26 de março de 2015

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS VISITA ANGOLA

A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, visita Angola e atraca no porto de Luanda, hoje dia 26 de Março de 2015, onde irá desenvolver várias acções no âmbito da cooperação bilateral, após ter participado no exercício internacional OBANGAME EXPRESS 2015, no âmbito da segurança marítima no Golfo da Guiné.

A cooperação com a Marinha de Guerra de Angola (MGA) enquadra-se na iniciativa MAR ABERTO, que visa o aprofundamento e o reforço da cooperação bilateral junto de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, através de acções conjuntas de instrução e treino, tendentes à edificação de capacidades próprias dos países parceiros, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

Durante a estada da fragata em Luanda, estão previstas múltiplas acções de cooperação, entre as quais salienta-se a realização de acções de instrução e treino na área do mergulho de combate e de abordagem a navios. O navio português estará aberto a visitas de entidades locais, de representações diplomáticas e representantes da comunidade portuguesa ali radicados e promoverá ainda as visitas de estudo.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares portugueses e militares convidados de outras nações.

Está previsto o navio largar de Luanda no próximo dia 2 de Abril, com cadetes da Academia Naval da MGA embarcados, a fim de efectuarem treino de mar, com enfoque nos domínios da navegação, da marinharia e da segurança no mar. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.