31 de julho de 2012

KFOR - Visita do Comandante Operacional Conjunto (COCONJ)

No período de 17 a 20Jul12, o Comandante Operacional Conjunto (COCONJ), TGEN João Nuno Jorge Vaz Antunes visitou o 1BI/KTM/KFOR no Campo Português no Kosovo - Slim Lines. O COCONJ foi recebido pelo Comandante do 1BI/KTM/KFOR, TCOR José Sá, pelo Sénior Português da KFOR, COR António Romero, e pelo oficial mais antigo no Teatro de Operações do Kosovo, COR Porto.

No dia 18Jul12 presidiu à formatura do 1BI/KTM/KFOR, recebendo as honras militares regulamentares em formatura, a que se seguiu a apresentação de cumprimentos por parte de uma delegação da KTM, na sala de brífingues.

De acordo com o programa da visita, o Comandante da KTM conduziu um brífingue, onde foi destacada a atividade operacional da força e a situação atual do Teatro de Operações do Kosovo, após o qual se seguiu uma visita às instalações do Campo de Slim Lines.

Durante a tarde, o COCONJ visitou a Área de Interesse atribuída à KTM, em Mitrovica, e aproveitou para conhecer o local onde a KTM conduziu a operação de remoção de um roadblock em Rudare Sul, no norte do Kosovo, a 01Jun12. Ainda durante o dia 18, foi recebido nas instalações do Quartel-General da KFOR, pelo COM KFOR, MGEN Erhard Drews, e no final do dia houve ainda lugar para um jantar convívio no refeitório geral de Slim Lines, com a presença de todo o Contingente Português e da Comunidade Portuguesa presente no Kosovo.

No dia 19Jul12, deslocou-se novamente ao Norte do Kosovo, à área da ORF, para visitar o OP1, OP2, OP3 e DOG31. Já durante a tarde visitou o Oeste do Kosovo, mais concretamente o antigo aquartelamento PRT/FND na cidade de Klina, o Patriarcado de PEC, onde teve oportunidade de falar com o bispo Ortodoxo Jovan, e por último esteve no Mosteiro de Decani, onde assistiu a uma celebração Ortodoxa.

A visita à KTM e ao Teatro de Operações do Kosovo terminou no dia 20Jul12, após o COCONJ ter assinado o Livro de Honra do 1BI/KTM/KFOR onde manifestou o seu mais sentido apreço pela forma como os militares do Batalhão têm cumprido as suas missões e o desejo da continuação de uma excelente missão. (EMGFA)

EMGFA - Foto da Semana

Navio-Escola Sagres visita Leixões

Na 14ª visita da Sagres a Leixões irão desenrolar-se as seguintes actividades:O Navio-Escola Sagres, estará aberto a visitas nos seguintes períodos:

- sexta-feira, 3 de agosto: 14h00 – 23h00.
- sábado, 4 de agosto: 10h00 – 14h30.
- domingo, 5 de agosto: 10h00 – 23h00.

Será apresentado, a bordo, no dia 4 de agosto, um selo dos CTT que assinala o 75.º aniversário da Sagres;
Ainda no dia 4 de agosto, será apresentado um Vinho do Porto, da Casa Santa Eufêmia, bem como dois vinhos (branco e tinto) Dona Berta, todos com o rótulo da Sagres. (MGP)

Participação do PITVANT no exercício Rapid Environmental Picture 2012



A Força Aérea Portuguesa (FAP), através da Academia da Força Aérea (AFA), participou no exercício "Rapid Environmental Picture 2012" (REP12), organizado pela Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), utilizando veículos aéreos não-tripulados (UAV), desenvolvidos no âmbito do PITVANT - Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados, da AFA e FEUP.

O REP12 teve em vista a avaliação, em ambiente real, das novas capacidades proporcionadas pelos veículos autónomos - submarinos, de superfície e aéreos - bem como das tecnologias que lhe estão associadas, no âmbito de operações aeronavais.

O REP12 decorreu nas semanas de 9 a 13 de julho e de 16 a 20 de julho e desenrolou-se em dois cenários distintos, nomeadamente: ao largo de Tróia e ao largo de Sesimbra, em que tiveram lugar operações com veículos autónomos, quer submarinos quer de superfície, e ao largo de Santa-Cruz, em que tiveram lugar operações com UAV.

Os voos efetuados pela equipa PITVANT, neste exercício, constituem um passo significativo no sentido de se estudar a viabilidade relativamente à integração de sistemas UAV no dispositivo da FAP, que executa missões de Busca e Salvamento e de Vigilância Marítima e, simultaneamente, dar satisfação aos compromissos assumidos pela Força Aérea no âmbito do projeto PERSEUS - Protection of European borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance, financiado pelo 7º Programa Quadro Comunitário de Apoio (FP7). (FAP)

30 de julho de 2012

Defesa Aérea em Portugal


Como é feita a Defesa Aérea em Portugal. Este filme mostra os vários intervenientes nesta missão.

Vídeo realizado pelo Centro de Audiovisuais da Força Aérea

28 de julho de 2012

29 de Julho - Base Aérea de Beja "abre portas" à população

Se sempre sonhou subir à torre de controlo ou experimentar as sensações de conduzir um avião, marque para este domingo, 29, uma visita à Base Aérea (BA) 11, em Beja.

Tudo porque a unidade militar vai estar de portas abertas para toda a população entre as 10h00 e as 16h00, numa iniciativa integrada nas comemorações do 60º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP).


"É naturalmente um dia que nos dá muito agrado e muito importante para a Base Aérea (BA) 11. É uma oportunidade que temos de abrir as portas à população, em particular à população de Beja. E também uma oportunidade para mostrarmos as nossas missões, não só da BA11 mas também da Força Aérea de uma maneira geral", revela ao "CA" o segundo comandante da BA 11, tenente-coronel piloto-aviador Hélder Rebelo.

O "Dia de Base Aberta" em Beja arranca às 10h00 e até às 16h00 vai estar patente uma mostra de modelismo e uma exposição estática de todas as aeronaves que actualmente são utilizadas pelas esquadras de voo da FAP, incluindo os supersónicos F-16 e Falcon ou o EH-101, bastante utilizado nas operações de socorro e salvamento.

A partir das 10h00 começam também as visitas à torre de controlo e aos bombeiros, assim como as sempre bastante concorridas sessões de baptismo de voo em simuladores de aviões Alpha-Jet.

Das 10h30 às 12h00 realizam-se os passeios em viaturas tácticas militares e às 10h45 começam as descolagens, oportunidade única para todos aqueles que estiverem munidos de máquina fotográfica poderem capturar para a posteridades as manobras no ar de aeronaves como os Alpha-Jet (utilizados para formar os pilotos das esquadras de caça), os Alouette III (que têm como missão formar pilotos para as esquadras de helicópteros) ou os possantes P-3 (muito utilizados em missões internacionais).

Às 11h00 está agendada uma exibição cinotécnica e depois de almoço o programa do "Dia de Base Aberta", que termina às 16h00, inclui mais visitas à torre de controlo e bombeiros e baptismos em simulador de voo, assim como novas demonstrações de aeromodelismo e passeios em viaturas tácticas militares (tudo das 14h00 às 15h30). (C.A)

REP 12 - Rapid Environmental Picture

Corveta Baptista de Andrade enfrenta incêndio em espaço de máquinas



A corveta NRP Baptista de Andrade sofreu um incêndio na madrugada de hoje, enquanto se encontrava a navegar, em patrulha, na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Continente. O fogo teve origem num dos geradores de bordo e foi prontamente combatido. Devido a inalação de fumos foi necessário conduzir ao Hospital de Sines oito elementos da guarnição que se encontravam com dificuldades respiratórias, numa operação coordenada pelo Centro de Operações de Marinha/ MRCC Lisboa e da Capitania do Porto de Sines. Todos os militares tiveram já alta hospitalar.

O alarme de emergência soou às 02h00 e, de imediato, toda a guarnição foi envolvida no combate ao fogo, tendo sido utilizados extintores e outros meios de combate a incêndios existentes a bordo, de acordo com os procedimentos e o treino instituído na Marinha Portuguesa. O incêndio foi debelado logo à primeira reação e dado como extinto cerca de trinta minutos depois.

A pronta resposta e a ação conjunta de todos os elementos da guarnição permitiram evitar danos maiores no navio. Restabelecida a segurança de pessoas e material de bordo, o navio dirigiu-se então para Sines, o porto mais próximo, onde atracou. Os oito militares que se encontravam com dificuldades respiratórias foram de imediato transportados para o Hospital de Sines, tendo tido alta pelas 09h45.

Está em curso a investigação das causas do incidente. A responsabilidade da missão de Busca e Salvamento Marítimo foi de imediato assumida pela Fragata NRP D. Francisco de Almeida.

