22 de maio de 2015

Minivaivém X-37B volta ao espaço para mais uma missão secreta

A aeronave do programa espacial da força aérea americana regressou ao espaço, para a sua quarta missão, mais uma vez secreta. O minivaivém X-37B descolou esta quarta-feira do Cabo Canaveral.

Não se sabe quanto tempo o pequeno clone dos antigos vaivéns da NASA vai permanecer no espaço, mas apesar do secretismo da missão, foi divulgado pela força aérea que um dos objectivos é testar um propulsor para os satélites de comunicação apelidados de AEHF (Advanced Extreme High Frequency Satellite - satélites de alta frequência). O minivaivém transportará ainda material da NASA que será exposto ao ambiente espacial e depois estudado quando regressar à Terra.

Há ainda outra missão conhecida: o teste da LightSail ("vela solar") da Planetary Society, um projecto financiado pela Internet através do Kickstarter.

Trata-se de uma membrana reflectora que está compactada num volume semelhante ao de um pão de forma mas que, depois de desdobrada, fica com uma área de 32 metros quadrados.

O objectivo é demonstrar que é possível utilizar a minúscula pressão gerada pelos fotões (partículas de luz) do Sol ao embater num objecto como método propulsor.

Na última missão do X-37B durou 674 dias, tendo terminado em Outubro do ano passado. "Estamos muito contentes com a quarta missão do X-37B. Com o sucesso comprovado das três primeiras missões, foi possível mudar o nosso objectivo inicial de testar o veículo para testar cargas experimentais", afirmou Randy Wallen, da força aérea americana. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.