27 de março de 2015

DIA DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº19 E EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO DA GRANDE GUERRA

No âmbito das comemorações do 206º Aniversário do Regimento de Infantaria nº 19 (RI19) e no contexto da Evocação do Centenário da Grande Guerra realizou-se em Chaves, no Auditório do Centro Cultural, em 20 de Março, uma conferência subordinada ao tema “ORIGENS DA GRANDE GUERRA” e “A RAZÃO SUBTIL DA BELIGERÂNCIA PORTUGUESA”, tendo como conferencistas convidados os Exmos. Senhores Coronel David Martelo e Coronel Luís Fraga.

O evento contou com o apoio activo de todas as Câmaras Municipais do Alto Tâmega, Chaves, Boticas, Montalegre, Valpaços, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar. Estiveram presentes diversas altas entidades, civis e militares.

Após umas breves palavras iniciais do Comandante do RI19, entoou-se o Hino Nacional, interpretado pelo Coro dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, que terminaram a actuação com o Cântico do “Avé Maria” e “Marcha de Chaves” em homenagem a todos os Bravos Combatentes do Alto Tâmega que participaram na 1ª Guerra Mundial.

Integrado nas festividades do Dia da Unidade e Centenário da Grande Guerra, o RI19, com o apoio da Direcção de História e Cultura Militar, da Liga dos Combatentes e da Câmara Municipal de Chaves, apresentou em 23 de Março, ao público Flaviense, a exposição evocativa intitulada “ 100 Anos Depois – Recordar”, destacando-se a presença do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Arqº António Cabeleira e o Presidente da Assembleia Municipal de Chaves, Prof Francisco Viegas.

A exposição integra algum armamento, equipamento e fardamento utilizados na 1ª Grande Guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.