15 de julho de 2014

Governo e Airbus estudam capacidade de reforço da Força Aérea no combate a incêndios

O ministro portuguesa da Defesa e o vice-presidente da Airbus Rodriguez Barberán iniciaram nesta segunda-feira “conversas exploratórias” sobre a possibilidade de adaptar o avião C-295 para combate a incêndios.

“Esta conversa que tivemos hoje [segunda-feira] é exploratória no que diz respeito a este avião C-295 ter também a capacidade ao nível de combate a incêndios e de poder desenvolver-se entre a Força Aérea Portuguesa e a Airbus um projecto de desenvolvimento”, afirmou Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa falava aos jornalistas no final de uma reunião com Rodriguez Barberán, durante a feira de indústria de aeronáutica e defesa, em Farnborough, nos arredores de Londres.

Segundo Aguiar-Branco, o reforço da capacidade da Força Aérea no combate a incêndios é uma prioridade do ministério da Defesa.

O governante, que visitou um C-205 da FAP em exposição na feira de Farnborough a convite da Airbus, defendeu durante o encontro a necessidade de Portugal ter uma “capacidade mais forte” e um “papel mais activo” no combate a incêndios visando “mais eficácia”.

Considerando que “há uma base” para desenvolver o projecto, o ministro mencionou ainda a oportunidade para o estudo, afirmando que existe um grupo de trabalho governamental que tem como objectivo encontrar soluções para dar mais eficácia ao combate a incêndios.

Por outro lado, sublinhou, um papel mais activo da FA naquela área poderá aumentar a qualificação dos pilotos, respondendo a um “problema que é crónico”, frisando que desde 2000 até hoje saíram 275 pilotos da Força Aérea.

“Isso permitiria também que houvesse maior número de horas de voo para os pilotos da Força Aérea, o que facilitaria porque essas horas entram para a qualificação dos pilotos”, disse.

A Farnborough International Airshow realiza-se de dois em dois anos desde 1948 naquela cidade dos arredores a sul de Londres, constituindo uma das feiras mais importantes da indústria da aviação na Europa. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.