26 de julho de 2015

EXÉRCITO NA EVOCAÇÃO DOS 260 ANOS DO TERRAMOTO DE 1755

Evocando os 260 anos do Terramoto de Lisboa de 1755, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) promoveu um programa comemorativo com diversas actividades visando a divulgação e sensibilização para os perigos, vulnerabilidades e riscos dos fenómenos sísmicos, bem como para as capacidades e meios para responder a circunstâncias dessa natureza. O programa incluiu a DEMONSTRAÇÃO E MEIOS DOS AGENTES DE PROTECÇÃO CIVIL que teve lugar na Alameda D. Afonso Henriques, mesmo no coração da cidade, de 10 a 12 Julho.

O Exército, enquanto agente de protecção civil activo, participou neste evento através do Regimento de Engenharia Nº 1 (RE1) com equipamentos pesados de engenharia, demonstrando a capacidade de movimentação de terras, remoção de escombros e apropriação de itinerários, entre outros; meios de abastecimento e purificação de água, e meios de detecção, manuseamento e descontaminação biológica, química, e radiológica, da Companhia de Defesa Nuclear, Biológica e Química (CDefNBQ), fundamental em caso de danos em infraestruturas industriais ou derrames de químicos perigosos; e meios de demolições de emergência por métodos explosivos, remoção de obstáculos com detonações controladas, e acesso a áreas perigosas com veículos de controlo remoto do Grupo de Equipas Explosive Ordnance Disposal (GrEqEOD).

Durante toda a demonstração foi levado a cabo um conjunto de actividades de interactividade entre os meios do Exército e a população civil, dando a conhecer as suas valências e formas de utilização em caso de acidente grave ou calamidade. Destacaram-se de entre os meios do RE1 a estação de purificação de água, que se encontrava a bombear e purificar água da fonte luminosa da Alameda D. Afonso Henriques, a Pá Carregadora de Rodas, e o veículo de controlo remoto tEODor.

É de realçar a receptividade e satisfação revelada pelos participantes nas demonstrações por saber que o Exército participa activamente no esforço conjunto em caso de necessidade, pelo que se pode afirmar que a participação dos meios e militares do RE1 contribuiu de forma efectiva para reforçar a reputação e imagem do Exército e das Forças Armadas, fortalecendo a relação de confiança mútua com a população. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.