23 de outubro de 2014

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Macieira Fragoso, advertiu esta quinta-feira que é urgente "revisitar" o projecto de construção dos Navios de Patrulha Oceânica (NPO) para substituir "no curto prazo" as cinco corvetas, já com mais de 40 anos.

Numa intervenção na assinatura do contrato para a aquisição de quatro navios dinamarqueses de fiscalização costeira "Stanflex 300", que decorreu na Base do Alfeite, Almada, Macieira Fragoso salientou que as características oceânicas portuguesas, onde predominam ventos fortes e mar alteroso, "obriga à utilização de navios com elevada autonomia, fiabilidade e resiliência às condições do mar".

Para as missões de cariz tipicamente oceânico, a Marinha conta actualmente com "5 corvetas, já com mais de 40 anos, e 2 NPO, que são manifestamente insuficientes", considerou. "Podemos assim facilmente constatar que também é urgente revisitar o projecto de construção dos NPO, para, no curto prazo, substituir as corvetas, e manter a nossa capacidade oceânica", sustentou Macieira Fragoso. (C.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.