1 de maio de 2015

Navios de guerra iranianos patrulham estreito estratégico no Iémen

Dois contratorpedeiros iranianos enviados para o Golfo de Áden para proteger navios mercantes chegaram à entrada de um estreito estratégico entre o Iémen e o Djibuti, anunciou hoje a Marinha do Irão.

"Estamos presentes no Golfo de Áden em conformidade com as regras internacionais para garantir a segurança de navios comerciais do nosso país contra a ameaça de piratas", afirmou o Chefe do Estado-Maior da Armada iraniana, o contra-almirante Habibollah Sayari, citado pela agência oficial IRNA.

A Marinha enviou os contratorpedeiros Alborz e Bushehr para patrulhar a entrada do estreito, acrescentou, precisando que a missão se prolonga até 22 de Junho.

O estreito de Bab el-Mandeb, entre o Iémen e o Djibuti, é uma entrada estratégica para o Mar Vermelho, pela qual passam diariamente cerca de quatro milhões de barris de petróleo em navios com origem ou destino ao Canal de Suez.

Na semana passada, os Estados Unidos enviaram um porta-aviões e um cruzador para as águas ao largo do Iémen devido à aproximação de um conjunto de navios iranianos, regressando dias depois ao Golfo Pérsico, perante o recuo dos navios iranianos.

O Iémen é cenário de um conflito armado entre as milícias xiitas 'huthis', apoiadas pelo Irão, e as forças leais ao presidente, Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiadas por uma coligação árabe liderada pela Arábia Saudita. (SIC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.