26 de janeiro de 2015

Comissão de serviços secretos dos EUA: "Ainda é possível negociar as Lajes"

Há dois anos, o primeiro-ministro português desconvocou reunião pedida por Washington, causando incómodo. Congressista americano fala em "danos nas relações" entre os dois países.

O arquipélago dos Açores "oferece benefícios geo-estratégicos únicos aos Estados Unidos", pelo que a decisão de o Pentágono reduzir drasticamente a sua presença militar na Base das Lajes "irá causar numerosos problemas" ao país e às relações bilaterais com Portugal.

Esta posição é assumida ao DN pelo congressista Devin Nunes, presidente da comissão dos serviços secretos da Câmara dos Representantes dos EUA: "A decisão da Força Aérea e do Departamento de Defesa em reduzir a presença dos EUA nas Lajes causará numerosos problemas, incluindo um declínio na sua capacidade" de resposta militar.

O congressista republicano de origem açoriana considera também que a recém-anunciada decisão de reduzir dois terços dos efectivos militares dos EUA nas Lajes provocará "danos nas relações" diplomáticas com Portugal. Contudo, revela Devin Nunes, "depois de consultas com os presidentes de outros comités e vários senadores, estou convencido de que o Congresso irá explorar diversas opções para manter a viabilidade da Base das Lajes". (DN)

1 comentário:

  1. OS COMBATENTES DO ULTRAMAR SEM-ABRIGO, CONTINUAM VOTADOS AO OSTRACISMO.

    citando o ilustre sociólogo Prof.Dr. Paquete de Oliveira:
    ( in JN-página de opinião- Abril 2001)
    (sic): Eles* sabem, que os antigos combatentes, vão morrendo, devagar devagarinho...!

    * Ministério da Defesa Nacional.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.