30 de setembro de 2011

Guarda Nacional Republicana - Operação Caça 2011

A Guarda Nacional Republicana, sob a supervisão técnica do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, realiza, durante a próxima semana, em todo o território nacional uma operação de fiscalização à actividade cinegética.

A acção visa a inspecção dos actos venatórios realizados através de meios e métodos contrários aos legalmente definidos, quer nos locais autorizados para a sua pratica, quer nos itinerários de acesso e regresso dos mesmos. A abertura da época da caça (em terrenos não ordenados), no próximo dia 1, atrai normalmente uma elevada percentagem de caçadores, inclusive aqueles que exercendo a actividade cinegética em terrenos ordenados, procuram nestes dias usufruir da possibilidade de caçar em regime livre. Em anos anteriores tem-se verificado que alguns caçadores iniciam a época de caça sem estarem licenciados ou documentados, e que a maior parte não identifica electronicamente os cães que utiliza no exercício, especialmente com a intenção de os abandonar quando deixam de ser necessários. Com esta operação a Guarda reúne esforços no sentido de compatibilizar a actividade cinegética com a conservação da natureza e da biodiversidade e os aspectos sociais e relacionados. (GNR)

Banda de Música da Força Aérea em Azeitão e Monte Real

A Banda de Música da Força Aérea irá actuar nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, em Azeitão e Monte Real, respectivamente.

Inserida nas actividades culturais associadas ao Dia Mundial da Música, a primeira actuação irá ter lugar pelas 21H30, nas instalações da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O segundo concerto irá realizar-se pelas 16H00, no átrio do Palace Hotel, em Monte Real, no âmbito do 52º Aniversário da Base Aérea N.º5.

Não perca a oportunidade de ver e ouvir ao vivo a Banda de Música da Força Aérea, com mais de 90 músicos em palco, interpretando obras originais da Banda e de autores mundialmente consagrados.

Os concertos têm entrada livre. (FAP)

Porto de Setúbal quer evitar actos de pirataria

O Porto de Setúbal já executa medidas de prevenção à pirataria, com as frequentes escoltas aos navios que entram e saem da costa. Apesar de este fenómeno ocorrer com maior frequência no Oceano Índico, um eventual contágio à nossa costa quer ser evitado pela OTAN, pela Organização Marítima Internacional (OMI) e pela União Europeia. Carlos Lopes, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra demonstra que “a pirataria marítima afecta todos, pelo que seria errado pensar que é um problema que diz respeito apenas ao transporte marítimo”.

“A economia é suportada por uma cadeia de transporte marítimo e, sem dúvida, não há excepções na distribuição dos prejuízos causados pela pirataria”, afirma Carlos Lopes, para quem estas acções criminosas “representam uma considerável perturbação no movimento de contentores via marítima”. José Santos, director geral da CMA CGM Portugal, uma das maiores empresas de logística marítima, elucida para o “custo directo proveniente da pirataria, que no total, chega aos nove mil milhões de euros”.

“Entre o pagamento dos resgates, os prémios de seguro, o reajustamento de rotas marítimas, o reforço de forças navais, os custos processuais, a criação de organizações anti pirataria e os custos para as economias regionais”, José Santos admite que os actos de pirataria têm influência directa “sobre os mais de 93 mil navios que asseguram 80% da economia mundial”. O aumento do pagamento de resgates, “de 400 mil em 2005 para os doze milhões atuais” é justificado pela “incapacidade dos governos em julgar os piratas da Somalis”, admite o presidente da CMA CGM portuguesa.

Alberto Correia, comodoro da marinha portuguesa que comandou, de abril a agosto a força naval da União Europeia nas águas do Índico, revela a “capacidade impressionante de regeneração dos piratas da Somália”. “A miséria excessiva que aquele país atravessa desde a década de 90 faz com que os somalis vejam a pirataria como forma de sobrevivência”, prossegue Alberto Correia, acrescentando que “em média, um somali ganha pouco mais de dez mil euros na vida inteira, enquanto num só acto de pirataria, pode lucar mais de 22 mil euros”.

O comodoro revela que o “mandato da missão portuguesa no Oceano Índico foi prolongado até 2012”, com o principal objetivo a reter-se na “escolta a navios da World Food Programe (WFP) e da AMISOM, proteção a navegações vulneráveis e a monitorização da actividade piscatória ao longo da costa da Somália”. Sem a possibilidade de julgar os piratas em tribunais, Alberto Correia revela que “quando capturados, estes são deixados num barco que apenas tem um motor de 10 cavalos, o suficiente para os levar de volta à costa”. Alberto Correia admite que a solução para a erradicação deste problema, que se pode alastrar para outros pontos do mundo, passa pela “intervenção em solo somali, mas todas as acções já executadas revelaram-se mal sucedidas”. (Setúbal na Rede)

29 de setembro de 2011

Regimento de Infantaria Um comemorou Dia da Unidade





Na Praça da República, em pleno coração da cidade, muitos populares assistiram ao desenrolar das cerimónias presididas pelo Major-General, Martins Ribeiro.


O Comandante do Regimento de Infantaria Um, Coronel, Pereira da Silva, fez o balanço da actividade da Unidade, desde que chegou a Tavira, reforçando a missão dissuasora para crimes florestais ou de outra natureza. “A nossa presença em Marmelete – Monchique é a prove disso, pois à dois anos que se não registam incêndios naquela zona. Vamos continuar a exercer as nossas actividades operacionais, culturais e de apoio às populações, através das Câmaras e das Juntas de Freguesia, pois é com estas sinergias que conseguiremos cumprir os nossos objectivos.

À laia de conclusão parece-nos que a presença do RI 1, neste Distrito, tem cerceado pelo impacto directo que tem na populado e autarquias, bem como permitir ao sistema de forças nacional, na projecção de forças para o teatro de operações, bem como o seu treino. A nossa presença e continuidade são uma mais valia para o Algarve e para o Exército Português. Por todas actividades que exercemos, fomos distinguidos, este ano, pelo Município de Tavira, com a Medalha de Mérito, Grau Ouro, desta cidade”.

No prosseguimento das cerimónias, “as condecorações são a manifestação de apreço aos militares no desempenho das suas missões com dedicação e estoicismo nas muitas dificuldades que a vida militar impõe”.

Vão ser condecorados com a Medalha D. Afonso Henriques, de 4ª classe:

- Sargento-ajudante de Infantaria, Manuel Pardal
- Sargento de Infantaria, Mário Pereira Teixeira
- 1º. Cabo, na disponibilidade, Helena Patrícia Magalhães

Com a medalha de Prata de Comportamento exemplar:

- Sargento de Infantaria, Vítor Manuel Teixeira Gomes
- 1º Sargento, Paulo Valter da Costa Rosa

Com a Medalha de Cobre de Comportamento Exemplar:

- Soldado, Bruno Manuel Caldeira.

Junto aos Monumento aos Mortos da Unidade, dentro Quartel da Atalaia, foi colocada uma coroa de flores e prestada a respectiva homenagem aos que caíram ao serviço da Pátria. (Algarve Notícias)

28 de setembro de 2011

Portugal/Timor-Leste: Cooperação militar forma timorenses

Os projetos de cooperação militar portuguesa com Timor abrangem formação a oficiais, sargentos e praças, além de militares portugueses destacados no território para apoiar as Forças Armadas timorenses, disse fonte do Exército à Agência Lusa.

A cooperação na área da Defesa entre os dois países abrange quatro cadetes timorenses em Portugal, na Academia Militar, mais um sargento na Escola Prática de Infantaria, detalhou, na terça-feira, a mesma fonte do Estado-Maior do Exército.

Timor destacou 12 militares - um oficial, um sargento e 10 praças - para integrar a Unidade de Engenharia 11, a projetar para o teatro de operações no Líbano, tendo integrado o treino daquela unidade no Campo Militar de Santa Margarida, na região Centro, acrescentou. Diário Digital / Lusa

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA NAS FESTAS DO CONCELHO DO SARDOAL

No período entre 23 e 25 de Setembro, decorreram no Sardoal, as Festas do Concelho, que contaram com a participação da Escola Prática de Cavalaria (EPC), no âmbito das actividades desenvolvidas naquela vila ribatejana.

