13 de outubro de 2015

DEFESA BIOLÓGICA, QUÍMICA E RADIOLÓGICA DO EXÉRCITO ACTIVADO PELA AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

O Elemento de Defesa Biológica, Química e Radiológica (ElDefBQR) do Exército foi activado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, para prestar apoio na resolução de um incidente decorrente de trabalhos de remoção de resíduos na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

No dia 10 de Outubro, pelas 08:00h, o Elemento de Defesa BQR chegou ao Pavilhão “E” da Faculdade de Farmácia para a apoiar a resolução de um problema complexo que envolvia ameaça química. Esta ameaça era proveniente de uma cave onde tinham sido guardados durante vários anos compostos químicos diversos e que haviam sido recolhidos recentemente por uma empresa. Na sequência desta intervenção e havendo fortes indícios de ter havido libertação de agentes químicos não identificados, o ElDefBQR trouxe consigo toda a capacidade técnica e operacional de defesa química: reconhecimento, identificação, recolha de amostras e de descontaminação e a necessária segurança e apoio médico para a actuação dos militares.

Dada existência de uma suspeita vítima de contaminação, foi efectuada a colheita de história clínica, exame objectivo e amostras biológicas pelo oficial médico do ElDefBQR com o objectivo de descartar um eventual perigo de toxidade e contribuir para a identificação de agente químico.

Os militares, devidamente protegidos com equipamentos de protecção individual e dotados de aparelhos de detecção e identificação química, cedo iniciaram a procura da origem da contaminação. Apenas no final da manhã, com a obtenção de resultados positivos para uma amostra colhida na cave, se identificou o local contaminado. O apoio do Laboratório da Faculdade foi determinante para a identificação da contaminação, aguardando-se ainda os resultados de outras amostras colhidas pelas Equipas especialistas. A missão terminou pelas 21:00h após terem sido removidos todos os resíduos de poeiras, rebocos, cartões, plásticos e madeiras existentes na cave e aplicado descontaminante em todo o espaço intervencionado.

O ElDefBQR, materializa uma capacidade do Exército com características únicas em Portugal, constituindo-se como um instrumento de excelência nacional no âmbito da resposta a incidentes BQR. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.