30 de novembro de 2012

Problemas técnicos adiam entrada em funcionamento do radar de defesa aérea da Madeira


O chefe do Estado-Maior da Força Aérea afirmou hoje que problemas técnicos e de construção civil adiaram a entrada em funcionamento do radar de defesa aérea, instalado no Pico do Areeiro, na Madeira, prevista para outubro último.

"Nós temos que ligar um sinal daqui para o continente e surgiram alguns problemas de carácter técnico. Estamos a fazer tudo o que podemos para os resolver, em colaboração com o fabricante, com o Estado-Maior General, com o Ministério da Defesa, mas, efectivamente, ainda não temos uma resposta concreta para dizer em que data é que vai acontecer", disse o general José Pinheiro, no Porto Santo, onde hoje presidiu à cerimónia comemorativa do terceiro aniversário do aeródromo de manobra n.º3.

Segundo o general, a esta situação há a somar "problemas na infraestrutura", resultado do mau tempo sentido na região.

"Estão em causa problemas de carácter técnico e, neste momento também, problemas de caráter de construção civil, de alguns danos que a infraestrutura sofreu", explicou.

A defesa do espaço aéreo português, da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa, é atualmente constituída por três estações radares no terreno localizados no Continente - Paços de Ferreira, Montejunto e Foia (Algarve).

A infraestrutura da Madeira, designada no futuro por estação radar n.º 4, onde já trabalham 14 militares, tem um raio de cobertura de cerca de 250 milhas náuticas, aproximadamente 400 quilómetros.

Segundo a Força Aérea, "este tipo de equipamento são os olhos que permitem a realização das missões de defesa aérea no espaço de cobertura do radar".

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea adiantou que gostaria que no próximo ano o radar estivesse operacional, garantindo que não é por falta de verbas que os problemas não são resolvidos.

"O problema técnico está a ser mais difícil do que gostaríamos. (...) Não é uma questão de dinheiro, é, neste momento, uma questão técnica. Foram adquiridos mais uns equipamentos que esperamos que agora vão resolver o problema", afiançou, esclarecendo que se têm realizado testes, mas ainda não foi atingida a fiabilidade desejada.

Questionado se com a entrada em funcionamento do radar se mantém o destacamento para o Porto de Santo de duas aeronaves F-16, o general respondeu: "Quando entrar em funcionamento, veremos em que condições é que teremos de cumprir a missão".

"Neste momento, o aeroporto de Porto Santo tem limitações e os F-16 não podem operar a partir do aeroporto do Porto Santo. Enquanto o aeroporto mantiver as limitações, nós garantiremos a soberania do espaço aéreo nacional com as condições que temos e a partir do continente, dos Açores, da Madeira se for necessário mas terá que ser a partir do Funchal se for entendido que seja critico, mas aqui do Porto Santo enquanto houver as limitações que temos na pista não podemos operar com aviões de caça",acrescentou. (DN.M)

28 de novembro de 2012

Corveta Jacinto Cândido reintegrada no dispositivo operacional da Marinha

O dispositivo operacional da Marinha acaba de ser reforçado com mais uma corveta após uma reparação de mais de dois meses que custou 164.000 euros, confirmou à Lusa fonte oficial daquele ramo das Forças Armadas.
O NRP (Navio da República Portuguesa) Jacinto Cândido estava em reparação no Arsenal do Alfeite desde 18 de Setembro, intervenção que, segundo a mesma fonte, se prolongou até à passada sexta feira, data em que foi feita a "reintegração" daquele meio no dispositivo operacional naval.

Trata-se de uma corveta já com 42 anos de serviço na Marinha e cuja intervenção, não prevista, obrigou à reparação do grupo electrogéneo de emergência, de uma electrobomba do serviço de combate a incêndios e do quadro eléctrico.
A 21 de Dezembro, segundo a mais recente calendarização da Marinha, será concluída a revisão intermédia do NRP João Roby.
Esta corveta está ao serviço da Marinha desde 1975 e desde Abril que está a ser alvo de uma intervenção, igualmente no Alfeite, por cerca de seis milhões de euros, para possibilitar a sua operacionalidade até 2016.
Segunda a Marinha, a integração destas duas corvetas "vai permitir uma maior flexibilidade na rotatividade dos meios", ficando por isso "mais próximo do óptimo".
"Ficará melhor, mas o ideal continua a ser termos oito navios ao serviço", explicou fonte oficial da Marinha.
Em causa estão corvetas com 85 metros de comprimento e uma guarnição de cerca de 70 marinheiros que asseguram missões de busca e salvamento, vigilância e fiscalização das águas territoriais e da Zona Económica Exclusiva.
Desde Setembro que a Marinha estava a operar este dispositivo naval de patrulhamento e socorro com apenas quatro corvetas, com 40 anos de serviço, além do novo patrulha, construído em Viana do Castelo, que já soma mais de 1.500 horas de serviço.
Este dispositivo está agora reforçado com a corveta Jacinto Cândido, mas continua abaixo do "mínimo" de oito navios com que a própria Marinha reconhece que deveria operar para "harmonizar" as missões de interesse público que assegura na área do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Ainda segundo a Marinha, já em 2013 uma das restantes quatro corvetas em serviço também terá de entrar em manutenção, pelo que o dispositivo naval voltará a ser reduzido.
Entretanto, está em curso nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo a conclusão do segundo patrulha - NRP Figueira da Foz -, trabalhos que deverão decorrer até ao próximo Verão.
Já a construção dos restantes seis navios e cinco lanchas de fiscalização costeira foi revogada pelo Ministério da Defesa Nacional, tendo em conta os encargos da encomenda e o facto de a empresa estar em processo de reprivatização, a concluir até final do ano.(DN)

OE 2013: Temas mais relevantes para a estrutura militar

No seguimento da aprovação, em 27 de Novembro de 2012 na Assembleia da República, da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013, no link abaixo apresenta-se uma síntese dos temas mais relevantes no âmbito do pessoal.

--- Ver documento "OE 2013: Temas mais relevantes para a estrutura militar"

Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém (16 de Dezembro)

A Guarda Nacional Republicana promove, ao terceiro domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém, a cerimónia de Rendição Solene da Guarda.


Pela já longa tradição, a cerimónia realizada pela Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) já entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa, tendo como significado a rendição simbólica do efetivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio. Da sequência de ações destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto. Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. A Guarda Nacional Republicana convida-o a assistir à próxima rendição que se realizará no dia 16 de dezembro.(GNR)

27 de novembro de 2012

Primeiro-ministro timorense agradece dedicação da GNR em Timor-Leste

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje que a polícia timorense está apta a conduzir a prevenção da criminalidade e agradeceu a dedicação das forças de segurança portuguesas, que deixou uma "marca indelével" na população.
"A PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) provou estar apta a conduzir com zelo e determinação todas as missões de prevenção da criminalidade", afirmou Xanana Gusmão, sublinhando que a população no país vive em segurança.
O chefe do governo timorense falava na sessão de abertura da VII reunião do Conselho de Chefes da Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza em Díli entre hoje e quinta-feira.
No discurso, Xanana Gusmão salientou que Timor-Leste é hoje um país "muito diferente" daquele que pediu há seis anos ajuda externa para garantir a estabilidade.
Referindo-se à Guarda Nacional Republicana, que regressou a Portugal a semana passada, Xanana Gusmão afirmou que "deixou uma marca indelével junto de todos os timorenses, constituindo-se como uma referência e um exemplo a seguir" pelos polícias timorenses.
"Já o disse várias vezes, repito agora, a atuação da Guarda foi determinante para o restabelecimento da ordem pública gravemente afetada pela crise que enfrentamos em 2006", salientou, felicitando o comandante-geral da GNR, o tenente-general Luís Newton Parreira.
O comandante-geral da GNR representa as forças de segurança portuguesas no encontro.
No discurso, Xanana Gusmão destacou também o "elevado brio, dedicação e competência" dos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no "esforço de pacificação do país".
Durante o encontro, as polícias da CPLP vão debater a troca de informações entre as polícias, o papel da polícia na consolidação da estabilidade e da paz e a cooperação entre instituições no combate ao crime organizado.
Timor-Leste assumiu também hoje a presidência do Conselho de Chefes da Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.(DN)

