5 de agosto de 2014

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ZONA MILITAR DOS AÇORES E DO REGIMENTO DE GUARNIÇÃO Nº 1

Decorreram no período de 19 a 25 de Julho de 2014, na Região Autónoma dos Açores, em particular na ilha Terceira, um conjunto de actividades de natureza desportiva, cultural, recreativa e militar com o objetivo de assinalar a comemoração de mais um aniversário da Zona Militar dos Açores (ZMA) e do Regimento de Guarnição Nº 1 (RG1).

No dia 19 de Julho de 2014, o RG1 realizou mais uma edição da tradicional “Estafeta da Salga”, que contou com a participação de 28 equipas de 4 atletas, representativas do RG1, de forças militares e de segurança estacionadas na Ilha Terceira, bem como de colectividades desportivas, num total de 112 participantes. As equipas percorreram um trajecto de quatro percursos entre o lugar da Baía da Salga e o Castelo de S. João Baptista, numa extensão total de 14 km.

As principais comemorações do Dia da ZMA e do Dia do RG1 decorreram no dia de 25 de Julho, no Castelo de São João Baptista, em Angra do Heroísmo. O dia começou com uma missa de Ação de Graças e Sufrágio na Igreja de São João Baptista, seguindo-se a cerimónia militar presidida por S.Exª o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Dr. Alves Catarino, e que contou também com a presença de S.Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo,do Exmo Secretário Regional da Saúde em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, do Exmo Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Exmo Comandante das Forças Terrestres, entre outras entidades militares, civis e eclesiásticas.

O programa incluiu as honras militares regulamentares à alta entidade que presidiu à cerimónia com uma Guarda de Honra e a continência pelas forças em parada, a que se seguiu a integração do Estandarte Nacional, a homenagem aos Mortos em Combate, as alocuções do Comandante do RG1, Coronel Inf Carlos Alberto Esteves Filipe, do Comandante da ZMA, Major-General José Manuel Cardoso Lourenço, e do General CEME. Após a rendição dos Porta-Estandarte da Zona Militar seguiram-se a imposição de condecorações, tendo a cerimónia terminado com o desfile das forças em parada comandadas pelo Coronel Tirocinado de Infantaria João Otílio Passos Gonçalves, 2º Comandante da Zona Militar dos Açores.

As comemorações culminaram, na noite de 25 de Julho, com um concerto comemorativo pela Banda Militar dos Açores, em colaboração com a Orquestra de Sopros da Ilha Terceira. O evento, realizado no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, contou com uma grande afluência e com a presença de S.Exª o General CEME. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.