28 de fevereiro de 2013

60 anos ao serviço de Portugal

"...Se Vai ao Longe" é o lema da esquadra de voo mais antiga da Força Aérea que no dia 28 de Fevereiro comemorou o seu 60º aniversário, com o recordar de anos de história, representados por muitos daqueles cujo percurso de formação como pilotos passou por aqui, a actual Esquadra 103 "Caracóis".

O encontro reuniu pilotos de várias gerações na Base Aérea Nº11 - Beja - onde se encontra sediada a Esquadra 103 - Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate - e as suas aeronaves ALPHA-JET, que ensinaram e formaram estes homens e mulheres, para o cumprimento da Missão.

Entre eles estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e o Comandante da Esquadra 103, Tenente-Coronel Eugénio Rocha, bem como outros militares que não esquecem os momentos que aqui passaram, hoje revividos com o contar de experiências e com o reencontro de antigos camaradas "Caracóis", para recordar o passado e olhar para o futuro.(FAP)

27 de fevereiro de 2013

Exercício REAL THAW 2013 "Last Report"

O Exercício anual táctico da Força Aérea Portuguesa (FA) REAL THAW 2013 (RT13), planeado e executado pelo Comando Aéreo, simulando uma possível projecção de forças para um teatro de operações actual, terminou no dia 22 de Fevereiro, em Monte Real.

O RT13 teve como finalidade, permitir que as forças participantes se treinem e qualifiquem em cenários exigentes idênticos aos dos actuais teatros de operações, bem como aumentar a interoperabilidade entre as mesmas.

Este exercício envolveu a participação das Forças Armadas Portuguesas, da Holanda, dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e meios aéreos da NATO, num total de 4000 militares e 40 aeronaves.

Neste contexto, importava promover um trabalho coordenado, apelando a um esforço de cooperação e espírito de interajuda entre as várias entidades, de forma a acautelar o êxito categórico de toda a campanha aérea, assumindo um papel preponderante, a eficiência dos recursos atribuídos. Assim, o planeamento atempado foi fundamental na identificação de soluções eficientes, capazes e inovadoras, que de forma séria, permitiram traçar um caminho firme e coerente.

A realização de exercícios em Portugal, tem vindo a ganhar importância no panorama internacional, contando regularmente com a participação de vários meios internacionais, situação que fortalece a capacidade da FA na realização de grandes eventos.

A realização de exercícios em Portugal, para além de um propósito da FA, é também uma ambição nacional. Os exercícios são responsáveis por trazer participantes internacionais, fator que contribui de forma significativa para a dinamização económica das regiões em causa.

O Exercício REAL THAW 2013 teve início no passado dia 11 de Fevereiro, em Monte Real, Leiria, incluiu 456 horas de voo e mais de 215 saídas, tendo decorrido missões aéreas e terrestres nas zonas de Leiria e do interior do país (Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego). (FAP)

Exército simula Kosovo em Leiria com 400 militares


O Exército português realiza até 1 de Março diversas operações em Leiria, num conjunto de manobras que pretendem simular o teatro de operações no Kosovo.

No exercício “Pristina 131″ participa a Brigada de Reacção Rápida, apoiada pelo Regimento de Artilharia Nº4 (RA 4), sediado em Leiria.

Segundo o Exército, “Pristina 131″ é o exercício final do aprontamento do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista/FND/KFOR e visa maximizar a realização do treino orientado desta unidade, contributo nacional como Força Nacional Destacada, para a missão da operação da NATO no teatro de operações do Kosovo.

Em Leiria, a manobra das forças tem vários objectivos e um espectro de missões, o mais completo e realista possível. O exercício procura ter características semelhantes às do ambiente operacional que actualmente se vive no âmbito da missão das forças NATO naquela região dos balcãs.

No total, entre as diversas forças participantes, estão envolvidos cerca de 400 militares.(R.Leiria)

22 de fevereiro de 2013

Há 45 anos no Dever da Memória


Foi sob o mote “Dever da memória” que se comemorou o 45º Aniversário da criação do Museu do Ar (MUSAR). É o assinalar de um marco histórico de elevada importância para este espaço repleto de memórias da aviação, e para os portugueses e estrangeiros, entusiastas e apaixonados pelas aeronaves e pela história, ou simplesmente curiosos, que hoje se assinalou em Sintra.

