3 de outubro de 2014

Base Aérea de Beja abre com baptismos de voo e mostra de aviões

A Base Aérea (BA) n.º 11, em Beja, abre as portas ao público no sábado com várias actividades, como baptismos de voo, exposição de aeronaves, visitas guiadas e demonstrações operacionais, anunciou hoje a Força Aérea Portuguesa (FAP).

O dia aberto ao público na BA11, com actividades entre as 10:00 e as 16:30, fecha o ciclo "Dia de Base Aberta", que a FAP tem vindo a promover no âmbito das comemorações do seu 62.º aniversário e do Centenário da Aviação Militar.

O evento, no ano em que a BA11 celebra 50 anos, inclui também a iniciativa "Spotters Day", uma oportunidade para os apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar, mediante inscrição, captarem imagens de aeronaves e respectiva actividade aérea prevista para o dia.

Durante o dia, os visitantes poderão apreciar várias aeronaves que vão estar em exposição, como o helicóptero Alouette III e os aviões Alpha-Jet, P-3C CUP+, Lockheed T-33, Northrop T-3, Epsilon e Chipmunk.

Os interessados, além de apreciarem as aeronaves por fora, também vão poder visitar os "cockpit" do Alpha-Jet, do Alouette III e do P-3C CUP+.

Os mais aventureiros vão poder participar em baptismos de voo na aeronave C-295 e em simulador de voo num avião Alpha-Jet.

Os visitantes também vão poder assistir a várias demonstrações operacionais, como descolagens para missões de treino ou instrução e regresso com sobrevoo e aterragem das aeronaves Alpha-Jet, Alouette III, P-3C CUP+, Epsilon, Chipmunk.

O evento inclui também uma exposição da viatura Condor, uma de viaturas dos bombeiros, uma de fotografia dedicada aos 50 anos da BA11, uma do Grupo Mototurismo Paxus Julius e exposições das esquadras 103 "Caracóis", 552 "Zangões" e 601 "Lobos" actualmente instaladas na base aérea alentejana.

Visitas guiadas à torre de controlo e à secção de assistência e socorro da BA11, passeios em viatura Condor, "stand" de aeromodelismo, demonstração cinófila e de falcoaria e actuações de grupos de cantares alentejanos são outras das ofertas do dia aberto ao público da BA11. (NM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.