27 de julho de 2015

Força Aérea Portuguesa nas Operações TRITON E INDALO "Semana 3"

O P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa foi decisivo nas operações multinacionais que decorreram esta semana, no Mar Mediterrâneo e que resultaram no resgate de centenas de migrantes irregulares.

As operações, coordenadas pelas autoridades italianas, envolveram meios de vários países que integram a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

Recorda-se que um destacamento da Esquadra 601 - "Lobos", juntamente com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, está até 31 de Agosto em Sigonella, Itália, a participar na operação TRITON, da FRONTEX.

Estas operações de vigilância marítima têm, por norma, incidência numa área que vai do sul de Itália ao norte da Líbia, com especial foco na região de Malta. Até ao momento, os "Lobos" já patrulharam uma aérea superior a 900 mil milhas náuticas quadradas, investigaram mais de sete mil alvos e voaram cerca de 70 horas.

Simultaneamente e até final de Julho, está a ser conduzida também a Operação INDALO, a partir de Málaga (Espanha), com o empenhamento de uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 - "Elefantes". Esta projecta-se na área da costa sul de Espanha, onde existe uma excelente cooperação entre a Força Aérea Portuguesa e as autoridades espanholas, com vista ao apoio ao controlo da migração irregular com origem no norte de África. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.