2 de abril de 2015

CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS DA LITUÂNIA VISITA AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS

O Chefe das Forças Armadas da Lituânia, Major-general Jonas Vytautas Žukas, realizou uma visita oficial às Forças Armadas Portuguesas, a convite do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, no período de 30 de Março a 1 de Abril de 2015.

No dia 30 de Março, o Major-general Jonas Vytautas Žukas recebeu honras militares no Forte do Bom Sucesso, tendo sido depositada uma coroa de flores no Monumento em Homenagem aos Mortos em Combate.

Após a cerimónia, teve lugar um encontro com o General Pina Monteiro, no edifício do Estado-Maior-General das Forças Armadas, seguido de uma reunião de trabalho com a delegação das Forças Armadas da Lituânia.

O programa do primeiro dia terminou com o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco a receber em audiência o Major-general Jonas Vytautas Žukas.

No dia 31 de Março, o Chefe das Forças Armadas da Lituânia teve oportunidade de visitar o Comando Aéreo e a Base Aérea Nº 5 (Monte Real), onde teve oportunidade de contactar com a Esquadra 301, de F-16, que integraram o destacamento português na Lituânia, na missão de Patrulhamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP, na sigla em inglês).

No dia seguinte, o Major-general Jonas Žukas visitou o Comando das Forças Terrestres, do Exército, onde lhe foi apresentado o plano de actividades detalhado do Esquadrão de Reconhecimento que, no mesmo dia, tinha sido projectado de Portugal para a Lituânia, concluindo desta forma a visita às Forças Armadas Portuguesas.

A forma cordial e franca como decorreram todos os eventos, fruto do interesse demonstrado por ambas as partes nesta visita, contribuiu significativamente para o aprofundamento das relações de cooperação e para o reforço dos laços de amizade entre as Forças Armadas de Portugal e da Lituânia. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.