15 de novembro de 2014

NRP VIANA DO CASTELO EMPENHADO EM ACÇÃO DE SALVAMENTO NA LÍBIA

O NRP Viana do Castelo, que se encontra em patrulha ao largo da ilha italiana de Lampedusa, a sul da Sicília, no âmbito da Operação “TRITON 2014” da Agência FRONTEX, foi hoje empenhado numa ação de salvamento marítimo, para recolher 196 pessoas a bordo de uma embarcação de madeira, a 45 milhas a noroeste de Tripoli, capital da Líbia.

Chegados ao local foram recolhidas 15 crianças, incluindo um bebé de 1 ano e as restantes com idades até aos 10 anos, 20 adultos do género feminino e 166 do género masculino, num total de 201 imigrantes provenientes da Líbia, e de vários países de África.

Muitos dos náufragos encontravam-se com sinais de pré-hipotermia, desidratados e com fome, tendo-lhes sido prestados cuidados médicos primários e distribuída água, bebidas quentes, comida, cobertores e abrigo.

De salientar que durante o mesmo dia foram registados vários pedidos de ajuda às autoridades italianas, tendo sido empenhados diversos meios militares e civis.

A acção foi coordenada pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Roma e pelo Centro Coordenador Internacional da Agência FRONTEX, em Roma.

A operação de salvamento foi dada como terminada cerca das 22h00, horas locais, estando o patrulha oceânico Viana do Castelo a dirigir-se ao encontro do navio da Marinha Italiana “San Giorgio”, que irá receber os imigrantes para posteriormente os desembarcar em terra.

O NRP Viana do Castelo permanecerá na área de patrulha disponível para outras acções de salvamento marítimo que surjam nas próximas horas. (mgp)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.