Em colaboração com a Câmara Municipal do Sardoal, a EPC realizou uma pequena mostra de viaturas e equipamento militar, proporcionando também o contacto com os seus solípedes a cerca de 80 crianças, que participaram numa instrução de “volteio” e de “iniciação aos andamentos a cavalo”.

Integrado no certame, decorreu ainda o IX Festival Hípico de Sardoal, tendo participado no mesmo diversos conjuntos da EPC, obtendo classificações bastante positivas, dignificando assim a Escola Prática de Cavalaria e o Exército. (Exército)

EMGFA - Foto da Semana

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

ESCOLA PRÁTICA DE ENGENHARIA CONCLUI “FRENTE DE TRABALHO” EM COIMBRA, NO ÂMBITO DO PLANO DE ACTIVIDADE OPERACIONAL CIVIL

No dia 22 se Setembro de 2011, foi dada por concluída a “frente de trabalho” executada pela Escola Prática de Engenharia (EPE) em apoio do Município de Coimbra, no âmbito do Plano de Actividade Operacional Civil (PAOC).

A cerimónia que marcou a conclusão da obra, contou a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr Barbosa de Melo, e do Comandante da EPE, Cor Eng Firme Gaspar.

Os trabalhos realizados contemplaram a abertura de duas estradas nas regiões de São Frutuoso e Carvalhosas, com a finalidade de permitir uma melhor actuação dos meios da Protecção Civil no combate aos fogos florestais na região. O levantamento desta necessidade, e sua inclusão no PAOC, resultou das dificuldades sentidas no combate aos violentos incêndios florestais que ocorreram nesta região do país durante o Verão de 2005.

Na abertura destas estradas, com uma extensão total de 2.800 m e uma plataforma de 8,00 m de largura, foram movimentados 77.000 m3 de terras, abertos 1.450 m de valetas, assentes 338 m de manilhas e espalhados 14.032 m3 de tout-venant, num total de 5.345 horas/máquina de trabalho.

Pela importância desta obra para os habitantes das aldeias de S. Frutuoso e Carvalhosas bem como para os agentes de Protecção Civil, fez o Dr Barbosa de Melo questão de transmitir o sentido agradecimento ao Exército Português por, através da sua Engenharia Militar, contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida e de segurança dos portugueses no município de Coimbra. (Exército)

Exército Russo - “Kalachnikov” vai ser substituída por nova arma

O Ministério da defesa da Rússia renuncia à aquisição de novos lotes da submetralhadora AK-74, - conhecida por “Kalachnikov”, - pois as suas reservas já são demasiado grandes. O chefe do Estado-Maior Nikolai Makarov revelou que as reservas de que o Estado dispõe superam dezenas de vezes o necessário.

De acordo com as estimativas dos peritos, nos depósitos militares da Rússia estão acumuladas,desde a época soviética, milhões de unidades."A metralhadora AK-74 pode servir uns 15 – 20 anos, desde que tenha a manutenção necessária. No entanto, em vista do programa de modernização das forças armadas, os militares estão interessados em obter um modelo mais moderno de metralhadora, cuja produção será organizada proximamente na empresa “Ijmach”, a principal produtora da submetralhadora “Kalachnikov”. Fala Igor Korotchenko, redactor – chefe da revista “Defesa Nacional”.

O Ministério da defesa Russo apresenta exigências mais altas nas características técnico-tácticas dos novos modelos. É evidente que a indústria elabora novos modelos de armas ligeiras automáticas precisamente no quadro desta política.

"O modelo AK-74 já foi modernizado", - afirma o vice – presidente da Academia de problemas geopolíticos Konstantin Sivkov.

Este modelo prevê a utilização de mira óptica e da mira nocturna, o que permite elevar em 50 – 100% a precisão da pontaria e aumentar em 500 metros o alcance do tiro. A metralhadora da série “200” corresponde perfeitamente aos modelos básicos, adoptados pelos exércitos dos EUA e da Alemanha. Actualmente na empresa “Ijmach” está sendo elaborada uma metralhadora nova que deve substituir a lendária metralhadora “Kalachnikov”, e irá superá-la quanto ao poder do fogo e precisão da pontaria.

Anteriormente, quando se resolvia a questão de escolha de uma metralhadora nova para o exército soviético, a lendária metralhadora do projectista de armas Mikhail Kalachnikov, venceu os seus concorrentes graças à sua fiabilidade e simplicidade no uso. Foi por isso que ela foi adoptada pelas forças armadas de dezenas de países, - afirma Konstantin Sivkov.

A metralhadora americana M-16 destaca-se pela elevada cultura da produção, mas ele falha nas condições difíceis, por exemplo, numa região arenosa, enquanto que a metralhadora “Kalachnikov” funciona em quaisquer condições, mesmo depois de estar na água, na areia ou em qualquer outro meio. O tiro de pontaria com a mira ótica utiliza-se raramente no combate a curta distância, especialmente nos ambientes confinados. Neste caso, o que importa não a é precisão mas, sim, o fogo cerrado e a fiabilidade da arma.

O consórcio “Ijmach” já deu início à elaboração de uma nova arma e espera apresentá-la aos militares até o fim do ano em curso. Os projetistas afirmam que a nova metralhadora poderá competir com os melhores análogos de armas ligeiras no mundo. (J.R)

Tribunal de Contas chumba o contrato de aquisição dos C-295 M

OS 12 aviões para transporte militar e vigilância marítima comprados pelo anterior Governo para a Força Aérea tinham um custo inicial de 275 milhões de euros e acabaram por custar 390 milhões – mais 42%. Ou seja, o dinheiro que se gastou a mais (115 milhões) dava para comprar 17 aeronaves.

Os valores foram apurados pelo Tribunal de Contas no âmbito de uma auditoria agora concluída à DEFAERLOC-Locação de Aeronaves Militares. Esta empresa do grupo EMPORDEF (holding estatal das suas indústrias de Defesa) comprou as 12 aeronaves em causa (modelo C-295M), que vieram substituir os velhos ‘Aviocar’ da Força Aérea. O contrato de aquisição foi feito no início de 2006, sendo da responsabilidade directa dos então ministros da Defesa e das Finanças, Luís Amado e Teixeira dos Santos, respectivamente. Os últimos dois aviões, do total de 12, foram entregues a Portugal já em Março deste ano.

Segundo o SOL apurou, a auditoria do TC foi aprovada no passado dia 15 pelos juízes-conselheiros da 2.ª Secção, devendo ser divulgada oficialmente nas próximas semanas. As conclusões – consideradas muito graves – estão a ser comunicadas aos ministérios da tutela (Finanças e Defesa), ao Presidente da República (comandante supremo das Forças Armadas) e ao Parlamento.

Além do desvio nos custos, o TC alerta para a complexidade do negócio que foi montado, com o único objectivo de fasear os pagamentos e assim controlar o impacto da compra no défice do Estado – o que custou ao bolso dos contribuintes mais 115 milhões, como já se referiu.

As explicações para este desvio estão no esquema em si que foi montado e nas alterações ao projecto inicial de construção (a pedido do Estado), que tiveram como resultado o atraso de mais de um ano na entrega dos 12 aviões. Tudo somado fez com que fosse necessário negociar com a banca um alargamento do financiamento, em condições mais onerosas.

Um esquema para controlar o défice

A ironia é que – e tendo em conta o que tem vindo a público nos últimos meses sobre a dívida do Estado e a discussão em torno da fiscalização e da responsabilização dos titulares de cargos políticos e de altos quadros públicos – já em 2006, num relatório de acompanhamento da execução da Lei de Programação Militar, o TC alertou para os riscos deste esquema financeiro e contratual que o Governo adoptara para a aquisição de equipamentos militares.

O modelo foi o seguinte: o Ministério da Defesa criou uma empresa, a DEFAERLOC, só com o objectivo de ser esta a comprar as 12 aeronaves ao candidato vencedor, o consórcio europeu EADS CASA. A seguir, a Defesa fez um contrato de locação com a DEFAERLOC, pelo qual esta lhe alugou os aviões, para uso da Força Aérea, mediante o pagamento de rendas. A DEFAERLOC pediu seguidamente um empréstimo a um sindicato bancário (Caixa-Banco de Investimento, BES, BCP e BPI), para poder fazer a aquisição, cedendo-lhe o direito sobre os créditos resultantes do aluguer dos aviões. E assim, no fim, foi o Estado quem pagou directamente aos bancos as ‘rendas’ pelo aluguer dos aviões – sendo a DEFAERLOC apenas uma sociedade meramente instrumental.

