30 de junho de 2012

Presidente da República presidiu ao 50º aniversário dos Comandos e ao dia do CTC









O Presidente da República presidiu às cerimónias comemorativas do 50º aniversário dos Comandos e do dia do Centro de Tropas Comandos (CTC).

Na presença do Ministro da Defesa Nacional e dos Generais Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e Chefe do Estado-Maior do Exército, o Presidente Aníbal Cavaco Silva participou nas várias cerimónias militares, condecorou com a Cruz de Guerra 1ª Classe várias Unidades Comando que se distinguiram por feitos praticados em campanha e proferiu uma intervenção, na qual sublinhou os valorosos atos de bravura e coragem ao serviço da Pátria, na defesa dos valores da liberdade e da democracia.

Salientou o desempenho notável dos militares “Comando” nos vários teatros de operações de Angola, Moçambique e Guiné, cujo nível de atuação e determinação se mantém agora em missões de apoio à paz e em ações no âmbito da Cooperação Técnico-Militar.

O Comandante Supremo das Forças Armadas referiu que a manutenção deste nível de desempenho se deve à existência de um rigoroso treino e a uma identidade única, alicerçados numa disciplina e em códigos de conduta fortes, onde o recurso humano se assume como o elemento mais precioso.

Manifestando reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Associação de Comandos no apoio aos seus associados, o Presidente da República sublinhou o papel fundamental que o Centro de Tropas Comandos assume na formação dos militares “Comando” e na preservação dos valores e tradições desta força especial.

Após o desfile militar, o Presidente descerrou uma placa comemorativa do 50º aniversário dos Comandos e assinou o livro de honra do CTC. (P.R)

Governo avança com nova reforma das Forças Armadas

O Ministério da Defesa vai avançar com uma nova reforma da estrutura superior das Forças Armadas com "impacto nos recursos humanos" e que implicará a revisão do Estatuto dos Militares (EMFAR), devendo o plano final estar pronto até outubro."

A actual estrutura superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas requer consolidação do ponto de vista funcional, apresentando duplicações entre os serviços centrais de suporte do Ministério, as estruturas congéneres do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) e ainda com algumas estruturas dos ramos", refere o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Esta é uma das considerações feitas na directiva para a reorganização da estrutura superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas, assinada pelo ministro da Defesa e enviada às chefias militares a 15 de junho e a que a agência Lusa teve acesso.

Neste documento de sete páginas, Aguiar-Branco determina a criação de um grupo de trabalho responsável pela apresentação de propostas para rever toda a estrutura superior de Defesa, alvo de uma reforma concluída em 2009, com a aprovação da Lei de Defesa Nacional e da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas.


Estrutura mais eficiente


O objetivo é tornar a actual estrutura de comando de nível operacional das Forças Armadas "mais eficiente" e "o incremento, coordenação e exploração de sinergias entre diferentes estruturas". "Persiste a necessidade de concretizar um conjunto de medidas que passam, na sua maioria, pela reatribuição de competências, redefinição de linhas de autoridade, alteração de dependências hierárquicas e extinção ou criação de cargos e órgãos", refere a diretiva despachada por Aguiar-Branco a 12 de junho.

O documento diz que para responder ao "impacto" que estas mudanças terão "na área dos recursos humanos", é "necessário proceder à revisão das carreiras militares, o que naturalmente implicará a revisão do EMFAR, garantindo um período de transição que mitigue os problemas decorrentes do redimensionamento e das consequentes alterações estruturais".

Neste âmbito, o ministro sugere que se estude "a adequabilidade e oportunidade de criação do posto de brigadeiro/comodoro e respetivo conteúdo funcional".

Este posto foi extinto das Forças Armadas portuguesas em 1999, sendo atualmente atribuído a título transitório a coronéis em exercício de funções de comando de forças internacionais.


Racionalização dos RH


A directiva aponta ainda para "racionalização de recursos humanos atualmente existentes em serviços centrais de suporte do Ministério, identificando redundâncias existentes com o EMGFA", que por seu lado deve ser reduzido "na estrutura e nos órgãos".

A criação, "na dependência directa do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA)", de uma inspeção das Forças Armadas e também a criação de um órgão coordenador da saúde militar são outras duas propostas avançadas pelo ministro da Defesa.

Sobre as reformas de 2009, o documento observa que dado "que o edifício legislativo e organizacional da Defesa Nacional e das Forças Armadas foi objeto de um processo de reestruturação recente e ainda não concluído, a racionalização a operar deverá reanalisar, consolidando e adaptando, os processos de reforma em curso".

A directiva define a apresentação "ao ministro de um projeto de estrutura superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas até 30 de julho de 2012" e após decisão de Aguiar-Branco de uma versão final "até um prazo máximo de três meses", ou seja, outubro de 2012. (Expresso)

Ministro da Defesa cancela concurso de aquisição dos NH90

Não vai haver mesmo helicópteros para o Exército. O ministro da Defesa, Aguiar Branco, decidiu anular o concurso no valor de 400 milhões de euros para a aquisição de dez NH90.

Portugal será o único país da NATO com um Exército sem helicópteros.

A razão está à vista: não há dinheiro. A aquisição dos NH90 (deveriam ser 10, a entregar a partir de 2009, depois em 2012 e agora nunca) iria exigir, até 2020, um valor próximo dos 420 milhões de euros. Só em 2013, segundo apurou o Expresso, essa verba poderia atingir os 120 milhões. (Expresso)

29 de junho de 2012

COMEMORAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIO DOS COMANDOS

No âmbito das Comemorações do 50º Aniversário dos Comandos, S. Exª o Presidente da República (PR), Professor-Doutor Aníbal Cavaco Silva, presidou às Cerimónias Comemorativas, que se realizaram no dia 29 de junho de 2012, no Centro de Tropas Comandos (CTC), na Serra da Carregueira.

Do programa oficial destacou-se a Guarda de Honra a S. Exª o PR, a cerimónia militar com a leitura do código comando, os discursos do Comandante do CTC e do PR, a cerimónia de imposição de condecorações, designadamente ao Batalhão de Comandos Guiné, às Companhias de Comandos nºs 19, 20, 30 e 33, agraciados pelos seu feitos com Cruz de Guerra 1ª classe coletiva.

Seguiu-se a entrega de prémios aos melhores classificados do 119º curso de comandos, a imposição de boinas e crachás aos militares que terminaram o curso, o desfile das forças em parada, o descerramento de placa comemorativa da efeméride, terminando com a assinatura do livro de honra da unidade.

Estiveram presentes neste dia festivo, várias altas entidades civis e militares, ex-comandos e familiares, que muito dignificaram o evento. (Exército)

Cerimónia militar comemorativa do "Dia dos Comandos"

29 de Junho - Dia dos Comandos

" Mama Sumae"

Dia do Regimento de Artilharia Nº 4



Comemorações do 60º Aniversário da Força Aérea Portuguesa

As Comemorações Oficiais do 60º Aniversário da Força Aérea irão decorrer na Base Aérea Nº6, no Montijo, nos próximos dias 1 e 2 de julho.

No primeiro dia das comemorações, dia 1 de julho, entre as 10H00 e as 17H00, a população poderá visitar exposições estáticas de aeronaves, exposições de equipamentos e material utilizado para vários tipos de missões, assim como assistir a demonstrações cinotécnicas e de capacidades operacionais.

No dia seguinte, pelas 10H00, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São Domingos de Benfica, será celebrada uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio pelo Militares e Civis da Força Aérea, e a partir das 15H00, na BA6, irá decorrer uma cerimónia com desfile militar, ao qual a população está igualmente convidada a assistir.

Clique aqui para consultar o programa de atividades

Mas as comemorações dos 60 anos da Força Aérea não terminam aqui. As Bases Aéreas em Sintra, Monte Real, Beja e Lajes, irão abrir as suas portas nos dias 29 de junho, 8 de julho, 29 de julho e 5 de agosto, respetivamente, com muitas exposições e atividades, para que todos os portugueses, de Norte a Sul do país, possam participar e celebrar este aniversário com a Força Aérea Portuguesa.

