9 de maio de 2015

Rússia realiza desfile militar histórico em Moscovo

Mais de 16 mil soldados marcharam pela Praça Vermelha, cerca de 200 tanques percorreram as ruas e 140 aviões sobrevoaram a capital russa neste sábado (09/05), numa grande parada militar por ocasião dos 70 anos do Dia da Vitória.

A data é considerada o feriado mais importante do país, marcando o dia da capitulação da Alemanha para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial. O desfile deste sábado foi a maior parada militar realizada pela Rússia desde o colapso da URSS.

"Em quase todas as famílias russas, alguém morreu lutando por este país", disse o ex-marinheiro Alexander Smolkin, que assistia ao desfile. "Meu avô morreu defendendo a Rússia, este é o dia para nos lembrarmos deles."

Putin aproveitou a ocasião para estimular o patriotismo e sentimentos anti-ocidentais e exibir novos armamentos do país. O carro de combate Armata foi um dos destaques do desfile, tendo recebido aplausos ao cruzar a Praça Vermelha. O Armata é apontado por alguns especialistas como mais sofisticado do que os carros de combate do Ocidente, sendo o primeiro a ter uma cápsula interna blindada. (DW)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.