14 de abril de 2015

Putin quer continuar a fornecer mísseis ao Irão

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta segunda-feira um decreto que anula a proibição feita à Rússia de fornecer mísseis terra-ar S-300 russos ao Irão, de acordo com um comunicado do Kremlin.

O antigo chefe de Estado russo Dmitri Medvedev tinha proibido, em 2010, o fornecimento de mísseis S-300 ao Irão - depois de um contrato muito criticado pelos países ocidentais e Israel -, em aplicação da resolução 1929 da ONU que sancionava Teerão pelo programa nuclear.

A presidência russa não adiantou nada sobre a venda ou a possibilidade imediata de entregar mísseis S-300, mas, em teoria, o decreto presidencial permite fornecimentos por via marítima, terrestre e aérea.

Em 2007, a Rússia e o Irão assinaram um acordo para o fornecimento de equipamentos capazes de interceptar em voo aviões ou mísseis, no montante de 800 milhões de dólares. Depois da proibição de entregar os S-300, Teerão recorreu ao Tribunal Internacional de Arbitragem em Genebra, na Suíça, para exigir a Moscovo quatro mil milhões de dólares de indemnização. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.