Consulte aqui o programa do Dia de Base Aberta: Base Aérea Nº1 - Sintra ; Base Aérea Nº6 - Montijo ; Base Aérea Nº5 - Monte Real ; Base Aérea Nº11 - Beja


*Dentro em breve será disponibilizada informação sobre novas atividades. (FAP)

28 de junho de 2012

Museu do Ar reabre amanhã

No âmbito das comemorações do 60.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, o Museu do Ar, em Sintra, reabre esta sexta-feira com um novo visual, com entrada livre nos próximos dias 29, 30 de junho e 1 de julho.

No dia da tão aguardada reabertura, os entusiastas da aviação e a população em geral tem ainda as portas da Base Aérea n.º 1 abertas, com várias atividades programadas. Seguindo-se então a oportunidade de conhecer o remodelado e renovado espaço, de elevado valor patrimonial e histórico que o novo Museu do Ar tem para mostrar.

No âmbito das comemorações do 60.º aniversário da Força Aérea Portuguesa de sexta-feira a domingo a entrada no Museu do Ar será livre. (Bola)

A Universidade do Minho e a Força Aérea Brasileira reforçam parceria

A Universidade do Minho e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, esta semana, jornadas para aprofundarem o acordo de desenvolvimento educacional e de investigação científica aplicada entre as duas instituições. O projeto iniciou-se há cinco anos e já permitiu a dezenas de oficiais da FAB “aumentarem as suas competências profissionais, preparando-se para o desafio atual de desenvolvimento sustentado do Brasil”.

Uma comitiva brasileira veio à UMinho e distinguiu inclusive o Reitor António M. Cunha com uma placa comemorativa pelo apoio prestado ao aperfeiçoamento académico dos oficiais. A FAB já tinha atribuído em 2011 a Medalha de Mérito Santos-Dumont a duas pessoas da UMinho pelos serviços prestados à aeronáutica brasileira: a professora catedrática Margarida Proença, então vice-reitora da área Administrativa e Financeira, e a técnica superior Estela Vieira, da Escola de Economia e Gestão (EEG).

A comitiva da FAB contou com responsáveis como o secretário de Economia e Finanças, António Franciscangelis Neto, o diretor do Instituto de Economia e Finanças, Geraldo Ignachiti, o adido Aeronáutico Brasileiro em Lisboa, Roberto Pitrez, o adjunto da Subsecretaria de Contratos e Convênios, Marcelo Gomes Meirelles, e o ajudante de Ordens do Secretário, Cléber Vieira, além de vários oficiais alunos da UMinho. O grupo visitou os campi de Azurém (Guimarães) e de Gualtar (Braga) e reuniu também com os presidentes da Escola de Engenharia e da EEG, respetivamente Paulo Pereira e Manuel Rocha Armada. Tratou-se da primeira visita de trabalho oficial promovida pela EEG e pelo Instituto de Economia e Finanças da FAB.

A EEG-UMinho recebe alunos da Força Aérea Brasileira desde 2007; tem actualmente nove oficiais a frequentar cursos de mestrado (três deles prestes a defender as suas dissertações) e no próximo ano lectivo prevê-se que haja 16 oficiais em vários mestrados (admissão de dez oficiais em 2012/13). As jornadas servem ainda para alguns dos oficiais apresentam os seus trabalhos, que se pretendem de relevância para a Força Aérea Brasileira. O compromisso é assumido entre as duas instituições promotoras, que celebraram já um acordo de cooperação e intensificaram as relações institucionais. (C.M)

27 de junho de 2012

PSP: Portaria com novas tabelas remuneratórias concluída em Julho

A portaria com as novas tabelas remuneratórias dos serviços gratificados da PSP e GNR vai estar concluída em julho, avançou hoje o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), que cancelou a vigília de quinta-feira frente ao ministério.Em declarações à agência Lusa, o presidente da SPP/PSP, António Ramos, disse que obteve hoje a garantia do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, de que a portaria estará "concluída no início de julho, com novos valores".

Uma delegação da associação sindical esteve hoje reunida com Miguel Macedo, numa das várias audiências do ministro com os sindicatos representativos das forças de segurança.

Depois da audiência, António Ramos adiantou que, face à garantia obtida, o Sindicato dos Profissionais da Polícia decidiu cancelar a vigília que tinha marcado para quinta-feira, em frente ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

O sindicalista referiu que as novas tabelas remuneratórias dos gratificados (serviços especiais prestados pela PSP e GNR, designadamente em instituições públicas ou privadas, recintos desportivos, supermercados, bancos, entre outros) prevê "aumentos significativos", atualizando para a PSP preços que se mantinham inalteráveis há quatro anos.

De acordo com o SPP/PSP, as novas tabelas preveem um ganho mínimo de 34 euros/quatro horas caso, por exemplo, um polícia preste serviço especial num recinto desportivo de um clube constituído como Sociedade Anónima Desportiva (SAD) ou numa instituição pública ou privada.

Nestas situações, enquandradas pela chamada "tabela dos remunerados profissionais", o aumento esperado, relativamente aos valores atuais, é superior a 10 euros por cada período de quatro horas de serviço prestado.

Já os agentes integrados na nova "tabela dos remunerados amadores" que façam, por exemplo, gratificados em recintos de prática desportiva amadora, passarão a receber 20 euros/quatro horas, o que corresponde a um aumento médio de 3 a 4 euros face aos preços atuais.

Em ambas as tabelas remuneratórias, realça o SPP/PSP, o montante dos gratificados acresce se o serviço for prestado durante a noite ou aos fins-de-semana e feriados.

A portaria, que, segundo o SPP/PSP define os mesmos valores remuneratórios para os gratificados da polícia e da GNR, é aguardada desde dezembro, altura em que, precisou, o Governo apresentou o projeto de diploma.

Diário Digital com Lusa

26 de junho de 2012

07 de Julho 2012 - Dia do Fuzileiro

FUZILEIRO!

No próximo dia 7 de Julho de 2012, terá lugar, na Escola de Fuzileiros, o "Dia do Fuzileiro", tendo como tema "O Veterano".

Trata-se de um dia onde se pretende reunir, na casa-mãe, as antigas e novas gerações.

Uma cerimónia simples, onde a presença de todos lhe emprestará a dignidade que lhe é devida.
(C.F)

25 de junho de 2012

VISITA DOS "US ARMY CADETS" AO CTOE



O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) recebeu, em 14 Jun12, a visita da Delegação dos “ US ARMY CADETS”2012, constituída por 2 Tenentes-Coronéis e 20 cadetes, acompanhados de 01 Oficial de Ligação de EME.

A visita teve por objectivo dar a conhecer as Operações Especiais, e proporcionar à Delegação a oportunidade de contactar com meios e técnicas utilizadas pelas Forças de Operações Especiais, e com a Formação ministrada no CTOE.

Houve também oportunidade de dar a conhecer a cultura e o turismo da Região, através de uma visita guiada à cidade de Lamego. (O.E)

EMGFA - Foto da Semana

Militares distinguidos com Medalha de Mérito Municipal

A tripulação da Esquadra 751 "Pumas" que efectuou o resgate dos 6 tripulantes da embarcação "Virgem do Sameiro", foi distinguida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, no dia 24 de junho.

Representada pelo Tenente Ricardo Amaral, a equipa que efectuou esta missão recebeu a Medalha de Mérito Municipal, atribuída pela Autarquia como símbolo de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho realizado nas ações de busca e salvamento destes pescadores, à deriva em alto-mar, 57 horas após o naufrágio da embarcação em que seguiam

É uma distinção que destaca o trabalho realizado por estes militares, que trabalham diariamente para que mais vidas sejam salvas, fazendo também estas, parte das mais de 2751 vidas salvas pela Esquadra 751, que se encontra de alerta permanente na Base Aérea Nº6, Montijo, na Base Aérea Nº4, Lajes, e no Aeródromo de Manobra Nº3, Porto Santo, pronta para dar resposta à mais pequena solicitação. (FAP)

Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil. Tenha a palavra!

