1 de setembro de 2014

Ministro da Defesa Nacional reúne com homólogos de Itália, França e Espanha

O titular da pasta da Defesa Nacional participou numa reunião preparatória para a cimeira da OTAN, que se realizará nos próximos dias 4 e 5 de Setembro, no País de Gales.

Nesta reunião participaram os ministros da Defesa de Itália, Roberta Pinotti, de França, Jean Yves Le Drian, de Espanha, Pedro Morenés e de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco.

Na reunião foram abordados temas como as linhas de acção a serem seguidas pela Aliança, os investimentos em Defesa de cada membro e as ameaças que a OTAN actualmente enfrenta.

Relativamente às questões de segurança comum, os quatro países concordam que a situação prioritária, no quadro europeu, é a situação ucraniana, porém, não descuram a importância da necessidade de também manter o foco no Norte da África e no Médio Oriente.

Outras das áreas abordadas durante a reunião foram a migração, a pirataria e o terrorismo. Os quatros países pretendem, em conjunto, sensibilizar consciências dentro do seio da OTAN relativamente a estes assuntos, por forma a desenvolver soluções mais eficazes para estas situações.

Portugal estará representado na Cimeira da OTAN, no País de Gales, pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete e pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco. (Defesa Nacional)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.