18 de outubro de 2014

Ministro da Defesa Nacional participa na Conferência de Ministros de Defesa das Américas

Começou ontem a XI Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA), na cidade de Arequipa. Presidiram à inauguração desta reunião multilateral o Presidente da República, Ollanta Humala e o ministro da Defesa Peruano, Pedro Cateriano.

Pela primeira vez foram convidados dois ministros da Defesa Europeus a assistir a esta Conferência. A convite dos seus homólogos os ministros da Defesa Português, José Pedro Aguiar-Branco e Espanhol, Pedro Morenés, participam neste evento como observadores reforçando assim a confiança e a cooperação no domínio da defesa entre os dois continentes.

Esta conferência promove desde 1995 a análise, o debate e a cooperação relativamente aos assuntos de segurança e defesa e reúne representantes de 34 países.

Após a sessão inaugural foi feita a apresentação da mesa directiva da XI CMDA, expostas as mensagens dos ministros da Defesa das Américas e feita a eleição de Trinidad e Tobago como país que receberá a conferência no ano de 2016.

Ao longo desta conferência irão ser discutidos cinco eixos temáticos: cooperação em saúde militar, capacidade de busca e salvamento, protecção e defesa do meio ambiente, intercâmbio de experiências sobre a participação das Forças Armadas em tarefas de segurança e coordenação relativamente a conferências de especialidade.

Os resultados destas análises conjuntas serão discutidos e aprovados pelo fórum completo, que irá propor a realização e assinatura da Declaração de Arequipa, o documento final resultante que será assinado hoje, dia 14, dando-se assim por terminada a XI Conferência de Ministros de Defesa das Américas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.