Encontram-se em fase de Consulta Pública as componentes não reservadas do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil (PNEPC). Este é um instrumento de grande importância para a segurança coletiva, constituindo um suporte indispensável para as operações de proteção civil caso ocorra um acidente grave ou catástrofe.

Estará assim ativo, até ao dia 30 de junho, o endereço pnepc@prociv.pt, através do qual podem ser enviados todos os comentários e sugestões que visem contribuir para a melhoria deste Plano, que em muito influenciará a eficácia do socorro nas situações acima referidas.

Em paralelo, a ANPC promove um conjunto de sessões de esclarecimento. Esteja atento. Participe!

O PNEPC encontra-se disponível aqui para consulta.


No âmbito da consulta pública sobre o Plano Nacional de Emergência realizar-se-ão sessões de esclarecimento.



Sessões Públicas agendadas:


26 de junho

11h00 Faro - Auditório do Teatro Municipal de Portimão.

27 de junho

11h00 Setúbal - Auditório do Teatro Municipal do Seixal.


A entrada é livre e não carece de inscrição prévia. (P.C)

24 de junho de 2012

Esquadra 751 condecorada pela Câmara Municipal de Vila do Conde

A Esquadra 751 tem como missão primária efetuar operações de Busca e Salvamento. Treinam diariamente para estarem prontos e capazes para responder a qualquer situação, muitas vezes em condições climatéricas adversas.

A salvaguarda da vida humana é missão destes militares e da tripulação do EH-101 MERLIN que no dia 2 de dezembro de 2011 devolveu a esperança e a alegria aos vilacondenses, com o resgate de seis dos seus conterrâneos, à deriva numa balsa salva-vidas, após o naufrágio da embarcação "Virgem do Sameiro".

Como forma de reconhecimento pelos seis vilacondenses resgatados do mar, a cidade irá atribuir, no dia 24 de junho, pelas 11H00, a Medalha de Mérito Municipal à Esquadra 751 que trabalha sob o lema "Para que outros vivam". (FAP)

Centro de Treino Cinotécnico assinala aniversário

O Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea (CTCFA), localizado no Aeródromo de Manobra Nº1, em Maceda - Ovar, assinalou, no dia 19 de junho, o seu 26º aniversário com uma Cerimónia Militar, na qual foi realizada uma demonstração de capacidades operacionais do CTCFA.

A Cerimónia foi presidida pelo Tenente-General Carlos Tia, Comandante Aéreo, que realçou o esforço, zelo e determinação dos militares que desempenham esta função pois é necessário "gosto e aptidão própria, acompanhada de intuição, para desenvolver diariamente um intenso trabalho" com os cães militares utilizados nas diferentes vertentes cinotécnicas (segurança, detecção de estupefacientes e explosivos). Evidenciou igualmente o papel relevante do CTCFA em missões públicas (demonstrações cinotécnicas à população).

A finalizar a cerimónia foi realizada uma demonstração de capacidades operacionais que revelou o nível de prontidão e proficiência das equipas cinotécnicas em várias áreas, tais como, na libertação de reféns, proteção de altas entidades, defesa de meios aéreos, defesa de áreas sensíveis, detecão de intrusos, detecão de explosivos e estupefacientes em aeronaves e bagagens.

O CTCFA tem como missão:

- Ministrar os Cursos de Intrutores, Monitores e Tratadores de cães militares nas vertentes de guarda, deteção de droga e explosivos;

- Efetuar reciclagens, estágios e treinos de conjunto de forma a garantir a proficiência do efectivo cinotécnico da força aérea;

- Manter em estado de prontidão a reserva operacional cinotécnica da Força Aérea;

- Manter o nível de prontidão e proficiência superiormente sancionado para a Equipa de Demonstração Cinotécnica da Força Aérea. (FAP)

24 de Junho de 1128 - Batalha de São Mamede


A Batalha de São Mamede foi uma batalha travada a 24 de Junho de 1128, entre Dom Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D. Teresa e do conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas facções confrontaram-se no campo de São Mamede, perto de Guimarães.

23 de junho de 2012

GNR - Homenagem ao sargento-ajudante Hermenegildo Marques



O Sargento-Ajudante Hermenegildo Marques, integrando o Subagrupamento Bravo, ao serviço das Nações Unidas, em Timor-Leste, faleceu, no dia 21 de junho de 2010, num acidente de viação, no deslocamento para uma operação.



Decorridos dois anos dessa fatídica ocorrência, o Subagrupamento Bravo realizou uma simbólica homenagem, no local do incidente, com a presença de representações de todas as áreas, incluindo a equipa de inativação, onde o militar prestava serviço e do médico do Instituto Nacional de Emergência Médica. Para o efeito, foi erigido um pequeno memorial, de forma a balizar o marco inicial e a lembrança do decurso do primeiro ano. Foi igualmente colocada uma pedra com a inscrição “Sempre Presente”. Pelas 16:00 horas do mesmo dia, decorreu na Igreja de Motael-Dili, uma missa em português, onde para além dos militares do Subagrupamento Bravo, se fizeram representar vários setores da comunidade portuguesa. O Padre jesuíta, Pedro Arrupe, disse um dia “não me resigno a que quando eu morrer, o mundo continue como se eu não tivesse vivido”, numa clara alusão ao contributo de cada um de nós em prol da sociedade. (GNR)

22 de junho de 2012

Dia da Marinha do Tejo 2012

No dia 23 de junho, a Marinha do Tejo, que o Governo institucionalizou como pólo vivo do Museu de Marinha, assinala mais um aniversário. A cerimónia decorre junto ao Cais das Colunas, em Lisboa, e estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Secretário de Estado do Mar, o Chefe do Estado-Maior da Armada e o Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O significado histórico-cultural da Marinha do Tejo traduz, da melhor maneira, o que há de mais genuíno na tradição marítima das populações ribeirinhas e a nossa identidade como nação marítima, através das embarcações típicas que navegam no Tejo, como as canoas, as faluas, os varinos e os catraios.

Do programa consta:
08:30 – Chegada das Embarcações da Marinha do Tejo e início do seu fundamento na zona frontal ao Cais das Colunas.
10:00 – Chegada dos Convidados ao Cais das Colunas:
10:30 – Início da Cerimónia;
11:00 - Assinatura do Livro de Registos da Marinha do Tejo;
12:00 – Largada, em Desfile, das Embarcações da Marinha do Tejo rumo à Base Naval do Lisboa;
13:30 – Chegada ao Alfeite (última embarcação);
– Visitas a Navios na Base Naval de Lisboa;
17:30 – Largada das embarcações do Alfeite. (Marinha)

Planetário Calouste Gulbenkian "Concerto Solstício"

20 de junho de 2012

Tridente participa em exercício norte-americano

O NRP Tridente encontra-se nos Estados Unidos da América desde 14 de junho após cumprir aquela que foi a primeira viagem transatlântica de um submarino português.

Desde ontem e até ao próximo dia 29 de junho o Tridente participa no exercício multinacional Fleet Training Exercise War of 1882 (FLEETEX) juntamente com mais de 20 navios e aeronaves de vários países como o Brasil, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Canadá, Reino Unido e os anfitriões, EUA.

O exercício FLEETEX constitui uma oportunidade de treinar cenários tácticos que permitem às guarnições envolvidas aumentar os níveis de prontidão operacional.