25 de novembro de 2012

EUA informam Governo português sobre forte redução na base das Lajes

Os Estados Unidos informaram Portugal sobre a ractificação de uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma forte redução da presença na base das Lajes, Açores, disse hoje à Lusa o porta-voz do MNE.«O Governo dos Estados Unidos da América informou segunda-feira desta semana o Governo português que o secretário da Defesa ratificou, recentemente, uma proposta da Força Aérea Americana, que prevê uma forte redução da dimensão da sua presença na base aérea portuguesa n.º 4 (Lajes, Açores), presença que, recorde-se, está regulada pelo Acordo bilateral de Cooperação e Defesa de 1995», disse à Lusa Miguel Guedes, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
«O Governo português comunicou, a 21 de Novembro, ao Governo regional dos Açores, esta decisão do Governo dos EUA, que será agora objecto de análise», disse ainda o porta-voz do MNE.(Diário Digital / Lusa)

24 de novembro de 2012

Lançamento do Livro " Jaime Neves - "Homem de Guerra e Boémio"

Cerimónia Solene de Abertura Ano Lectivo 2012/2013

No Instituto de Estudos Superiores Militares realizou-se, no dia 21 de Novembro de 2012, a cerimónia de abertura solene do ano letivo 2012/2013.


A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luis Araújo, Chefes Militares, Altas Individualidades Civis e Militares, Convidados Civis e Militares, Antigos Diretores dos Institutos da Marinha, Exército e Força Aérea, Membros do Conselho Científico, Professores, Auditores e Alunos, Militares e Funcionários Civis do Instituto.

No início da sessão solene, o Professor Doutor Adriano Moreira foi condecorado com a Medalha da Cruz de São Jorge de 1ª Classe pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Após a imposição desta condecoração o Professor Adriano Moreira dirigiu algumas palavras à audiência.

A sessão solene prosseguiu com uma alocução do Diretor do IESM, Tenente-General Piloto Aviador Rui Mora de Oliveira, seguida da lição inaugural subordinada ao tema “A Tomada de Decisão: da Teoria da Utilidade Esperada à Teoria do Prospeto”, pelo Major Carlos Miguel de Amorim Inácio.

A cerimónia terminou com uma alocução proferida pelo Ministro da Defesa Nacional.(EMGFA)

CEMGFA Visita o SHAPE

O CEMGFA, General Luis Araújo, deslocou-se a MONS - Bélgica, entre os dias 15 e 17 de novembro, para visitar o SHAPE (Supreme Headquarters Allied Powers Europe).


Durante a sua visita, o General CEMGFA encontrou-se com o SACEUR (Supreme Allied Commander Europe), o Almirante James Stavridis.

Teve oportunidade de realizar ainda uma visita ao Comprehensive Crisis & Operations Management Centre e de participar numa mesa redonda onde foram abordados vários assuntos relacionados com a visita.

O SHAPE foi criado em abril de 1951 em Rocquencourt - França, como parte de um esforço para estabelecer um sistema integrado e eficaz das forças militares da OTAN. Em 1967, após a retirada da França da estrutura integrada da OTAN, o SHAPE foi transferida para Casteau, Mons na Bélgica.

Em 1990 com a Declaração de Londres, foi criado um ponto decisivo de viragem na história da Aliança que levou, em novembro de 1991, à adoção de um novo conceito estratégico. Como resultado, a estrutura da OTAN foi reduzida de 78 para 20 sedes com dois Comandos Estratégicos, um para o Atlântico e um para a Europa, com três Comandantes Regionais sob o comando do Comandante Supremo Aliado do Atlântico (SACLANT) e dois sob o comando do Comandante Supremo Aliado na Europa (SACEUR).

Durante a Cimeira de Praga em 2002, a estrutura de comando da OTAN foi novamente reorganizada com o principal objetivo de a tornar mais reduzida e mais eficiente. O ex-Comando Aliado na Europa (ACE) tornou-se o Comando Aliado para as Operações (ACO).

O Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE), tornou-se responsável por todas as operações da Aliança. (EMGFA)

23 de novembro de 2012

CENTRO DE TROPAS COMANDO AGRACIADO COM A MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL GRAU OURO

No dia 21 de novembro de 2012, no Palácio Valenças, o Centro de Tropas Comandos, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, na categoria de Serviço Público. A cerimónia contou com a presença de altas individualidades civis e militares, destacando-se o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Professor Doutor Fernando Seara, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro e em representação da Força Aérea Portuguesa o Major-General Pilav João Cordeiro.
O Presidente da Câmara Municipal de Sintra usou da palavra exaltando o passado e o presente dos Comandos, vincando a disponibilidade total que o Centro de Tropas Comandos sempre mostrou e disponibilizou ao Município “através do apoio material ou de amparo moral, designadamente aquando das operações desenvolvidas no âmbito da proteção civil”, facto que levou a tão ilustre distinção.
Seguiram-se algumas palavras do General Chefe do Estado-Maior do Exército, que agradecendo a amizade do município, referiu que esta condecoração “aumentou o salário moral” não só dos militares do Centro de Tropas Comandos, como de todos os militares do Exército.
A cerimónia finalizou com a entrega da condecoração ao Comandante do Centro de Tropas Comandos, Coronel de Infantaria Comando Pedro Gonçalves Soares. (Exército)

MILITARY PHOTOS - FOTO DO DIA


Exercício "Valio 2012" do Exército Grego (M.P)

Submarino NRP Arpão regressa à Base Naval de Lisboa

EXERCICIO LONG PRECISION 2012

Decorreu no período de 15 a 26 de outubro, em Espanha, o exercício Long Precision 2012, que contou com a participação de militares do CTOE.
Este exercício teve por finalidade treinar as equipas Sniper de Portugal, Espanha e França, equipadas com espingardas de precisão de calibre 12,7 mm.
O exercício realizou-se, numa primeira fase, na região de Madrid, onde se estudou o efeito dos projéteis nos diferentes tipos de alvos.
Na segunda fase, que foi realizada na região de Saragoça, realizou-se tiro a longas distâncias, até aos 2000 metros. Esta fase culminou com um exercício que tinha como objetivo a inativação de um míssil terra-ar.
Na avaliação do exercício foi reconhecida a qualidade dos elementos Sniper portugueses que participaram no Long Precision 2012. (O.E)

«A SOCIEDADE É MAIS QUE A SOCIEDADE CIVIL. É TAMBÉM A SOCIEDADE MILITAR»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que «a sociedade é mais que a sociedade civil. É também a sociedade militar», a propósito do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) enquanto «casa de investigação e de estudo».
Durante a sua intervenção na abertura do ano letivo no IESM, Aguiar-Branco desafiou este estabelecimento a refletir, a estudar e a preparar contributos para as funções do Estado, na sua vertente da Defesa Nacional. «Sobre este assunto, ou falam os responsáveis pela Defesa Nacional ou alguém falará por eles», frisou o Ministro.
Aguiar-Branco destacou também o papel do IESM enquanto «referência na investigação que proporciona, no estudo que ministra e na formação que presta, não só de técnicas ou de tácticas que conduzem a ação humana mas também do carácter de quem por elas é responsável».
«Aqui formam-se cidadãos, mulheres e homens, com o sentido de serviço, de coesão, de rigor e de disciplina determinantes ao bom cumprimento da missão», afirmou o Ministro, acrescentando que «também se cuida da dedicação à causa pública, conduzido pelo superior interesse nacional que é a expressão máxima do sentimento patriótico».
«É a afirmação integrada dos diversos valores, individuais e colectivos, a que devem respeito as pessoas e as sociedades, para a existência de um genuíno bem-estar, que distingue o ensino militar de todos os outros», referiu ainda.
Sobre o Orçamento de Estado para 2013, Aguiar-Branco afirmou que se trata de «um dos mais difíceis da história da nossa democracia», mas que «considera e respeita a especificidade da condição militar».
Reiterando o que afirmou há um ano, «se havia Instituição capaz de responder às restrições orçamentais, sem perda de operacionalidade para o cumprimento das missões essenciais que justificam a sua existência, essa instituição seria as Forças Armadas». (MDN)

22 de novembro de 2012

Parabéns, ‘Côrte-Real’!