De salientar que, à compra das aeronaves, há que somar mais 100 milhões de euros de um contrato de manutenção das aeronaves, feito pela DEFAERLOC com o mesmo consórcio vendedor. (Sol)

Ministro da Defesa Nacional recebe Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco recebeu, no dia 27 de Setembro, pelas 17 horas, no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, o Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste, Xanana Gusmão. O encontro teve início com uma reunião de trabalho, seguida de uma conferência de imprensa, onde o Ministro da Defesa português referiu-se à ocasião como uma oportunidade para "aprofundar a relação entre Portugal e Timor-Leste, na área da Defesa" e anunciou a integração de militares timorenses nos contingentes nacionais empenhados em missões de paz, nomeadamente, na UNIFIL (Libano).

Na condição de Ministro da Defesa de Timor-Leste - conforme fez questão de frisar - Xanana Gusmão referiu-se à importância da Cooperação Técnico-Militar desenvolvida pelos militares portugueses e à possibilidade de firmação de novos acordos de cooperação entre os dois países.

Antes do encontro com José Pedro Aguiar-Branco, Xanana Gusmão esteve, pela manhã, em S. Bento, para a assinatura de diversos protocolos no âmbito da Defesa e da Segurança, entre outros. (MDN)

Portugal/Timor-Leste: Comandante-geral da GNR visita força

O comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) viaja quinta-feira para Timor-leste, para visitar os militares e contactar o Governo timorense sobre a futura cooperação técnico-policial, disse hoje fonte da corporação à Agência Lusa.
«O comandante-geral [general Newton Parreira] vai a Timor tratar de alguns assuntos relacionados com a presença dos militares da GNR no território», disse a mesma fonte.

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão explicou hoje à Agência Lusa que «a GNR vai continuar [em Timor-Leste] no contexto da ONU, até ao fim das eleições em 2012», e que depois irá permanecer no território com a missão da «formação e treinamento da Policia Nacional de Timor-Leste». (Diário Digital / Lusa)

27 de setembro de 2011

Dia da Unidade do Regimento de Infataria Nº 1



Batalha do Buçaco

Batalha do Buçaco - 27 de Setembro de 1810


A Batalha do Buçaco (ou Bussaco, de acordo com a grafia antiga), foi uma das batalhas travadas durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, na Serra do Buçaco, a 27 de Setembro de 1810. De um lado, em atitude defensiva, encontravam-se as forças anglo-lusas sob o comando do Tenente-general Arthur Wellesley, primeiro Duque de Wellington. Do outro lado, em atitude ofensiva, as forças francesas lideradas pelo Marechal André Massena. No fim da batalha, a vitória mostrava-se nitidamente do lado português.

25 de setembro de 2011

Comemorações do Dia do Exército (Programa)

O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de Outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147,pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.


No presente ano, para assinalar data tão marcante, o Exército Português instituiu, no período de 21 a 23 de Outubro, um conjunto de actividades comemorativas, a desenvolver no Continente e Regiões Autónomas.

»» Programa Geral das Comemorações do Dia do Exército 2011

Regimento de Infantaria n.º 1 comemora o seu 363.º aniversário

O Regimento de Infantaria n.º 1 (RI1), uma unidade da estrutura do exército português com comando operacional no Quartel da Atalaia, em Tavira, está a comemorar o seu 363.º aniversário e promove mais uma série de eventos dedicados à efeméride, nos próximos dias 26 e 27.

O programa de dia 26 arranca, às 14:00 horas, com a visita de cerca de 250 alunos da região ao quartel, onde poderão ver uma exposição de equipamento orgânico do exército e uma demonstração de treino físico militar.

A apresentação da missão das Forças Armadas e dos símbolos nacionais, uma demonstração de hipo-terapia e uma visita guiada ao Núcleo Museológico Visitável do RI1 também integram a agenda do dia, que encerra às 21:30 horas com um concerto da Banda Sinfónica do Exército, com entrada gratuita e aberto à população.

No dia seguinte, 27, decorre o Dia da Unidade, que se inicia com uma missa na Igreja de São Francisco, às 9:30. A cerimónia militar, presidida pelo major-general Martins Ribeiro, arranca às 11:00, na Praça da República.

O Quartel da Atalaia recebe depois uma cerimónia de homenagem aos mortos em combate do RI1 (12:15) e um almoço, na sala de exposições (12:30). (Região Sul)

Lançamento de «Da Utopia à Fronteira da Pobreza» de Adriano Moreira

Sessão de lançamento da obra «Da Utopia à Fronteira da Pobreza» de Adriano Moreira, que será apresentada por Viriato Soromenho Marques, no IESM (Rua de Pedrouços, 1449-027 Lisboa), no dia 30 de Setembro às 17:30 horas. (Editores Diário de Bordo)

GNR - Cerimónia de encerramento do aprontamento do 2º contingente para o Afeganistão

Teve lugar na Unidade de Intervenção, no dia 21, a cerimónia de encerramento do aprontamento do 2º contingente da GNR, na Nato Training Mission, no Afeganistão (NTM-A).

Durante a cerimónia, presidida pelo tenente-general Luís Newton Parreira, para além da entrega dos certificados de formação aos 15 militares que terminaram com sucesso o aprontamento, teve lugar a entrega da Carta de Missão ao Comandante do 2º contingente da NTM-A. Foi realçada, pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, a importância da missão da NTM-A, para a Guarda e para Portugal, bem como as exigentes condições operacionais em que a mesma decorre. A rendição do 1º contingente da NTM-A/GNR, que se encontra no Afeganistão desde 22 de Março de 2011, ocorrerá durante o próximo mês de Outubro, juntamente com todo o contingente nacional destacado. (GNR)

24 de setembro de 2011

26 DE SETEMBRO A 1 DE OUTUBRO IV - Semana do Mar assinalada na ilha Terceira

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH) em parceria com a Associação de
Defesa do Ambiente Gê-Questa organizam a IV Semana do Mar, cujas actividades realizar-se-ão entre 26 de Setembro e 1 de Outubro.

Segundo os promotores, nas edições anteriores a Semana do Mar foi mais orientada para grupos escolares do segundo e terceiro ciclos, contando a actual edição com o apoio da Universidade dos Açores, OMA-Observatório do Mar dos Açores; Marinha Portuguesa /Capitania, APTG, Octopus Diving Center, Aguiatur, Ocean Emotion, Diveropus, Clube Náutico de Angra do Heroísmo, Clube Naval da Praia da Vitória e Associação de Surf da ilha Terceira.

A semana terá uma forte componente social através da participação de instituições de apoio social como a Cáritas, Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Santa Casa da Misericórdia, Associação Cristã da Mocidade e Casa de Saúde de São Rafael.

“Entre as actividades interiores destacam-se uma palestra da Universidade dos Açores, tanques de contacto, observação à lupa e identificação de espécies, montagem de ecossistemas, dissecação de peixes, jogos, etc”, informam.

Quanto a actividades exteriores, elas, adiantam “serão mais orientadas para grupos com necessidade especiais, como saídas de barco ao ilhéu das Cabras, whale-watching, demonstrações de resgate marítimo e segurança, observação de aves marinhas, visita guiada a um farol, workshops de iniciação à vela, canoagem e surf, entre outras”. (A União)

Exército Português - Acção de solidariedade no Kosovo

Realizou-se no dia 21 de Setembro de 2011, uma acção de solidariedade junto de duas escolas primárias na região de OBILIC, perto da capital Pristina/Kosovo.

O dinheiro para esta acção foi angariado nos ofertórios das missas dominicais celebradas durante a Missão. Foi comprado material escolar, posteriormente dividido em pacotes constituídos por cadernos, canetas, lápis, borracha, afia, cola e régua.

Com o apoio da LMT/JRD C, responsável por esta região, foi seleccionada uma escola albanesa com 130 alunos e uma escola sérvia com 280 alunos. Durante a entrega do material escolar, o grupo dos militares portugueses teve a possibilidade de testemunhar a alegria de todas as crianças ao abrir o seu presente.

Nesta acção de solidariedade pudemos ver o sorriso das crianças e ouvir em várias línguas a palavra obrigado...uma experiência para mais tarde recordar e que marcou todos os militares envolvidos.