O NRP Tridente é comandado pelo Capitão-tenente Amaral Henriques e a sua guarnição é constituída por 33 militares (7 oficiais, 12 sargentos e 14 praças). (MGP)

Fragatas Classe Vasco Gama " 20 Anos ao serviço de Portugal"

Exercício de helicópteros europeu em Portugal

A Força Aérea Portuguesa vai receber nas suas instalações do Aeródromo de Manobra Nº1, em Maceda – Ovar, o maior exercício de helicópteros europeu – o HOT BLADE 2012 (HB12).

O HB12 faz parte do programa de treino de helicópteros da Agência Europeia de Defesa e tem como finalidade permitir que as tripulações de helicópteros da Europa possam executar missões num ambiente operacional quente, a grande altitude e empoeirado, simulando o desafio e as condições dinâmicas que as forças participantes poderão encontrar num teatro atual de operações.

Este exercício, que é apoiado pelo Luxemburgo, realiza-se de 4 a 18 de julho e conta com a participação das Forças Armadas Portuguesas e de forças da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Holanda, Suécia e Reino Unido.

Acompanhe este exercício através da página oficial em www.emfa.pt/hotblade . (FAP)

Operação Verão Seguro 2012

O terceiro trimestre do ano é para a maioria dos cidadãos um período de lazer, de festas, de espétaculos e de romarias, o que implica maior movimentação de pessoas nas localidades onde decorrem este tipo de eventos e em zonas balneares.

Neste sentido, a Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica as ações de patrulhamento e vigilância da área territorial à sua responsabilidade, entre o dia 15 de junho e o dia 15 de setembro, com maior incidência nas zonas de praia e locais de veraneio mais sensíveis e de maior afluxo turístico, com vista a garantir a realização de todas as atividades de carácter lúdico, religioso, cultural ou outro tipo de manifestações próprias desta época, num clima de segurança e tranquilidade.~

A necessidade de manter e reforçar a vigilância de todos os locais de veraneio ao longo da zona costeira nacional, bem como, o controlo da circulação dos cidadãos nacionais e estrangeiros, impõe que o esforço de policiamento seja devidamente estruturado. Para além de todo o seu efetivo que estará empenhado direta e indiretamente, de norte a sul do país, Açores e Madeira, a GNR empenhará, ainda, elementos das suas Unidades Especiais (Unidade de Intervenção; Unidade de Segurança e Honras de Estado e Unidade Nacional de Trânsito) e mais de 500 militares que irão iniciar o seu período de estágio (no âmbito do Curso de Formação de Guardas a decorrer em Portalegre) no dia 2 de Julho. Simultaneamente dedicará especial atenção à vigilância das zonas florestais de modo a minimizar a ocorrência de incêndios e ainda reiterar a sensibilização de toda a população para adoção de procedimentos preventivos na ocorrência de fogos florestais e alertar para as proibições e restrições quanto ao licenciamento de foguetes e de fogo-de-artifício.(GNR)

19 de junho de 2012

2as Jornadas de Engenharia Hidrográfica

O Instituto Hidrográfico, órgão da Marinha e Laboratório do Estado na área das ciências e tecnologias do Mar, vai organizar as 2as Jornadas de Engenharia Hidrográfica, em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2012.

Esta segunda edição pretende mais uma vez assinalar a semana do Dia Mundial da Hidrografia, 21 de junho, com a realização de um fórum técnico-científico das ciências do Mar, abarcando temas como os Levantamentos Hidrográficos, a Cartografia Hidrográfica, os Métodos e Segurança da Navegação, as Oceanografias Física, Geológica, Química e Operacional, a Geologia Marinha, os Sistemas de Informação Geográfica e Gestão de Dados do Ambiente Marinho, as Tecnologias do Mar e a Engenharia Oceanográfica.

A quantidade e diversidade dos trabalhos recebidos para apresentação pública (cerca de 100 comunicações) atestam o interesse desta iniciativa, não só de jovens técnicos e investigadores, como também de autores nacionais de reconhecido mérito nas Ciências e Técnicas do Mar, assim como de participantes de Espanha e do Brasil.(MGP)

51º aniversário da Escola de Fuzileiros

As comemorações do 51º aniversário da Escola de Fuzileiros decorreram com a solenidade e dignidade possíveis, neste momento conjuntural que o país atravessa, e à qual a Marinha em geral e o CCF em particular não são alheios. À Escola impunha-se fazê-lo, fez-se! De forma austera, cumpriu-se!




Com a humildade[1] que nos carateriza cumpriu-se o calendário das atividades previstas:

- Desportivamente, com a realização de um torneio interno de futebol de 5, entre os dias 28 de maio e 01 de junho de 2012;

- Militarmente, com a imposição de condecorações, a militares da Escola de Fuzileiros e da Unidade de Meios de Desembarque no salão nobre;

- Religiosamente, com a celebração de uma missa, pelo Capelão Licínio, durante a qual foi prestada homenagem a todos os militares e civis que aqui prestaram serviço;

- Socialmente, com um animado almoço volante, servido no refeitório da guarnição. Este almoço culminou com o Grito do Fuzileiro, o bolo de aniversário, e um brinde com vinho do Porto;

- Profissionalmente, com a realização de mais um Curso de Liderança – IPG 04 – para trinta e dois elementos do Banco Português de Investimento (BPI), que terminou no domingo, 03 de junho – dia do Aniversário da Escola de Fuzileiros. Esta feliz coincidência proporcionou, na cerimónia de entrega dos certificados, um momento único no salão nobre, surpreendendo o Comandante da Escola de Fuzileiros, aquando das suas breves palavras de encerramento do curso, e todos os presentes, quando de forma espontânea, os formandos revelando que também interiorizaram o espírito humanista do Fuzileiro entoaram o Cântico do 51º Aniversário, prestigiando ainda mais o evento, encerrando-se com chave de ouro as comemorações!

Comemorar esta data numa Escola como a nossa tem forçosamente que ser entendido como um hino à dedicação de todos os que por esta Escola passaram nestes 51 anos: Formadores, formandos, e, todos os que de forma “invisível e silenciosa” mas eficaz vão servindo aqui. No entanto tudo aquilo que foi feito até aqui não deixa de ser apenas o começo para os que virão a seguir.

[1] “Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os camaradas uma cortesia, com os inferiores uma nobreza” – Benjamin Franklin (Fuzileiros)

15 de junho de 2012

Cerimónia de encerramento do Curso de Operações Especiais

No dia 16 de Junho vai realizar-se em Lamego a cerimónia de encerramento do Curso de Operações Especiais do Quadro Permanente.
A cerimónia solene realiza-se no Quartel da Santa Cruz, em Lamego, e terá início às 9h45 com a celebração Eucarística onde vai ter lugar a Bênção das Boinas. Às 11h30 terá lugar a cerimónia que congratula os participantes no concurso. (CR)

Encontro de Veleiros da Marinha de Portugal e de Espanha

No âmbito do intercâmbio de atividades entre a Escola Naval de Portugal e de Espanha, aproveitando a oportunidade da passagem pela costa portuguesa da viagem de instrução dos cadetes do 2º ano daquela escola espanhola, potenciado pela vontade e disponibilidade da Marina de Cascais e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, irá ocorrer de 14 a 17 de junho um encontro entre veleiros das duas escolas.

Do país vizinho estarão na Marina de Cascais os veleiros Peregrina, Giralda, Arosa e Aguete com 8 Oficiais, 9 Suboficiais e 28 cadetes. A presença portuguesa será garantida pelo NRP Polar, os veleiros Blaus VII e Deneb, embarcando 5 Oficiais, 2 Sargentos, 2 praças e 21 cadetes dos diversos anos da Escola Naval.

Do programa do evento, além de um passeio pela zona de Sintra-Cascais patrocinado pela Autarquia de Cascais, irá realizar-se uma saída dos veleiros permitindo o intercâmbio de cadetes das duas instituições, potenciando o relacionamento bilateral das duas Marinhas. (M.G.P)

14 de junho de 2012

Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal em Lisboa

O Presidente da República presidiu, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, à Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na qual participaram representações dos três Ramos das Forças Armadas.