No decorrer da cerimónia, que contou com a presença de individualidades militares e civis, de entre as quais, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Fernando Seara, o Director do MUSAR, Coronel Antero Coutinho, proferiu uma breve alocução na qual se referiu à história, à importância da preservação do património da aviação e do conhecimento público, enriquecido pelos novos espaços que o MUSAR coloca actualmente à disposição de quem o visita.

Este espaço museológico que ao longo destes anos recuperou e inventariou muito do património da Aviação em Portugal, tanto com atividades de restauro e recuperação de aeronaves e objectos aeronáuticos, bem como de recolha de testemunhos documentais, é hoje herdeiro de perto de 10 000 peças, entre aeronaves, motores, hélices, equipamentos de voo e de navegação, painéis de instrumentos, simuladores, fardamentos, troféus aeronáuticos e vários objectos dos Pioneiros da Aviação Portuguesa, incorporando também dois valiosos acervos, da TAP e da ANA.

O Museu do Ar, que comemora 45 anos, é considerado uma das vinte melhores colecções do mundo. (FAP)

17 de fevereiro de 2013

Fragata Vasco da Gama participa em programa de treino da Marinha Espanhola

No âmbito do aprontamento para assumir a função de navio de reserva da Operação ATALANTA a partir de 15 de Março de 2013, a fragata “Vasco da Gama” participa, entre 18 e 21 de Fevereiro, no programa de treino da fragata espanhola “Numancia” que decorre no Golfo de Cádis.

Este treino, que se realiza ao abrigo de um acordo bilateral entre as marinhas de Portugal e Espanha, irá incidir em acções de segurança marítima, mais concretamente, no combate à pirataria, escolta a navios, controlo de emigração ilegal e apoio a navios sinistrados.

Realizar-se-á sob a égide do centro de treino da marinha espanhola, Centro de Valoración y Apoyo a la Calificación Operativa para el Combate (CEVACO), contando também com a colaboração de militares do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN), da Marinha Portuguesa.

A operação ATALANTA é uma missão da força naval europeia (EU NAVFOR) para a proteção dos navios do Programa Alimentar Mundial e para o combate à pirataria no Golfo de Aden e na costa da Somália.

A fragata Vasco da Gama foi construída em 1990, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo, Alemanha), sendo o primeiro dos três navios da classe “Vasco da Gama”.

Desde o seu aumento ao efetivo da Armada, em 18 de Janeiro de 1991, tem representado e defendido o país e os interesses nacionais em vários cenários, designadamente em Angola, mar adriático, Guiné-Bissau, Timor-Leste, mar mediterrâneo oriental e oceano índico (Somália).

A fragata Vasco da Gama é comandada pelo Capitão-de-fragata Ricardo Freitas Braz e a sua guarnição é constituída por 194 militares: 22 oficiais, 50 sargentos e 122 praças. Tem embarcado um helicóptero orgânico e duas equipas de abordagem. (MGP)

APOIO DA BRIGADA MECANIZADA AO PROGRAMA DE TREINO DA ROYAL MILITARY ACADEMY DA BÉLGICA

No âmbito do intercâmbio entre as Forças Armadas Portuguesas e Belgas, a Brigada Mecanizada (BrigMec) recebeu a missão de apoiar a realização do “winter camp” da Royal Military Academy (RMA), durante o período entre 23 de Janeiro e 10 de Fevereiro de 2013.

Dos 153 Militares que constituíram o contingente belga, os 118 cadetes desenvolveram actividades no âmbito da táctica de Pelotão e de Companhia, nomeadamente patrulhas apeadas e montadas, ocupação de posições defensivas, reacção a emboscadas e ainda várias provas topográficas. As actividades foram acompanhadas e observadas pelo Comandante da RMA, Major-General Harry Vindevogel, que para o efeito, se deslocou a Portugal nos dias 05 e 06 de Fevereiro.

Além do treino militar, a comitiva belga teve oportunidade de efetuar algumas visitas culturais aos principais locais históricos e turísticos da região, atividade que contou com o apoio das autoridades e organismos locais.

O apoio prestado pela BrigMec foi apresentado no Welcome Briefing, onde, além dos aspetos relacionados com a segurança, foram indicadas as principais questões administrativas relacionadas com o quotidiano na BrigMec e referidos os apoios no âmbito das áreas de alojamento e treino que incluíram o Quartel da Pucariça e as regiões do Monte Novo e Valeira Alta. De relevar que o apoio envolveu todas as Unidades da BrigMec, tendo sido empregues, em permanência, 22 viaturas e respetivos condutores, além do pessoal de apoio às infraestruturas de treino.

