7 de outubro de 2015

COMEÇOU O MAIOR EXERCÍCIO NATO DA DÉCADA

A primeira fase do exercício da NATO - Trident Juncture 2015, teve início em Portugal, no dia 03 de Outubro no Regimento de Infantaria N.º 1, em Beja e conta com a participação de militares do Comando e Estado-Maior do Joint Logistic Suport Group (JLSG) e do Forward Element do Joint Force Command Brunssum.

Nesta fase do Trident Juncture 2015 (TRJE15), que se prolonga até dia 16 de Outubro e que conta com a participação em Portugal de cerca de 200 militares de várias nações da Aliança, é realizado um exercício de postos de comando (em inglês: Command Post Exercise - CPX) cujo objectivo é a certificação da NATO Response Force 16 (NRF16) e do Staff do Quartel-general do NATO Joint Force Command Brunssum (JFCBS).

A segunda fase do Trident Juncture 2015 vai ter lugar de 21 de Outubro a 6 de Novembro, tendo como objectivo o treino táctico das diversas unidades complementando a sua certificação, e dos Comandos de Componente da NRF16.

Em Portugal, o exercício militar de grande visibilidade vai decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal e contará no terreno com mais de 10 mil efectivos de 14 países participantes.

Este é o maior exercício da história recente da NATO, pós Guerra Fria, e o evento de maior visibilidade realizado em 2015, envolvendo toda a estrutura de Comando da Aliança e contando com a participação de cerca de 36.000 pessoas, de mais de 30 países da Aliança e Parceiros.

É organizado com o apoio de 3 nações hospedeiras: Itália, Espanha e Portugal, havendo ligação com outros exercícios que serão conduzidos na Bélgica, Canadá, Alemanha, Holanda, Noruega e, no mar, no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo.

O objectivo principal do exercício é demonstrar a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projectar e sustentar forças e meios atribuídos (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.