Força Aérea nas Jornadas ID&I de Defesa

A Força Aérea participou, no dia 21 de novembro, nas Jornadas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) de Defesa, que decorreram na Academia Militar - Amadora, com o objetivo de promover a colaboração e a criação de sinergias entre as entidades da Defesa, com capacidade de actuação no sector ID&I.

A iniciativa colocou em destaque vários projetos desenvolvidos pelos Ramos das Forças Armadas, entre os quais, os projetos: PITVANT , SHERLOC e SIFNAV, da Força Aérea.

O PITVANT desenvolve a tecnologia, sistemas e conceitos de operação, de aeronaves militares não-tripuladas. Por seu lado, o projeto SHERLOC consiste na investigação, desenvolvimento e teste funcional de ferramentas avançadas para o diagnóstico da integridade estrutural de componentes em materiais compósitos de aeronaves de asa rotativa. Outro dos projetos em destaque, o SIFNAV, tem por objetivo a formação operacional de navegadores. O sistema, que comporta duas consolas embarcadas na aeronave C-295M, inclui software de navegação e fornece dados para as atividades de instrução em voo, permitindo a comunicação entre instrutor - tripulação - alunos e uma maior capacidade orgânica de formação em contexto operacional.

Através de apresentações e de uma exposição, os participantes puderam ver e conhecer de perto estes projetos, bem como as suas valências para o desempenho de um leque variado de missões.

As Jornadas de ID&I de Defesa contaram com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, bem como dos Secretários de Estado das diferentes áreas envolvidas neste sector e altos representantes de instituições nacionais, e internacionais, nomeadamente o Chief Scientist da NATO. (FAP)

KTM Cross Training com MNBG-East

Decorreu nos dias 29 outubro, 01 e 02 de novembro de 2012, uma sessão de cross training no âmbito do Crowd and Riot Control (CRC) entre o Kosovo Tactical Maneuvre Battalion (KTM) e o Multinational Battle Group East (MNBG-E).

O primeiro dia foi dedicado a brífingues aos Comandantes de Companhia e de Pelotão, de ambas as forças. Estes brífingues visaram dar a conhecer a constituição, missão, organização de CRC, capacidades e limitações da KTM, bem como o programa de treino. Foi, ainda, dada oportunidade aos participantes para tomarem contacto com os equipamentos, armamento e viaturas empregues pela KTM, através de uma exposição estática de materiais. Este dia de atividades terminou com uma visita a Camp Slim Lines, com especial atenção às áreas de treino e instrução.

Os dias 01 e 02 de novembro foram os dias dedicados ao treino cruzado (cross-training), propriamente dito, onde todos os militares de ambas as forças tiveram oportunidade de treinar em conjunto as técnicas, táticas e procedimentos (TTP) no âmbito do CRC. De manhã do dia 01 foram treinadas as tarefas e técnicas individuais, enquanto na parte da tarde executaram-se movimentos e formações estáticas e dinâmicas. No dia 02 de novembro durante a manhã ao treino das técnicas de reação a agentes incendiários (cocktail Molotov), técnicas de utilização da viatura canhão de água e execução de tiro real com shotgun com munições de borracha. De tarde, foi executado um exercício conjunto de CRC, onde as subunidades puderam pôr em prática todos os conhecimentos treinados anteriormente.

No final das atividades foi realizado um After Action Review (AAR) com o objetivo de identificar os fatores positivos e aspetos a melhorar, onde participaram os Key Leaders de todas as forças intervenientes no cross-training e no exercício, com destaque para a participação do Comandante da KTM, TCor CAV José Talambas e do Comandante do MNBG-E, Coronel US Army, Waymon Storey.

No final da AAR, a ação de cross-training foi considerada um sucesso e extremamente importante para o cumprimento da missão de ambas as forças. Ficou também agendado a continuação e intensificação destas atividades de cross-training, não só com o MNBG-E, mas também com as outras forças no TO, com as quais a KTM poderá ser empregue, no âmbito da sua missão como Reserva Táctica da KFOR.(EMGFA)

PORTUGAL E ESPANHA REFORÇAM COOPERAÇÃO NA DEFESA

Os Ministros da Defesa de Portugal e de Espanha decidiram estudar a revisão do protocolo de cooperação assinado entre os dois países em 1998 e «explorar as oportunidades de desenvolvimento conjunto das capacidades militares».
Durante um encontro em Madrid, José Pedro Aguiar-Branco e Pedro Moronés concordaram desenvolver uma cooperação bilateral reforçada que contribua para melhorar a segurança e defesa regionais, no seio da NATO e da União Europeia, bem como da Iniciativa 5+5 Defesa (do Mediterrâneo ocidental), de que Portugal e Espanha fazem parte.
A decisão vai de encontro às iniciativas adotadas no III Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa, que teve lugar no Porto, no dia 9 de maio de 2012, no qual o Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, e o Presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, manifestaram a intenção de fortalecer e reforçar a cooperação entre os dois países.
Numa Declaração de Intenções Conjunta, os Ministros decidiram «estudar a possível revisão do atual Protocolo de Cooperação» e, caso necessário, «atualizá-lo por forma a adaptá-lo aos desafios e objetivos que se pretendem alcançar com uma cooperação luso-espanhola reforçada, tendo em conta o novo cenário político-estratégico de segurança e defesa, desenvolvendo novos projetos de cooperação».
Os dois Ministros decidiram ainda «estabelecer consultas sobre os processos de planeamento de capacidades de cada país, a fim de explorar as oportunidades de desenvolvimento conjunto das capacidades militares de interesse comum, nomeadamente no âmbito das iniciativas Smart Defence e Pooling and Sharing».
Por outro lado, querem «estabelecer consultas sobre o planeamento de emprego de forças», no quadro da participação em operações no âmbito da NATO da UE ou das Nações Unidas e da «elaboração de planos conjuntos e combinados de emprego de forças em situações de interesse comum, designadamente operações NEO e missões de auxílio em situações de catástrofes naturais ou de emergência humanitária»
Ainda segundo a declaração, Portugal e Espanha pretendem também «fomentar e agilizar» os contactos periódicos e regulares entre os Estados-Maiores Conjuntos, «com o objetivo de coordenar apoios e posições, conjugar esforços de forma sinérgica em áreas de interesse comum, e impulsionar as atividades de cooperação bilateral», e entre as Direções-Gerais de Política de Defesa, para «trocar pontos de vista, coordenar apoios, conjugar esforços» e «facilitar e impulsionar as atividades de cooperação no seio das organizações europeias e transatlânticas».
Os dois países vão também «estudar e desenvolver formas de cooperação que reflitam o compromisso mútuo com a segurança e proteção das vias de comunicação marítimas».
Por outro lado, os dois Ministros manifestaram «a intenção de cooperarem no âmbito das indústrias de armamento e tecnologias de defesa», destacando o texto que Portugal e Espanha são «países com vasta experiência no desenvolvimento de programas de armamento multinacionais e bilaterais». Neste âmbito, as «áreas prioritárias» são a aeronáutica, naval, comunicações, tecnologias de informação e desmilitarização.(MDN)

EXERCÍCIO "TROVÃO 122"

Decorreu no Campo Militar de Santa Margarida, no período entre 12 e 16 de Novembro de 2012, o exercício de fogos reais de Artilharia de Campanha “TROVÃO 122”, da responsabilidade da Brigada de Reação Rápida (BrigRR).
Sendo um exercício sectorial da BrigRR, foi possível integrar os Grupos de Artilharia de Campanha da Brigada de Intervenção e da Brigada Mecanizada, conseguindo-se, desta forma, aproveitar as sinergias resultantes desta união de esforços para o planeamento e execução de um exercício englobando as vertentes técnicas e tácticas do apoio de fogos, aproveitando também as condições proporcionadas pelo Campo Militar de Santa Margarida. (Exército)