A corveta NRP Baptista de Andrade, ao serviço da Marinha Portuguesa desde 1974, é comandada pelo Capitão-Tenente Victor Fernando Plácido da Conceição e tem uma guarnição de 68 militares, constituída por 9 oficiais, 15 sargentos e 44 praças.(MGP)

Blogosfera - Blogues em destaque !

O blogue " Ao meu jeito", entra para a coluna de blogues em destaque no "Defesa Nacional".

26 de julho de 2012

Visita do Comandante da EUNAVFOR

Ontem, dia 25 de julho, o CEMGFA, General Luis Araújo, recebeu no seu Gabinete o Contra-Almirante Duncan L. Potts que se encontra de visita a Portugal.

O Rear Admiral Potts Comanda a missão da União Europeia na Somália (EUNAVFOR-ATALANTA) no combate à pirataria na costa da Somália (Golfo de Aden e Corno de África).

Portugal participa nesta Missão desde 2008 com a participação de meios aéreos (P3-P) e meios navais (Fragatas Classe Vasco da Gama). Neste momento Portugal têm dois militares da Marinha no STAFF da missão embarcados em navios de países da UE (Itália e França) no âmbito da EUROMARFOR.

Na audiência o General CEMGFA e o CALM Potts discutiram assuntos relativos à missão e ao contributo expectável no futuro das Forças Armadas Portuguesas .(EMGFA)

ZMM NO APOIO ÀS POPULAÇÕES E OPERAÇÕES DE COMBATE AOS INCÊNDIOS

Em resposta à solicitação do Governo Regional da Madeira, a Zona Militar da Madeira (ZMM) encontra-se, desde o princípio da noite de 18 de julho, empenhada com diversos meios no apoio às operações de combate aos incêndios, providenciando alojamento às vítimas dos incêndios e disponibilizando diversas viaturas militares para o transporte dos desalojados.

Relativamente ao apoio às vítimas dos incêndios foi proporcionado alojamento e alimentação a 136 desalojados e foram utilizadas 55 viaturas e 75 militares, para transporte de bombeiros, militares do GIPS/GNR e elementos da autoridade Nacional de Proteção Civil.

Presentemente os militares do Exército efetuam patrulhamentos diários nos municípios da Calheta e Santa Cruz, empenhando 3 viaturas e tem disponíveis 3 equipas de rescaldo em apoio às autarquias de Porto Moniz, Calheta e Santa Cruz, com 4 viaturas táticas guarnecidas com 35 militares. (Exército)

23 de julho de 2012

Madeira - Forças Armadas no apoio às operações de combate aos incêndios

Respondendo a uma solicitação do Governo Regional da Madeira efetuada ao princípio da noite de 18 de julho, o Comando Operacional da Madeira (COM) iniciou imediatamente a coordenação e acompanhamento do emprego dos meios e forças militares das Forças Armadas sedeados na Região Autónoma da Madeira (RAM) com vista à colaboração com o Serviço Regional de Proteção Civil no apoio às operações de combate aos incêndios que deflagraram na RAM.

Durante a noite de 18 de julho foi ativado o Centro de Situação e Operações (CSO) do COM e destacado um Oficial de Ligação do COM no Centro de Coordenação Operacional Regional do Serviço Regional de Proteção Civil. Nessa mesma noite, o COM coordenou o apoio da Zona Militar da Madeira (ZMM) no alojamento temporário de 13 pessoas desalojadas no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), tendo sido disponibilizadas diversas viaturas militares para o transporte de desalojados da zona dos incêndios para o RG3.

Em 19 de julho uma coluna de viaturas da Unidade de Apoio da ZMM transportou entre o aeroporto da Madeira e o RG3 50 bombeiros, 25 militares do GIPS/GNR e oito elementos do Grupo de Comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que chegaram à Madeira num avião militar C-130 da Força Aérea Portuguesa proveniente da Base Aérea n.º 6 no Montijo. Durante a tarde, o Comandante Operacional da Madeira, Major-general Tiago Vasconcelos, acompanhou S. Exa. o Ministro da Administração Interna numa visita a estas equipas vindas do Continente, que ficaram alojadas no RG3. Durante a tarde e noite, o COM efetuou a coordenação do emprego de um total de 22 viaturas de transporte de pessoal e táticas, e de 27 militares da ZMM, no apoio ao transporte das equipas de bombeiros e militares do GIPS/GNR que se deslocaram ao terreno em operações de combate aos incêndios. Foi disponibilizado alojamento temporário no RG3 a um total de 99 pessoas desalojadas (30 homens, 47 mulheres e 22 crianças), que pernoitaram no quartel.

Durante os próximos dias e enquanto a situação assim o determinar, o COM irá continuar a responder aos pedidos de apoio do Governo Regional da Madeira.(EMGFA)

22 de julho de 2012

Exercício multinacional HOT BLADE



Entre os dias 4 e 18 de julho Portugal recebeu o maior exercício multinacional de helicópteros - HOT BLADE - organizado pela Força Aérea Portuguesa e apoiado pelo Luxemburgo, no quadro do Programa de Treino de Helicópteros da Agência Europeia de Defesa.

Durante três semanas, o exercício contou com 700 militares austríacos, belgas, finlandeses, alemães, holandeses e portugueses que colocaram em prontidão 23 helicópteros (EH-101 MERLIN; A109; CH-53 G; COUGAR; CHINOOK; AB212 e NH-90), 4 F-16 e toda a estrutura operacional do HOT BLADE. A Suécia e o Reino Unido também participaram, como observadores, para avaliar a sua futura presença no Programa de Treino de Helicópteros. Às forças internacionais presentes neste exercício juntaram-se 2300 militares do Exército e da Marinha Portuguesa.

A partir do Aeródromo de Manobra Nº1, Unidade que acolheu a preparação e as operações do HOT BLADE, e durante os 10 dias de atividade aérea foram efetuadas 700 horas de voo e mais de 300 saídas, estendidas por uma área de treino equivalente a metade do espaço aéreo de Portugal continental.

De forma a alcançar uma elevada proficiência e qualificação em ambientes operacionais exigentes desempenharam-se missões de assalto aéreo; operações especiais; transporte de carga aérea; apoio aéreo próximo (em ambiente urbano e em situações de emergência); proteção a veículos de ajuda humanitária; operações de reconhecimento e segurança; busca e salvamento em zonas de conflito; resgate de altas individualidades; extração de elementos militares e não militares e evacuações médicas.

Para as nações participantes o HOT BLADE foi um grande desafio, tendo sido realçado, pelas mesmas, as mais valias alcançadas com esta participação: a realização de missões conjuntas; a melhoria de procedimentos; a partilha de experiências, técnicas e táticas e o treino de missões em condições exigentes.

O HOT BLADE tornou-se assim no exercício de helicópteros mais complexo jamais feito na Europa, testando a agilidade e capacidade das tripulações e aeronaves às exigências dos atuais teatros de operações, e neste caso em particular, em ambientes quentes, empoeirados e a grande altitude. (FAP)

21 de julho de 2012

Exército tem 250 homens e 30 viaturas nos incêndios

O Exército português tem cerca de 250 homens, acompanhados por 30 viaturas, das quais quatro são máquinas de rasto, a ajudar no combate às chamas no Algarve, disse hoje o porta-voz daquela força, tenente-coronel Jorge Pedro.

"Actualmente, na região do Algarve, divididos por Tavira e São Brás de Alportel termos cerca de 250 homens, acompanhados por cerca de 30 viaturas, das quais quatro máquinas de rasto, num total de dez pelotões", disse Jorge Pedro à Lusa.

O tenente-coronel explicou que aqueles militares têm missões "no âmbito de vigilância ativa [evitar reacendimentos], auxílio aos bombeiros no combate aos incêndios e operações de rescaldo".

Por seu lado, as quatro máquinas de rasto, acompanhadas por quatro equipas de militares, colaboram nas operações de limpeza, na abertura de alguns caminhos para os bombeiros utilizarem e na abertura de aceiros para impedir a progressão dos fogos.

Jorge Pedro disse ainda à Lusa que o Exército ainda tem capacidade para mobilizar mais meios para o Algarve, se for necessário.

"Ainda não esgotámos os nossos recursos. Ainda temos recursos para empenhar se assim for solicitado", afirmou.

Todas as unidades a sul de Leiria estão ou vão estar empenhadas no Algarve, porque os militares no terreno vão ser rendidos ao fim de 48 horas.

O porta-voz referiu ainda que o envolvimento do Exército no combate aos incêndios é "habitual", quer através dos meios de engenharia, quer dos seus homens.

