21 de novembro de 2015

FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS PARTICIPAM EM EXERCÍCIO DE CIBERDEFESA DA NATO

O maior exercício de ciberdefesa da NATO - Cyber Coalition 2015, realizou-se no período de 16 a 20 de Novembro, tendo Portugal participado através do Centro de Ciberdefesa (CCD), com elementos da capacidade de ciberdefesa dos três Ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) e com entidades civis que integraram uma célula de resposta nas instalações do CCD localizado no edifício do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Restelo.

O exercício decorreu simultaneamente em vários países da NATO e parceiros, tendo como objectivo principal a colaboração entre as nações participantes na resolução de vários incidentes reais, designadamente ataques informáticos em vários ambientes no ciberespaço.

O evento em Portugal, para além dos três Ramos das Forças Armadas, contou também com a participação de empresas civis, como a Redshift Consulting, a Edisoft, a Fireeye e a Checkpoint que, através dos seus recursos e experiência adquirida na área, colaboraram na resolução dos vários incidentes.

No dia 19, o CCD recebeu a visita de várias entidades nacionais e internacionais, como o Adjunto para o Planeamento e Coordenação, Tenente-General Pimenta Sampaio, o Director Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Vice-Almirante Torres Sobral, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Dr. José Carlos Martins, os Directores Técnicos dos Ramos militares, entre outros, tendo tomado conhecimento sobre a organização e o cenário criado para o exercício.

O Cyber Coalition, criado em 2008 e no qual Portugal participa desde 2011, é o principal exercício NATO de defesa cibernética. (emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.