21 de novembro de 2012

HOMENAGEM AO MESTRE KIYOSHI KOBAYASHI

No dia 14 de novembro de 2012, pelas 18h00, decorreu no Pavilhão Desportivo do Aquartelamento da Academia Militar na Amadora (AAMA) a cerimónia de homenagem ao antigo docente de Combate Corpo a Corpo e Judo da Academia Militar (AM), o mestre Kiyoshi Kobayashi, pelos serviços prestados desde 1964 até ao ano 1995.
Na cerimónia presidida pelo Comandante da Academia Militar, Tenente-General Vítor Manuel Amaral Vieira, foram recebidos ilustres convidados, designadamente a filha do mestre Kobayashi, Sashico Kobayashi, o Embaixador do Japão, Nobutaka Shinomiya, o Ministro da Embaixada do Japão, Sodayoshi Takagawa e ainda o Diretor-Geral da Federação Portuguesa de Judo, Professor Doutor Luís Monteiro.
A cerimónia teve início com a apresentação de “Katas” pelos alunos da AM, orientada pelo Professor de Judo José Gomes da AM.
De seguida, procedeu-se à homenagem ao Mestre Kobayashi, incluindo uma breve apresentação da biografia do mestre e acompanhada de algumas palavras proferidas pelas entidades presentes.
Para encerrar a cerimónia, as entidades presentes assistiram ao descerramento da placa de homenagem com o nome e o retrato do Mestre Kobayashi, realizada pela sua filha, em representação do mestre.(Exército)

PORTUGAL MANTÉM PARTICIPAÇÃO NO COMBATE À PIRATARIA NO ÍNDICO EM 2013

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, confirmou, em Bruxelas, durante uma reunião com Ministros da Defesa da União Europeia que Portugal deverá manter, em 2013, a sua participação na operação Atalanta de combate à pirataria ao largo da Somália, por se tratar de uma missão «muito importante».
Aguiar-Branco relembrou que depois de se ter verificado um corte na participação portuguesa em missões internacionais - entre 2011 e 2012, em cerca de 30% - para 2013 não está prevista qualquer redução, antes «um ligeiro ajuste para cima, de cerca de dois milhões de euros».
Esta decisão serve para «salvaguardar uma eventual participação portuguesa no quadro das Nações Unidas», já que, actualmente, as Forças Armadas portuguesas participam em missões da NATO e da UE, mas deixaram de estar envolvidas em missões da ONU, designadamente, em Timor-Leste.
O Ministro da Defesa Nacional afirmou ainda que o País «deve estar presente nas três plataformas nas quais as missões internacionais se devem desenvolver».(MDN)

Regresso do Contingente da GNR de Timor-Leste

O Contingente do Subagrupamento BRAVO da Guarda Nacional Republicana que se encontra estacionado em Timor Leste regressa a Portugal no dia 21 e no dia 24.


Os primeiros 67 militares chegaram ao Aeroporto de Figo Maduro, no dia 21, pelas 11:35 horas. O segundo voo, com 63 militares e os três elementos do INEM, chegará ao mesmo aeroporto no dia 24 pelas 09:45 horas. A GNR projetou o Subagrupamento Bravo, a 4 de junho de 2006, ao abrigo de um acordo bilateral. Este contingente acabou por ser integrado na UNMIT (atual missão da ONU em Timor-Leste) enquanto Formed Police Unit Portuguesa (unidade constituída de polícia). Responsável pelas missões de manutenção e restabelecimento da ordem pública; formação e treino da Polícia Nacional de Timor-Leste; segurança a altas entidades; policiamento genérico; segurança física; proteção de instalações e pontos sensíveis; escoltas a pessoas e bens; buscas preventivas em eventos e inativação de engenhos explosivos; operações especiais e operações de busca e salvamento. O Subagrupamento Bravo da GNR interveio em alguns dos momentos mais marcantes da história daquele país, dos quais importa destacar: a reposição da ordem e tranquilidade públicas em 2006, e a consequente detenção do líder dos peticionários, major Reinado; a segurança aos processos eleitorais de 9 de abril e 9 de maio ou a de 30 de junho de 2007 (presidenciais e legislativas, respetivamente); a intervenção que permitiu salvar a vida ao então Presidente da República, Dr. Ramos-Horta, aquando da sua tentativa de assassinato em 11 de fevereiro de 2008 ou ainda o apoio prestado à Policia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no imediato controlo dos distúrbios que assolaram o território após as eleições parlamentares de 2012. No âmbito da formação da PNTL, foram ministrados cursos a todas as especialidades da Unidade Especial de Polícia, nomeadamente para o Batalhão de Ordem Pública, Companhia de Operações Especiais, Companhia de Segurança Pessoal e para a Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos. Também o Curso de Admissão de Agentes foi totalmente reestruturado pelos militares da GNR, tendo já sido concluído o primeiro curso que permitiu formar 250 agentes da PNTL. O apoio à população foi sempre umas das preocupações mais prementes. O Subagrupamento Bravo distribuiu centenas de milhares de livros, roupas, brinquedos e alimentos um pouco por todo o território de Timor-Leste. O dinamismo do Subagrupamento Bravo chegou ainda à organização de eventos de solidariedade, com o objetivo de angariar géneros e/ou recursos económicos, que permitissem apoiar a continuidade de meritórios projetos de apoio comunitário, desenvolvidos por ONG, institutos públicos de solidariedade, casas de acolhimento e apoio a vítimas, ou ainda orfanatos. No conjunto das duas missões participaram, no total, 2 233 militares, dos quais 479 entre 2000 e 2002 e 1 754 de 2006 a 2012. Permanecerão em território timorense 7 militares para apoiar as operações de retração do equipamento e armamento a transportar para Portugal. (GNR)

19 de novembro de 2012

Força Aérea recebe Seminário Desporto e Forças Armadas

Teve lugar nas instalações do Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, no dia 15 de novembro, o Seminário Desporto e Forças Armadas, organizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.
Este Seminário, que teve como objetivo debater o Desporto Militar como Fator de Desenvolvimento Desportivo, contou com a presença de várias entidades ligadas ao desporto nacional, das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Presidiu à Cerimónia de Abertura do Seminário o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e pelo Representante do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Tenente-General Vaz Antunes.
O Seminário contou igualmente com a presença e testemunho do militar e atleta Olímpico Sargento-Ajudante João Costa, como exemplo de que a prática desportiva no seio das Forças Armadas, constitui-se também, como uma via privilegiada para a formação de atletas de exceção e para a diversificação do desporto a nível nacional. (FAP)

18 de novembro de 2012

GNR faz “balanço positivo” da presença em Timor

O comandante do último contingente da GNR destacado em Timor-Leste, capitão Jorge Barradas, faz um balanço positivo da presença da força portuguesa no país e espera que os erros cometidos em 2006 não se repitam.


"É um balanço positivo. São seis anos, 13 contingentes de trabalho árduo num local longínquo de Portugal e que foi amplamente reconhecido quer por timorenses, quer pela comunidade internacional", afirmou o capitão Jorge Barradas.
O capitão participou em missões da GNR em Timor-Leste em 2001, integradas na Administração Transitória da ONU no país, e entre 2006 e 2012, no âmbito da Missão Integrada da ONU (UNMIT), criadas na sequência da crise política e militar que provocou a implosão da polícia timorense, milhares de deslocados e dezenas de mortos.
O Governo timorense e a ONU decidiram terminar aquela missão de manutenção de paz em Dezembro próximo, pondo fim à presença de forças de segurança e defesa estrangeiras no país.
Questionado pela agência Lusa se a Polícia Nacional de Timor-Leste está preparada para desempenhar funções sem a ONU na retaguarda, o capitão Jorge Barradas respondeu que a força de segurança timorense tem a qualificação técnica para o desempenho das funções.
"Resta-lhes agora adaptaram-se às situações. Naturalmente que a população também vai ter que colaborar nessa matéria porque a polícia não resolve tudo e nesse aspecto acho que os erros cometidos em 2006 não se vão repetir", salientou.
Num balanço dos momentos mais marcantes dos últimos seis anos, o comandante destacou a chegada do primeiro contingente a Timor-Leste e a tentativa de assassínio do ex-Presidente José Ramos-Horta, em 2008.
"Começa pela chegada do primeiro contingente ainda antes das Nações Unidas, cerca de uma semana após o conflito, e a solução quase imediata do problema juntamente com as forças internacionais", afirmou.
"Temos ainda a salientar a ocorrência de 2008 com a tentativa de assassínio do ex-Presidente José Ramos-Horta, onde mais uma vez a Guarda teve um papel determinante na solução pacífica dos acontecimentos", acrescentou.
Às dúvidas dos timorenses, que questionam constantemente os militares sobre se ficam ou vão, o capitão português explica que a GNR continua na cooperação bilateral para efeitos de formação.
"A GNR que eles conhecem, deste quartel, que faz o patrulhamento, que apoia, quer na parte operacional, quer nas actividades humanitárias, que temos desenvolvido com alguma frequência, essa GNR vai-se embora", disse.
A GNR parte com saudades, mas segundo o capitão Jorge Barradas, "havia de haver um momento em que de facto os timorenses haveriam de ficar auto-suficientes como país independente que são".
A GNR regressa a casa em duas levas, na terça e na quinta-feira. (C.M)