No final, a comitiva belga expressou ao Comandante da Brigada Mecanizada, Major-General António Menezes, o reconhecimento pelo apoio prestado pelo Exército Português, em geral, e pela BrigMec em particular, que contribuiu para a formação pessoal e institucional dos futuros oficiais belgas, frisando a qualidade dos quadros e tropas que servem na Brigada Mecanizada.(Exército)

ACTIVIDADES DA ISAF

O Comandante Operacional Conjunto (COCONJ), Tenente-General João Nuno Jorge Vaz Antunes, em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, deslocou-se ao Afeganistão, com o objectivo de se inteirar da realidade do Teatro de Operações vivida pelo 5º Contingente Nacional, entre os dias 17 e 20 dezembro. Foi acompanhado pelo COR TIR António Martins Pereira, pelo TCOR Paulo Jorge Baptista Domingos e pelo TCOR António Manuel Varregoso.

A visita iniciou-se com uma passagem pelas instalações portuguesas que alojam os militares que cumprem tarefas na área militar do Aeroporto Internacional de Kabul, com o objectivo de contactar com todos e aperceber-se da realidade laboral de cada um dos cargos, desde aqueles que integram unidades constituídas ou componentes de assessoria, até aos militares que, em cargos isolados, cumprem funções na estrutura da ISAF. O COCONJ contactou de perto com a realidade da Companhia de Protecção da KabulAfghanistan International Airport (KAIA), onde militares do Corpo de Fuzileiros e da Polícia do Exército cumprem tarefas de grande exigência e responsabilidade.

A visita prosseguiu para Camp Warehouse, com a visita às instalações e locais de trabalho dos militares portugueses, onde o General Vaz Antunes transmitiu palavras de apreço aos militares em parada, antes da reunião com o Comandante do Regional Command Capital (RC-C), BGEN Ali Riza Kugu.

As entidades visitantes realizaram ainda uma visita ao International Training Compound/National Police Training Center (ITC/NPTC) em Wardak, onde se encontraram com o Contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR), e onde o COCONJ proferiu um discurso alusivo à missão e à época natalícia.

VISITA DO CHEFE DE ESTADO-MAIOR DO COMANDO DO CORPO DE FUZILEIROS.

O 5º Contingente Nacional destacado no Afeganistão, recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior do Comando do Corpo de Fuzileiros, Capitão-de-fragata Almeida Gabriel, em representação do Comandante do Corpo de Fuzileiros, Contra-Almirante Luís Miguel de Matos Cortes Picciochi, com o objectivo de se inteirar da realidade vivida pelo Contingente Nacional em geral e pelos Fuzileiros em particular, numa proximidade desejável entre as lideranças e os subordinados, sobretudo na época de Natal.

A visita iniciou em 22 de Dezembro, tendo o Comandante Almeida Gabriel permanecido no Kabul Afghanistan International Airport(KAIA) junto da Companhia de Protecção de Força em KAIA, durante três dias, onde pôde acompanhar algumas das actividades operacionais. De seguida visitou o Camp Warehouse assistindo a algumas das actividades desenvolvidas.

VISITA DE RECONHECIMENTO DO 6º CONTINGENTE NACIONAL AO AFEGANISTÃO.

Uma delegação portuguesa visitou o Teatro de Operações do Afeganistão. A delegação era constituída por 10 militares portugueses (sete Oficiais do 6º Contingente Nacional, dois Oficiais do Comando das Forças Terrestres (CFT) e um Oficial da Repartição de Lições Aprendidas do Comando de Instrução e Doutrina (CID)). A visita, no âmbito do reconhecimento do 6º Contingente Nacional ao Teatro de Operações, decorreu entre os dias 24 a 31 de janeiro de 2013, com a finalidade de conhecer o próprio Teatro em geral e, em particular, reconhecer as áreas de intervenção da Força Nacional Destacada no Afeganistão, assim como as entidades com as quais o Contingente Nacional tem mantido maior contato.