Para os militares do Batalhão, foi com alegria e satisfação que participaram nesta actividade. Foi mais uma marca Portuguesa neste território, que espelha bem a forma de como os Portugueses são solidários e generosos e que a sua presença contribui indubitavelmente para um Kosovo mais próspero e tranquilo.(EMGFA)

304º ANIVERSÁRIO DO REGIMENTO DE CAVALARIA 3

Realizou-se no passado dia 15 de Setembro de 2011, a Cerimónia Militar comemorativa do 304º Aniversário do Regimento de Cavalaria Nº 3 (RC3), tendo presidido à cerimónia o Exmo Director Honorário da Arma de Cavalaria, Tenente-General Luís Miguel de Negreiros Morais de Medeiros. A cerimónia contou com a presença de outras individualidades militares e civis, tais como o Exmo General António Eduardo Queiróz Martins Barrento, antigo Chefe de Estado-Maior do Exército, bem como o Exmo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sr Luís Filipe Pereira Mourinha e os presidentes das Câmaras Municipais de Borba, Sousel e Fronteira.

Do programa da cerimónia destacam-se a Eucaristia celebrada na Igreja de São Francisco, a Guarda de Honra à Alta Entidade que presidiu à Cerimónia, a Integração do Estandarte Nacional, a Cerimónia de Homenagem aos Mortos e a Imposição de Condecorações a militares e civis. A cerimónia culminou com o desfile das Forças em Parada, onde esteve inserida uma representação de ex-Combatentes, que muito contribuiu para o brilhantismo da Cerimónia.

Após a cerimónia militar, realizou-se à inauguração da exposição na Sala do Capítulo, subordinada ao tema “Guerra Colonial - 50 anos”, seguindo-se o almoço convívio nos Claustros do Convento de São Francisco.(Exército)

23 de setembro de 2011

Corveta João Roby participa na iniciativa 5+5 Defesa

A Marinha Portuguesa, representada pelo NRP João Roby com equipas de abordagem de fuzileiros e de agentes da Polícia Marítima embarcadas, participou no Exercício Seaborder que decorreu ontem no Sul de Espanha, com o objectivo de incrementar o desenvolvimento da confiança e cooperação entre os países envolvidos.
No exercício foi simulada a abordagem a um contacto suspeito. Para além da Corveta João Roby, estiveram envolvidos uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, o navio argelino “Hassan II” e os navios da Marinha espanhola “Numancia” e “Contramestre Casado”, juntamente com outros meios aéreos.

A “Iniciativa 5+5 Defesa” procura, através de medidas concretas de cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, ajudar a criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países (Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal, Espanha e Turquia), com o objectivo de dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns nas seguintes áreas: vigilância marítima; participação das Forças Armadas no domínio da Protecção Civil e segurança aérea. (M.G.P)

NRP Baptista de Andrade aberto a visitas no Porto da Praia da Vitória

No próximo dia 24 de Setembro, o NRP Baptista de Andrade, actualmente em missão na Ilha Terceira, encontra-se aberto a visitas no porto da Praia da Vitória, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 (horas locais).

O NRP Baptista de Andrade encontra-se actualmente no arquipélago açoriano com as missões de salvaguarda da vida humana no mar, fiscalização marítima e colaboração logística inter-ilhas.

Este Navio, lançado à água em 16 de Março de 1973 e entregue à Armada Portuguesa em 19 de Novembro de 1974, foi concebido para o desempenho de missões de escolta oceânica, dispondo de armamento anti-submarino, de superfície e antiaéreo, bem como de equipamento de detecção submarina, superfície, aérea e de controlo de tiro. Em Fevereiro de 2000, o Navio iniciou uma remodelação, que consistiu entre outras coisas, na degradação da sua capacidade como navio combatente, adequando-o essencialmente para o desempenho de missões de vigilância e salvaguarda da vida humana no Mar. (Marinha)

Livro "Anjos na Guerra"

«Anjos na Guerra», de Susana Torrão

«A criação do corpo de enfermeiras paraquedistas da Força Aérea Portuguesa, em 1961, levou pela primeira vez as mulheres para as Forças Armadas.

Estas mulheres que caiam do céu para tratar dos feridos e travar o sofrimento enfrentaram, ao lado dos soldados, a dureza do mato e a violência dos combates. Mas não só. Enfrentaram também o preconceito de uma sociedade conservadora, onde a ideia de enviar mulheres para um cenário de conflito era vista com enorme desconfiança. Em África, as enfermeiras faziam evacuações dos feridos da frente para os hospitais militares e prestavam apoio às populações civis, mas em Lisboa a sua acção era desconhecida para a maioria.

O livro relata a história dessas pioneiras improváveis, que quase passaram despercebidas ao seu país mas que acabaram por lhe dar uma lição de coragem» (DD)

Ministro da Defesa confirma cortes orçamentais nas missões portuguesas no estrangeiro

O ministro da Defesa deve confirmar, hoje, cortes orçamentais nas missões portuguesas no estrangeiro.

Uma redução que deverá rondar os 10%, como impõe o memorando da ‘troika' para a redução da despesa militar. Na Polónia, em Vraclav, onde participa na reunião informal de ministros europeus da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco deve reiterar esta decisão já conhecida pelos chefes militares dos três ramos das forças armadas. E reassumir o compromisso de que Portugal vai manter como prioridade a presença no Afeganistão, mas também na Somália, Kosovo e Líbano.

Portugal gastou 75 milhões de euros em 2010 com as missões militares no estrangeiro, mas os cortes impostos pelo memorando da ‘troika' para o próximo ano são inadiáveis.

Aguiar-Branco já deixou claro que "todas as participações portuguesas têm que ser revistas" para poder manter-se o financiamento. Mas o ministro da Defesa também garantiu que nenhuma das missões será prejudicada, apesar dos cortes exigíveis e necessários, recusando qualquer alteração da política governamental relativa a operações internacionais. (DE)

Portugal acolhe em 2012 exercício conjunto de helicópteros com oito países

O ministro da Defesa anunciou hoje que Portugal vai acolher em 2012 um exercício da União Europeia (UE) de treino de helicópteros em que participam oito países, afirmando que as iniciativas conjuntas são cada vez mais necessárias.

"Portugal vai ser para o ano um exemplo de experiência de unidade de esforços para treinamento de pilotos de helicópteros com o exercício "Hot Blade", em julho do próximo ano, que movimentará cerca de 40 helicópteros, oito países e cerca de 600 agentes, o que significa uma operação de treino de pilotagem de forma integrada, que permitirá poupança de recursos a todos os países envolvidos", referiu o governante.

O ministro da Defesa falava à agência Lusa antes do início da reunião informal de ministros da União Europeia, onde este exercício - que vai decorrer entre 4 e 18 de julho de 2012, em Ovar -- ficará formalmente agendado.

Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, Alemanha, Holanda e Espanha são os países que para além de Portugal participam no exercício.

Aguiar-Branco sublinhou que a iniciativa se insere na lógica de partilha de recursos e cooperação (`pool and sharing`) entre os 27 e "numa filosofia de conseguir fazer com que haja uma resposta mais eficaz às necessidades com menos custos".

"Num momento em que há grande austeridade em toda a Europa, em todos os países e os orçamentos também são restritivos na área da Defesa", as operações e as capacidades e o modo "de se poder de uma forma mais eficaz e com menos custos conseguir os mesmos resultados é matéria de grande preocupação" dentro da UE, concluiu José Pedro Aguiar-Branco.

Este exercício -- de que Portugal é o país anfitrião -- insere-se no programa de treino de helicópteros da Agência Europeia de Defesa e será conduzido pela Força Aérea Portuguesa (FAP).

No âmbito do "Hot Blade 2012" participarão também caças F-16 da FAP. (RTP)

22 de setembro de 2011

TOMADA DE POSSE DO NOVO COMANDANTE DA ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA

No dia 19 de Setembro de 2011, decorreu a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante da Escola Prática de Cavalaria, Coronel de Cavalaria Vítor Manuel Meireles dos Santos.

A Escola Prática de Cavalaria (EPC) formou na sua máxima força para receber o seu novo Comandante, numa cerimónia militar com a sequência típica de uma ocasião solene: prestação das honras regulamentares ao novo Comandante, prestação das honras militares ao Estandarte Nacional e sua integração na formatura geral, leitura do despacho de nomeação, entrega do Estandarte Nacional à guarda da EPC ao novo Comandante, leitura da sua síntese curricular, revista às forças em parada pelo Comandante da EPC e, por último, o desfile das forças em parada.

