11 de abril de 2015

MARINHA PARTICIPA NUM DOS MAIORES EXERCÍCIOS DA NATO – JOINT WARRIOR 2015

A fragata Álvares Cabral largou, dia 06 de Abril, de Lisboa em direcção à Escócia para participar num dos maiores exercícios conjuntos da NATO – Joint Warrior 151 (JW) - que irá decorrer entre 11 e 24 de Abril.

O JW é um exercício semestral, realizado em Abril e Outubro, liderado pelo Reino Unido e conta nesta edição com a presença de 55 navios de superfície e submarinos, 70 aviões e helicópteros e cerca de 13.000 militares de 18 países participantes.

A Marinha tem como principal objectivo, com a participação da fragata Álvares Cabral, o treino em cenários de grande intensidade e complexidade, por forma a melhorar o conhecimento e experiência do emprego de meios navais em situações operacionais mais exigentes, alargando o possível espectro de missões junto da NATO/UE.

O NRP Álvares Cabral efectuou treino operacional nacional em Outubro de 2014, tendo vindo a ser empenhada em diversas missões desde essa altura, nomeadamente, no apoio à República de Cabo Verde na operação DJARFOGO na ilha do fogo, diversas missões de soberania nacional e mais recentemente como navio-chefe da Força Naval Portuguesa nos exercícios nacionais REAL THAW 2015 e INSTREX 01-15.

A guarnição do NRP Álvares Cabral é comandada pelo Capitão-de-fragata Alexandre Serrano tendo a sua guarnição sido reforçada, para a presente missão, com fuzileiros, mergulhadores, médico, e pessoal para operar com helicóptero, perfazendo um total de 200 elementos embarcados. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.