O programa contou com a apresentação de alguns brífingues sobre cada área sectorial, com a realização de visitas às infraestruturas e a áreas de trabalho e também a algumas das entidades da estrutura da ISAF que irão assessorar. (EMGFA)

16 de fevereiro de 2013

KFOR - Medal Parade

A Medal Parade destina-se a condecorar todos militares com a medalha não Artigo 5º da NATO que estiveram envolvidos nas suas operações nos Balcãs, neste caso particular, ao serviço da Kosovo Force (KFOR).

Do programa destacam-se as palavras dirigidas aos dois contingentes pelo National Senior Representative (NSR) da Hungria, Coronel Miskclczi József e pelo Comandante da KTM e do Contingente Nacional, TCOR CAV José Talambas. Seguiu-se a imposição das medalhas Non-Article 5 da NATO aos Key Leaders e a consequente imposição por estes a todos os militares em parada.

A cerimónia teve igualmente um momento para agraciar alguns militares de ambos os contingentes, Português e Húngaro, com Medalhas e prémios nacionais. No final da cerimónia as forças em parada desfilaram em continência ao Comandante da KTM e ao Comandante do Contingente Húngaro.

A cerimónia contou com a presença de inúmeros e distintos convidados nacionais e estrangeiros, militares e civis que nos honraram com a sua presença. As festividades terminaram com um almoço convívio, organizado pelos dois contingentes, que contou com pratos tradicionais de ambos os países e foi marcado pela habitual camaradagem e confraternização. (EMGFA)

15 de fevereiro de 2013

Governo vai cortar 218 milhões de euros no orçamento da Defesa

O ministro da defesa anunciou cortes de 218 milhões de Euros e a redução de 8 mil efectivos nas Forças Armadas. Apesar disso Aguiar Branco quer duplicar a presença de tropas portuguesas em missões no estrangeiro. Em entrevista a RTP o ministro da Defesa diz que a opção é gastar menos em salários para tornar as Forças Armadas mais operacionais. (RTP)

PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NO EXERCÍCIO REAL THAW

O exercício REAL THAW, é um exercício da Força Aérea Portuguesa (FAP) planeado e conduzido sobre a égide do Comando Aéreo, órgão da FAP responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais que possam vir a participar em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e EU).

O exercício, que decorre na modalidade LIVEX/FTX durante o período de 11 a 23 de fevereiro de 2013, conta com a participação do Exército com forças da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e da Brigada Mecanizada (BrigMec), constituindo Audiências Secundárias de Treino (Secundary Training Audience - STA).

A BrigRR participa, como STA, no exercício com o 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista, Batalhão de Comandos, Forças de Operações Especiais, Grupo de Artilharia de Campanha, Batalhão Operacional de Apoio Terrestre, Bateria de Artilharia Antiaérea e Companhia de Transmissões.

A BrigMec participa com um Agrupamento Mecanizado, o Grupo de Artilharia de Campanha, a Bateria de Artilharia Antiaérea e o Batalhão de Apoio de Serviços. (Exército)

TVI - Entrevista ao Ministro da Defesa Nacional

José Pedro Aguiar-Branco quer umas Forças Armadas mais operacionais e focadas nas suas missões essenciais.

Em entrevista à TVI, no Jornal das 8, o Ministro da Defesa Nacional defendeu a necessidade de reequilibrar o rácio desproporcionado que hoje existe entre as despesas com pessoal (80%) e o dinheiro gasto em operações (15%).

Para Aguiar-Branco de nada vale ter 38 mil militares se depois não há dinheiro para os colocar a desempenhar as missões para as quais foram treinados.

Nesse sentido o Ministro da Defesa Nacional defende que mais de 90% das medidas equacionadas na reforma se destinam a libertar os militares de funções acessórias ou administrativas.

“Nenhum militar gosta de estar atrás de uma secretária ou a desempenhar funções de motorista particular”, concluiu.

Na mesma entrevista José Pedro Aguiar-Branco garantiu ainda que a reforma da Defesa Nacional não faz por causa da “troika” ou do corte dos 4000M€ com tem sido dado a entender.

O ministro relembrou as diversas intervenções públicas que fez, desde que iniciou o seu mandato, onde se referiu à sustentabilidade das Forças Armadas e à necessidade de implementar um conjunto de importantes medidas, em plano concorrente à Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

José Pedro Aguiar-Branco foi mais longe dizendo que nada do que é proposto é uma novidade ou uma mudança radical, lembrando que a maioria das medidas “estão estudadas há muito tempo e já foram alvo de decisões de anteriores governos”.