No seu discurso de tomada de posse, o Comandante da EPC referiu a inexcedível honra e o orgulho de ter recebido a missão de comandar a Escola Prática de Cavalaria, mas também o sentimento da humildade, muita vontade, total disponibilidade e consciência da enorme responsabilidade de preservar, continuar e, se possível, engrandecer a história da EPC. Referiu-se, ainda, à importância do trabalho de equipa, necessário para superar os desafios que se colocam à EPC no cumprimento da sua missão, às áreas onde irá exercer o seu esforço, bem como as medidas e acções que privilegiará na sua acção de comando. Por fim, reiterou a certeza e confiança de que todos quantos servem na EPC, sem excepção, irão continuar a pautar a sua conduta pela demonstração de vontade inexcedível na conquista dos objectivos definidos para a Escola, com lealdade, disciplina e disponibilidade para bem servir e que tudo farão para honrar aqueles que os antecederam.

Concluída a cerimónia militar, o Comandante recebeu, no Salão Nobre da EPC, os cumprimentos dos Oficiais, Sargentos, delegação de Praças e Colaboradores Civis da EPC, a que se seguiu um brifingue, almoço na Messe de Oficiais e revista às instalações. (Exército)

21 de setembro de 2011

Seminário Internacional “Ciberespaço e Estratégia Nacional de Informação”

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, presidiu à abertura do Seminário Internacional “Ciberespaço e Estratégia Nacional de Informação”, que se realizou no dia 21 de Setembro no IDN – Instituto de Defesa Nacional. (MDN)

OGMA perdeu o contrato de manutenção dos Falcon da Força Aérea Portuguesa

A OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal perdeu o contrato de manutenção de um dos Falcon da Força Aérea Portuguesa. O avião militar foi enviado para a Suíça por alegada falta de certificação da Dassault, a empresa fabricante, levando a empresa a perder um contrato de cerca de meio milhão de euros, mas cuja factura pode chegar a dois milhões.

"O Falcon esteve efectivamente na Suíça em 2010, porque tinha a revisão programada", confirmou fonte oficial do Ministério da Defesa ao Diário Económico. "A Força Aérea tem um contrato para fazer a manutenção dos aviões na OGMA, mas neste caso a empresa não tinha a certificação necessária", explicou a mesma fonte. "Por isso, foi lançado um concurso público, à qual a OGMA não concorreu".

Se a OGMA tivesse a certificação necessária, a manutenção do avião seria feita pelas oficinas de Alverca, assegurou a mesma fonte. Até porque a Empordef, ‘holding' que agrega as participações da Defesa em empresas, é accionista da OGMA, com 35% do capital. Os restantes 65% pertencem à Air Holding, consórcio com participação em 70% da Embraer e em 30% daEADS, fabricante da Airbus. (D.E)

Ministro da Defesa Nacional no Exercício “SEABORDER 2011” - INICIATIVA 5+5 DEFESA, em Cádiz (Espanha)

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assiste ao Exercício “SEABORDER 2011” - INICIATIVA 5+5 DEFESA, que se irá realizar no dia 22 de Setembro, em Cádis, Espanha.

Programa da Visita

09h25 – Chegada do Ministro da Defesa Nacional à Base de Rota, em Cádis
09h35 - Embarque do Ministro da Defesa Nacional na Fragata “Numancia”
09h45 – Partida da Fragata “Numancia” para a área do Exercício “Seaborder 2011”
10h05 – Briefing
10h45 – Início do Exercício
11h45 – Fim do Exercício
11h55 – Cumprimentos de saída ao Observadores dos Países participantes no Exercício
– Fotografia de Grupo
13h05 – Desembarque do Ministro da Defesa Nacional
13h15 – Fim da visita (MDN)

20 de setembro de 2011

Policia Militar de Minas Gerais - Brasil visitou hoje a GNR - Unidade de Segurança e Honras de Estado

Uma delegação brasileira da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Brasil, visitou hoje (dia 20) a Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE).


Esta delegação, constituída por 23 oficiais superiores da Policia Militar e dois oficiais superiores do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, pertencentes ao Curso de Especialização em Gestão Estratégia de Segurança (CEGESP), acompanhados pela coordenadora do curso, Professora Rosânia de Souza, da Fundação João Pinheiro, assistiu, após a recepção de boas vindas, a duas apresentações: uma sobre a Guarda Nacional Republicana e outra relacionada com a organização e segurança de grandes eventos desportivos, nomeadamente sobre o EURO 2004 e o Campeonato da Europa de Sub-21 2006, ambos apresentados pelo Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico e Relações Internacionais da GNR.


No programa constava também uma exposição estática dos meios e capacidades da Unidade de Intervenção (UI) e da USHE, e uma demonstração de intervenção de ordem pública integrando Infantaria e Cinoténica, meios da UI e meios a cavalo da unidade, que decorreram na parada do 4º Esquadrão da USHE. Esta visita enquadrou-se no CEGESP, de preparação para o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA, que decorrerá no Brasil em 2014. Para além de Portugal, esta delegação já visitou forças congéneres em Inglaterra, França e Itália, regressando ao Brasil após visita ao nosso país. (GNR)

Visita do Ministro da Defesa Nacional ao Instituto Hidrográfico e Cerimónia de imposição de condecoração no Estandarte Nacional

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, visitou hoje, dia 20 de Setembro, o Instituto Hidrográfico em Lisboa. O Chefe do Estado-Maior da Armada proferiu algumas palavras de boas vindas ao Ministro da Defesa Nacional e de seguida foi apresentado um briefing sobre o Instituto, as suas actividades e projectos, pelo seu Director, VALM Ramos da Silva. Após a apresentação foi efectuada uma visita às instalações da Divisão de Hidrografia, Laboratórios e à Escola de Hidrografia e Oceanografia.

Durante a visita procedeu-se à cerimónia de imposição, no Estandarte Nacional do Instituto Hidrográfico, da condecoração de Membro Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Após esta cerimónia o Ministro da Defesa Nacional proferiu uma alocução onde destacou:" o reconhecimento pelo trabalho prestado por esta Instituição ao longo da sua existência" e a "enorme actividade em prol da Marinha mas ao serviço da comunidade". A visita terminou com a assinatura do Livro de Honra pelo Ministro da Defesa Nacional. (MDN)

Instituto Hidrográfico Cerimónia de condecoração

Ministro da Defesa anuncia estudo para "reforçar competências da Marinha na exploração marítima"

O ministro da Defesa revelou hoje que nas próximas semanas será conhecido o resultado de um estudo para a racionalização de estruturas do Estado com responsabilidades no espaço marítimo, afirmando que a Marinha poderá "reforçar as suas competências".

"Estaremos em condições de apresentar nas próximas semanas um outro estudo, tendo em vista o reforço das competências da Marinha na exploração dos espaços marítimos", afirmou José Pedro Aguiar-Branco.

As palavras do responsável pela pasta da Defesa Nacional foram proferidas durante a cerimónia de atribuição da Ordem de Santiago da Espada ao Instituto Hidrográfico (IH), depois de uma visita às instalações do IH e de um `briefing` onde esteve acompanhado pelo chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Saldanha Lopes.

Já aos jornalistas, o ministro adiantou que o estudo incide sobre "áreas onde é possível racionalizar os vários meios disponíveis para a fiscalização marítima, investigação marítima e intervenção na área costeira" e está a ser elaborado em articulação com o ministério da Administração Interna.

Um dos casos de sobreposição de meios e funções mais conhecidos e por diversas vezes criticado -- por exemplo, por vários ex-chefes da Armada -- é o da Polícia Marítima e da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

Aguiar-Branco rejeitou adiantar se será essa estrutura, na dependência do ministério da Administração Interna, a ser extinta ou alterada, afirmando apenas ser "possível reforçar cada vez mais o sentido de serviço público" das Forças Armadas, "procurando servir ainda melhor Portugal e os portugueses".

"Trata-se de potenciar os recursos das Forças Armadas, privilegiando a componente operacional e de serviço público, trata-se de racionalizar a utilização dos meios existentes que hoje se encontram dispersos por vários departamentos, trata-se de consagrar soluções que garantam um acréscimo de rigor e eficácia", afirmou o ministro durante a sua intervenção, no Salão Nobre do IH.