Quanto à situação em Tavira e em São Brás do Alportel, o tenente-coronel João Pedro escusou-se a fazer uma análise, dizendo apenas que "não está a ser fácil".(DN)

O 'Canivete suíço' da Marinha francesa está em Lisboa

Conheça o 'Dixmude', porta-helicópteros, navio-hospital e de transporte de militares da Marinha francesa, que domingo sai de Lisboa rumo a França.



Os navios da Marinha de guerra francesa fazem todos os anos mais de 30 escalas nos portos portugueses, revela o embaixador de França em Portugal durante a visita ao 'Dixmude'. Pascal Teixeira da Silva disse ainda que 10% dos voos militares do seu país cruzam o espaço aéreo português.

O chefe da diplomacia gaulesa procura, desta forma, exemplificar a boas relações entre França e Portugal no âmbito da defesa, bem como importância geoestratégica do espaço aeromarítimo português para as forças armadas do seu país.

"Os espaços aéreo e marítimo do continente, mas sobretudo dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, são um trunfo do ponto de vista estratégico e de segurança, mas também em matéria de recursos económicos. O mar é um novo horizonte para o qual Portugal está bem posicionado", diz.

A cooperação luso-francesa no domínio da defesa, assegura o embaixador, poderá passar pela realização conjunta de missões de combate ao tráfico de droga, de reforço das capacidade das forças de manutenção de paz em África, para além daquelas que já decorrem no âmbito da União Europeia (Operação Atalanta, de combate à pirataria na Somália) e da NATO.

Aproveitando a passagem do 'Dixmude', decorreu na terça-feira, dia 17, um exercício militar envolvendo fuzileiros portugueses desembarcados numa operação anfíbia e posteriormente transportados de helicóptero para bordo do navio francês.(Expresso)

20 de julho de 2012

Força Aérea no apoio no combate aos incêndios

Um ALOUETTE III esteve hoje empenhado em missões de apoio ao combate aos incêndios na região do Algarve, efetuando várias ações de reconhecimento visual da área afetada.

No dia anterior duas destas aeronaves descolaram da Base Aérea Nº11 (BA11), em Beja, para apoiar as ações de coordenação das forças no terreno, que combatiam os incêndios no concelho de Tavira. Uma destas aeronaves foi empenhada no resgate do piloto de uma aeronave que combatia os incêndios e que terá amarado na Barragem do Roxo. O piloto foi recuperado, transportado para a BA11, e posteriormente observado por uma equipa médica da unidade.

Para além destas missões, um C-130 transportou, durante a manhã de quinta-feira, 83 homens para a Madeira, para apoiar no combate aos incêndios que deflagram na ilha. Destes elementos 8 fazem parte do Grupo de Comando da Associação Nacional da Proteção Civil e os restantes, divididos em 3 pelotões com 25 homens, constituem as forças do Grupo de Intervenção e Proteção e Socorro da GNR (GIPS), da Força Especial de Bombeiros e de Bombeiros Voluntários de várias Corporações.(FAP)

Desativação do segmento de Defesa Aérea do SICCAP

O Tenente General Carlos Tia, Comandante Aéreo, presidiu, no passado dia 13 de julho, ao momento de desativação do segmento de Defesa Aérea do SICCAP (Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal) Fase II, em Monsanto.

Este momento assume-se como mais um marco no desenvolvimento do SICCAP que, na fase que agora termina, teve como objectivo a criação de um Centro de Operações Aéreas, em Monsanto e de um CRC (Centro de Relato e Controle) Alternativo, em Beja.

A componente de defesa aérea teve a sua Aceitação Provisória pela Força Aérea em 26 de fevereiro de 2002, permitindo que o CRC Monsanto assumisse em pleno as operações a partir de 23 de maio desse ano.

O CRC Monsanto encontra-se já dotado de um sistema intermédio de apoio à defesa aérea, designado MASE (Multi-Site AEGIS Site Emulator), que permitirá manter a actividade até à ativação do novo ACCS (Air Command and Control System) da NATO, em Monsanto.(FAP)

Verdadeiros Heróis de Portugal !



O Blogue Defesa Nacional, manifesta todo o seu apoio e gratidão a todos Bombeiros,Polícias e Militares, que tem sido verdadeiros heróis a combater o grave flagelo dos incêndios florestais.

Museu de Marinha abre exposição fotográfica sobre a Sagres

O Navio-Escola Sagres está em destaque este fim-de-semana pela participação na regata Tall Ships mas também porque a partir de sábado, dia 21 de julho, estará patente no Museu de Marinha uma exposição fotográfica que tem por base momentos captados a bordo por três fotógrafos, Joaquim Magalhães de Castro, Roberto Santadreu e Guta de Carvalho.

A "Rota dos Mares", assim se intitula a exposição, permite acompanhar a visão de três profissionais da fotografia que viveram momentos a bordo, Joaquim Magalhães de Castro e Roberto Santadreu testemunharam diferentes etapas da mais recente volta ao mundo realizada pela Sagres em 2010. Guta de Carvalho tem registado o Navio-Escola da Marinha Portuguesa nos últimos 25 anos, como o próprio refere "pode parecer uma fixação. Mas não me canso de fotografar a Sagres. Porque todos os dias há uma nova abordagem, uma nova história para contar e um contínuo e renovado espírito de sã camaradagem."
A Sagres entrou na vida de Joaquim Magalhães de Castro mais recentemente porém a intensidade com que fala da experiência a bordo do Navio é a mesma. Referindo que "entrei na Sagres como um desconhecido e saí como um membro da família firme, leal e solidária".
Roberto Santadreu explica ter fotografado com uma perspetiva intimista até para se "situar e compreender os tempos heróicos da navegação portuguesa. Os Lusíadas, presentes a bordo ajudaram-me nesse propósito".


A exposição "Rota dos Mares" insere-se nas comemorações dos 50 anos do Navio-Escola Sagres ao serviço de Portugal e estará patente ao público até ao dia 02 de setembro de 2012 no Museu de Marinha. (MGP)

EMGFA - Foto da Semana

18 de julho de 2012

PROMOÇÕES NAS FORÇAS ARMADAS VÃO «ACONTECER ESTA SEMANA»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que as promoções nas Forças Armadas, congeladas desde 2011, vão começar a «acontecer esta semana».

O anúncio foi feito numa audição na Comissão da Defesa Nacional, na Assembleia da República, onde o Ministro frisou que tal situação não implicará o aumento da despesa global com pessoal.

Destacando o «clima exemplar de relacionamento» entre o Ministério da Defesa Nacional e as chefias militares no decorrer do processo, Aguiar-Branco adiantou que, ao todo, serão promovidos 5211 militares, dos quais 1 104 oficiais, 1 099 sargentos e 3 008 praças, demonstrando o carácter «transversal» da medida a todos os postos das Forças Armadas.

Na sequência de algumas questões colocadas pelos deputados sobre os trâmites do processo, o Ministro da Defesa Nacional referiu que está previsto, para esta semana, a assinatura de um despacho conjunto da Defesa com as Finanças, cabendo depois a cada um dos ramos a execução das respetivas promoções (MDN)

Marinha na Tall Ships Race Lisboa 2012

A Marinha estará presente na Tall Ships Race Lisboa 2012, que decorre em Lisboa no período de 19 a 22 de julho através da abertura ao público do Navio-Escola Sagres e do Navio de Treino de Mar Creoula, assegurando também presença no local com a exposição de meios operacionais, sendo possível participar em várias atividades lúdicas e radicais relacionadas com a Marinha.

O Navio-Escola Sagres e de Treino de Mar Creoula estarão abertos a visitas nos dias 19 e 20 de julho, das 10h00 às 24h00, e no dia 21 de julho, das 10h00 à 01h00, no cais jusante do Jardim do Tabaco. No dia 22 de julho, participarão no desfile naval de grandes veleiros ao longo do rio Tejo, com passagem entre Alcântara e Belém entre as 14h00 e as 15h00, partindo seguidamente em regata com os restantes veleiros para o porto de Cádis.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer e contactar com diversas áreas da Marinha, bem como participar em demonstrações e atividades lúdicas como sendo a escalada, batismos de mergulho, navegar num navio ou pilotar um Helicóptero Lynx em simuladores, e ter contacto com diversos meios e equipamento dos Fuzileiros, Mergulhadores, Escola Naval, Instituto Hidrográfico, Centro de Recrutamento da Armada, Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima.

O Evento vai ter lugar no novo Cais de Cruzeiros, entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço. A regata Tall Ships Races é organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes veleiros, contribuindo para a preservação dos valores e das tradições, permitindo às novas gerações a oportunidade de desenvolverem o gosto e a ligação ao mar através do treino de mar em grandes veleiros.

