10 de abril de 2015

Escola de Comunicações da NATO a funcionar em Oeiras em 2017

O ministro da Defesa afirmou que a Escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO deve começar a funcionar em Oeiras em meados de 2017 e pode reforçar a capacidade de ciberdefesa de Portugal.

José Pedro Aguiar-Branco discursava num colóquio sobre ciberdefesa organizado pela NATO nas instalações da Academia Militar na Amadora.

“A transferência da Escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO de Itália para Portugal já começou a espera-se que a conclusão deste processo ocorra em meados de 2017″, afirmou o governante.

Aguiar-Branco referiu que a instalação da escola anteriormente sediada em Latina “foi planeada e está a ser implementada de uma forma muito eficaz por uma equipa muito competente, eficiente e dedicada”, com “o cumprimento rigoroso dos prazos e custos associados”.

“Portugal está fortemente empenhado neste projecto e acredita firmemente que, trabalhando em conjunto com Itália, este processo de relocalização terá em breve um resultado bem-sucedido, com um impacto muito positivo, não só nas capacidades da NATO, mas também em todos os aliados e nações parceiras”, declarou. (Observador)

O ministro da Defesa disse esperar que a escola tenha “a componente de ciberdefesa já integrada no seu curriculum”.

“Para Portugal, a materialização deste projecto permitirá também aproveitar as necessárias sinergias que garantam a completa implementação da capacidade de ciberdefesa”, acrescentou.

O governante referiu ainda o Centro Nacional de Cibersegurança e o Centro de Ciberdefesa criados em 2014 já “atingiram a capacidade operacional inicial” e “cooperam agora para incrementar a segurança nacional e a Defesa contra ciberataques”.

Nesta conferência estiveram ainda presentes o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, e os chefes militares.  (Observador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.