais de 700 pessoas nos últimos dias.

Para os lados de Marrocos, muito antes das casas brancas de El Hoceima ou das montanhas escuras do Rife, o radar avista um ponto perdido no mar. Sábado, 9 de Agosto de 2014. Ninguém ousa fazer a pergunta em voz alta, mas a dúvida subsiste entre a tripulação por longos minutos: será mais uma patera carregada de imigrantes ilegais? Dentro do navio, a respiração fica em suspenso. Uns potentes binóculos passam de mão em mão para confirmar as suspeitas.

Dias antes, o navio de guerra português "Figueira da Foz" - que durante Agosto de 2014 vigiou uma parte da costa espanhola, numa missão internacional - tinha ajudado a detectar e a socorrer três destas pequenas embarcações à deriva no Mediterrâneo, com um total de 43 clandestinos a bordo. A primeira a ser encontrada vinha carregada só com homens, que tinham saído da Argélia. A última das três, ainda a navegar em zona marroquina, foi interceptada com 17 pessoas depois de um telefonema anónimo feito para Espanha a alertar que o pequeno bote a motor estava a deixar entrar água: "Deram as coordenadas aproximadas, de modo a garantir que as equipas de salvamento e resgate espanholas fizessem a recolha da embarcação. É um fenómeno muito comum, para desviar as atenções das autoridades. Podem estar a passar droga noutra área", revela o tenente Pereira Roxo, um dos oficiais portugueses com maior experiência nesta missão coordenada pela agência europeia Frontex, que controla as fronteiras terrestres e marítimas do espaço Schengen.

Apesar do auxílio prestado pelos portugueses, nenhum dos 43 clandestinos chegou a ser transportado para o interior do "Figueira da Foz", o único navio da frota internacional com capacidade de prestar ajuda humanitária a bordo. "Só os recolheríamos se a vida de algum destes imigrantes estivesse em risco. Isso nunca aconteceu", acrescenta o comandante do navio, o capitão-tenente Correia Guerreiro.

Foi a Guardia Civil e o Salvamento Marítimo espanhóis que acabaram por levar nas suas lanchas e helicópteros estes 43 homens e mulheres para os centros de detenção em Almería ou Modril (perto de Málaga). Ninguém se atirou ao mar ou tomou alguma medida mais desesperada para ter a certeza de que seria resgatado pelas equipas de salvamento e levado para terra, como tem acontecido em casos semelhantes.

Anos para chegar à costa

O navio português, construído há poucos meses nos estaleiros de Viana do Castelo, ainda cheira a novo. Tem tecnologia de ponta, motores topo de gama e muito mais espaço do que outras embarcações do género. Com 83 metros de comprimento, não é difícil para um novato desorientar-se nas dezenas de corredores labirínticos e escadarias de metal. Em cada esquina há um extintor, luzes e avisos de segurança. Não fosse o balançar das ondas, que chegam a assustar quem nunca tira os pés de terra firme, as noites seriam santas. Há camas de hotéis menos confortáveis do que os beliches milimetricamente alinhados lado a lado.

Dia e noite, o "Figueira da Foz" patrulha toda a zona a sul de Málaga e Almería (cerca de 240 milhas), perto do local onde se trava um dos mais duros combates à imigração ilegal dos últimos tempos, no Estreito de Gibraltar. Esta semana mais de mil clandestinos foram aí interceptados em frágeis botes de borracha. Alguns traziam crianças e bebés.

"Muitos dos imigrantes chegam a demorar vários meses e até anos para atravessar as rotas do deserto subsariano até à costa", conta Pedro Perez, o oficial de ligação da Guardia Civil com a Marinha portuguesa nesta operação. O único espanhol das 63 pessoas (oito delas mulheres) a bordo do "Figueira da Foz" sabe do que fala.

Em Outubro do ano passado esteve na ilha italiana de Lampedusa dois dias antes do naufrágio que matou mais de 300 imigrantes que seguiam da Líbia para a Europa. "É muito grave o que se passa em Itália", afirma. Em anos anteriores, Pedro Perez fez também parte de operações de vigilância ao largo das ilhas Canárias. "A política espanhola de controlo da imigração deveria ser exportada para outros países. Estamos a lutar contra o fenómeno logo na sua origem e não apenas à chegada", salienta.

Os clandestinos vêm, "desesperados de fome e sem nada a perder", de países como o Mali, Senegal, Mauritânia, Camarões ou Burkina Faso, resume Pedro Perez. E têm de pagar a viagem a máfias locais ou a redes terroristas poderosas, como o AQIM, sigla de 'Al-Qaeda in the Islamic Maghreb', organização que tem prosperado com o tráfico de pessoas mas também de armas, droga e tabaco, principalmente entre Argélia e Espanha.