José Pedro Aguiar-Branco disse ainda esperar que em 2012 "já haja condições" para que esse processo de racionalização esteja em prática.

Há alguns meses, o ministro da Defesa tinha também pedido um estudo à Força Aérea que confirmou a possibilidade do ramo participar no combate aos incêndios.

Questionado sobre se foi pedido algum estudo semelhante ao Exército, Aguiar-Branco disse que "no que diz respeito aos incêndios" está-se "a averiguar essa participação e seguramente no desenvolvimento deste trabalho de racionalização de meios serão paulatinamente feitos os estudos necessários para fazer melhor com menos meios e mais economia". (RTP)

Secretário de Estado na Protecção Civil garante que “cortes não serão cegos”

O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila, assegurou hoje que o Governo vai continuar a “reforçar e a reformar o sistema de protecção civil”, mas defendeu que é preciso fazer mais com os mesmos meios.

“Não ignoro que a dotação de mais e de melhores meios é uma aspiração de todas as corporações de bombeiros portugueses, mas todos compreendem que a situação económica do país exige a maior transparência na aplicação dos recursos financeiros e teremos todos que nos esforçar em atingir melhores resultados com os mesmos meios”, referiu o secretário de Estado.

Ainda assim, o governante deixou a certeza de que “os cortes não serão cegos”. “A paz social, a tranquilidade pública e a confiança dos cidadãos são condições indispensáveis ao desenvolvimento do país. A imagem de um país seguro também potencia o investimento e o turismo e reforça a sua competitividade”, sublinhou.

O governante falava durante a homologação de 20 contratos com 17 com associações humanitárias de bombeiros voluntários e três municípios, dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, que correspondem a um investimento superior a 9,5 milhões de euros.

No próximo dia 28, em Évora, serão homologados mais 17 contratos, representando um investimento de 11,6 milhões de euros.

Sobe assim para 147 o número de projectos contratados, atingindo-se os 157,5 milhões de euros em investimento em equipamentos, veículos de combate a incêndios e de socorro, quartéis de bombeiros e outras infra-estruturas de protecção civil.

Os contratos são celebrados entre a Estrutura de Missão para a Gestão dos Fundos Comunitários (organismo sob tutela do Ministério da Administração Interna) e as entidades beneficiárias, no âmbito da medida de “Prevenção e Gestão de Riscos” do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). (Público)

CEMGFA na Reunião do Comité Militar NATO - Sevilha

Realizou-se nos dias 16 e 17 de Setembro, em Sevilha a reunião do Comité Militar da NATO. Na reunião participaram os representantes dos Chefes da Defesa (CHODs) dos 28 países da NATO, presididos pelo Almirante Giampaolo Di Paola, Chairman do Comité Militar.

Esta Reunião foi o primeiro encontro militar oficial das autoridades militares da NATO, após o início da transição no Afeganistão e antes do encontro dos Ministros da Defesa a realizar-se em Bruxelas (05-06 de Outubro).

O evento começou na sexta-feira com uma cerimónia de boas-vindas na Plaza de Espana, onde o Almirante Di Paola, juntamente com o CHOD espanhol, o General Júlio Rodriguez, presidiram ao desfile militar na presença dos CHODs dos 28 Países da NATO e os dois comandantes estratégicos da organização: Almirante James Stavridis (Supremo Comandante Aliado da Europa, operações - SACEUR) e General Stephane Abrial (Comandante Supremo Aliado Transformação - SACT).

De tarde a Ministra da Defesa Espanhol , Dra. Carme Chacón Piqueras (Link discurso) , abriu a conferência elogiando os CHODs e comandantes dos dois Comandos estratégicos da NATO pelo seu desempenho nas operações da NATO e destacando a importância da reforma da NATO e a transformação do novo conceito estratégico. A primeira sessão foi dedicada à situação no Afeganistão e no Paquistão, onde os CHODs receberam informações do SACEUR, do comandante da ISAF (General Allen) e do alto representante civil da NATO (embaixador Gass), os dois últimos por meio de uma videoconferência do Afeganistão.

O CHOD Paquistanês, na sua intervenção salientou o esforço do Paquistão em reforçar a parceria estratégica e operacional entre a ISAF, ANSF e o Exército Paquistanês, cooperação que será fundamental para a estabilização de toda a região.

No segundo dia, os CHODs examinaram as potenciais implicações estratégicas para o panorama da segurança da Aliança da Primavera Árabe, com particular destaque para as tarefas centrais da gestão de crises e segurança cooperativa para a Aliança, como declarado na Cimeira de Lisboa em 2010.

As discussões incluíram o status de relacionamento da NATO com os parceiros estabelecidos como o diálogo do Mediterrâneo e a iniciativa de cooperação de Istambul e as novas opções de parceria com atores internacionais relevantes.

Dois oradores foram convidadas a estimular o debate: Dr. Ahmed A. Saif, um líder académico árabe do centro para estudos estratégicos e investigação no Iémen e o Sr. Robert Fisk, um especialista de renome em Médio Oriente e jornalista do Jornal Independente UK Saba

A sessão final foi dedicada à eleição do novo Presidente Comissão militar dos 28 CHODs, o General Knud Bartels, chefe da defesa dinamarquesa, que foi eleito por unanimidade.

It is a great honor for me to have been elected as the next Chairman of the Military Committee, and I thank my fellow Chiefs of Defence for the responsibility they have entrusted in me. Admiral Di Paola has done a tremendous job, and I look forward to continue his work when I take office next summer. For the time being, however, I will focus on my current position as Danish Chief of Defence. Palavras dos General Bartels. (EMGFA)

Cerimónia Militar de Imposição de Medalhas NATO aos militares do 2º Contingente Nacional

Em 16 de Setembro de 2011, decorreu, em Camp Warehouse, na parada portuguesa, a Cerimónia Militar de Imposição de Medalhas NATO ("Não Artigo V"), aos militares do 2º Contingente Nacional (CN).


A medalha "Não Artigo V" para serviços prestados sob a égide da NATO no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão é atribuída a todos os militares e civis que estão ou estiveram empenhados no cumprimento da missão da ISAF.

Presidiu à cerimónia o ISAF Joint Commander (IJC) Deputy Commander Major-General Riccardo Marchiò, acompanhado pelo Regional Command Capital (RC-C) Commander, Brigadeiro-General Sasmaz e por diversos Senior Representatives e Comandantes de Contingente que cumprem missão no TO. Esta cerimónia marcou um ponto alto do cumprimento da nossa missão, porque se iniciou o último mês da presença do 2º Contingente Nacional no Afeganistão.

O Comandante do 2º CN Cor Cav Fonseca Lopes dirigiu-se a todos os militares, transmitindo uma palavra de apreço, pelo elevado profissionalismo, competência, lealdade, coragem e abnegação como têm servido Portugal, num TO tão complexo como o Afeganistão.

Do programa da cerimónia, e para além da dignidade e da postura garbosa dos militares portugueses, especialmente no momento da imposição de condecorações, relevam-se a intensidade e o sentimento colocados nos actos do entoar o Hino Nacional e da Homenagem aos Militares caídos ao longo dos novecentos anos de história nacional e, em especial, aos que tombaram ao serviço da paz no Teatro de Operações do Afeganistão. (EMGFA)

Força Aérea Portuguesa - Participação nas operações FRONTEX 2011

A participação da Força Aérea nas operações desencadeadas pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), no âmbito do controlo dos fluxos de imigração ilegal provenientes da costa Sul e Este do Mediterrâneo, encerrou-se no dia 16 de Setembro na Base Aérea Nº6, Montijo, com as presenças do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro, e dos militares da Força Aérea envolvidos nas várias operações.

Nesta ocasião e em reconhecimento do valor do trabalho aí realizado, o General CEMFA elogiou o elevado desempenho, a competência, o sentido de missão e a dedicação de todos os militares que ao longo de 5 meses (26 de Fevereiro de 2011 a 31 de Junho de 2011) deram o seu contributo nas operações HERMES, POSEIDON e INDALO, demonstrando a capacidade da Força Aérea e da aeronave C-295M, da Esquadra 502, em missões de Reconhecimento e de Vigilância Marítima.

