23 de novembro de 2015

EXERCÍCIO "ZARCO 152"

O Comando Operacional da Madeira (COM), entre 13 e 20 de Novembro, levou a efeito o Exercício “ZARCO 152”. Este Exercício de nível Operacional e Táctico, da responsabilidade do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de âmbito conjunto dos três Ramos das Forças Armadas, desenvolveu-se nas Ilhas da Madeira e do Porto Santo,

Tendo como meta adequar as respostas militares às situações de crise impostas pelo cenário, e no âmbito dos Planos de Contingência do COM, o exercício “ZARCO 152” teve como finalidade exercitar o planeamento e a execução de operações militares conjuntas para a Intensificação da Vigilância do Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente, o Reforço da Vigilância e do Controlo do Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente e a Resposta a Agressões de Âmbito Limitado à Soberania Nacional.

Foi ainda possível treinar procedimentos de uma operação conjunta que, sob o comando do Comandante Operacional da Madeira, visou aperfeiçoar a interoperabilidade entre forças e meios dos três Ramos e os procedimentos relativos à projecção e actuação de meios das Forças Armadas enviados de reforço.

No Exercício “ZARCO 152” estiveram envolvidos pessoal e meios dos três Ramos, onde se destacam, pelo Exército, a participação das Unidades da Zona Militar da Madeira, Unidades de Artilharia Antiaérea, uma Companhia de Comandos e Forças de Operações Especiais. Neste exercício estiveram empenhados um total de 300 militares. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.