Os Navios:

A Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, tendo sido construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega, portanto, há 75 anos, 50 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa a Marinha e o País no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada itinerante de Portugal.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro e efetua, no período de 7 de julho a 7 de agosto, a sua 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval. Conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem 46 cadetes da Escola Naval e 18 cadetes e jovens oficiais estrangeiros, dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Tunísia, Turquia e Uruguai.

O Creoula é um grande veleiro de 70 metros de comprimento, 4 mastros e armação em lugre, tendo sido construído em 1937 nos estaleiros da Companhia União Fabril (CUF) na Rocha Conde de Óbidos, no tempo record de 62 dias úteis, juntamente com o seu irmão gémeo Santa Maria Manuela. Dos seus 75 anos, sempre com Bandeira Portuguesa, navegou 50 ao serviço da Parceria Geral da Pescarias como navio de pesca de bacalhau na Terra Nova e Groenlândia, e os últimos 25 como navio de treino de mar, operado pela Marinha Portuguesa. A sua principal missão é, para além do treino de mar, mostrar aos cidadãos portugueses a importância estratégica do mar para Portugal nas diversas vertentes - cultural, ambiental, sócio-económica e segurança e defesa. Apoia a comunidade cientifica em missões especificas e nas suas deslocações ao estrangeiro representa o Estado Português. De referir que neste âmbito já embarcaram no Creoula mais de 15.500 cidadãos.

O Creoula tem uma guarnição de 40 militares e 52 civis, sendo comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d'Orey Roquette Cornélio da Silva. Depois de já ter este ano realizado 4 missões com diversas instituições, vai agora, no período de 18 de Julho a 03 de Agosto, embarcar os jovens da APORVELA e participar na Regata de Grandes Veleiros, passando por Lisboa, Cadiz e Ílhavo. Prossegue de Ílhavo directamente para um périplo pelos Açores com 52 jovens de diversas nacionalidades da Universidade Itinerante do Mar (UIM), regressando a Lisboa a 24 de Agosto.(Marinha)

EMGFA - Foto da Semana

60º Aniversário da Força Aérea em Beja

No âmbito das Comemorações do 60º Aniversário, no próximo dia 29 de julho, das 10h00 às 16h00, venha conhecer a Força Aérea, na Base Aérea Nº11, em Beja.

A entrada é livre e toda a população poderá visitar a unidade e participar em várias atividades, entre elas, visitas à Torre de Controlo e aos Bombeiros, Demonstrações Cinotécnicas e de Aeromodelismo, Passeios em Viaturas Táticas Militares e Batismos em Simulador de ALPHA-JET.

Organizada e preparada para receber as famílias que se deslocarem à base aérea de Beja, está também uma Exposição Estática de Modelismo e uma Exposição Estática com aeronaves das esquadras de voo da Força Aérea, onde poderá, por exemplo, visitar o interior de um P-3, de um C-295 ou de um FALCON 50, pegar na manche de comando de um ALOUETTE III, ALPHA-JET ou F-16, conhecer o EH-101 que salvou mais de 2751 e muito mais.

Aqueles que estiverem munidos de máquina fotográfica poderão capturar momentos únicos de descolagens de aeronaves em treino, nomeadamente do ALPHA JET, que forma os pilotos para ingressar nas esquadras de caça, do ALOUETTE III, que tem como missão formar pilotos para as esquadras de helicópteros, e do possante P-3, com um vasto currículo em missões internacionais.

Faça parte deste aniversário. Visite a Força Aérea Portuguesa! (FAP)

17 de julho de 2012

Forças Aéreas europeias no céu de Portugal

Aproveitando as características geográficas e climatéricas de Portugal, a Agência Europeia de Defesa (AED) atribuiu ao nosso país a organização do Hot Blade 2012, que decorre entre os dias 4 e 18 de Julho, no Aeródromo de Manobra n.º 1 em Maceda-Ovar, sendo a Força Aérea Portuguesa a entidade responsável pelo planeamento e condução deste exercício.

A presente edição do Hot Blade, financiada pelo Luxemburgo, trouxe a Portugal as forças aéreas da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Holanda, sendo que Suécia e Reino Unido surgem apenas no papel de observadores, perspetivando-se uma possível integração em exercícios futuros.

Durante os dez dias, estão previstas mais de mil horas de voos e cerca de 500 saídas (60 por dia), envolvendo mais de 2600 pessoas e 27 aeronaves.

No plano deste Hot Blade 2012 constam as seguintes missões, executadas, em jeito de simulação, num ambiente operacional quente, a grande altitude e empoeirado: assalto aéreo; operações especiais; transporte de carga aérea; apoio aéreo próximo; proteção a veículos de ajuda humanitária; operações de reconhecimento e segurança; busca e salvamento em zonas de conflito; resgate de altas individualidades; extração de elementos militares e não militares e evacuações médicas.

Com vários países em ação, estes exercícios visam criar um ambiente operacional combinado (multinacional) e conjunto (forças aéreas, marítimas e terrestres) semelhante ao das atuais operações militares internacionais. (B)

Exercício "LOBO 12"

O Comando Operacional da Madeira (COM) realizou no período de 3 a 5 de julho de 2012 o exercício de comunicações (SIGEX) LOBO 12, que teve como objetivo principal treinar a utilização e obter um melhor conhecimento das possibilidades e limitações do Sistema Integrado de Comunicações de Segurança, Emergência e Defesa da Madeira / Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SICOSEDMA/SIRESP) por parte do Comando Operacional da Madeira e das unidades e órgãos da Marinha, do Exército e da Força Aérea sedeados na Região Autónoma da Madeira. Estiveram igualmente presentes observadores do Estado-Maior-General das Forças Armadas e do Comando Operacional dos Açores.

Por outro lado, pretendeu-se também treinar os procedimentos de interoperabilidade entre os utilizadores das Forças Armadas e as outras entidades utilizadoras desta rede, que foram assim convidadas e aceitaram o convite para participar no exercício. Os procedimentos de interoperabilidade entre utilizadores diferentes, operando nos seus grupos de conversação próprios, exigem a intervenção do Centro de Operação e Gestão Regional (COG-R), que por isso também participou ativamente no exercício. O cenário criado para o exercício assentou no simulacro teórico de uma situação de incêndios florestais ativos ao mesmo tempo em diversas zonas da ilha da Madeira, que obrigaram à intervenção coordenada a vários níveis das diversas entidades participantes no exercício.

O SIGEX LOBO 12, cuja fase de preparação incluiu diversas reuniões de planeamento em maio e junho, teve o seu Distinguished Visitors Day (DVDay) no dia 5 de julho. Este evento contou com a presença dos comandantes das forças militares sedeadas na RAM (Região Autónoma da Madeira), bem como de responsáveis do Serviço Regional de Proteção Civil, da Direção Regional das Florestas, do Comando Regional da PSP e do Comando Territorial do Funchal da GNR, a par de outros convidados civis e militares.

As atividades do DVDay, que tiveram larga cobertura na comunicação social regional, incluíram um briefing sobre o exercício, uma visita à sala de controlo do exercício (EXCON), demonstrações de geolocalização de terminais portáteis SEPURA e de interoperabilidade destes equipamentos com rádios táticos militares P/PRC 425 em montagem veicular, exposição de meios SIRESP e uma visita ao Centro de Operação e Gestão do SIRESP/SICOSEDMA, que se encontra instalado no Comando Operacional da Madeira. (EMGFA)

16 de julho de 2012

Marinha testa veículos autónomos

A Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), encontra-se a realizar até ao dia 20 de julho, nas zonas de Sesimbra, Tróia e Santa Cruz, o Exercício “Rapid Environmental Picture 2012” (REP12), o qual visa testar e avaliar as novas capacidades e tecnologias associadas à utilização de veículos autónomos, submarinos de superfície e aéreos, no apoio a operações navais.


O exercício REP12 associa as áreas da Defesa e Segurança, Investigação & Desenvolvimento e Indústria, contando por isso com a participação de várias outras instituições e empresas nacionais e internacionais, como o Center for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO, o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Norwegian University of Science and Tecnology, o INESC-Porto, a Technion, a Liquid Robotics (que participa com um Wave-Glider veículo autónomo que utiliza a energia das ondas para se movimentar), a OceanScan, a Evologics e a Guarda Costeira Americana. É ainda de destacar a participação, pela primeira vez, da Força Aérea Portuguesa com a utilização e desenvolvimento de veículos autónomos aéreos no âmbito do projeto PITVANT.

