21 de fevereiro de 2015

EXÉRCITO PORTUGUÊS PARTICIPA NA RESPOSTA NACIONAL AO SURTO DO VÍRUS ÉBOLA

O Exército, através do seu Elemento de Defesa Biológico, Químico e Radiológico (ElDefBQR), e no âmbito da preparação de uma resposta nacional ao surto do vírus Ébola, terminou um conjunto de visitas a hospitais de referência para tratamento de casos de Doença por Vírus Ébola (DVE), nomeadamente, Hospital Curry Cabral e Dona Estefânia do Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de São João, terminando com a participação num simulacro no Centro Hospitalar de São João, onde treinou a descontaminação de uma infraestrutura hospitalar.

As visitas foram extremamente importantes para o conhecimento das infraestruturas, e dos profissionais de saúde que integram a componente hospitalar directamente envolvida na resposta, bem como permitiram coordenar uma eventual actuação do ElDefBQR.

Em 4 de Fevereiro, liderado pela Comissão Regional para a DVE na região norte, realizou-se um exercício interministerial que contou com diversas entidades que integram a Plataforma de Resposta à DVE. O exercício Freetown, que teve uma componente de field exercise e uma componente de table top exercise e visou avaliar a capacidade de transporte, circuitos internos do hospital, vigilância de contactos e procedimentos de descontaminação perante um cenário de uma grávida em trabalho de parto com DVE. O ElDefBQR participou no field exercise tendo sido activado para efectuar a descontaminação terminal da sala de partos. O Comando do ElDefBQR ativou as seguintes equipas/módulos: Módulo de Segurança do Regimento de Lanceiros Nº2, Módulo Sanitário da Direcção de Saúde, Equipa de Defesa BQR do Regimento de Engenharia Nº1 e a Equipa Avançada do Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica. Os militares encararam esta oportunidade de treino como sendo uma situação muito próxima de uma situação real e os procedimentos foram cumpridos com elevado rigor.

Participaram também no exercício o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho da ARS Norte, a Direcção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Centro Hospitalar de São João e a Guarda Nacional Republicana.

A participação do Exército nesta missão de descontaminação do vírus Ébola encontra-se prevista na Orientação nº 021/2014 da DGS e tem sido alvo de uma preparação específica e muito focada nos possíveis cenários de actuação. Neste âmbito, o ElDefBQR poderá ser chamado a executar tarefas de descontaminação terminal de infraestruturas e de viaturas onde tenham permanecido doentes contaminados pelo vírus Ébola.

As capacidades residentes no ElDefBQR, aliadas ao treino que tem sido garantido e aos resultados comprovados laboratorialmente, permitem garantir uma resposta operacional válida, segura e eficaz, dando o Exército um importante contributo para o combate a esta ameaça. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.