16 de novembro de 2012

.Reportagem sobre o NRP Arpão

No próximo domingo, dia 18 de Novembro, o submarino Arpão vai estar em destaque na TVI 24 no programa "SOS - Serviço de Alerta" que é transmitido às 21h30.

A NÃO PERDER !!!



15 de novembro de 2012

Ministro da Defesa Nacional preside à abertura do ano lectivo da Escola Naval

Dia 16 de Novembro, pelas 15h00, o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, vai presidir à cerimónia de abertura do ano lectivo da Escola Naval e ao encerramento das Jornadas do Mar, subordinadas ao tema: "O reencontro com o mar no século XXI".
Na cerimónia estarão presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro e o Presidente do Conselho do Ensino Superior Militar, Vice-almirante Sabino Guerreiro.
As Jornadas do Mar jornadas, realizadas de 12 a 16 de novembro, são especialmente dirigidas aos estudantes do Ensino Superior, e pretendem constituir um estímulo para a apresentação e discussão temática orientada, proporcionando a convivência entre os alunos de diferentes instituições e personalidades ligadas ao tema - o mar.
Na Sessão de Encerramento que se realiza dia 16 de novembro serão apresentadas as conclusões destas Jornadas e serão entregues os prémios aos participantes. (MGP)

EXERCÍCIO HAKEA/ROSA BRAVA 12

Realizou-se de 05 a 09 de Novembro de 2012, na Brigada Mecanizada (BrigMec) em Santa Margarida o Exercício HAKEA/ROSA BRAVA 12, que contou com a participação de todo o Encargo Operacional da BrigMec.
O Exercício que decorreu em modo de FTX (Field Training Exercise), enquadrou-se no plano de treino da BrigMec para o 3º quadrimestre de 2012 e teve como finalidade treinar e avaliar a sua Força Mecanizada, no planeamento e condução de tarefas primárias no quadro das operações ofensivas, num ambiente operacional típico de um conflito de alta intensidade.

O Exercício “HAKEA/ROSA BRAVA 12” teve como principais objetivos:


- Exercitar a capacidade de planear, conduzir e avaliar exercícios militares tipo FTX e CAX (Computer Assisted Exercise), por parte do Comando da BrigMec;
- Treinar técnicas táticas e procedimentos e tarefas coletivas relativas à condução de uma operação ofensiva – “Ataque Imediato” de escalão tático Batalhão/Agrupamento;
- Exercitar a capacidade de comando e controlo e a execução de tarefas/ações no âmbito do apoio de fogos diretos e indiretos;
- Exercitar a Força Mecanizada sob a forma LIVEX (Live Exercise), na condução das seguintes tarefas primárias: movimentar-se para ocupar uma zona de reunião, ocupação da zona de reunião, marcha para o contato, conduzir um ataque imediato.
Na fase final, o exercício teve a visita do Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Jerónimo, terminando com a assinatura do livro de honra da Brigada Mecanizada. (Exército)

REPORTAGEM DA RTP NA ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA – MUDAR DE VIDA

No período entre os dias 5 e 13 de Novembro, a Escola Prática de Artilharia recebeu uma equipa da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), constituída pela jornalista e Subdiretora de Informação, Rosário Salgueiro e pelos repórteres de imagem Carla Quirino e Rui Rodrigues, com a finalidade de realizarem uma reportagem no âmbito do programa “Mudar de Vida”, que será transmitido no canal 1 da RTP1, à segunda-feira após o telejornal.
Esta iniciativa nasceu da intenção da jornalista Rosário Salgueiro ser incorporada como militar numa unidade do Exército e “mudar de vida” durante um período de tempo colhendo a experiência de um cidadão que deseje ingressar nas fileiras do Exército como militar contratado.
A experiência de passar um período de tempo nas fileiras do Exército Português será contada na primeira pessoa no próximo dia 19 de novembro, mas, no entanto, adiantamos que o ambiente foi sempre de cooperação e de cordialidade entre a equipa de reportagem e os militares da Escola Prática de Artilharia. (Exército)

Marinha assinala Dia Nacional do Mar com várias iniciativas públicas

No próximo dia 16 de novembro assinala-se o Dia Nacional do Mar e a Marinha comemora a efeméride através de várias iniciativas destinadas ao público em geral e que visam divulgar e celebrar o Mar.

No âmbito destas acções está prevista a abertura ao público, de forma gratuita, do Museu de Marinha, Aquário Vasco da Gama, Planetário Calouste Gulbenkian, Fragata D. Fernando II e Glória e o Museu Marítimo Ramalho Ortigão (em Faro).

De salientar que o Aquário Vasco da Gama vai inaugurar, nesse dia, a exposição "Biomimetismo – Inovação Inspirada na Vida Marinha" que pretende promover o conceito de Biomimetismo .
No Museu de Marinha será celebrado, no Pavilhão das Galeotas, o Dia Nacional do Mar através da apresentação do projeto "O Mar e as Palavras" e um Workshop na "Oficina de Modelismo Náutico".

Igualmente inserido nestas comemorações, a Banda da Armada vai realizar no dia 19 de novembro um concerto no Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra pelas 21:30.

A entrada é gratuita mediante o levantamento do convite na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval. Lotação limitada.

Nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, os navios da Marinha que se encontram atribuídos aos Comandos daquelas Zonas Marítima abrirão a visitas. Podendo ser visitados o Patrulha Cacine, na Madeira, e a Corveta Baptista de Andrade, nos Açores.

Também os Faróis, através da AMN, se juntarão às comemorações do Dia Nacional do Mar, com a abertura ao público, no dia 16 de novembro das 14h00 às 17h00, de 21 faróis.

Consultar tabela de horários e toda informação no portal da Marinha de Guerra Portuguesa

VISITA DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL À BRIGADA MECANIZADA

No dia 13 de Novembro de 2012, S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional (MDN) Dr. José Pedro Aguiar Branco visitou a Brigada Mecanizada (BrigMec), em Santa Margarida.
Esta visita pretendeu mostrar a S. Exa. o MDN, as atividades que são desenvolvidas pelo Exército, designadamente as relativas ao treino operacional desenvolvidas pela BrigMec.
Do programa da visita destacou-se o briefing do Comandante da BrigMec sobre a missão, organização e capacidades da Unidade a que se seguiu a apresentação do Agrupamento Mecanizado em formatura montada na pista de aviação, uma Demonstração Táctica, com fogo e movimento, na Carreira de Tiro D. Pedro, uma visita ao Grupo de Carros de Combate, onde decorrem as actividades de formação de Chefe de Carros de Combate Leopard 2A6 e uma visita às oficinas de manutenção da BrigMec, com especial destaque para a área de manutenção dos CC Leopard 2A6.
No final foi consenso geral que a visita permitiu, in loco, reconhecer, claramente, a actividade de treino operacional prontidão da força mecanizada/blindada que constitui uma capacidade essencial para o Exército e consequentemente para o país. (Exército)