O “Rapid Environmental Picture” que teve a sua primeira edição em 2010 sob a égide do programa científico do NATO Undersea Research Center (NURC) foi desenhado pelo Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN) em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Atendendo à persecução do conceito de «duplo-uso» da Marinha, os veículos autónomos podem ser empregues:

• Em missões operacionais
o Guerra de Minas - evita a exposição dos meios à ameaça de minas (navios a operar fora do zona de ameaça de minas); otimizam as operações em águas pouco profundas, onde a utilização de outros recursos (exemplo: mergulhadores) é morosa e pouco discreta;
o Operações Anfíbias – possibilidade de efetuar operações discretas, de forma a proceder à caracterização do área de desembarque Anfíbio (Rapid Environmental Picture), contribuindo para o processo de decisão do local de desembarque;
o Proteção de portos – emprego otimizado em zonas confinadas onde outros meios são de difícil utilização.

• Missões de utilidade pública
o Apoio a buscas de naufrágios – missões de busca e salvamento Marítimo (SAR) para localização de navios/embarcações afundadas;
o Monitorização de manchas de poluição – com a inclusão de sensores podendo seguir a evolução de manchas de poluição;
o Monitorização de objetos no fundo do mar em áreas sensíveis (portos/rios/estuários);
o Mapeamento de áreas para trabalhos de índole científica – possibilidade de utilização de AUV nas campanhas de extensão da Plataforma Continental.

O NRP Bacamarte é o navio atribuído pela Marinha ao evento e serve como plataforma logística de apoio às operações, tendo embarcado material pertencente aos participantes bem como infraestruturas para proporcionar condições de trabalho aos investigadores, nacionais e estrangeiros, assim como ao Destacamento de Guerra de Minas (DGM).

O REP12 representa assim uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos, avaliação/validação de tecnologias e recolha de informação que permitirá desenvolver novos conceitos de operação e de interoperabilidade para múltiplos veículos autónomos heterogéneos. (M.G.P)

14 de julho de 2012

ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO RECEBEU MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, referiu que, até à data, foram recebidos «dezenas de contactos» sobre a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), havendo neste momento sete interessados, nacionais e internacionais.

«Houve dezenas de contactos (…) e agora irá iniciar-se o processo de consultas formais», afirmou Paulo Braga Lino, acrescentando que espera «poder concluir este processo entre setembro e outubro».

Em declarações aos jornalistas momentos antes da tomada de posse da nova Comissão de Trabalhadores dos ENVC, que decorreu nas instalações de empresa, o Secretário de Estado frisou ainda que a «manutenção do maior número de postos de trabalho será uma condição a ter em conta no processo de reprivatização».

«Acredito profundamente no nosso empenho para encontrar uma solução. Não podemos ter uma situação como aquela de junho do ano passado em que, na prática, tínhamos em cima da mesa uma ordem para despedir mais de 400 trabalhadores», referiu Paulo Braga Lino. (MDN)

13 de julho de 2012

Força Aérea em Farnborough

A Força Aérea (FAP) está presente na Farnborough International Airshow 2012, em Inglaterra, com uma aeronave C-295M. Esta também em exposição a plataforma SIFNAV - Sistema de Formação de Navegadores, implementada pela Direção de Engenharia e Programas (DEP) do Comando da Logística da Força Aérea, com a colaboração de militares e civis da Base Aérea Nº6 e da Esquadra 502.

A conceção desta plataforma inovadora nasceu da necessidade da criação de uma "Escola de Navegadores", que tornasse possível a formação e o treino operacional em voo. Esta necessidade originou uma solicitação à DEP para que esta lançasse mãos à obra e conduzisse a sua implementação. Desta forma e de acordo com os requisitos de conceção, a DEP desenhou e materializou o SIFNAV, composto por uma palete, uma consola com 3 postos de instrução, embarcada na aeronave C-295M. O posto de instrução do centro é ocupada pelo Navegador instrutor, sendo os restantes preenchidos pelos Navegadores instruendos. Esta composição torna possível a interação, troca de informação e comunicação, entre ambos, elevando o nível de formação para um patamar superior.

Trata-se de um projeto inovador, cuja construção e operação obedece aos requisitos de certificação de aeronavegabilidade aplicáveis, que a FAP tem em exposição na Farnborough International Airshow 2012, até ao dia 15 de julho. (FAP)

Mostra iconográfica e documental a bordo do Creoula

Estará patente em Lisboa, de 18 a 21 de julho e em Ílhavo de 1 a 6 de agosto de 2012, uma mostra iconográfica e documental a bordo do NTM Creoula a assinalar os 75 anos de existência e 25 como Navio de Treino de Mar entregue à Marinha.

Além do espólio exposto, será possível visualizar filmes e vídeos sobre a sua atividade antes e depois de ser entregue à Marinha. O Navio estará aberto a visitas guiadas. Lançado à água em 1937, o lugre Creoula dedicou as primeiras dezenas de anos da sua vida à pesca do bacalhau, nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.

A pesca era praticada da maneira tradicional, à linha, com os pescadores embarcados nos pequenos dóris. Quando esta atividade se tornou menos rentável, devido à concorrência dos arrastões, o Creoula deixou a pesca do bacalhau. Em 1987 foi decidido que o navio voltasse para o mar, como navio de treino de mar, dedicado essencialmente à formação de jovens.

Nesta mostra iconográfica e documental serão exibidos documentos, do espólio do Museu de Marinha e da Biblioteca Central da Marinha, que procuram retratar a atividade do navio, tanto como navio de pesca como na sua função de navio de treino de mar. (MGP)

11 de julho de 2012

EMGFA - Foto da Semana

Concurso para a Academia da Força Aérea



Está a decorrer até 16 de julho o concurso para admissão ao Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar, na Academia da Força Aérea.

Mais informações disponíveis no Centro de Recrutamento da Força Aérea - Tel.: 800 206 449 (linha grátis através da rede fixa). (FAP)

*Não dispensa consulta do Aviso de Abertura n.º 7705/2012 publicado em Diário da República, 2ª Série - n.º108 de 4 de junho

Navio-Escola Sagres de visita ao Funchal

Exercício “RAPID ENVIRONMENTAL PICTURE 2012” (REP 12)

A Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), realiza de 9 a 20 de julho, nas zonas de Sesimbra, Tróia e Santa Cruz, o Exercício “Rapid Environmental Picture 2012” (REP12), o qual visa demonstrar e testar veículos autónomos no apoio a operações navais.

O exercício REP12 associa as áreas da Defesa e Segurança, Investigação & Desenvolvimento e Indústria, contando por isso com a participação de várias outras instituições e empresas nacionais e internacionais, como o Center for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO, o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Norwegian University of Science and Tecnology, o INESC-Porto, a Technion, a Liquid Robotics (que participa com um Wave-Glider veículo autónomo que utiliza a energia das ondas para se movimentar), a OceanScan, a Evologics e a Guarda Costeira Americana. É ainda de destacar a participação, pela primeira vez, da Força Aérea Portuguesa com a utilização e desenvolvimento de veículos autónomos aéreos no âmbito do projeto PITVANT.

Ao todo prevê-se que sejam usados 10 veículos submarinos, 7 veículos de superfície e 7 veículos aéreos. Parte do exercício decorre nas áreas de Sesimbra e Tróia, onde cerca de 30 investigadores, entre militares e civis, vão embarcar no NRP Bacamarte. (MGP)

Exercício entre F-16 portugueses e belgas

Decorreu entre os dias 18 e 29 de junho, na Base Aérea Nº5 (BA5), em Monte Real, um exercício conjunto entre a Força Aérea Portuguesa e a Força Aérea Belga, no qual participaram 12 pilotos belgas (entre instrutores e instruendos) com 7 aeronaves F-16.

Estes pilotos operam aeronaves similares aos "caças" da Esquadra 201 e da Esquadra 301, com os quais desenvolvem as missões, num ambiente de cooperação, que se revelou de extrema importância para a European Participating Air Forces (EPAF).

A realização deste exercício e a interoperabilidade entre as forças, permitiu aos pilotos a troca de experiências, baseada na aprendizagem mútua, que se refletiu na capacidade de adaptação aos diferentes métodos de trabalho, que faz com que num teatro real de operações, os resultados sejam mais positivos.

As excelentes condições climatéricas que este destacamento aéreo encontrou em Portugal e as condições logísticas e operacionais, inerentes à BA5 e ao Campo de Tiro, para a realização deste tipo de exercícios, possibilitaram aos pilotos uma maior continuidade nos treinos e uma maior maximização dos recursos necessários para tal operação. (FAP)

9 de julho de 2012

Base Aérea n.º 5 recebeu a visita de 10 mil pessoas

A celebração dos 60 anos da Força Aérea foi o mote para a Base Aérea n.º 5, em Monte Real, no concelho de Leiria, abrir as suas portas para receber cerca de 10 mil visitantes.