A qualidade dos resultados alcançados nestas operações, consubstanciados em cerca de 700 horas de voo, 119 missões de Reconhecimento e de Vigilância Marítima, 9277 alvos detectados, 35 alvos com potencial interesse identificados, numa área coberta de cerca de 7.722.894 km², proporcionou à Operação uma mais-valia amplamente reconhecida e elogiada no seio da União Europeia, o que muito contribuiu para os objectivos das operações e credibilizou a Força Aérea e Portugal. (FAP)

19 de setembro de 2011

Marinha associa-se ao Dia Mundial do Mar

A Marinha associa-se às comemorações do Dia Mundial do Mar, que se assinala este ano a 29 de Setembro, através da realização de uma palestra e exposição fotográfica, no Museu de Marinha, intituladas “Operação ATALANTA: A resposta orquestrada” e de um concerto ao ar livre, em Cascais, pela Banda da Armada.

A palestra terá lugar no Pavilhão das Galeotas, no Museu de Marinha, no dia 29 de Setembro, às 17h30, tendo como orador o Comandante do NRP Vasco da Gama, Capitão-de-fragata Pessoa Arroteia, que irá complementar a sua apresentação com uma mostra de fotos e vídeos das intervenções da Marinha Portuguesa nas recentes actividades de combate à pirataria no Índico. A entrada é livre, sendo o acesso efectuado pelo Pavilhão das Galeotas.

Ainda no dia 29 de Setembro, realiza-se um concerto ao ar livre pela Banda da Armada, em Cascais, em frente ao Hotel Baía. O concerto terá início às 21h30 horas e a entrada é livre.

A temática “Piracy, Orchestrating the Response” foi escolhida pela International Maritime Organization (IMO) para comemorar o Dia Mundial do Mar. (MGP)

17 de setembro de 2011

Dia do Regimento de Transmissões


DIA FESTIVO DA UNIDADE (17 DE SETEMBRO) Em 17 de Setembro de 1873 entrou em funcionamento a primeira rede telegráfica militar, dando origem a um SERVIÇO TELEGRÁFICO MILITAR (serviço de guarnição) de carácter permanente. Foi escolhida esta data, por o actual REGIMENTO DE TRANSMISSÕES ser o herdeiro natural do Serviço Telegráfico Militar

Setúbal entrega medalha de Prata da Cidade ao Exército Português

A Medalha de Prata da Cidade foi entregue ao Exército Português – Regimento de Engenharia 1 pela “disponibilidade mostrada” nomeadamente na concretização de várias acções no domínio da protecção civil e do planeamento de riscos no Concelho.

Acções essas que, indicou o coronel de engenharia António Pato ao receber a disntição, tiveram uma “cooperação excelente”. (Rostos)

16 de setembro de 2011

Ministro da Defesa Nacional encontra-se com o Ministro das Relações Exteriores de Angola

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, reuniu-se com o Ministro das Relações Exteriores de Angola, George Rebelo Pinto Chikoti, no dia 15 de Setembro, pelas 16h30, no Ministério da Defesa Nacional. (MDN)

15 de setembro de 2011

Dia do Regimento de Cavalaria Nº 3

EMGFA - Comunicado "Declarações do Sr Engenheiro Macário Correia "

Tendo tomado conhecimento do teor das declarações proferidas pelo Sr. Engenheiro Macário Correia, num programa da Rádio Renascença, na passada terça-feira, dia 13 de Setembro de 2011, as Forças Armadas não podem nem devem deixar de lamentar que, surpreendentemente, alguém com o seu estatuto público e responsabilidades, revele tão profundo desconhecimento sobre uma das Instituições estruturantes da nossa Nação.

As Forças Armadas Portuguesas e os militares que as servem, com dignidade, sentido do Dever, profissionalismo, dedicação e exemplar sentido de Missão, têm contribuído, activamente, para a afirmação e o bom-nome de Portugal no Mundo e prestado um imenso e significativo contributo ao nosso País, através da execução de missões de interesse público, de que, igualmente, as autarquias têm beneficiado, pelo que não podem, nem devem, ver ser colocada em causa a sua dignidade e o seu papel relevante, com afirmações menos reflectidas, que em nada contribuem para a coesão nacional, tão necessária ao momento que vivemos. (EMGFA)

Governo extingue EMA e Força Aérea assume socorros e combate a incêndios

O governo vai extinguir a EMA - Empresa de Meios Aéreos, e as funções que lhe estão atribuídas, protecção e socorro, passarão a ser desempenhadas pela Força Aérea já a partir de 2012.

Este assunto está a ser estudado conjuntamente pelo Ministério da Defesa, que tutela a Força Aérea, e pelo Ministério da Administração Interna, que tutela a EMA, e a decisão deverá ser comunicada no final da época de incêndios, para evitar constrangimentos maiores.

O Ministério da Defesa apenas confirmou que o estudo pedido à Força Aérea sobre a sua capacidade para assumir as funções da EMA, e que foi entregue no início do Verão, reconhece essa competência, em termos técnicos e humanos, a partir do próximo ano.

A Empresa de Meios Aéreos foi criada em 2007 pelo então ministro da Administração Interna, António Costa, "como instrumento fundamental na execução de uma estratégia de profunda reforma estrutural na política de segurança interna". À EMA passou a estar atribuído, por decreto-lei, o direito exclusivo para missões públicas no âmbito do Ministério da Administração Interna: prevenção e combate a incêndios, vigilância de fronteiras, recuperação de sinistrados, segurança rodoviária, apoio a forças e serviços de segurança e protecção e socorro.

Quando foi criada, o objectivo da empresa era garantir uma política mais eficaz em termos de segurança interna e também poupar dinheiro ao Estado, o que não se veio a verificar. Em quatro anos poucas foram as missões requisitadas à EMA. Isso não impediu que o Estado gastasse perto de 100 milhões de euros com a empresa desde a sua constituição.

Confrontado com a actual situação da empresa e com a decisão tomada na altura, António Costa, agora à frente da Câmara Municipal de Lisboa, diz que desde 2007 que não acompanha a EMA, pelo que não dispõe de informação que lhe permita responder. No entanto, o autarca do PS explica: "Preferi contar com a Força Aérea e diligenciei nesse sentido, o que infelizmente não se revelou possível, tendo sido necessário adoptar uma solução alternativa."

O que António Costa não explica é porque "não se revelou possível" à data atribuir estas funções à Força Aérea. Sabe-se porém que a decisão do governo Sócrates foi tomada "na sequência das conclusões apresentadas por uma comissão especial para o estudo de meios aéreos de combate aos incêndios florestais".

As contas da EMA não são fáceis de perceber. E quer o presidente da empresa, Rogério Pinheiro, quer o Ministério da Administração Interna mostraram- -se indisponíveis para esclarecer algumas questões. No site da EMA, por exemplo, é impossível encontrar informação suficiente e coerente sobre a situação económico-financeira da empresa. O mesmo relativamente às missões de socorro e protecção em que participou desde a sua criação.

Apenas é perceptível que este ano, em Agosto, participou numa missão de resgate ao serviço da Autoridade Nacional de Protecção Civil e que, em Julho, terá participado numa missão de combate a incêndios florestais realizada a partir do Centro de Meios Aéreos de Proença-a-Nova.

A passagem dos serviços da EMA, e também a integração de alguns dos seus meios, para a esfera da Força Aérea irá gerar uma forte poupança, a começar pelos custos de manutenção, uma vez que grande parte deste serviço é prestado nas bases, passando pelos seguros e pelos ordenados dos pilotos, que na Força Aérea não ultrapassam, em média, os 3 mil euros brutos, enquanto um piloto civil raramente ganha menos de 5 mil euros.

Desde o início do ano a Força Aérea Portuguesa já participou em 461 missões, de evacuações humanitárias a operações de busca e salvamento. (I)

Mais equipamento para as Forças Armadas em reavaliação

O ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, disse hoje que as aquisições e prioridades militares estão a ser reavaliadas, e serão conhecidas na discussão do Orçamento de Estado para o próximo ano.

Questionado sobre o contrato das viaturas blindadas Pandur, o ministro afirmou que "o processo está em análise jurídica", bem como "outras aquisições para as Forças Armadas", à margem do exercício de prontidão do terceiro contingente de militares portugueses que este mês parte para o Afeganistão. O titular da pasta da Defesa reforçou que "tudo tem um processo de análise, entre o Governo e as chefias militares", sendo "necessário encontrar um equilíbrio dentro da quadratura difícil que o pais atravessa".

