18 de maio de 2015

Corveta Baptista de Andrade em exercício contra minas em Espanha

Noventa e cinco militares da Marinha Portuguesa vão participar num exercício internacional de combate à guerra de minas em cenários de crise, que decorre entre segunda-feira e dia 28 de Maio em Alicante, Espanha, informou a Marinha. 

Portugal mobilizou para o exercício "Spanish Minex 2015" a corveta Baptista de Andrade, o Destacamento de Guerra de Minas com 'autonomous underwater vehicles' (AUV, em português veículos autónomos debaixo de água), uma equipa de mergulhadores, uma equipa de fuzileiros, uma equipa médica e um oficial para o Estado-Maior da Euromarfor (uma força militar multinacional). 

O exercício "Spanish Minex 2015" junta um total de 500 militares, 11 navios e quatro aeronaves portuguesas, da Alemanha, França, Turquia, Itália e Espanha, que comandará a missão através do navio Jaime Golmayo Hafner, segundo fontes militares citadas pela agência de notícias espanhola EFE. 

Portugal já havia liderado o exercício na sua edição de 2011 com a fragata Bartolomeu Dias. 

O "Spanish Minex" é um exercício organizado pela Armada espanhola que acontece todos os anos, e cujo objectivo é pôr em prática os procedimentos comuns para a defesa de portos e ancoradouros contra a ameaça de minas navais. 

A missão de cada participante é manter as águas livres da ameaça de minas e providenciar segurança ao tráfico mercante, melhorando assim o seu grau de formação e integração com as restantes unidades dos outros países. 

As minas usadas neste exercício internacional são simuladas por dispositivos submarinos totalmente inofensivos e seguros para o meio ambiente, que serão recolhidos quando a missão terminar, continua a EFE. 

A agência espanhola noticia ainda que, como é habitual neste tipo de manobras, é aproveitada a oportunidade para realizar uma limpeza ao fundo do mar na zona onde decorre o exercício.(CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.