Na cerimónia, o Presidente Aníbal Cavaco Silva proferiu uma intervenção.(P.R)













Presidente da República homenageou militares portugueses mortos em combate




No início das atividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em 2012 decorrem em Lisboa, o Presidente da República deslocou-se ao Monumento aos Combatentes, no Forte do Bom Sucesso, onde colocou uma coroa de flores em homenagem aos militares portugueses mortos em combate. (P.R)

Vídeo Institucional da Marinha Portuguesa

Banda da Armada no Festival Grande Orquestra de Verão

A Banda da Armada participa no Festival Grande Orquestra de Verão, no dia 15 de junho, às 21h00, em Cascais, no Auditório Fernando Lopes-Graça, uma festa de música sinfónica que envolve 21 concertos em 16 distritos de Norte a Sul, entre os dias 14 de junho e 30 de setembro.

As obras que serão interpretadas pela Banda da Armada no Festival são: «Capriccio Azerbaijanês» de Amirov, «Suite para orquestra jazz» n.º 2 de Chostakovitch, «España» (rapsódia para orquestra, 1883) de Chabrier, «Suite Alentejana» de Luís de Freitas Branco e «Pomp and Circumstance» de Edward Elgar.

A programação do Festival Grande Orquestra de Verão, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e coordenado pelo Maestro António Victorino d' Almeida, pode ser consultada em www.grandeorquestradeverao.pt. (MGP)

Míudos e graúdos visitaram o Aeródromo de Manobra Nº1



O Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, recebeu, entre 24 de maio e 13 de junho, a visita de centenas de curiosos, pequenos e graúdos, que reviveram histórias e conheceram de perto o dia a dia e a missão de alguns serviços da unidade.

Mais de 500 pessoas, entre alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação, do Agrupamento de Escolas de Fermentelos, da Escola e Jardim de Infância EB1 de Mós-Silvares, da Santa Casa da Misericórdia - Área de Infância de Estarreja, e do Corpo Nacional de Escutas de Vila Nova de Gaia, visitaram o Pólo do Museu do Ar e participaram em várias atividades.

Ao conhecer alguns locais e serviços do AM1, os visitantes receberam algumas explicações e esclareceram dúvidas, junto de militares da unidade que os acompanharam durante a visita e nas demonstrações e exibições efetuadas pelo Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea e pela Secção de Assistência e Socorro, que contou com uma exposição de viaturas e de meios de socorros. (FAP)

10 de Junho - Exposição estática no Parque Eduardo VII





EMGFA - FOTO DA SEMANA

Novo sistema vai permitir à Marinha localizar homens

Um novo sistema de localização vai permitir à Marinha Portuguesa localizar os homens envolvidos nas suas missões, mesmo em condições extremas como soterrados em edifícios em ruínas.

Trata-se do "Navy Positioning and Identification Systems" (NAPIS), um sistema desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro e a Marinha Portuguesa, que é apresentado dia 13, naquela instituição de ensino superior, durante o "Research Day".

O projecto, que tem estado a ser trabalhado nos laboratórios do IT e nos gabinetes da Marinha, é um sistema de localização em ambientes interiores e exteriores que a Marinha pretende utilizar sobretudo no apoio a missões de ajuda humanitária.

"O sistema tem como objectivo ter uma localização precisa e constante dos homens destacados nestas missões e sua subsequente georreferenciação. Espera-se conseguir maximizar e optimizar a logística deste tipo de actividade de uma forma muito eficiente», adianta o investigador Nuno Borges Carvalho, coordenador do projecto no IT.

Uma das vertentes do sistema é para ambientes exteriores e recorre a sinais GPS, permitindo a rápida localização das equipas e ainda o retorno de mensagens sobre as condições do terreno.

Uma outra vertente permite identificar e localizar pessoas em ambientes interiores, nomeadamente dentro de edifícios em ruínas.

"Ambas são suportadas numa rede de comunicações de UHF privada, tornando o sistema totalmente independente de soluções falíveis", explica Nuno Borges Carvalho.

As potencialidades do projecto vão ser evidenciadas dia 13, numa demonstração no Campus da Universidade de Aveiro, inserida no "Research Day", uma espécie de montra tecnológica de alguns dos mais recentes progressos científicos alcançados pelos múltiplos grupos de investigadores da Universidade de Aveiro, durante a qual serão apresentados diversos protótipos e 157 posters relativos a projectos científicos. (C.M)

13 de junho de 2012

Força Aérea está a "fazer os possíveis" para manter grau de eficácia

O Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general José Pinheiro, assegurou hoje, na Base das Lajes, nos Açores, que este ramo militar está a "fazer os possíveis" para manter o grau de eficácia nas missões desempenhadas.

"Estamos a fazer os possíveis para que a eficácia da Força Aérea no cumprimento das suas missões não seja afetado (pelas dificuldades financeiras)", afirmou José Pinheiro, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia comemorativa do 71.º aniversário da Base Aérea n.º 4, na ilha Terceira.

O CEMFA, apesar de reconhecer que "os cortes e restrições" que o país vive também se refletem nas instituições militares, garantiu que "vão ser mantidas" as condições que a Base das Lajes tem "para operar 24 horas, 365 dias por ano". Destak/Lusa

12 de junho de 2012

Chegada NRP Corte-Real a Lisboa

No passado dia 9 de junho, regressou à Base Naval de Lisboa, o NRP Corte-Real que, após ter largado em 12 de Março, integrou no período de 26 de Março a 21 de Maio a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), na Operação Atalanta.

A participação da fragata Corte-Real nesta missão teve a duração de 90 dias, dos quais 57 foram em patrulha na área de operações, com uma taxa de navegação de cerca de 77%. bordo o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

O resultado desta missão foi positivo, sendo de salientar que durante o período em que o NRP Corte-Real esteve integrado na Força Naval da União Europeia, foram realizadas pela primeira vez ações de disrupção de campos pirata em terra, na costa da Somália, permitindo eliminar as bases logísticas de apoio aos grupos de piratas.

A fragata Corte-Real é comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira, tem 196 homens e mulheres a bordo, incluindo um destacamento de helicóptero e duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem. (EMGFA)

11 de junho de 2012

Força Aérea no Dia de Portugal de Camões

A Força Aérea participou, entre os dias 7 e 10 de junho, nas Comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorreram este ano em Lisboa.

Para além da participação na Cerimónia Militar, ponto alto das comemorações, que ocorreu no dia 10 de junho, a Força Aérea esteve presente na Exposição de Atividades Militares Complementares, no Parque Eduardo VII, com uma demonstração estática e de capacidades, representada por um caça F-16, um helicóptero Alouette III, uma viatura de combate a incêndios, uma viatura tática (HUMVEE), e por uma viatura de divulgação do Centro de Recrutamento da Força Aérea, onde está integrado um simulador de voo.

A exposição foi visitada pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e por milhares de pessoas que conheceram de perto alguns dos equipamentos e dos meios da Força Aérea, da Marinha e do Exército. (FAP)

Dia de Portugal foi também o Dia do Combatente





Com orgulho estampado no rosto, os homens passeavam as suas boinas, colorindo a multidão com vermelho (Comandos), verde (Paraquedistas), azul-escuro (Fuzileiros), amarelo (Grupos Especiais) e castanho (Exército). Eram milhares e juntaram-se para as comemorações do Dia do Combatente, como hábito no dia 10 de junho, Dia de Portugal, que foi também o seu dia.

Junto ao monumento de homenagem aos combatentes, mesmo ao lado da Torre de Belém, em Lisboa, decorreu uma manhã de memória, pelos que perderam a vida em combate e de encontro com os antigos camaradas que serviram no Ultramar. Os combatentes vagueavam pelo jardim procurando antigos companheiros de armas. Alguns, mais lestos, levaram tabuletas anunciando a companhia a que pertenciam e onde lutaram, outros preferiam estampar na roupa a mesma informação.