Durante todo o dia foi possível assistir a demonstrações de aeromodelismo e cinotécnicas, entrar nas aeronaves expostas e visitar áreas de trabalho, mas o ponto alto foram as descolagens e aterragem dos F-16, o «ex-líbris» da base de Monte Real, a única no Mundo com manutenção própria, feita pelos militares.

A população aproveitou para visitar o recinto militar e, de olhos no céu, não perdeu pitada das manobras dos F-16, o mítico caça que fez as delícias de todos.

Muitos logo associaram o momento ao filme «Top Gun», dos anos 80, com Tom Cruise a vestir a pele de Pete Michell - Maverick era o seu nome de guerra -, que pilotava não um F-16 mas um F-14.

Os mais novos regalaram-se com a possibilidade de entrarem num helicóptero e manobrar o «joystick» como se de um jogo de «playstation» se tratasse. Quem sabe se um dia algum destes miúdos não será piloto da Força Aérea...

«É bem possível que isso aconteça. Vê-se o brilho nos olhos das pessoas e se andar para trás identifico-me perfeitamente nessa fase, altura em que ganhei a paixão pelos aviões e desde cedo decidi que gostaria de ser piloto. Este tipo de coisas é acelerada quando temos oportunidade de ter acesso a tudo isto que normalmente só se vê de muito longe», salientou o comandante da Base Aérea n.º 5, coronel Paulo Mateus, que encoraja quem quiser seguir a carreira militar na Força Aérea, embora ressalvado que os requisitos de admissão são muito elevados:

— Felizmente para a Força Aérea e normalmente, infelizmente para a maioria dos candidatos, a percentagem que consegue entrar é baixa. Mas isso permite-nos escolher as pessoas que têm exatamente o perfil que pretendemos para cada uma das especialidades, que vão desde a ponta da lança (piloto) até às peças da retaguarda, que são os outros elementos da estrutura da pirâmide que é a nossa base. E se faltar uma dessas peças nada funciona. A isto chama-se uma equipa.

Adesão superou as expectativas
No final do dia, em jeito de balanço, o comandante Paulo Mateus não escondeu a A BOLA a alegria pelo sucesso do evento:
— É um prazer ter oportunidade de comandar uma base como esta e ter um dia cheio de visitantes a interagirem connosco.

O coronel congratulou-se ainda pelo facto de a Base Aérea n.º 5 ter tido a oportunidade de reunir todas as aeronaves da Força Aérea para mostrar à população:
«Este ano optámos por um formato diferente para comemorar o aniversário da Força Aérea e não fizemos dia de base aberta em todas ao mesmo tempo, por isso temos aqui todas as aeronaves. Isto permite um contacto quase familiar, onde temos desde bebés de colo a pais e avós. A Força Aérea pode, assim, mostrar o que faz e a população tem a oportunidade de perceber porque é que a Força Aérea tem 600 pessoas diariamente em alerta para cobrir todas as missões que tem, como por exemplo os salvamentos. Foi um dia muito bonito, com as 10 mil pessoas que passaram por aqui. Supera as expectativas e fico feliz.

«Pilotar um avião é um fascínio» - Cláudio Peixeiro
O tenente Cláudio Peixeiro, um dos 30 pilotos da base de Monte Real, contou a A BOLA o seu percurso e deixa um conselho aos mais novos: «lutem pelos objetivos».

— Após ter feito o 12.º ano de escolaridade, com 18 anos, decidi ingressar na Academia da Força Aérea. Não tenho militares na família, mas desde novo que tinha esta vontade e assim que comecei a voar fiquei apaixonado pelos aviões. Fiz quatro anos na Academia da Força Aérea, depois cumpri a parte prática nos EUA, onde voei no T-62 e no T-38 durante ano e meio. Voltei a Portugal, e no Alpha jet fiz mais um ano de curso, em que me especializei na parte de conversão operacional em aviões de combate e há um ano que estou em Monte Real nos F-16. Em termos de caças de combate é o avião topo de gama da Força Aérea Portuguesa. É o que desperta mais o interesse das pessoas, não só pela velocidade, como pelo som e armamento, é o que todos querem ver.

Desafiado a contar como se sente aos comandos do aparelho, o tenente Cláudio Peixeiro tem a resposta na ponta da língua:
— Pilotar um avião é um fascínio. Ser um jovem de 18 anos e poder pilotar um avião antes mesmo de poder conduzir um carro... sente-se uma adrenalina tremenda, com uma responsabilidade muito grande por ter esta máquina nas mãos. É um gosto e uma grande paixão. Não sei se nasci para voar, mas desde que o faço não quero outra coisa. A aviação é um mundo onde se entra e de onde nunca mais se quer sair. Entrar requer alguns sacrifícios, mas nada como nos agarrarmos ao nosso objetivo e estarmos concentrados em alcançá-lo.

«Spotters» não perdem pitada
Os coletes refletores e as máquinas fotográficas com potentes objetivas para captar o melhor momento da descolagem ou da aterragem dos F-16 identificam os «spoterrs». Quem são? São pessoas apaixonadas por este «hobby»: observam, registam, fotografam e/ou filmam os movimentos de aeronaves nos mais diversos aeroportos, aeródromos, pistas ou simplesmente em qualquer lugar em que se possa efetuar a sua observação.
Ontem, em Monte Real, eram perto de meia centena, sempre d atentos aos movimentos do seu avião preferido: o F-16, pois claro. (A Bola)

Homenagem aos pilotos falecidos na Serra do Carvalho

A Força Aérea (FAP) e a comunidade de Vila Nova de Poiares estiveram ontem na Serra do Carvalho, para assistir à Missa de Ação de Graças e Sufrágio em memória dos oito pilotos falecidos no acidente aéreo ocorrido em 1955, naquele local.

Celebrada pelo Capelão Adjunto da Força Aérea, Coronel Moisés Rocha, a cerimónia religiosa lembrou e manteve viva a memória daqueles que ao serviço da FAP faleceram neste trágico acidente, que envolveu oito das doze aeronaves F-84, que sobrevoavam algumas cidades do país, por ocasião do terceiro aniversário do ramo.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea em exercício de funções, Tenente-General Victor Morato, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, a Associação de Especialistas da Força Aérea, altas patentes militares e habitantes locais, assistiram à cerimónia e prestaram homenagem aos pilotos falecidos, junto ao monumento, sobrevoado por duas parelhas de F-16, que descolaram da Base Aérea Nº5, em Monte Real (BA5).

Também neste dia, e no âmbito do 60º Aniversário da Força Aérea, a BA5 abriu as portas à população, com várias atividades, que permitiram aos cerca de 10 mil visitantes, conhecer e ver de perto as esquadras de voo da FAP, as suas aeronaves e as suas missões, bem como assistir a descolagens e aterragens de F-16, em missões de treino. (FAP)

8 de julho de 2012

7 de julho de 2012

8 de Julho - Dia de Base Aberta em Monte Real

No âmbito das Comemorações do 60º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, a Base Aérea Nº5, em Monte Real, abre portas à população no dia 8 de julho, das 10H00 às 17H00.

Os visitantes poderão assistir a exposições estáticas de aeronaves, visitar áreas de trabalho, assistir a demonstrações cinotécnicas e de capacidades operacionais, demonstrações de aeromodelismo e muito mais. (FAP)

FORTIFICAÇÕES DE ELVAS ELEITAS PATRIMÓNIO MUNDIAL PELA UNESCO

No passado dia 30 de Junho de 2012, na cidade de São Petersburgo, foi aprovada por unanimidade a proposta de candidatura de Elvas a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). As fortificações abaluartadas terrestres desta cidade raiana são as maiores do mundo.

O Museu Militar de Elvas insere-se e ocupa um quarto do corpo principal da praça-forte, exemplo puro do primeiro método holandês de fortificação do séc. XVII. Além disso, possui também no seu interior elementos de fortificação únicos, tais como a Obra Coroa, o Moinho de Vento, as casernas abobadadas à prova de bomba explosiva, as casas matas sob os baluartes, entre muitos outros. Destacam-se ainda neste Museu, os outros dois monumentos nacionais que o compõem, nomeadamente a muralha do séc. XIV (Muralha Fernandina) e um convento do Séc. XIII (Convento de S. Domingos). Todo este património imóvel, as três coleções permanentes em exposição (Coleção Serviço de Saúde do Exército, Coleção de Viaturas Militares e Coleção de Hipomóveis e Arreios Militares) e as duas áreas de estudo (Centro de Interpretação do Património de Elvas e Centro de Estudos das Campanhas do Ultramar Português), constituem excelentes motivos para a visita ao Museu de maiores dimensões existente em Portugal. (E)

Concurso de admissão à Escola Naval 2012


Está aberto o concurso para admissão de cadetes à Escola Naval Candidaturas abertas de 21 de maio a 13 de julho de 2012.

