1 de abril de 2015

140 militares portugueses reforçam fronteiras na Lituânia

Devido à pressão permanente que a Rússia exerce sobre os antigos países do bloco soviético, a Lituânia pediu à NATO um reforço militar para as suas fronteiras. Portugal enquanto membro efectivo da NATO enviou agora 140 homens que se vão fazer parte de um reforço fronteiriço das fronteiras lituanas.

A convite das Forças Armadas Portuguesas, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Lituânia, major-general Jonas Vytautas Žukas, esteve em Portugal entre os dias 30 de Março e 1 de Abril, tendo visitado os principais centros militares existentes no nosso País.

O representante máximo das forças militares lituanas e agora um dos membros mais recentes da NATO constatou aos microfones da RTP Online e Antena 1 que a Lituânia está de prevenção face a uma possível intervenção militar externa - uma alusão clara e directa à Rússia e a Putin.

O major-general Jonas Vytautas Žukas, afirma mesmo que as forças militares da Lituânia, bem como a população, estão a ser preparadas para qualquer conflito bélico, tendo sido criado um manual de instruções para eventuais invasões.

Frases como “Mantenha uma mente sã, não entre em pânico e não perca a clareza de pensamento. Tiros mesmo do lado de fora da sua janela não significam o fim do Mundo” podem ser encontradas no manual publicado pelo Ministério da Defesa e enviado para as bibliotecas lituanas.

O manual explica aos cidadãos como devem resistir à eventual ocupação russa, com manifestações e greves ou “pelo menos executando o seu trabalho pior do que o normal, e, em caso de uma invasão, sugere aos lituanos que se organizem através das redes sociais Twitter e Facebook, criando dificuldades e se possível ataquem o inimigo via electrónica.

No final desta visita de três dias o Major-General Jonas Vytautas Žukas, bem como o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro, falaram aos jornalistas, relatando os acordos estabelecidos no âmbito da cooperação militar da NATO, em que forças portuguesas participam numa força de vigilância e segurança na Lituânia.

No terreno e partir de 1 de Abril estão 140 militares e 30 viaturas pesadas do Regimento de Cavalaria n.º 6 de Braga, que durante quatro meses vão articular a segurança nas fronteiras, sendo a missão a primeira deste tipo em que as Forças Armadas portuguesas se envolvem.

As forças portuguesas vão estar na Lituânia em articulação com as forças americanas, holandesas e lituanas.
(RTP)

1 comentário:

  1. Só para vos desejar uma boa missão e que nos deixem orgulhosos. :-D

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.