14 de novembro de 2012

89º Aniversário da Liga dos Combatentes

Em 11 de Novembro de 2012 a Liga dos Combatentes com o apoio do Estado-Maior General das Forças Armadas organizou as comemorações acima mencionadas no Forte do Bom Sucesso em frente ao Monumento aos Mortos do Ultramar. As cerimónias foram presididas pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Esteves Araújo e contaram com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional Dr. Braga Lino em representação do Sr. Ministro da Defesa Nacional.
O programa iniciou-se com as alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes – General Chito Rodrigues, pela entidade convidada para orador, o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública - Superintendente Valente Gomes, com o tema “Participação da Polícia de Segurança Pública nas Operações de Manutenção da Ordem e da Segurança Pública no ex-Ultramar Português e nas Operações de Paz” e pela Alta Entidade que presidiu às cerimónias o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas – General da Força Aérea Luís Evangelista Esteves Araújo. Seguiu-se a imposição de condecorações a elementos que prestam serviço na Liga e nos seus Núcleos e o descerramento duma placa de homenagem a combatentes das Forças de Segurança que morreram em Angola em 1961.
Seguiu-se a Homenagem aos Mortos pela Pátria com a deposição de flores pelas entidades oficiais e associações de combatentes com os toques de silêncio e alvorada e finalizando com o Hino da Liga. Por último seguiu-se o desfile das forças em parada, constituídas por uma Guarda de Honra, formada por uma companhia a três pelotões, um de cada Ramo, com Estandarte Nacional e Banda com requinta. As cerimónias terminaram com uma visita ao Forte do Bom Sucesso e às exposições nele patentes e com a assinatura do Livro de Honra da Liga pelos Chefes dos Ramos.
O discurso do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes após os agradecimentos pela presença de tão ilustres convidados, dirigiu-se à memória dos que caíram pelo seu amor à Pátria, evocando os feitos do soldado português do século XX e XXI, que constituem um exemplo para aqueles que hoje servem Portugal nas Forças Armadas e Forças de Segurança. O Presidente da Liga referiu que “Forças de Segurança que hoje vamos homenagear ao convidar o Diretor Nacional da PSP para proferir uma alocução sobre a participação dessa Policia nas Operações de Manutenção da Ordem e da Segurança no ex-Ultramar Português e atualmente nas Operações de Paz nos vários territórios onde tem atuado, para além de descerrarmos uma placa com o nome dos seus mortos caídos na guerra do Ultramar em ações de combate no apoio às Forças Armadas e de inaugurarmos no Museu do Combatente um espaço museológico dedicado à PSP, que se juntará aos já existentes, da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da GNR.” (L.C)

III CAMPEONATO IBERO-AMERICANO DE TIRO

No período de 07 a 15 de outubro de 2012, decorreu em Granada, Espanha o III Campeonato Ibero-americano de Tiro, com a participação de equipas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Guatemala, Panamá, Portugal, Venezuela e Andorra.
Portugal esteve presente conseguindo ótimos resultados, nomeadamente o 1º lugar por equipas na modalidade de pistola a 50 metros (P50 HS), alcançando um novo máximo de pontuação dos Campeonatos Ibero-americanos com 1659 pontos, o 2º lugar por equipas na modalidade de pistola standard (PStd) e o 3º lugar por equipas na modalidade de pistola a 10 metros (P10 HS).
Destaca-se a participação do TCor ADMIL António Godinho dos Santos/CmdLog, da Equipa de Tiro do Exército, que integrou a Equipa Nacional de Pistola, tendo o seu desempenho sido reconhecido por S. Ex.ª o Secretário de Estado do Desporto e Juventude. (Exército)

13 de novembro de 2012

GNR - Resultados da operação “BACO”

A Guarda Nacional Republicana realizou, no dia 11, uma operação de fiscalização à condução sob influência de álcool, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária.


As ações foram direcionadas para as estradas nacionais, regionais e municipais com maior índice de sinistralidade rodoviária e locais de diversão noturna, envolvendo militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais da Guarda Nacional Republicana que fiscalizaram um total de 7 944 condutores.   Obtiveram-se os seguintes resultados: 108 detidos, dos quais 95 por excesso de álcool no sangue, 11 por condução sem habilitação legal e dois por outros motivos; 805 autos de contraordenação por infração ao Código da Estrada e legislação regulamentar complementar. Nos itinerários rodoviários à responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (cerca de 98% da rede viária nacional), verificaram-se 145 acidentes de viação dos quais resultaram quatro feridos graves e 47 feridos ligeiros. Destaca-se, ainda, que no período em que decorreu a operação não se registou qualquer vítima mortal. (GNR)

12 de novembro de 2012

CURSO DE OPERAÇÕES IRREGULARES

Decorreu de 8 de outubro a 6 de novembro de 2012, o Curso de Operações Irregulares (COIR).
Este curso visa proporcionar aos formandos os conhecimentos militares necessários e suficientes por forma a habilitá-los a organizar, formar e atuar como forças irregulares.
Pelo teor e cariz das matérias, este curso só é frequentado por Oficiais e Sargentos do quadro permanente.
No presente ano, além dos nove formandos do Exército, o COIR teve a participação de um oficial da Força Aérea.(O.E)

10 de novembro de 2012

EMGFA - FOTO DA SEMANA

Escola Naval organiza a VIII Edição das Jornadas do Mar

Vai decorrer na Escola Naval, entre os dias 12 e 16 de novembro, a VIII Edição das Jornadas do Mar, cujo tema é “O reencontro com o mar no século XXI”. Preside à Sessão Solene de Abertura o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino.


Esta iniciativa, que se realiza de dois em dois anos, é especialmente dirigida aos estudantes do Ensino Universitário e pretende promover o estudo e reflexão sobre o Mar através da apresentação e discussão temática orientada, promovendo a partilha de conhecimento entre os estudantes de diferentes países e as instituições e personalidades ligadas às várias áreas em discussão e, ainda, contribuir para fomentar e desenvolver as ligações entre o meio académico, científico, empresarial e a Marinha.
Preside à Comissão de Honra Sua Exa. o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, e fazem igualmente parte o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Doutor Paulo Braga Lino, o Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, O Secretário de Estado do Ensino Superior, Prof. Doutor João Filipe Queiró, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Prof. Doutor António Manuel Bensabat Rendas, o Presidente do Conselho-geral da Fundação das Universidades Portuguesas, Prof. Doutor José Carlos Diogo Marques dos Santos, e o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias. (MGP)

MDN visita Centro de Formação Militar e Técnica da FAP

O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) - Ota - recebeu, no dia 9 de novembro, a visita do Ministro da Defesa Nacional (MDN), José Pedro Aguiar-Branco, no âmbito do Roteiro da Modernidade.


O MDN assistiu a um briefing de apresentação sobre o CFMTFA e a sua missão, ao qual se seguiu uma visita pelas instalações escolares desta Unidade Militar. Dos vários locais por onde passou, conheceu, entre outros, o Simulador da aeronave C-130, o Simulador de Manutenção Integrada de Aviónicos da aeronave F-16 e alguns projetos desenvolvidos por militares do Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente da Força Aérea, na Prova de Aptidão Tecnológica.

Na sua deslocação, o MDN elogiou o papel da Força Aérea e do CFMTFA na formação militar, humanística, técnica e científica, ministrada aos militares. (FAP)

Cerimónia de Encerramento da Missão do 4ºCN-ISAF

Decorreu no Quartel da Cavalaria da Brigada Mecanizada em Santa Margarida, no passado dia 31 de outubro de 2012, a Cerimónia de Encerramento da Missão do 4º Contingente Nacional a qual incluiu a Cerimónia Militar de Imposição de Medalhas NATO aos militares do 4º CN/ISAF que cumpriram missão no Teatro de Operações do Afeganistão no período de 21 de abril a 21 de outubro de 2012.

Presidiu à Cerimónia Militar, o Comandante da Brigada Mecanizada, Major-General António Xavier Lobato De Faria Menezes. Entre outras entidades estiveram presentes o Comandante da Brigada de Reação Rápida, MGen Campos Serafino, o Comandante da Brigada de Intervenção, MGen Aguiar dos Santos, o Comandante da Força de Fuzileiros, Contra-Almirante Picciochi e o Comandante da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, MGen Botelho Miguel.