Relativamente aos efectivos, o governante salientou que a o redimensionamento de 8 mil militares, previsto entre 2014 e 2020 se fará entre as entradas e saídas das Forças Armadas, de forma equilibrada e "operacionalmente exequível”.(Defesa Nacional)

VÍDEO DA ENTREVISTA

13 de fevereiro de 2013

Força Aérea mobiliza quatro mil operacionais para simular missões de paz

A Força Aérea Portuguesa está a mobilizar no país, até 22 de Fevereiro, mais de quatro mil operacionais focados sobretudo na simulação de missões de manutenção de paz, contando com o apoio do Exército, Marinha e forças internacionais.


O responsável pelo exercício, o tenente-coronel Carlos Lourenço, disse à agência Lusa que "o cenário que está montado vai desde missões de suporte de paz, como ajuda humanitária" até situações bélicas nas quais são simuladas "algumas forças insurgentes que é preciso debelar".

O exercício, batizado de "Real Thaw 2013" está a ser realizado em vários pontos do norte do país (Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego), sendo que a coordenação é feita a partir da Base Aérea N.º5, em Monte Real, Leiria.

O "Real Thaw 2013", que conta com a participação militares da Holanda e Estados Unidos da América, bem como meios aéreos do Reino Unido e da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), tem como principais objetivos "treinar, qualificar e aprontar as forças participantes para as exigências que estrategicamente se apresentam hoje a Portugal e às Alianças Internacionais de que o país faz parte".

Para o cumprimento destes objetivos estão planeadas missões aéreas e terrestres utilizando dois mil operacionais do Exército, um milhar oriundo da Marinha e 1200 da Força Aérea, apoiados por 40 aeronaves.

Para além dos helicópteros, alocados numa frente avançada em Seia, e dos F16 portugueses, o exercício conta com os A10 das esquadras norte-americanas (avião de ataque ao solo) e controladores de aéreos avançados daquele país.

Destaque ainda para a utilização do AE3, avião da NATO utilizado como radar móvel para detetar comunicações e outras aeronaves inimigas a longa distância, assim como para o Falcon 20, uma aeronave de guerra eletrónica.

Neste treino conjunto "concentramos esforços para envolver todas as nossas esquadras e colocá-las num ambiente de treino com o intuito de qualificá-las para as missões que temos atribuídas" a nível internacional, explica Carlos Lourenço.

Para o responsável pela logística, o capitão Neves, "o grande desafio é fazer o que está previsto em termos de planeamento numa operação real", sendo que só na Base Aérea n.º5 de Monte Real há que contar "com mais 400 homens fora do normal funcionamento da base".

Para além do alojamento, as tendas, o reforço de viaturas, contentores, mobiliário e energia, através da instalação de geradores, "constituem preocupações que são tratadas muitos meses antes", frisa o militar.

O ministro da Defesa, Aguiar Branco, deverá acompanhar este exercício militar numa visita prevista para 19 de Fevereiro. (JN)

Força Aérea na LeiriModel

No fim de semana de 9 e 10 de Fevereiro a Força Aérea esteve presente na exposição de miniaturas “LeiriModel”, que decorreu no Mercado de Sant´Ana, em Leiria.

Durante os dois dias do evento esteve patente ao público uma aeronave F-16, uma exposição sobre Busca e Salvamento e um stand de divulgação do Centro de Recrutamento da Força Aérea.

Foram muitos os visitantes que quiseram conhecer de perto o F-16 e entrar no seu cockpit, que visitaram os equipamentos utilizados para salvar vidas em terra e no mar e que esclareceram dúvidas sobre as áreas de especialização da Força Aérea e sobre as formas de prestação de serviço. (FAP)

10 de fevereiro de 2013

REAL THAW 2013



Blogue oficial do exercício "Real Thaw 2013" e tem como objectivo dar-lhe a conhecer tudo o que por aqui se vai passando, vídeos, reportagens e fotografias são algumas das informações com as quais pode contar.

Estudo do Ministério da Defesa Nacional sugere congelamento de contratação de militares

Um estudo do Ministério da Defesa Nacional, divulgado hoje, sugere o congelamento das contratações de pessoal e da renovação de contratos nas Forças Armadas em 2013 e 2014.

Esta é uma das disposições transitórias constantes num documento de trabalho, com o título "Reforma da Defesa Nacional", a que a Lusa teve acesso, que propõe também a suspensão do Dia da Defesa Nacional, "com efeitos imediatos".

