16 de dezembro de 2014

Critical renova parceria com a Agusta Westland

As iniciativas de colaboração vão prolongar-se por mais três anos, durante os quais a utilização da capacidade tecnológica da Critical será promovida dentro do grupo Finmeccanica.

A Critical Software anunciou o prolongamento da parceria com a Agusta Westland, fabricante anglo-italiano de helicópteros, do grupo italiano Finmeccanica até 31 de Dezembro de 2017. A parceria vigora há já 10 anos e actual renovação pressupõe a promoção e comercialização da capacidade tecnológica do fornecedor português no referido conjunto de empresas.

A relação com um dos principais clientes da Critical “teve início no âmbito do programa de contrapartidas dos helicópteros AW101 fornecidos à Força Aérea Portuguesa, esteve na base da expansão internacional da tecnológica portuguesa”, diz um comunicado.

No âmbito da mesma a empresa portuguesa criou a sua subsidiária no Reino Unido e “afirmou-se a partir daí à escala global no mercado da Aeronáutica”, diz a nota de imprensa. O novo acordo abrange outras empresas do grupo português ‒ como por exemplo, a Critical Materials.

Entre os projectos previstos na parceria organização destaca aqueles relacionados com estações logísticas terrestres de suporte a frotas; programas de planeamento de missões de voo; ou a manutenção de activos aeronáuticos, aprovisionamento e desempenho logístico; bem como o desenho, desenvolvimento e teste dos sistemas críticos de segurança dos sistemas de aviação avançados destinados a novas aeronaves.

A Critical Software colaborou com a Agusta Westland no desenvolvimento de diversos sistemas críticos, entre os quais se contam projectos militares classificados do Reino Unido e nos EUA, diz em comunicado. “Durante este período de tempo, mais de uma centena de engenheiros, a maioria portugueses, tiveram a oportunidade de amadurecer um leque alargado de exigentes competências técnicas”, acrescenta.

Essa evolução, segundo a Critical, permitiu-lhe posicionar-se e ganhar outros contratos com vários clientes como a Alstom, a Rolls-Royce ou a GE Aviation. A colaboração com a Agusta Westland contribuiu para reforçar a posição da empresa portuguesa como fornecedor qualificado da indústria da defesa no Reino Unido e nos EUA, “um mercado acessível apenas a um grupo muito limitado de fornecedores”.

Projectos da parceria:

- O desenvolvimento, manutenção e renovação das Estações Logísticas Terrestres das plataformas AW101 Merlin, Apache AW159 e Wildcat;

- Produção de um sistema de segurança e análise de perigos para a plataforma AW101 Merlin;

- O desenvolvimento de um sistema de planeamento de missões para as plataformas Apache AH Mk1 e AW159 Wildcat;

- Produção do sistema de controlo da robustez das plataformas Sea King, AW101Merlin, Apache AH Mk1 e Wildcat;

- O desenvolvimento de software de simulação de treinos para a plataforma AW 159 Wildcat;

- Produção e teste de uma Unidade de Processamento Táctico e de uma Unidade Touch Screen para a plataforma AW101 Merlin;

- Avaliação, desenvolvimento e certificação de um browser web para entrega de publicações técnicas na plataforma EH101 Merlin;

- Avaliação, produção e manutenção de um sistema para gerir a grande remodelação de todas as rotinas das plataformas dos helicópteros;

- Desenvolvimento de um sistema de Monitorização da Robustez e da Utilização (HUMS) das estações terrestres para captura de dados e análise. (CW)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.