A força em parada, sob o comando do Comandante do 4º CN/ISAF, Coronel de Infantaria António Martins Gomes Leitão, constituída por um efetivo de 175 militares dos 3 Ramos das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, integrou as componentes que no Teatro de Operações do AFEGANISTÃO, fizeram parte da estrutura do 4º Contingente Nacional para a ISAF.

No final da Cerimónia Militar, o Comandante o 4º Contingente Nacional dirigiu-se aos seus militares, transmitindo-lhes uma palavra de apreço, pelo elevado profissionalismo, competência, lealdade, coragem e abnegação como distintamente, sob o seu comando, serviram PORTUGAL, no complexo Teatro de Operações do AFEGANISTÃO. (EMGFA)

9 de novembro de 2012

Portugal negoceia venda de helicópteros PUMA e dos AVIOCAR

O ministro da Defesa, Aguiar Branco, afirmou hoje que estão decorrer negociações para a venda dos helicópteros PUMA e dos aviões AVIOCAR, e acrescentou que a venda dos caças F-16 à Roménia ou à Bulgária, ainda não está fechada.

Questionado pela agência Lusa sobre os processos relativos aos três meios aéreos, Aguiar Branco disse que "todos estão em situações de negociações", mas não concretizou as que envolvem os PUMA e os AVIOCAR (substituídos por outros meios), limitando-se a esclarecer apenas o negócio com os dois países sobre os F-16.

"Não há ainda compromissos assegurados em relação à definição concreta da venda. Há um procedimento que está a ocorrer e quando houver uma situação concreta e definitiva em termos de compromissos assumidos, o país será informado sobre isso", explicou o ministro, no fim de uma visita ao Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, Alenquer.

Dez caças F-16 e oito helicópteros PUMA (substituídos pelos EH 101 Merlin) da Força Aérea Portuguesa estão inscritos como alienáveis na Lei de Programação Militar (LPM), segundo o relatório de execução de 2011 a que a agência Lusa teve acesso em abril último.
Metade dos PUMA disponíveis já para venda


De acordo com o documento, dos oito helicópteros PUMA, quatro estão em condições de venda imediata e a outra metade precisa de "uma profunda manutenção". Acrescenta o relatório que, dos "contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas" no ano passado "não foi possível identificar interessados".

Existem ainda dez aviões AVIOCAR inscritas para venda na LPM, mas que já só servem "para fins museológicos".

Os outros catorze estão "em condições de voo". Os AVIOCAR foram substituídos pelos novos C-295.

Sobre a visita ao Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea, inserida no roteiro da modernidade, o ministro destacou a aposta no conhecimento que é feita na unidade de instrução onde são formados 90% dos militares da instituição militar.

"A modernidade na Força Aérea é uma aposta no conhecimento e isto é muito importante porque é uma aposta num investimento invisível, mas que dá qualificação e que permite que os portugueses em geral e, neste caso, os nossos militares, sejam referenciais de excelência nas operações" referiu Aguiar Branco. (Expresso)

Missão simbólica na Esquadra 502

Ao serviço da Força Aérea Portuguesa desde 2009 e atribuída à Esquadra 502 “Elefantes”, a aeronave C-295M efetuou no dia 8 de novembro, nos Açores, a 502ª evacuação médica, desde que entrou em alerta 24H00 no continente, Açores e Madeira.
Esta missão, que reveste de simbolismo para a Esquadra, consistiu no transporte médico de um doente com uma patologia clínica grave, de São Jorge para São Miguel, para que o mesmo recebesse assistência hospitalar. A primeira evacuação realizada pelo C-295 também ocorreu nos Açores, em março de 2010, tendo os Destacamentos Aéreos dos Açores e da Madeira um papel fundamental na emergência médica das populações destes arquipélagos.
Para além desta missão, as características e capacidades do C-295M permitem uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, lançamento de cargas, busca e salvamento e vigilância marítima.
No âmbito da vigilância marítima, esta aeronave está equipada com sensores e equipamentos vocacionados e orientados para operar em diversas missões, tais como, monitorização e controlo das atividades de pesca, monitorização e controlo de atividades ilícitas, monitorização e controlo da poluição marítima e monitorização e controlo do tráfego marítimo. (FAP)

Actividades bilaterais com a Força Aérea Brasileira

Realizou-se, entre 15 e 19 de outubro, a visita de uma delegação da Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito das atividades bilaterais entre a Força Aérea Portuguesa e a FAB.


A visita teve como principal objetivo a troca de conhecimentos ao nível logístico. Para além das reuniões efetuadas no Comando da Logística, tiveram também lugar visitas à Base Aérea Nº 6, Esquadras 501 e 502, Base Aérea Nº 11, Esquadra 601, à OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. e ao Centro de Manutenção Eletrónica, em Monsanto.

A visita culminou no dia 19 de outubro, com um almoço na Messe de Oficiais de Monsanto, com a presença do Major-General Pedro Palhares e do Adido do Exército e Aeronáutica do Brasil em Portugal, o Coronel Aviador Roberto Ferreira Pitrez. (FAP)

8 de novembro de 2012

Exército ajuda vítimas do mau tempo na Madeira

Depois do mau tempo que assolou a Madeira, o exército foi chamado a ajudar nos trabalhos de recuperação em curso, sobretudo no norte da ilha, a zona onde se registaram mais estragos.


Nas últimas horas, regressaram a casa vários desalojados, que ficaram chocados com o cenário.

Alberto João Jardim já oficializou entretanto o pedido de ajuda ao Governo e à União Europeia.(Tvi)

7 de novembro de 2012

Arsenal do Alfeite está a reparar navio da Marinha Real de Marrocos


O Arsenal do Alfeite está a reparar o navio da Marinha Real de Marrocos nas suas instalações. O valor do contrato não foi revelado.

O Arsenal do Alfeite está a reparar um navio da Marinha Real de Marrocos, o BSL Dakhla, mas o valor do contrato não foi revelado.

José Pedro Aguiar-Branco anunciou, esta segunda-feira, no Parlamento o contrato dos estaleiros do Alfeite para a manutenção e reparação de um navio de Marrocos. Contactada pelo Negócios, a Arsenal do Alfeite confirmou este trabalho, mas pouco disse sobre o acordo.

"Confirmamos a colaboração encetada pela Arsenal do Alfeite com a Marinha Real de Marrocos, nomeadamente no que diz respeito à manutenção/reparação do 'Bâtiment de Soutien Logistique' [BSL] Dakhla", disse fonte oficial da empresa ao Negócios.

O valor não foi revelado. No entanto, em Diário da República já foram publicados dois concursos públicos lançados pela Arsenal do Alfeite para subcontratos desta reparação. O Alfeite pretende contratar serviços de desgaseificação, lavagem e desengorduramento dos tanques de combustível do BSL Dakhla, tendo fixado um valor base de 10 mil euros. E lançou, ainda, um concurso para aquisição de serviços de tratamento de superfícies a bordo do BSL Dakhla com preço base de 20,5 mil euros.(JN)

Participação da Força Aérea nas Operações FRONTEX

Realizou-se no dia 5 de novembro, na Base Aérea Nº6 – Montijo, a cerimónia de receção dos militares que participaram, no presente ano, nas operações da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).
Nesta cerimónia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, dirigiu uma palavra de reconhecimento aos cerca de 60 militares que participaram nas diferentes operações enaltecendo o seu empenho, competência e dedicação.
A Força Aérea Portuguesa participou, pelo segundo ano consecutivo, com uma aeronave C-295M, pertencente à Esquadra 502, e militares das áreas de operações, manutenção e apoio em quatro operações distintas da agência FRONTEX – HERMES (Itália), AENEAS (Itália), INDALO (Espanha) E POSEIDON (Grécia) – de julho a outubro de 2012, com a principal missão de controlar os fluxos de migração irregular a partir do norte de África.