O importante era encontrar os camaradas, trocar cumprimentos e histórias. Reviver um tempo difícil, mas também de muita amizade, que nem o tempo conseguiu apagar.
Ainda antes do início das cerimónias, o Presidente da República, Cavaco Silva, passou pelo memorial para depositar a sua coroa de flores, partindo dali para as comemorações do Dia de Portugal.

Ficaram os combatentes e o sentido do dever cumprido pela pátria, com grandes louvores a Portugal, Camões e aos «heróis das guerras em África».
«É a celebração de Portugal e uma homenagem aos portugueses que serviram a sua pátria, que se mantém, seja qual for o governo, regime ou guerra», lembrou o tenente-general Vizela Cardoso. «Queremos que saibam que o vosso sacrifício não foi inútil nem inglório. Temos o dever de não esquecer os combatentes», acrescentou.

A cerimónia teve o seu momento mais emotivo após a missa campal. Cantou-se o hino, cumpriu--se um minuto de silêncio e as diversas associações militares depuseram coroas de flores no memorial. Os antigos tropas marcharam frente às inscrições com os nomes dos camaradas que perderam a vida em combate: primeiro os Comandos, depois os Fuzileiros. Seguiram-se os Paraquedistas e Operações Especiais.
A celebração dos antigos militares terminou com um momento mais privado, para as famílias e os amigos homenagearem os seus que ficaram em África. (A Bola)

10 de junho de 2012

"Reformas nas Forças Armadas devem ter consenso alargado"

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defendeu hoje que quaisquer reformas nas Forças Armadas devem envolver as chefias militares e ser objecto de «um consenso alargado», com decisões a serem encaradas num horizonte temporal mais dilatado.«Quaisquer reformas nas Forças Armadas devem basear-se num processo de responsabilidade e decisão política, envolvendo necessariamente as chefias militares, e ser objeto de um consenso alargado entre os diversos órgãos de soberania», afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na cerimónia militar das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano decorreu em Lisboa, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

Falando perante militares de todos os ramos das Formas Armadas, das chefias militares, bem como do primeiro-ministro e personalidades de todos os quadrantes políticos, Cavaco Silva preconizou ainda que «as decisões a tomar devem ser encaradas num horizonte temporal mais alargado, de modo a evitar, a prazo, o enfraquecimento do desempenho e da capacidade operacional das Forças Armadas».

Diário Digital / Lusa

10 de Junho - Dia de Portugal

9 de junho de 2012

MDN - "SEGURANÇA DE PORTUGAL PASSA PELA PARTICIPAÇÃO EM TEATROS DE OPERAÇÃO COMO A SOMÁLIA"

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou a necessidade de Portugal continuar a investir na defesa nacional e a participar em missões militares internacionais: «É absolutamente vital que participemos como parceiros quer a nível da NATO, quer da União Europeia ou das Nações Unidas. A nossa segurança passa pela participação nesses teatros de operação», afirmou, durante uma visita à fragata Corte-Real, que hoje chegou a Portugal de uma missão de combate à pirataria ao largo da Somália. O navio integrou, entre 26 de março e 21 de maio, a Força Naval da União Europeia, na qual estiveram também Espanha, Alemanha, França, Itália e Holanda.

Durante a missão foram realizadas, pela primeira vez, ações de eliminação das bases logísticas de apoio aos grupos de piratas, bem como escoltas a embarcações do Programa Alimentar Mundial, que transportaram ajuda alimentar para a Somália, vigilância e patrulha no corredor de trânsito internacional recomendado, no Golfo de Áden, no estreito de Bab El-Mandeb e no Mar Vermelho, abordagens e vistorias a vários navios suspeitos, missões de reconhecimento assim como ações de cooperação técnico-militar com a Guarda Costeira das ilhas Seychelles, como contributo ao processo de envolvimento no combate à pirataria dos países localizados na região.

A fragata embarcou, além da sua guarnição de 196 tripulantes, cinco oficiais da Marinha moçambicana, que puderam observar os procedimentos e táticas de combate à pirataria na área de operações, contribuindo assim para o reforço dos laços de cooperação entre Portugal e Moçambique, designadamente no envolvimento dos países da região no combate à pirataria.

O comandante da fragata Corte-Real, Paulo Silva Pereira, assinalou que aquela região do Índico é «uma zona geoestratégica muito importante porque 80% de toda a energia que circula no mundo por via marítima passa por ali e é o acesso ao Mar Vermelho e ao Estreito de Suez».

A União Europeia conduz neste momento, sob a égide das Nações Unidas e de acordo com a orientação da Política de Segurança e Defesa Comum uma operação militar, a operação Atalanta, com os objetivos de assegurar a proteção aos navios que transportam ajuda alimentar ao povo somali no âmbito do Programa Alimentar Mundial, de apoio logístico à Missão da União Africana na Somália (Amisom) e de prevenção e repressão de atos de pirataria. (MDN)

OS LUSÍADAS - 1ª EDIÇÃO (PDF)

Comemorando-se no mês de Junho o dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, a Biblioteca do Exército decidiu disponibilizar em formato digital a 1ª edição da obra de Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.

Para mais informação consulte:Os Lusíadas

Dia do Fuzileiro 2012

No próximo dia 7 de Julho de 2012, terá lugar, na Escola de Fuzileiros, o "Dia do Fuzileiro", tendo como tema "O Veterano".

Trata-se de um dia onde se pretende reunir, na casa-mãe, as antigas e novas gerações.

Uma cerimónia simples, onde a presença de todos lhe emprestará a dignidade que lhe é devida.

O Programa da cerimónia será divulgado oportunamente (CCF)

"Austeridade não pode travar investimentos no sector militar"

O ministro da Defesa, José Aguiar-Branco, afirmou este sábado que mesmo em período de austeridade Portugal não pode deixar de investir na defesa nacional e de participar em missões militares internacionais.

"É absolutamente vital que participemos como parceiros quer a nível da NATO, quer da União Europeia ou das Nações Unidas. A nossa segurança passa pela participação nesses teatros de operação, sublinhou o governante aos jornalistas, a bordo da fragata Corte-Real, que este sábado de manhã chegou a Portugal de uma missão na Somália.

O navio, pertencente à Marinha portuguesa, integrou, entre 26 de Março e 21 de maio, a Força Naval da União Europeia, que participou na Somália numa missão de combate à pirataria, na qual estiveram também Espanha, Alemanha, França, Itália e Holanda.

Cerca das 11h30, a fragata Corte-Real atracou na Base Naval do Alfeite, levando a bordo, além dos 196 militares que participaram na missão, o ministro da Defesa, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Esteves de Araújo e o Chefe do Estado-Maior da Armada, José Saldanha Lopes.

No cais, mais de uma centena de pessoas aguardava o desembarque dos tripulantes.
Durante a missão, que durou 90 dias, "foram realizadas, pela primeira vez, acções de disrupção de campos pirata em terra, na costa da Somália, permitindo eliminar as bases logísticas de apoio aos grupos de piratas".

A fragata efectuou também escoltas a embarcações do Programa Alimentar Mundial, que transportaram ajuda alimentar para a Somália, vigilância e patrulha no Corredor de Trânsito Internacional Recomendado, no Golfo de Áden, estreito de Bab Al Mandeb e Mar Vermelho, bem como abordagens e vistorias a vários navios suspeitos, com o intuito de identificar eventuais indícios da prática de pirataria. (CM)

8 de junho de 2012

10 DE JUNHO «CELEBRADO COM A PARCIMÓNIA QUE O ANO DE AUSTERIDADE OBRIGA»

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai ser «celebrado com a parcimónia que o ano de austeridade obriga», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, numa visita a uma exposição de equipamentos militares, em Lisboa, mas será «um dia em que todos os portugueses se reveem na unidade». A exposição mostra vários equipamentos militares, incluíndo um avião F-16 e uma viatura Pandur. (MDN)

7 de junho de 2012

A fragata Corte-Real regressa no sábado a Lisboa

A fragata Corte-Real, da Marinha portuguesa, regressa no próximo sábado à Base Naval de Lisboa, depois de uma missão na Somália.

