27 de março de 2015

NOBRE CASA DE CIDADANIA HOMENAGEIA CIDADÃOS PELA PRÁTICA DE ACTOS NOBRES

Augusto Neves de Sousa, Domingos Silva, Maria do Céu da Conceição, Maria Gabriel Sousa e Hélder José Pereira foram os cidadãos que se evidenciaram este ano entre os louvores atribuídos, e que receberam pelas mãos da Comissão de Honra da Nobre Casa de Cidadania, o título de Cidadão Nobre.


Estes cinco cidadãos foram assim reconhecidos por terem praticado actos de excepcional nobreza, em benefício de terceiros e ausentes de qualquer interesse pessoal, numa cerimónia emotiva que reuniu no sábado, 21 de Março, no Museu da Marinha, em Lisboa, cerca de 70 pessoas.

Esta cerimónia contou também com a presença de outros cidadãos agraciados e respectivas famílias, representantes do Conselho Institucional e personalidade distintas pertencentes à sociedade portuguesa, como o Júlio Isidro ou Rosário Farmhouse. Ajudar cidadãos com deficiência e jovens em risco, fundar uma instituição, dedicar a própria vida em prol dos ouros, transformar sofrimento em sorrisos e entrar numa casa em chamas foram os Actos Nobres que se evidenciaram e que revelam valores de integridade, honra e humanidade.

Os Actos dos cidadãos agora homenageados com o Título Cidadão Nobre são exemplo de uma sociedade humana, e inspiradora, da qual fazem parte cidadãos exemplares, que sem hesitar, de forma determinada e altruísta fizeram a diferença ao encher de esperança a vida de quem se cruzou no seu caminho.

“A Nobre Casa de Cidadania, em conjunto com todos os seus parceiros, percorreu um longo caminho. Juntos continuaremos esta missão em prol de uma Cidadania mais participada, em prol de um Portugal mais solidário”, afirma Rosário Farmhouse, membro da Comissão de Honra da Nobre Casa de Cidadania.

Em 2015, a Nobre Casa de Cidadania irá continuar a receber propostas para agraciação, em www.nobrecasadecidadania.pt, de cidadãos que queiram ver alguém reconhecido por um ato praticado e que considerem ser nobre. Numa primeira fase, a selecção dos Actos a agraciar é feita pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, do qual fazem parte a Autoridade Nacional para a Protecção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, a Direcção Geral de Educação, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a GRACE, o INEM, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Plataforma Portuguesa das ONG’s para o Desenvolvimento e a Polícia de Segurança Pública. Sendo, numa segunda fase, requerida a intervenção da Comissão de Honra, à qual pertencem personalidades distintas da sociedade portuguesa como o Professor António Barros Cardoso, o Professor Daniel Serrão, o General Loureiro dos Santos, Júlio Isidro, Manuel Sérgio, o Padre Vitor Melícias, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Rosário Farmhouse.

A Nobre Casa de Cidadania surgiu sob a mentoria da empresa cidadã Nobre que identificou a necessidade e a oportunidade de reconhecer e homenagear estes actos, de forma a transmitir às actuais e novas gerações o verdadeiro valor e significado de nobreza e cidadania.

Descubra os motivos que levaram a Nobre Casa de Cidadania a atribuir o título Cidadão Nobre a estes cidadãos.

#1 Augusto Neves de Sousa

(…) pela autoria do Acto Nobre de ajudar diariamente cidadãos com deficiência e crianças e jovens em risco na Associação Rumo e na Nós – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente, no Barreiro, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Um Acto Nobre que pratica diariamente desde 1978 e que inspira os seus pares, pela extrema dedicação, perseverança e disponibilidade.

#2 Domingos Silva

(…) pela autoria do Acto Nobre de prestar diariamente apoio a mais de 50 pessoas que, tal como ele, vêem apenas com o coração. Com determinação e coragem, fundou, em 1996, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga com o objectivo de ensinar a enfrentar os desafios com positivismo, vivendo integrados e activos nas suas comunidades e sempre com um sorriso. Um Ato Nobre que é em simultâneo um exemplo de vida, força de carácter e resiliência.

#3 Maria do Céu da Conceição

(…) pela autoria do Acto Nobre de ter colocado a sua vida em segundo plano para que outros pudessem viver as suas de forma mais digna, em Dhaka, Bangladesh. A Fundação Maria Cristina gere uma pequena comunidade, com estruturas que permitiram retirar das favelas cerca de 600 crianças e 40 famílias. Um Acto Nobre que reflecte uma vida de empenho e dedicação em prol dos outros.

#4 Maria Gabriel Sousa

(…) pela autoria do Acto Nobre de diariamente contribuir para minimizar a dor e o cansaço de milhares de crianças e famílias, ajudando a transformar sofrimento em sorrisos. Ultrapassando as suas próprias contrariedades, dedica-se desde 2001 aos outros, de Norte a Sul do País e Ilhas, tendo já proporcionado momentos de felicidade a milhares de crianças internadas. Uma vida que é em si um Acto Nobre.

#5 Hélder Pereira

(…) pela autoria do Acto Nobre de colocar a vida dos outros em primeiro lugar e ter entrado numa casa em chamas em busca de potenciais vítimas, no dia 27 de Abril de 2014, em Vila Nova de Famalicão. Um acto praticado com coragem, abnegação e humanidade num serviço a que diariamente se entrega ao longo dos últimos 9 anos. (Cemgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.