Vila Nova de Poiares e a Força Aérea vão prestar homenagem aos oito pilotos aviadores que há 57 anos perderam a vida na Serra do Carvalho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Força Aérea Portuguesa (FAP) vão, no próximo dia 08 (domingo), prestar mais uma homenagem aos oito pilotos aviadores que há 57 anos perderam a vida na Serra do Carvalho.

As cerimónias terão início às 11h00, no local do trágico acidente, com a celebração de uma missa campal de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea, após a qual serão depositadas algumas coroas de flores no monumento, altura em que ocorrerá uma passagem de aeronaves da Força Aérea.

Com a iniciativa pretende-se manter viva a memória histórica do acidente ocorrido na Serra do Carvalho, considerado o mais trágico da Força Aérea Portuguesa e também o maior do género a nível mundial.

O acidente aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação, quando oito dos 12 aviões que compunham a formação comandada pelo capitão Rangel Lima chocaram em plena Serra do Carvalho.

Para reforçar o simbolismo do local a autarquia construiu uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar e, para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi erigido um cruzeiro ao cimo da povoação.

Este simbolismo foi reforçado no ano em que se assinalaram os 50 anos do acidente, com a inauguração do monumento “Voo dos Anjos”, numa rotunda à entrada de Vila Nova de Poiares, constituído por oito colunas encimadas por ‘asas’, representando cada um dos aviadores que pereceram no trágico acidente. (c.p)

Exército ajuda no combate aos incêndios

Militares do Exército estão a controlar, até 28 de setembro, os acessos à serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a fim de prevenir incêndios florestais, informou, esta sexta-feira, a agência Lusa.

Segundo a informação avançada pelo comandante da Escola Prática de Serviços (EPS), responsável pela operação, «todos os acessos à serra estão controlados», nomeadamente o maciço central, «existindo informação visual e as devidas barreiras físicas».

Apenas será permitido o acesso às áreas «restritas» aos proprietários de terrenos, «nomeadamente nos dias de maior risco de incêndio», sendo os mesmos alertados para alguns tipos de comportamentos que têm de evitar.

«Sempre que as equipas de patrulhamento intercetam alguém dentro das áreas de acesso restrito, devidamente identificadas e balizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, as pessoas são identificadas e a informação comunicada às entidades competentes», explicou o coronel Lopes Cardoso.

A informação de identificação recolhida pelos militares poderá depois ser utilizada pelas autoridades policiais na investigação de eventuais focos de origem criminosa que possam ser detetados.

«De uma forma geral, as pessoas reagiram bem ao pedido de identificação por parte dos militares, tendo sido poucas as situações em que as pessoas intercetadas tiveram reação de forma menos correta. Mas não se verificou qualquer incidente», esclarece Lopes Cardoso.

A identificação do acesso à serra está prevista nomeadamente em pontos das freguesias de Areosa, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo, Perre e Meadela.(TVI)

MINISTRO DA DEFESA PRESTOU HOMENAGEM AOS MILITARES PORTUGUESES SEPULTADOS EM MAPUTO

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, deslocou-se ao cemitério de Lhanguene, em Maputo, para prestar homenagem aos militares portugueses. Este tributo realizou-se durante a visita oficial do Ministro a Moçambique.

Nesta homenagem, José Pedro Aguiar-Branco depositou uma coroa de flores em memória dos 112 militares portugueses que aí se encontram sepultados. Este cemitério, na capital moçambicana, é preservado pela Liga dos Combatentes. (MDN)

6 de julho de 2012

Navio escola Sagres - Viagem de Instrução 2012

Com largada a 7 de julho e chegada a 7 de agosto, a Sagres realiza em 2012 a sua 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval, num ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962).

Nesta missão, há a realçar os seguintes marcos:

• Participação no projeto “Heróis Olímpicos”, que vai marcar a partida dos atletas nacionais para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Lisboa, 8 de julho);
• Visita ao porto do Funchal entre 12 e 14 de julho, com o navio a embarcar SEXA o Representante da República na Região Autónoma da Madeira e outras altas entidades, bem como 30 jovens madeirenses, na manhã de 12 de julho, entre Machico e o Funchal;
• Visita ao porto de Lisboa entre 19 e 22 de julho, no âmbito da regata Tall Ships Race 2012, com o navio a participar no desfile naval de grandes veleiros ao longo do rio Tejo, no dia 22 de julho.
• Regata entre Lisboa e Cádis, no âmbito da Tall Ships Race 2012 (22 a 26 de julho).
• Visita ao porto de Cádis entre 26 e 29 de julho, no âmbito da regata Tall Ships Race 2012.
• Visita ao porto de Leixões entre 3 e 6 de agosto.

Em todos os portos de escala (Funchal, Lisboa, Cádis e Leixões), o navio abrirá a visitas, esperando-se vários milhares de visitantes que terão a oportunidade de visitar um dos mais belos grandes veleiros do mundo. O N.R.P. Sagres possui 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, tendo sido construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega, portanto, há 75 anos, 50 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa a Marinha e o País no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada itinerante de Portugal.

Nesta missão, está ainda previsto ocorrer a apresentação de alguns produtos comemorativos do cinquentenário da Sagres com bandeira portuguesa e que resultam de parcerias da Marinha Portuguesa com várias instituições públicas e privadas.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem 46 cadetes da Escola Naval e 18 cadetes e jovens oficiais estrangeiros, dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Tunísia, Turquia e Uruguai. (M.G.P)

5 de julho de 2012

Cerimónia de abertura do Hot Blade 2012

As aeronaves e os militares que participam no HOT BLADE 2012 (HB12), exercício multinacional de helicópteros, efetuaram hoje a primeira missão operacional.

O HB12 foi declarado oficialmente aberto após a cerimónia que decorreu ontem ao final da tarde, no Aeródromo de Manobra Nº1, em Ovar. Nela estiveram presentes todos os participantes e o Comandante Aéreo, Tenente-General Carlos Tia, que presidiu à cerimónia.

Este é o maior exercício de helicópteros da Europa que decorre de 4 a 18 de julho, com a participação de 700 militares e 28 aeronaves de 8 países.
Poderá acompanhar o HB12 no site dedicado a este exercício, em www.emfa.pt/hotblade/ (FAP)

Força Aérea nas operações da FRONTEX

A Força Aérea volta a participar nas operações desencadeadas pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) com uma aeronave C-295M VIMAR, e elementos do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que acompanham as missões de patrulhamento.

Na madrugada de 2 de julho, momentos antes da descolagem, o destacamento aéreo recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, que cumprimentou todos os elementos, depositando plena confiança nas suas capacidades e no cumprimento da missão.

A aeronave C-295M VIMAR e estes militares irão executar missões de Vigilância Marítima, nomeadamente, de deteção, seguimento e identificação de alvos de interesse que tentem entrar na União Europeia de forma ilegal.

A Esquadra 502, bem como outros militares da Força Aérea, que integraram no ano passado três operações distintas - Hermes, Poseidon e Indalo - efetuando 119 missões de Vigilância Marítima no Mar Mediterrâneo, cumprindo mais de 600 horas de voo, que resultaram na deteção de 9277 embarcações, das quais 35 com potencial interesse, partiram assim para mais uma operação da FRONTEX, nas fronteiras externas da União Europeia. (FAP)

Critical Software nomeada no SmartOcean 2012

A Critical Software - empresa especializada no fornecimento de soluções, serviços e tecnologias fiáveis para sistemas de informação críticos - foi nomeada pela organização do evento SmartOcean 2012, na categoria de empresa inovadora, pelo desenvolvimento do sistema de informação e suporte a operações marítimas Oversee, desenvolvido em parceria com a Marinha.

O Oversee responde a um conjunto de necessidades de organizações privadas e governamentais com responsabilidades no âmbito da segurança, defesa e proteção do ambiente marinho, trazendo-lhes eficácia e eficiência.

Esta solução desenvolvida pela Critical Software, em cooperação com a Marinha Portuguesa, destaca-se por oferecer uma visão integrada do panorama marítimo, permitindo correlacionar e fundir informação proveniente de várias fontes, extrair conhecimento e identificar padrões de comportamento relevantes. Traz também a capacidade de antecipação de incidentes, oferecendo igualmente ferramentas de apoio à decisão e comando e controlo.

A organização da terceira edição do SmartOcean Workshop and Innovation Exchange 2012, que se realizou a 2 e 3 de Julho e Galway (Irlanda), decidiu nomear a Critical Software pelo carácter inovador da solução Oversee, um sistema de informação para suporte a operações marítimas nomeadamente busca e salvamento, fiscalização marítima e monitorização ambiental.

