3 de abril de 2015

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS VISITA A CIDADE DO LOBITO (ANGOLA)

A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, atracou hoje no porto do Lobito, Benguela, para desenvolver a cooperação técnico-militar entre as Marinhas de Portugal e Angola, na iniciativa MAR ABERTO.

A iniciativa prevê acções de treino com um navio patrulha da classe Mandume, exercícios de mergulho de combate, intercâmbio de experiência na área da saúde militar, bem como diversas visitas a bordo por diferentes cursos de formação de especialistas da Marinha de Guerra Angolana.

No trânsito entre Luanda e o Lobito, a fragata Bartolomeu Dias embarcou 24 cadetes da Academia Naval Angolana que realizaram treino em alto mar, com enfoque nas perícias da navegação, da marinharia e da segurança no mar. Os cadetes integraram os serviços de bordo, tendo igualmente acompanhado e participado nas acções de treino nas áreas de limitação de avarias, do combate a sinistros a bordo e do socorrismo de combate, assim como em palestras no âmbito da segurança do tiro, da navegação e das comunicações.

A iniciativa MAR ABERTO visa o aprofundamento e o reforço da cooperação bilateral junto de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de acções de instrução e treino conjuntas, tendentes à edificação de capacidades próprias dos países parceiros, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares portugueses, bem como militares convidados de outras nacionalidades.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.