"A pretexto da imigração, conseguem introduzir cocaína na Europa, fintando muitas vezes as autoridades europeias com as pateras", revela uma fonte policial. Vários relatórios de segurança internacionais acusam o AQIM de estar a tentar infiltrar-se nas comunidades muçulmanas do país vizinho. "O grupo declarou França e Espanha os seus principais inimigos. Vários membros foram detidos" em vários países europeus, revela um documento do Departamento de Estado dos EUA.

O risco de algum terrorista vir infiltrado entre os imigrantes é considerado por isso "muito elevado", confirmam outras fontes contactadas pelo Expresso.

Gerir uma tragédia de cada vez

Falso alarme no sábado. Aquele ponto detectado pelo radar na direcção das águas marroquinas era afinal um pequeno veleiro que viajava sem identificação.

Os binóculos foram pousados na mesa onde se fazem os briefings diários. Por serem tão pequenas, muitas vezes as pateras passam despercebidas às autoridades.

E não é raro serem abalroadas por navios de grande porte, principalmente no Estreito de Gibraltar, local onde o tráfego marítimo se assemelha a uma estrada em hora de ponta. "Há quem venha em botes insufláveis semelhantes aos que se compram num supermercado", alerta o tenente Pereira Roxo. Muitos saem de África em barcos um pouco maiores usados para a pesca junto à costa, em grupos que podem ir das 5 às 60 pessoas. "São embarcações artesanais ou estão em mau estado e não estão preparadas para travessias que podem variar entre 12 horas até vários dias, quando se perdem e são levados para longe com as correntes."

O reaparecimento do vírus de Ébola em alguns países africanos é outra dor de cabeça para a tripulação do "Figueira da Foz". Muitos dos imigrantes são oriundos das zonas mais afectadas. "No início da missão não prevíamos o ébola. Mas não foi necessário mudar a actuação, pois as medidas de protecção já prevêem este tipo de transmissão", salienta o tenente Modas Daniel, médico do navio português. O exercício feito no último domingo mostrou que a tripulação parece oleada para receber a bordo pessoas infectadas com o vírus ou com outro tipo de doenças, como a tuberculose. Mas falta ainda o momento da verdade, quando receberem imigrantes a bordo.

"Estamos todos nessa expectativa", reconhece o médico naval. Até ao momento não se conhecem casos positivos de ébola entre os milhares de imigrantes já interceptados e detidos no Sul de Espanha. As autoridades estão a gerir uma tragédia de cada vez, pelo menos por enquanto. (Expresso)

EQUIPAS DE PREVENÇÃO E REACÇÃO IMEDIATA NO COMANDO METROPOLITANO DO PORTO DA PSP

O Comando Metropolitano do Porto da PSP informa que a partir do dia 20 de Abril (segunda-feira) vai passar a contar com mais uma valência operacional em toda a sua área de responsabilidade, as Equipas de Prevenção e Reacção Imediata (EPRI).


As EPRI são constituídas por elementos policiais que deslocando-se em motociclos, visam garantir uma elevada capacidade operacional, através de uma forte componente de visibilidade policial e maior mobilidade em ambiente urbano que incremente a rapidez e eficácia do combate à criminalidade, em particular à criminalidade violenta e grave.

Estas equipas actuando de modo preventivo, complementar e em reforço da intervenção dos restantes meios e valências policiais, nomeadamente do patrulhamento apeado e auto, contribuirão de forma significativa para garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas e de reforço de sentimento de segurança dos cidadãos.
Fonte: Página oficial da Polícia de Segurança Pública no Facebook

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO MINISTRAM TREINO DE CONTROLO DE TUMULTOS

A Reserva Táctica do Comandante da Força Multinacional do Kosovo (KTM/ COMKFOR), especialista em Operações de Controlo de Tumultos (em inglês: Crowd and Riot Control), tem recebido várias solicitações por parte dos outros contingentes presentes no Teatro de Operações do Kosovo para ministrar formação e efectuar treinos cruzados de Controlo de Tumultos.

O Campo Português de SLIM LINES acolheu, de 11 a 14 de Abril de 2015, uma acção de formação de treino cruzado (expressão inglesa: Cross Training) no âmbito do Controlo de Tumultos, tendo estado presentes como audiências de treino, a C Coy (HUN) e uma companhia do contingente Austríaco, do MNBG -W, aquartelada em Camp Villagio Italia, PEC.

O objectivo do Cross Training (FIRE PHOBIA) foi dar a conhecer as técnicas, tácticas e procedimentos relacionados com a reacção ao uso de cocktails motolov.

O balanço final relatado pela Companhia Austríaca foi muito positivo, tornando este treino cruzado mais um sucesso para a KTM, a única Unidade que a KFOR reconhece como tendo capacidade para ministrar este género de treinos. (Emgfa)

COMANDANTE ALIADO DE BRUNSSUM VISITA AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS

O Comandante do Allied Joint Force Command of Brunssum, General Hans-Lothar Domröse, realizou uma visita oficial às Forças Armadas Portuguesas, a convite do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, no dia 14 de Abril de 2015.

