15 de janeiro de 2015

KOSOVO - EXERCÍCIO HÉRCULES 2014

A KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) realizou, de 19 a 23 de Dezembro, o Exercício Hércules 2014, que envolveu todas as subunidades da KTM, incluindo os militares do contingente Húngaro.

O Exercício Hércules, da responsabilidade do 1º Batalhão de Infantaria Para-quedista (1BIPara), tem por finalidade promover a actividade física através de uma competição entre as diversas subunidades, combinando diferentes actividades físicas de alta intensidade. Simultaneamente, promove ainda o espírito de corpo e camaradagem entre os militares do Batalhão, sendo realizado anualmente em Dezembro, constituindo-se como mais um evento associado às comemorações da época festiva do Natal e Ano Novo.

O exercício dividiu-se em 4 etapas diferentes, tendo participado sete equipas (três equipas da BCoy (PRT), três equipas da CCoy (HUN) e uma equipa da Companhia de Apoio (PRT/HUN), com efectivos diferentes em cada fase.

A primeira etapa, organizada pelo Estado-Maior do Batalhão, realizou-se no dia 19 de Dezembro em Camp Vrelo e consistiu numa corrida por equipas, com o efectivo de uma secção, que decorreu num terreno com grande inclinação onde, os participantes fardados utilizaram o equipamento de combate e respectiva arma. Apesar de ser um percurso relativamente curto, a inclinação e a baixa temperatura fizeram com que os intervenientes fossem levados a um nível de esforço máximo.

A segunda etapa, caracterizada por ter uma componente física e outra de técnica de tiro, foi organizada pela CCoy (HUN) e decorreu no dia 20 de Dezembro, em Kicice-Mitrovica, tendo cada equipa sido representada por duas esquadras.

A terceira etapa realizou-se no dia 22 de Dezembro, em Camp Slim Lines, tendo ficado a organização a cargo da BCoy (PRT). Esta etapa, inspirada nos "Doze Trabalhos de Hércules" estava dividida em doze fases, salientando-se o lançamento de granadas, as pistas de obstáculos colectivas, a montagem e desmontagem de armamento com visibilidade reduzida, entre outras, foi realizada por equipas, de efectivo de esquadra.

A última etapa, organizada pela ACoy (PRT/HUN), decorreu no dia 23 de Dezembro, em Camp Slim Lines, evidenciando-se a utilização de técnicas de transporte de feridos e a troca de uma roda de uma viatura pesada com corrida.

No final realizou-se a cerimónia da entrega de prémios às equipas participantes, tendo os objectivos inicialmente propostos sido cabalmente atingidos, fazendo-se jus ao lema da KTM "Two Nations One Force". (EMGFA)

1 comentário:

  1. COMBATENTES DO ULTRAMAR, CONTINUAM VOTADOS AO OSTRACISMO.
    AGORA LUTAM PELA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA URBANA.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.