Nas quatro operações, o destacamento nacional perfez 101 missões de vigilância marítima numa área próxima dos 4 200 000 km2, onde percorreu 111 045 km num total de 409 horas de voo, que resultaram na identificação e monitorização de 11 736 embarcações, das quais 27 foram alvo de interceção por indícios de atividade ilegal.(FAP)

MINISTRO DA DEFESA REALÇA «CAPACIDADE SUBMARINA» DE PORTUGAL

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou a importância da «capacidade submarina» de Portugal por permitir que o País participe «numa operação estruturante no combate à pirataria» e nas operações da NATO, com vista ao cumprimento dos seus compromissos internacionais.
Aguiar-Branco falava no Alfeite após uma viagem a bordo do submarino Arpão, que teve início em Cascais, para marcar presença na chegada deste navio, no final de uma missão da Força Naval Permanente da NATO de patrulhamento no Mediterrâneo - entre os dias 4 de setembro e 27 de outubro - e de ter participado no exercício Noble Mariner 12, destinado à certificação da Força de Reação Rápida da NATO para 2013.
«É uma capacidade que deverá ser aproveitada ao máximo em benefício de todos, de Portugal, e da nossa responsabilidade, quer em termos internacionais quer em termos do nosso espaço marítimo», referiu o Ministro da Defesa.
Sobre a aquisição de novas embarcações, designadamente para fiscalização das águas portuguesas, Aguiar-Branco afirmou que a sua compra não será equacionada antes da revisão da Lei de Programação Militar.
«Neste momento está fora de questão na medida em que a revisão do conceito estratégico ainda não foi concluída. Quando for concluída, será então feita a revisão da Lei de Programação Militar e aí serão definidas em termos concretos, as prioridades das Forças Armadas», frisou o Ministro. (MDN)

5 de novembro de 2012

Chegada do NRP Arpão à Base Naval de Lisboa


Regressa amanhã a Lisboa, dia 6 de Novembro, pelas 16h00, o N.R.P. "Arpão", após ter largado da Base Naval de Lisboa em 28 de Agosto ter integrado, pela primeira vez na história dos submarinos portugueses, a Força Na
val Permanente da NATO (SNMG2).


Esta integração concretizou-se no período de 04 de Setembro e 27 de Outubro, onde efetuou duas patrulhas no âmbito da Operação Active Endeavour (OAE) e participou no exercício "Noble Mariner 12".

Irá receber a bordo o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.(MGP)

Marinha reforçou as suas reservas de guerra

Em 2011 foram adquiridas munições, torpedos e outro material militar para reservas de guerra, diz relatório oficial.

A despesa foi efectuada através da Lei de Programação Militar, revela uma relatório enviado ao Parlamento pelo secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino.

O Ministério da Defesa confirma que essa despesa resultou de «compromissos com a NATO». O ministro Aguiar Branco estará esta segunda-feira no Parlamento.(Correio da Manhã)

3 de novembro de 2012

Código de Honra das Forças Armadas Portuguesas

DIA DA DEFESA NACIONAL - EDITAIS DE CONVOCAÇÃO 2012/2013

A comparência ao Dia da Defesa Nacional, ocorre nas datas para as quais os jovens de ambos os sexos, nascidos em 1994, serão notificados através dos editais de convocação, a publicar no concelho e freguesia de residência, podendo igualmente serem consultados através deste sítio.

Para consultar o dia da sua convocação, deverá preencher o campo número de identificação ou o campo nome com os seus dados.

O preenchimento da pesquisa por nome deve ser feita sem acentuação, utilizando o nome completo ou parte deste, por exemplo "joao manuel da cunha" ou "joao manuel". Caso não encontre o seu nome contacte-nos. (Consultar AQUI OS EDITAIS DE CONVOCAÇÃO) (DGPRM)

2 de novembro de 2012

MILITARY PHOTOS - FOTO DO DIA

Exercícios Militares na Turquia

EMGFA - FOTO DA SEMANA

89.º Aniversário do Dia da Liga dos Combatentes

O Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes tem a honra de convidar V. Exa. para as Cerimónias do 94.º Aniversário do Dia do Armistício, 89.º Aniversário do Dia da Liga dos Combatentes e 38.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar, que se realizam no próximo dia 11 de Novembro, pelas 10H15, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém. (LC)

1 de novembro de 2012

COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO NO KOSOVO

Com a presença do Exmo 2º Comandante da KFOR, Brigadeiro-General Bojan Pograjc, decorreu no passado dia 24 de Outubro de 2012, no Campo de “Slim Lines”, Kosovo, a cerimónia comemorativa do Dia do Exército Português e o Dia da Hungria.
Aproveitando a coincidência de datas, marcantes para os dois países que formam a Tactical Reserve Manoeuvre Battalion da KFOR (KTM/KFOR), diversos representantes de ambas as nações não deixaram de se associar às comemorações, dos quais se destacam o Embaixador da Hungria no Kosovo, Embaixador Lóránt Balla, e o Sr. Dr. Juiz Desembargador José Manuel Duro Mateus Cardoso, para além da presença alargada dos militares do Comando e Quartel-general da KFOR, dos Comandantes das Unidades e também de portugueses que vivem e trabalham no Kosovo.
A cerimónia militar iniciou-se com a formatura na Parada D. Afonso Henriques do AGR I/KTM/KFOR e do 7 º Contingente da Hungria, comandado pelo 2º Comandante da KTM/KFOR, Major Barnabás Bartók.
O Coronel Jorge Barros Gomes, na qualidade de Senior National Representative, em representação do Exército Português, proferiu algumas palavras alusivas ao evento, explicando à comunidade internacional a razão para a comemoração do Dia do Exército nesta data. Por outro lado, o Comandante do 7º Contingente húngaro, Tenente-Coronel Istvàn kàsa proferiu também um discurso sobre o Dia Nacional da Hungria e a razão do mesmo. No final, as forças em parada desfiram perante o 2º Comandante da KFOR.

O Comando da KFOR enalteceu o espírito da celebração, como exemplo do bom relacionamento entre nações e a dignidade da cerimónia militar, bem representativa do sentimento dos militares dos dois países face ao simbolismo da data. (Exército)

Homenagem ao Cabo artilheiro Aníbal Jardino, morto em combate na Índia

Numa organização conjunta da Marinha, Câmara Municipal de Bragança e da Liga dos Combatentes vai ser prestada uma homenagem ao Cabo artilheiro Aníbal Jardino nos próximos dias 02 e 03 de novembro em Bragança, de onde o militar era natural.
No dia 18 de dezembro de 1961 o Cabo artilheiro Aníbal Jardino, embarcado na Lancha “Vega” comandada pelo Segundo-Tenente Oliveira e Carmo, em missão no território da Índia Portuguesa de Diu, faleceu em combate, heroicamente ao serviço de Portugal aquando do ataque aquele território pela União Indiana. Pela coragem evidenciada, entrega e espírito de sacrifício revelados, o Cabo Jardino foi condecorado a título póstumo com a Medalha de Cobre de Valor Militar com Palma.

A forma como toda a guarnição da Lancha Vega combateu, numa luta desigual, contra várias aeronaves indianas, à vista da velha fortaleza de Diu, constitui, ainda hoje, uma das páginas mais brilhantes da História da Marinha Portuguesa.


Programa da Homenagem:


02 Novembro de 2012 (sexta-feira)

11h30 Visita ao cemitério do Toural, talhão dos Combatentes – homenagem aos militares falecidos.


03 Novembro de 2012 (sábado)

10h50 Hora limite da chegada dos participantes/convidados ao local da cerimónia junto ao monumento com o busto do Cabo Aníbal Jardino (Parque Eixo Atlântico)
11h00 Cerimónia militar de homenagem ao Cabo Aníbal Jardino
11h20 Fim da cerimónia militar
16h00 Inauguração da exposição temporária “Os últimos combates da Índia”, no Centro Cultural Adriano Moreira
21h00 Sessão cultural, no Teatro Municipal de Bragança

Evocação do combate da Lancha Vega

 Intervenção do Sr. Professor Adriano Moreira

 Testemunho/entrevista aos marinheiros sobrevivos da Lancha Vega

Coordenação CMG Vitoriano Cabrit
22h00 Concerto da Banda da Armada, com a participação da cantora Dulce Pontes. (MGP)