A embarcação integrou a Operação Atalanta, de 26 de março a 21 de maio, e, segundo comunicado da Marinha citado pelo Público, na qual foram eliminadas bases logísticas em terra de apoio a grupos de piratas.

O navio português escoltou embarcações que transportaram ajuda alimentar à Somália. Efectuou ainda operações de vigilância e patrulha no Corredor de Trânsito Internacional Recomendado, no Golfo de Áden, estreito de Bab Al Mandeb e Mar Vermelho.

Outra das funções da fragata Corte-Real foi abordar navios considerados suspeitos de envolvimento em actividades de pirataria.

Do total de 201 tripulantes constam cinco oficiais da Marinha moçambicana, que observaram os procedimentos, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação entre Portugal e Moçambique.
Quando chegar a Lisboa, a fragata recebe a bordo o Chefe do Estado-Maior da Armada, José Saldanha Lopes, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, e o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Esteves de Araújo. (Bola)

"Cenário de guerra" no Parque Eduardo VII

Ser militar por um dia. Sem ser necessário um período de recrutamento. Para tal basta uma deslocação ao centro de Lisboa, Parque Eduardo VII, onde estão expostos alguns dos principais meios militares das Forças Armadas.

Numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, as Forças Armadas Portuguesas promoveram, desde esta quinta-feira e até domingo, uma ação que visa, sobretudo, dar a conhecer as suas capacidades e missões, através do contacto direto com dezenas de militares.

O espaço, aberto a todo o público, das 10 às 23 horas, tem acesso a muitas atividades militares. Desde estar sentado num cokpit de um F16, passando por uma lancha rápida LAR usada em ações de combate ao narcotráfico, o público, após esta passagem, ficará certamente a conhecer melhor algumas das aeronaves, navios ou até veículos terrestres habitualmente vistos em cenários de guerra.

O F16, um dos melhores aviões de caça do Mundo, equipado com a mais recente tecnologia, é um dos atrativos mais concorridos. Quem já não sonhou em ser um piloto de aviões? Dos maiores aos mais pequenos ninguém perdeu a oportunidade de sentir a emoção em estar sentado numa das aeronaves mais mediáticas da Força Aérea.

Meia centena de militares apoiam
Numa iniciativa que juntou mais de meia centena de militares, dos três ramos das Forças Armadas, a ordem era para informar, trocar experiências e ajudar no que fosse necessário para o público em geral. No primeiro dia de exposição, a afluência foi grande.

«Aparecem muitos jovens com interesse e a perguntar como se vai à tropa... [risos]. Outros, ex-militares, aproveitam para contar algumas das suas histórias. É bom mostrar que as forças militares não são só as operações em palco de guerra. Estamos presentes diariamente no território nacional», sublinhou Pedro Valentim, 2.ª Sargento da Força Aérea, que regressou do Afeganistão em 2010.

Ao lado do F16, estava o Fire Protect, um veículo que assegura o combate rápido e eficaz em situações de incêndio em aeronaves e infraestruturas aeroportuárias. Uma viatura de combate, de 30 toneladas de peso, com capacidade para 10 mil litros de água. Ao volante estava Alexandra Silveira, 2.ª Sargento da FA.

«Tive carta de pesados ainda cedo, mas para conduzir este veículo de grande porte é necessária uma especialização. Como se deu esta atração? Sempre gostei de fardas… e assim que tive oportunidade decidi entrar nas forças armadas», disse a militar, que, pouco depois, destacou o facto do aparecimento de cada vez mais mulheres nesta atividade:

«Os tempos são outros e mudam-se as mentalidades. Aquela ideia de que a mulher tem de ficar em casa está fora de moda… Temos na nossa unidade grandes profissionais e todas as mulheres podem fazer o mesmo que os homens».

Fazer slide e comer... pizza
Além de poder observar e sentir os muitos meios de combate, estas demonstrações militares estendem-se a outras atividades, com destaque para a possibilidade de ser utilizada a torre multiusos do Exército. Um meio que permite fazer slide, rapel e escalada. As filas sucedem-se e todos aproveitam a oportunidade de sentir as emoções de alguns exercícios militares. Tudo a brincar, é certo, num ambiente mais lúdico, mas que é sempre acompanhado pelo profissionalismo de todos os efetivos presentes.

O balanço do primeiro dia de demonstração não podia ser melhor e promete ainda mais até ao próximo domingo. No final, para compensar o cansaço de muita atividade, ainda há tempo para fazer uma pausa e fazer uma curta deslocação à Padaria de campanha, que equipa a secção de planificação do pelotão de serviços da companhia das Forças de Apoio Geral do Exército.

Um espaço utilizado em Portugal e estrangeiro, que, por exemplo, tem capacidade para confecionar 2400 pães por dia. Ontem, por ser um dia especial, houve pizza para os presentes. (Bola)

6 de junho de 2012

10 de Junho - Dia de Portugal

Este ano, as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, (10 de Junho de 2012) têm lugar na cidade de Lisboa no período de 7 a 10 de Junho.

No dia 10 de Junho, ponto alto das comemorações, decorrerá uma Cerimónia Militar em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, presidida por sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, que contará com a presença de altas individualidades civis e militares, nacionais e estrangeiras.

Simultâneamente no período de 7 a 10 de Junho decorrerá no Parque Eduardo VII uma exposição de Atividades Militares Complementares (link) que compreende as seguintes àreas:

•Demonstrações estáticas e de capacidades;
•Stands de divulgação e recrutamento;
•Concertos da Orquestra Ligeira do Exército (EMGFA)

Direcção de Faróis agraciada pela Câmara Municipal de Oeiras com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro

No próximo dia 7 de junho, pelas 11H00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, a Câmara Municipal de Oeiras vai agraciar a Direcção de Faróis com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pretendendo com esta distinção reconhecer a particular importância da missão da Direcção de faróis.

A Direcção de Faróis foi criada em 1924, sendo responsável pela direção técnica, manutenção, monitorização e operação, em cooperação com as Capitanias de Porto do Continente e regiões Autónomas, de todos os dispositivos nacionais de assinalamento e posicionamento marítimo. Portugal assegura também o funcionamento de 4 estações de GPS diferencial, duas no Continente, uma nos Açores e outra na Madeira, permitindo um maior rigor e fiabilidade no posicionamento marítimo.

De realçar que o espaço marítimo sob jurisdição nacional é cerca de dezoito vezes mais extenso que o território terrestre, sendo orlado por 2.150 km de costa, assinalada por 53 faróis, 320 farolins e mais de 170 boias, costeiras e portuárias. (Marinha Portuguesa)

2 de junho de 2012

Exercício Sol Nascente / Lipoche 1201

Na semana de 21 a 25 de Maio decorreu no Campo de Tiro do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz o exercício SOL NASCENTE / LIPOCHE 1201. Participaram neste exercício os alunos do Curso de Formação de Sargentos Fuzileiros (CFS FZ), e nele treinaram técnicas, tácticas e procedimentos ministrados nas aulas de Infantaria de Combate e de Armamento e Tiro.

No decorrer do exercício os alunos do CFS FZ efetuaram várias séries, nomeadamente:

• manobras de contacto (diurnas e nocturnas);

• entrada táctica em posição de armas de apoio (Metralhadora Média MG3 7,62mm e Canhão Sem Recuo (CSR) Carl Gustaf 84mm);

• estabelecimento de postos de observação e escuta;
• transposição de campos minados;
• lançamento de granadas de mão;
• reabastecimentos táticos; e,
• tactical combat casualty care.