A medida é justificado pelo Executivo pela necessidade de "reduzir e reorientar a despesa", até que seja concluída uma nova organização das Forças Armadas.

As excepções à contratação de pessoal dependente de todos os organismos tutelados pelo Ministério da Defesa Nacional dependem de autorização do próprio ministro e tem de justificar-se para dar resposta a casos de "impacto crítico" negativo.

Ficam igualmente suspensas "todas e quaisquer despesas" para novas construções e remodelações em infraestruturas, sistemas de informação, comunicações e compra de bens, excecionando-se "as situações com manifesto impacto crítico".


O executivo propõe-se ainda fazer uma cativação de 3% da dotação do orçamento em todos os organismos tutelado para pôr em prática as medidas propostas.

Este estudo, que o Ministério da Defesa define como documento de trabalho, prevê uma redução de 38.000 para 30.000 o número de efectivos nas Forças Armadas portuguesas e uma redução de 30% no dispositivo territorial. (Lusa/SIC)

Colóquio - "Grandes opcções do conceito estratégico de defesa nacional"

Dia 19 de Fevereiro de 2013

Sala do Senado - Assembleia da República

Colóquio - "Grandes opcções do conceito estratégico de defesa nacional".

Entrada Livre!

8 de fevereiro de 2013

Mostra documental "CANHONEIRA IBO"

No próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 18h00, será inaugurada na Biblioteca Central de Marinha, em Belém, uma mostra documental e iconográfica intitulada "CANHONEIRA IBO", pelo Director da Comissão Cultural de Marinha Vice-Almirante Vilas Boas Tavares. As visitas à exposição são gratuitas e estará patente ao público de 15 a 28 de Fevereiro de 2013, todos os dias das 10h00 às 16h30.(M.G.P)

KTM conduz exercício de militares Ucranianos

A KTM conduziu no campo de Slim Lines, em Pristina, o exercício da Full Operational Capability (FOC) do Freedom of Movement Detachment Ucraniano (FOMD #1), recém-chegado ao Teatro de Operações do KOSOVO, que se realizou no passado dia 28 de janeiro.

Com a participação do FOMD #2 (CHE) em Controlo Tático (TACON) da KTM, foi efetuado o planeamento e a condução de um exercício de remoção de umroadbloack complexo em ambiente não permissivo. A coberto da proteção e segurança garantidas pelas forças da KTM, a remoção do roadblock iniciou-se com o emprego por parte do FOMD #1 Ucraniano do binómio cão e homem, para a verificação da existência de engenhos explosivos no obstáculo. Em virtude da grande capacidade de ação deste binómio, o engenho explosivo foi descoberto rapidamente, procedendo-se de imediato à sua detonação. Seguiu-se a abertura de uma brecha no obstáculo, através do emprego de um carro de combate de engenharia (IMR - Inzhenernaya mashina razgrazhdeniya) baseado no chassis de um T-55. Dessa forma, as forças da KTM passaram através da brecha aberta no obstáculo e, com o apoio das suas viaturas blindadas, garantiram a segurança necessária para conter a multidão furiosa e extremamente violenta, de forma a permitir que o FOMD#1 removesse o obstáculo por completo.

A condução do exercício foi acompanhada de perto pelos elementos do QG da KFOR, nomeadamente pelo Joint Logistic support Group (JLSG), responsável pelo controlo operacional dos FOMD e pelo Joint Engineer, responsável técnico pelo emprego dos meios de Engenharia e EOD.

Após o final do exercício, realizou-se o After Action Review, onde foram apresentados os pontos positivos e os aspectos a corrigir no futuro para uma melhor eficiência no emprego destes meios e normalização das técnicas, tácticas e procedimentos em uso no TO. Como conclusão desta acção, ficou bem patente a importância para o treino e prontidão operacional destes militares recém-chegados à KFOR, e a papel relevante da KTM e do FOMD#2 na sua formação.(EMGFA)

APOIO DA BRIGADA MECANIZADA AO TREINO DOS CADETES DA ROYAL MILITARY ACADEMY DA BÉLGICA

No âmbito do intercâmbio entre as Forças Armadas Portuguesas e Belgas, a Brigada Mecanizada recebeu a missão de apoiar a realização do treino da Royal Military Academy belga, no período entre 23 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2013.