O evento colocou o enfoque no estreitamento, ao mais alto nível, das relações deste comando NATO com as Forças Armadas Portuguesas e no desafio colocado a Portugal, como Nação-Hospedeira, para receber em território nacional, o Exercício de Alta Visibilidade da NATO - TRIDENT JUNCTURE 2015, que se realizará no final deste ano.

No decorrer da visita, para além do encontro com o General Pina Monteiro, teve ainda lugar uma reunião de trabalho entre as delegações, onde foi reforçado o empenhamento nacional na recepção dos vários meios e forças militares de parceiros da Aliança em território nacional e a valorização da participação nacional no exercício NATO - TRIDENT JUNCTURE 2015. (emgfa)

REGIMENTO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA Nº1 APOIA A CÁRITAS PORTUGUESA

Em 14 de Abril de 2015, o Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 (RAAA1) apoiou a Cáritas Portuguesa na descarga de cerca de 450 caixas que continham roupas para as crianças sírias que vivem em campos de refugiados como consequência do conflito que atinge aquele país.

As roupas provenientes da recolha efectuada pela Cáritas Portuguesa, a nível nacional, foram entregues nos armazéns da Manutenção Militar em Lisboa. (Exército)

CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO 631º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DOS ATOLEIROS

O 631º aniversário da Batalha dos Atoleiros foi comemorado no dia 06 de Abril, na vila de Fronteira. O Exército Português, através do Regimento de Cavalaria 3, associou-se às comemorações no dia do concelho de Fronteira e do seu Feriado Municipal.

As comemorações tiveram início com a Romagem ao Padrão da Batalha, na Herdade dos Atoleiros, onde teve lugar a homenagem aos mortos, seguindo-se depois para o centro da vila, onde se realizou a parada das forças militares e militarizadas.

Estiveram presentes neste dia festivo várias altas individualidades civis e militares, destacando-se a presença de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, que presidiu ao evento.(Exército)

19 de abril de 2015

Media Lab do Diário de Notícias dedicado à Grande Guerra

A edição-piloto do workshop Repórteres de Guerra, organizado pelo Media Lab – Centro Educativo do Diário de Notícias, numa parceria com a Comissão Evocativa do Centenário da I Guerra Mundial e a Associação dos Professores de História, contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional na Galeria do DN, esta quinta-feira.

Berta Cabral falou aos alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada) que, no âmbito das iniciativas do Centenário, receberam e trataram informação relativa à I Guerra Mundial, produzindo um pequeno jornal ou uma primeira página, como acontece habitualmente nestas iniciativas do Diário de Notícias.

Na ocasião, e na presença do presidente da Comissão Evocativa do Centenário da I Guerra Mundial, Tenente-General Oliveira Cardoso, e do diretor do Diário de Notícias, André Macedo, e de outras entidades envolvidas na iniciativa, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional dirigiu palavras de estímulo aos jovens, convidando-os a retirar da História lições para o presente e para o futuro, “numa época em que as guerras e as ameaças são cada vez mais difusas, como recentemente ficou comprovado no ataque ao Charlie Hebdo e no ciberataque que paralisou a TV5 Monde. A coragem dos jornalistas é indispensável para podermos ter acesso à informação que precisamos para fazer as escolhas certas”, concluiu Berta Cabral.

Durante estes workshops, os participantes recebem o “Guia Prático do Jornalista” editado pelos Repórteres Sem Fronteiras e, além de informação temática sobre a Grande Guerra, elaboram um pequeno jornal como se vivessem na época. Estas publicações elaboradas em pequenos grupos são impressas e também podem ser partilhadas em formato digital. (Defesa)

Irão pede ao exército para se preparar

O líder supremo do Irão, 'ayatollah' Ali Khamenei, pediu hoje às forças armadas do país para reforçarem "a sua preparação", apontando uma declaração norte-americana segundo a qual a "opção militar" contra Teerão continua intacta.

O dirigente iraniano declarou perante militares que o Irão não aceita "essas observações estúpidas", depois de um responsável militar norte-americano, Martin Dempsey, ter afirmado na sexta-feira que a "opção militar" permanece "intacta" para impedir o Irão de ter a bomba nuclear.

"Todas as forças, (...) o exército, os Guardas da Revolução (força de elite) deve aumentam a sua preparação militar e defensiva dia após dia", declarou Khamenei, acrescentando que se trata de "uma directiva oficial".

Apesar do reforço das "capacidades defensivas e militares, a República Islâmica nunca será uma ameaça para os países da região e vizinhos", afirmou.

No passado dia 2 de Abril, depois de meses de negociações difíceis, dirigentes de Teerão e seis potências mundiais acordaram as linhas gerais de um acordo, que impõe controlos apertados ao programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções económicas.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido) e a Alemanha têm agora até Junho para alcançarem um acordo detalhado com o Irão. Lusa/SOL  #Internacional #Irão