A edição 2012 do SmartOcean decorreu sob o lema "Getting more from our Marine Resources through Technology", contando com a presença de profissionais do sector, agências de inovação de diversos países e vários institutos de investigação. O prémio SmartOcean Innovation Exchange 2012, premeia empresas pela sua inovação, segundo critérios de desenvolvimento e implementação de tecnologias no sector do mar, que produzam benefícios económicos e possibilitem um alcance verdadeiramente global. (MGP)

4 de julho de 2012

EMGFA - Foto da Semana

60º Aniversário da Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa assinala este ano o seu 60º Aniversário com várias actividades nas bases aéreas do país, mas foi no dia 2 de julho que se deu o momento alto do aniversário, com a realização da Cerimónia Militar comemorativa, na Base Aérea Nº6, Montijo.

Presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco (MDN), com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro, e de individualidades militares e civis, a cerimónia iniciou-se pela tarde, também sob o olhar de militares, famílias e curiosos, que não quiseram faltar ao evento.

Prestadas as honras militares às entidades presentes e depois da integração do Estandarte Nacional na Formatura, o General CEMFA proferiu uma alocução, na qual destacou as missões efetuadas pela Força Aérea, depositando plena confiança no trabalho que os militares e funcionários civis do ramo, têm realizado com dedicação ao serviço. Seguiu-se uma alocução do MDN e depois a leitura da Mensagem do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. A cerimónia prosseguiu com uma homenagem aos militares e civis da Força Aérea já falecidos e com a imposição de condecorações. O desfile militar, com sobrevoo de 4 aeronaves F-16, marcou o final do evento.

De manhã, já havia sido celebrada, pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira, uma Missa de Ação de Graças, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São Domingos de Benfica. (FAP)

Portugal e Moçambique assinam acordo para missões militares conjuntas

Os ministros da Defesa de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, e de Moçambique, Filipe Nyusi, assinaram hoje em Maputo um acordo que prevê a participação conjunta dos militares dos dois países em missões humanitárias e de paz.

O entendimento foi rubricado no quadro da visita de três dias que José Pedro Aguiar-Branco iniciou hoje a Moçambique, que prevê ainda a oferta de uma aeronave à Força Aérea de Moçambique, uma visita às instalações da Marinha moçambicana e à Academia Militar Samora Machel, na província de Nampula, norte de Moçambique.

Em declarações à imprensa no final da assinatura do acordo, José Pedro Aguiar- Branco afirmou que o ato marca o início de uma nova etapa da cooperação bilateral no domínio da defesa.(Destak)

INEM e Protecção Civil vão gastar 189 milhões em meios aéreo

O INEM e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) têm desde esta quarta-feira autorização para gastar 189 milhões de euros para adquirir meios aéreos, entre 2013 e 2017, para missões como combater incêndios ou salvar pessoas.

A decisão de abrir um concurso público e a autorização de realização de despesa para cinco anos foi decidida recentemente em reunião de Conselho de Ministros e publicada hoje em Diário da República.

De acordo com o diploma, a opção pelo concurso conjunto para a aquisição dos serviços de manutenção e operação dos meios aéreos para os dois organismos (INEM e ANPC) representa uma poupança de cerca de 15%, comparando com o gasto realizado em 2011.

As "missões" do Ministério da Administração Interna (do qual faz parte o ANPC) vão desde a prevenção e combate a incêndios florestais, à vigilância de fronteiras, recuperação de sinistrados, segurança rodoviária e o apoio às forças e serviços de segurança, protecção e socorro.
No caso do INEM, os meios aéreos são usados para responder de forma rápida e adequada a prestação de cuidados de saúde, como é o caso do helitransporte de doentes urgentes/emergentes.


"Dado que os meios aéreos que compõem o dispositivo permanente do MAI podem desempenhar missões de emergência médica, o Ministério da Saúde (MS) e o MAI decidiram pôr em comum a utilização daqueles meios para os anos entre 2013 e 2017, procurando desta forma maximizar a utilização dos meios aéreos do Estado e reduzir custos", refere o diploma hoje publicado em DR.

No entanto, durante os meses de verão, face ao aumento de missões de prevenção e combate a incêndios, os meios do MAI acabam por ficar afectos em exclusividade àquelas missões, além de que em algumas situações médicas os meios do MAI não são os mais adequados.
Perante esta situação, o executivo considerou que o INEM "mantém a necessidade de locação de meios aéreos para os anos entre 2013 e 2017".

O Governo autoriza assim a ANPC a gastar 151.791 mil euros (valores sem IVA), estabelecendo um gasto anual entre 2013 a 2017 que não pode exceder os 30.358.200 euros.
No caso do INEM, o diploma define que o organismo pode gastar anualmente 7.500 mil euros, num total de 37.500 mil euros.(C.M)

Incêndios: Ministro da Defesa vai «persistir» em «gestão integrada das aeronaves do Estado»

O ministro da Defesa lamentou hoje que a participação da Força Aérea no combate a incêndios não tenha avançado ao fim de um ano e garantiu que irá "persistir" numa "gestão integrada das aeronaves do Estado".As palavras de José Pedro Aguiar-Branco foram proferidas durante as cerimónias de comemoração do 60.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, na base aérea n.º6, no Montijo.

Perante os oficiais que compõem o comando da Força Aérea e várias centenas de militares, Aguiar-Branco disse que "quando se fazem balanços não se podem esconder os aspetos menos positivos" e considerou que "o Ministério devia uma palavra" ao ramo sobre o processo iniciado no ano passado para a sua participação no combate aos incêndios.

"Há um ano falei-vos do reforço da missão de serviço público da Força Aérea, nomeadamente no combate aos incêndios florestais, um ano depois isso ainda não se verificou. Há muitas justificações para isso, mas vou poupar-vos, nem quero desculpar-me, a verdade é que um ano depois continuamos com o mesmo sistema aéreo de combate aos incêndios", afirmou. (DD)

3 de julho de 2012

Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa inicia visita a Luanda

O chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa, almirante José de Carlos Torrado Saldanha Lopes, chegou esta terça-feira, 3 de Julho, a Luanda, para uma visita oficial de quatro dias.

No final de uma reunião com o vice-ministro para a Política da Defesa Nacional, Gaspar Rufino, esta quarta-feira, o almirante referiu que a sua viagem a Angola tem como finalidade reforçar as relações de cooperação entre os dois países no domínio da Marinha de Guerra.

Saldanha Lopes salientou que no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) o reforço de laços entre as marinhas é um processo que ocorre com frequência, acrescentando que a Marinha de Guerra portuguesa tem apoiado a angolana tanto em matérias teóricas, como no mar.

Durante a sua estadia em Angola, o almirante tem encontros agendados com o ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem e com o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, Geraldo Sachipengo Nunda.

(c) PNN Portuguese News Network

Primeiro-ministro «Força Aérea merece muito mais do que tem»

O primeiro-ministro dirigiu hoje uma mensagem aos militares e civis da Força Aérea em que afirma saber que estes «necessitam e merecem muito mais do que têm à disposição», mas pede que respondam com coragem aos desafios.

Numa mensagem escrita que vai ser lida hoje durante uma cerimónia militar comemorativa do 60.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, na Base Área do Montijo, Pedro Passos Coelho começa por afirmar que sabe que estes são «tempos muito difíceis, de grande incerteza».

«Sei também que, em muitos aspectos, necessitam e merecem muito mais do que aquilo que actualmente é colocado à vossa disposição, mas também sei que este não é o momento de baixarmos os braços e de nos deixarmos tolher pelo desânimo e pelo pessimismo», acrescenta o primeiro-ministro.

Passos Coelho defende que este é o momento de os portugueses se afirmarem «como um povo consciente e à altura das suas responsabilidades» e de reassumirem o controlo sobre o seu futuro.

«Exorto-vos, perante a consciência da missão que vos está confiada, a serem diligentes e determinados, coesos e corajosos, na resposta aos desafios que a nação vos coloca», remata, dirigindo-se aos militares e civis da Força Aérea.

Nesta mensagem, o primeiro-ministro presta homenagem àqueles que «cumpriram o seu juramento máximo de fidelidade e de amor à pátria, oferecendo as suas vidas por Portugal».

Por outro lado, Passos Coelho enaltece «a herança e o legado» dos anteriores elementos da Força Aérea, acrescentando: «Rogo-vos para honrarem o futuro com o mesmo patriotismo, dedicação e sentido de serviço com que o fizeram ao longo destes 60 anos».

Antes da leitura desta mensagem do primeiro-ministro, vão intervir na cerimónia militar comemorativa do 60.º aniversário da Força Aérea Portuguesa o chefe de Estado Maior da Força Aérea, general José Pinheiro, e o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco. (TVI)