O destacamento belga é formado por 118 cadetes, enquadrados pelos respetivos instrutores e pessoal de apoio, totalizando um efetivo de 153 militares, entre os quais 1 Oficial General (Comandante do Destacamento), 5 Oficiais Superiores, 8 Oficiais Subalternos, 10 Sargentos e 11 Praças.

Alojados nas instalações da Valeira Alta, contando com o apoio logístico da Unidade de Apoio da Brigada Mecanizada (UnAp/BrigMec), os Cadetes belgas terão a oportunidade de desenvolver “treino básico em condições difíceis e ambiente austero, no âmbito da infantaria ligeira”. (Exército)

VISITA DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESPANHOL A PORTUGAL

Em 05 e 06 de Fevereiro, a convite de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, o Exército Português recebeu a visita de S. Exa. o Jefe del Estado Mayor del Ejército (JEME) de Espanha, General de Ejército D. Jaime Domínguez Buj, naquela que foi a sua primeira visita a um Exército aliado.

Do programa da visita, destaca-se a audiência com S. Exª o General CEME, a que se seguiram, no Auditório da Divisão de Segurança e Cooperação Militar do Estado-Maior do Exército, um brífingue sobre o Exército Português e outro sobre o Processo de Transformação em Curso no Exército espanhol.

Após estas actividades, a Comitiva dirigiu-se para Mafra, onde visitou a Escola Prática de Infantaria, tendo assistido a uma demonstração de Combate em Áreas Edificadas, que decorreu no Centro de Formação e Treino de Combate em Áreas Edificadas.

A concluir a visita ao Exército Português o General JEME deixou o testemunho da sua passagem no Livro de Honra do Exército Português.(Exército)

7 de fevereiro de 2013

Comunicado do Ministério da Defesa Nacional

A propósito da notícia publicada, hoje, dia 07 de Fevereiro de 2013, no Jornal Correio da Manhã, com o título “Tropa propõe a extinção do Ministério” o Ministério da Defesa Nacional informa:

1. A mesma não tem qualquer fundamento.

2. Foi solicitado ao Instituto de Defesa Nacional, como a outras entidades, os seus contributos para a reforma da estrutura superior do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas.

3. Este é um trabalho que está a ser desenvolvido há várias semanas, com o objectivo de reorganizar e racionalizar o Ministério da Defesa Nacional e a Estrutura Superior das Forças Armadas, apostando na coordenação e na exploração das sinergias que existem, entre ambos.

4. O Ministério da Defesa Nacional confirma, tal como referido ao Jornal Correio da Manhã, que já recebeu o contributo do IDN mas não “esta proposta”, como é referido, de acabar com a secretaria e direções gerais, muito menos a extinção do Ministério da Defesa Nacional.

Lisboa, 7 de Fevereiro de 2013

NOTÍCIA SOBRE PROPOSTA DE EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL SEM QUALQUER FUNDAMENTO

O Ministério da Defesa Nacional emitiu um comunicado no qual nega «qualquer fundamento» a uma notícia publicada no jornal Correio da Manhã, com o título «Tropa propõe a extinção do Ministério».

O MDN refere que «foi solicitado ao Instituto de Defesa Nacional, como a outras entidades, os seus contributos para a reforma da estrutura superior do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas», «um trabalho que está a ser desenvolvido há várias semanas, com o objetivo de reorganizar e racionalizar o Ministério da Defesa Nacional e a Estrutura Superior das Forças Armadas, apostando na coordenação e na exploração das sinergias que existem, entre ambos».

O Ministério da Defesa Nacional recebeu o contributo do IDN mas não a proposta referida pelo jornal de «acabar com a secretaria e direções gerais», e «muito menos a extinção do Ministério da Defesa Nacional». (MDN)

Instituto de Defesa Nacional propõe extinção de serviços do Ministério

IDN pretende a quase extinção do Ministério. Só fica o lugar do ministro, segundo o "Correio da Manhã".

O Instituto de Defesa Nacional (IDN) propôs, no âmbito da reforma do Estado, a extinção da secretaria-geral e das direcções-gerais do Ministério, segundo avança a edição de hoje do “Correio da Manhã”. Na prática, segundo o jornal, ficaria apenas o lugar de ministro.