O empenho dos alunos foi elevado ao longo de todo o exercício e os resultados obtidos superaram as expectativas, demonstrando uma boa aprendizagem das matérias ministradas.(Fuzileiros)

COMEMORAÇÕES DO 627º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE TRANCOSO

Decorreram no passado dia 29 de Maio de 2012 as comemorações do 627º aniversário da Batalha de Trancoso, ocorrida em 1385 entre tropas portuguesas e castelhanas próximo do local onde se ergue a Igreja de São Marcos.

As comemorações foram presididas por S.Exª o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, que foi recebida à sua chegada por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, acompanhado pelo Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Dr. Júlio José Saraiva Sarmento, e pelo Exmo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Trancoso, Dr. António Manuel Rios da Fonseca Leal.

A cerimónia militar teve início com a prestação das Honras Militares regulamentares, prestadas por uma Força do Regimento de Infantaria Nº 14 (RI14). Seguiram-se as intervenções do Dr Alexandre Patrício Gouveia, membro do Conselho de Administração da Fundação da Batalha de Aljubarrota, do Prof. Amílcar César Santos, Vereador da Câmara Municipal de Trancoso, do Exmo Presidente da Câmara Municipal de Trancoso e, por fim, de S.Exª o Ministro da Defesa Nacional.

A cerimónia terminou com o desfile da força militar do RI14. (Exército)

Pesca Submarina Solidária e Comemoração do 124º Aniversário do CNOCA



No dia 3 de junho irá realizar-se um evento de Pesca Submarina Solidária, na zona do Cabo da Roca em Cascais, organizado pelo Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) e pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), que contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e com o apoio da Marinha.

Este evento, que contará com a participação do NRP Polar e de outros Veleiros da Escola Naval para apoiar o evento, como base de apoio aos mergulhadores e que celebra o 124º aniversário do CNOCA, irá oferecer as capturas de peixe efetuadas a uma instituição de solidariedade social.

Para além do programa principal, que conta com uma jornada de pesca submarina, ocorrem ainda outras atividades, tais como: um test drive da prancha CBoard e uma apresentação e divulgação da nova modalidade de natação com barbatanas.

No final do evento serão entregues certificados aos participantes e será distinguido o maior exemplar.
Para participar neste evento solidário é necessário inscrição prévia, através dos seguintes contactos: Hugo da Guia do CNOCA - 96 310 70 28 ou Secretaria da FPAS - 21 191 08 68 – 96 736 05 99. A inscrição e participação no evento não tem custos e são limitadas a 30 pessoas. (Marinha)

Ministro da Defesa envia fuzileiros para patrulhar as praias não vigiadas

Sem meios para ter os socorristas necessários na longa costa portuguesa, o Instituto de Socorros a Náufragos vai contar com a colaboração da marinha. O anúncio partiu do ministro da Defesa, que vai enviar os fuzileiros para patrulhar as praias não vigiadas.

Portugal tem uma longa costa, mas no ano passado conseguiu ser o país com menor taxa de mortalidade nas praias, com as áreas vigiadas a terem recebido 66 milhões de visitas, 11 milhões dos quais estrangeiros. Um registo de excelência que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) quer manter, não obstante a crónica falta de meios. Para este ano, o ISN vai ter mais 25 carrinhas novas e contará com o apoio da marinha.

“O ISN irá ter os meios adequados à perigosidade das praias portuguesas. Vamos ter 25 carrinhas Amarok novas a patrulhar as áreas não vigiadas e operadas por fuzileiros e iremos motos 4 e motos de água”, revelou o comandante Nuno Leitão, numa iniciativa que hoje teve lugar numa escola no Porto.

O ministro da Defesa, Aguiar Branco, marcou presença na Secundária Rodrigues de Freitas e defendeu que os turistas “sentem que podem ter segurança nas nossas praias”, facto que convém sempre realçar: “é muita visita, muita prática balnear e que nos coloca, em termos estatísticos mundiais, em primeiro lugar no que diz respeito à menor taxa de mortalidade nas praias”.

O governante e o responsável pelo ISN foram à escola sensibilizar a comunidade estudantil para a segurança balnear, aproveitando para divulgar a possibilidade do serviço público através da carreira militar. “O que é preciso referenciar é que não há segurança senão houver uma atitude consciente relativamente ao mar”, sublinhou Nuno Leitão, lembrando que a costa portuguesa tem 2800 quilómetros de extensão e que existem 600 quilómetros de costa não vigiada. (PT)

Governo propõe reduzir espaço aéreo exclusivo da Defesa

O “Sol”, na sua edição de hoje, revela que o Governo tem em mãos um plano para aumentar a capacidade do aeroporto da Portela. “O Governo está preocupado com a vida útil da Portela e é preciso arranjar uma solução global para aumentar o espaço aéreo”, disse fonte governamental.

Em cima da mesa está a possibilidade de se estabelecerem horas durante o dia em que a Defesa permite a passagem de aviões comerciais na sua zona restrita. A base aérea que intrefere mais nas rotas comerciais é a de Monte Real.

Fonte oficial da Força Aérea, contactada pelo “Sol”, referiu ainda não ter falado com o Governo sobre este assunto, desconhecendo qualquer plano para encerrar qualquer base militar.

O “Sol” refere ainda que o Executivo quer ver esta situação resolvida antes da venda da ANA e da TAP.

Já ontem, o “Público” dava conta que o Grupo de trabalho criado para estudar a solução complementar ao aeroporto da Portela pediu uma prorrogação do prazo para analisar melhor as alternativas e o Executivo aceitou.

Quando a comissão que está a avaliar os cenários de adaptação de um aeroporto militar à aviação civil foi criada, em Janeiro, foram concedidos 90 dias para que terminasse este trabalho. A entrega do estudo da solução Portela+1, que servirá de complemento ao aeroporto de Lisboa, acabou por ser adiada para Maio e, agora, voltou a ser prorrogada.

De acordo com fonte oficial do Ministério da Economia, o grupo de trabalho pediu um novo adiamento dos prazos. Questionada pelo Público, a tutela não esclareceu qual o intervalo de tempo solicitado desta vez.

Esta decisão prendeu-se com o facto de a comissão ter decidido consultar mais entidades sobre este tema, nomeadamente o Instituto da Conservação da Natureza, e também com o “número elevado dos pedidos de audiência recebidos”, referiu fonte oficial do Ministério da Economia.

O grupo de trabalho está a analisar cinco alternativas possíveis: Montijo, Alverca, Sintra, Monte Real e Beja. Estas duas últimas são as menos prováveis, sobretudo pela distância face a Lisboa. De entre as três primeiras opções, o Montijo tem sido referido como a plausível.

A solução Portela+1 foi recuperada pelo actual Executivo, depois de este ter decidido suspender a construção do novo aeroporto de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete. Alguns especialistas defendem que a melhor alternativa seria começar a construir gradualmente nesta localização, mas a troika impôs ao Governo que aproveite uma infra-estrutura já existente. (JN)

1 de junho de 2012

COMEMORAÇÕES DO DIA DA BRIGADA DE INTERVENÇÃO

Em 1 de Junho de 2012, comemorou-se em Coimbra, mais um aniversário da Brigada de Intervenção (BrigInt).

As comemorações foram presididas por S.Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, que foi recebido à chegada pelo Exmo Tenente-General Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Vítor Manuel Amaral Vieira, acompanhado pelo Exmo Major-General Comandante da BrigInt, Major-General José Carlos Filipe Antunes Calçada, sendo-lhe prestadas as honras militares regulamentares.

A cerimónia militar, que decorreu no Quartel-General da BrigInt em Coimbra, teve início com a tradicional Homenagem aos Mortos ao Serviço da Pátria. Após as alocuções do Exmo Major-General Comandante da BrigInt e de S.Exª o General CEME, decorreu a imposição de condecorações, a entrega à BrigInt do troféu alusivo à conquista dos Campeonatos Desportivos Militares, tendo terminado com o desfile das Forças em Parada. (Exército)