Segundo a proposta desapareceriam assim a secretaria-geral, e as direcções-gerais de Política de Defesa Nacional, de Pessoal e Recrutamento Militar e de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa, onde trabalham 1.200 pessoas. (N)

6 de fevereiro de 2013

Estaleiros de Viana podem mesmo fechar

O Governo está com dificuldades em convencer Bruxelas de que as ajudas de Estado aos ENVC, num valor superior a 180 milhões de euros, não foram ilegais. Com a reprivatização da empresa inquinada, a ameaça de encerramento volta a pairar sobre os estaleiros.

Não é só a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que inquinou. A própria continuidade da empresa volta a estar em risco. Apesar de fonte governamental ter adiantado ao "Jornal de Negócios" que "o processo de privatização mantém-se, agora, com um candidato e é nesse cenário que estamos a trabalhar", fonte conhecedora do processo garantiu ao jornal que o Governo admite que o encerramento dos estaleiros poderá voltar, mais cedo que tarde, a ser um "cenário possível".

Basta que a Comissão Europeia conclua, no âmbito da investigação aprofundada que tem em curso, que houve ajudas de Estado ilegais num montante superior a 180 milhões de euros. Elementos dos ministérios das Finanças e da Defesa reuniram-se esta terça-feira na Comissão Europeia, num encontro que visou convencer Bruxelas da necessidade de "concluir rapidamente" a venda da empresa e "salvaguardar os postos de trabalho".(DN)

5 de fevereiro de 2013

Cavaco Silva reúne Conselho Superior de Defesa Nacional

O Presidente da República vai reunir amanhã o Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) para debater as prioridades da defesa.

Em cima da mesa devem estar a situação das Forças Nacionais Destacadas (FND) e as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).

O encontro está marcado para as 18 horas, no Palácio de Belém.

O CSDN é um órgão consultivo do chefe de Estado que junta o primeiro-ministro e vários membros do Governo, os quatros chefes militares, os presidentes dos governos regionais e deputados da Assembleia da República.(A bola)

4 de fevereiro de 2013

Comemorações do 35º aniversário da Academia da Força Aérea

Realizou-se no dia 1 de Fevereiro, em Sintra, a cerimónia militar comemorativa do 35º aniversário da Academia da Força Aérea (AFA), presidida pelo Comandante da AFA, Major-General Joaquim Borrego.

Por ocasião deste dia, e como vem sendo tradição há vários anos, teve lugar também nas instalações da Granja do Marquês uma jornada de confraternização entre Oficiais da Força Aérea, Ex-Alunos da Escola do Exército, Escola Naval, Academia Militar, Academia da Força Aérea e Escola Superior de Tecnologias Militares Aeronáuticas.

Após a chegada dos convidados, e em homenagem aos militares e civis da AFAjá falecidos, foi depositada uma coroa de flores no monumento aos mortos e realizada uma missa de acção de graças, seguindo-se um jantar convívio.

Esta jornada teve como objectivo reunir, no mais saudável espírito de camaradagem, os alunos de outros tempos e os actuais, criando a oportunidade de reavivar laços de amizade, bem como estabelece-los com as novas gerações.(F.A.P)

2 de fevereiro de 2013

VISITA DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS DE DEFESA DE TIMOR-LESTE

A convite de S.Exª o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Araújo, o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Timor-Leste (CEMG F-FDTL), Major-General Lere Anan Timur, visitou, no período compreendido entre 21 e 25 de Janeiro de 2013, as Forças Armadas Portuguesas.

Decorrente desta visita, S.Exª o CEMG F-FDTL visitou o Exército Português, designadamente o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), em 22 de Janeiro, e o Centro de Tropas Comandos (CTCmds), em 23 de Janeiro.

A visita do Major-General Lere Anan Timur a estas duas Unidades, ambas na dependência hierárquica da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), foi acompanhada por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro, contando também com as presenças do Exmo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Carlos Jerónimo, do Exmo Comandante da BrigRR, Major-General Campos Serafino, e dos respectivos Comandantes das Unidades visitadas.

Do Programa Geral da Visita ao CTOE e ao CTCmds, salientam-se:

- A Cerimónia de Homenagem aos Mortos;

- Os Briefings sobre o CTOE e o CTCmds;

- A demonstração de actividades das Forças de Operações Especiais e a demonstração tática do Batalhão de Comandos.

A visita terminou com a assinatura dos Livros de Honra das Unidades e a troca de lembranças institucionais. (Exército)