O "contrato com as Pandur está em vigor, e em breve haverá uma decisão da relação contratual", disse, garantindo apenas "a gestão correcta dos dinheiros públicos". Aguiar-Branco escusou-se a referir que cortes específicos, e em que armas serão reduzidas as verbas, repetindo que "no orçamento de Estado é que se fazem opções, e é onde se sabem as verbas que são afectas", para cumprir missões das Forças Armadas. O ministro comentou que podem ser "aviões, carros ou motorizadas, todos os processos estão em avaliação", e a "comunicação do Governo não é a que a comunicação social acha" que deve ser, "nunca houve data para dar a informação, porque vai coincidir com a discussão do Orçamento do Estado".

O ministro explicou que "alguns processos de decisão também ultrapassam o próprio Governo", e que na "hora certa e no momento certo, serão comunicadas as opções" para a Defesa Nacional. Aguiar Branco escusou-se ainda a responder a perguntas dos jornalistas sobre o hospital das Forças Armadas, aquisição dos helicópteros para o Exército "NH-90", e a redução de efectivos previsto no memorando de entendimento da 'troika'. O ministro, convidado a comentar as palavras do autarca de Faro do PSD, Macário Correia, que durante uma entrevista à Rádio Renascença classificou a estrutura militar como "altamente cara e despesista", disse primeiro "não comentar e que respeita muito" o autarca.

Aguiar-Branco respondeu depois que o presidente da Câmara de Faro "não tem conhecimento da actividade em exercício das Forças Armadas portuguesas, e que essa afirmação deve ser feita por alguém que conhece muito de autarquia mas desconhece as forças armadas". O ministro da Defesa assistiu esta manhã ao exercício de prontidão e capacidade da força "Kabul 112", do terceiro contingente de militares portugueses que vão integrar a missão da NATO no Afeganistão. (DN)

A Liga dos Combatentes na Operação "Nova Frente III", em Moçambique

A Liga dos Combatentes chegou a Moçambique para mais uma nova missão Operação "Nova Frente III" no âmbito do Programa Conservação das Memórias. A Delegação é composta pelo Major-general Fernando Aguda (Vice-presidente), Tenente-coronel Álvaro Diogo e Tenente-coronel Carlos Correia que contactarão as entidades moçambicanas para obter as autorizações necessárias à exumação dos corpos a efetuar.

A missão decorrerá de 13 a 29 de Setembro de 2011 nos distritos de Gaza (Chibuto - 1 Exumação), Zambézia (Malema - 2 Exumações) e Maputo (Gurué - 1 Exumação) procedendo-se igualmente à receção do Ossário construído pela Liga dos Combatentes em Nampula para 35 urnas.
Essas ações inserem-se nas missões que a LC tem estado a realizar a Moçambique, para localizar, identificar e concentrar corpos de combatentes portugueses mortos durante a guerra nas antigas colónias portuguesas (1961-1974).

A última dessas operações em Moçambique realizou-se em Junho passado, tendo a LC visitado dezena e meia de locais no norte, centro e sul do país. (L.C)

14 de setembro de 2011

Formação de Operadores de rádio PRC-117F

O PRC-117F é um rádio ideal para garantir à 7ªOMLT-G a necessária redundância de comunicações, de modo extremamente seguro, em situações de emergência em que seja necessário.

Dando continuidade ao plano de formação da 7ª Operational Mentor and Liaison Team-Garrison 7ªOMLT-G, do Contingente Nacional para a International Security Assistance Force (ISAF), três oficiais Fuzileiros concluíram com sucesso a Formação de Operadores de rádio PRC-117F, que decorreu no HQ da ISAF (Kabul), de 01 a 03 de Agosto de 2011. As aulas foram ministradas pelos especialistas em Comunicações Satélite da NCSA (NATO Communication and Information Systems Services Agency) que estão a assessorar a divisão de comunicações (G6) do quartel-general da ISAF; e constituíram-se por uma componente teórica e por uma componente prática.

O PRC-117F é um rádio portátil, com possibilidade de ser montado em viaturas, que opera nas bandas VHF e UHF entre os 30MHz e os 512MHz, produzido pela empresa norte-americana Harris e que, como principal mais-valia, permite efectuar comunicações via satélite em modo seguro com encriptação NATO (ANDVT, VINSON ou DAMA). Tais capacidades tornam-no no rádio ideal para garantir à 7ªOMLT-G a necessária redundância de comunicações, de modo extremamente seguro, em situações de emergência nas quais seja necessário comunicar com aeronaves ou quando as comunicações LOS (line of sight), garantidas pelo PRC-525, e os telemóveis não funcionem. (CF)

Exercício de Combate à Poluição “ARADE 2011”

A Marinha - Autoridade Marítima Nacional realiza hoje, um exercício de combate à Poluição do mar por Hidrocarbonetos a decorrer na foz do rio Arade, em Portimão entre as 09h00 e as 12h00.


Este exercício, será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objectivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Portimão em resposta aos incidentes mais prováveis.

O cenário simula a resposta a um derrame de hidrocarboneto de um navio de grandes dimensões, por consequência de uma colisão entre dois navios na barra de Portimão. No momento desta ocorrência com a maré a encher, a mancha do hidrocarboneto é transportada para montante do rio, onde em resposta, é accionado o dispositivo do Plano Mar Limpo – Plano de acção de operação de combate à poluição no mar e na costa (definido em resolução do conselho de ministros nº25/93 de 15 de Abril).

De forma a minimizar os danos ambientais na foz do Arade serão colocadas barreiras em deflexão para contenção do derrame em dois pontos de recolha nas duas margens do rio, em Ferragudo e no ponto de apoio naval da Marinha em Portimão, com dois tipos de recuperadores e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido.

De referir que em 2009 ocorreram duas situações reais com embarcações de pequeno porte, nomeadamente o iate “CLAIRE DYC” no rio Guadiana em 3 de Fevereiro e o iate “ZIMBRO” na marina de Olhão em 18 de Abril, em que foi empenhado com sucesso o serviço de Combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar do Departamento Marítimo do Sul. (Marinha)

Ministro da Defesa Nacional visita o Exercício KABUL 112, na Brigada Mecanizada

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, deslocou-se, no dia 14 de Setembro, à Brigada Mecanizada, no Campo Militar de Santa Margarida, para assistir ao KABUL 112 (Open Day). Este exercício, que faz parte da Fase II de aprontamento para o Afeganistão, tem como finalidade a certificação do 3. º Contingente Nacional (3. º CN), cuja partida está marcada para Outubro.

O Programa teve início com o briefing conduzido pelo Comandante da Força, coronel Assoreira Almendra, seguido de um um ponto de imprensa e a deslocação para a pista de aviação onde, no âmbito do Exercício, foram simuladas alguma situações específicas naquele Teatro de Operações: um ataque de fogos indirectos, um ataque complexo a uma coluna e o emprego de Técnicas, Tácticas e Procedimentos (TTP) relativas à protecção da força no desempenho de tarefas colectivas. (MDN)

Após as demonstrações, o Ministro da Defesa proferiu algumas palavras de agradecimento à forma empenhada como os militares se preparam para enfrentar aquele Teatro de Operações, manifestando ainda o seu orgulho no trabalho que desempenham e na "força de carácter do soldado português".

A visita terminou com uma passagem pelos trabalhos da Unidade de Engenharia 11, no "Quartel Mestre de Avis" e o contacto com os militares de Timor-Leste. (MDN)

Submarine Commanders Conference 2011 (Video)



Realizou-se na Esquadrilha de Submarinos, nos dias 08 e 09 de Setembro, na Base Naval de Lisboa, a Conferência Anual de Comandantes das Forças de Submarinos NATO (Submarine Commanders Conference), contando com a participação de 13 delegações de países da Aliança Atlântica e 2 delegações de países não-NATO.

Estiveram reunidos os comandos deste tipo de unidades navais, as quais têm desempenhado papéis relevantes no quadro de missões da NATO, com o objectivo de partilhar conhecimentos e experiências, numa agenda de comunicações e de apresentação de eventos aos intervenientes, permitindo, igualmente, o estreitamento de laços profissionais.

A realização desta reunião em Portugal demonstra o reconhecimento da NATO pela posição geoestratégica Portuguesa e pelo contributo da Capacidade Submarina nacional no quadro de promoção de segurança alargada da Aliança.

O Regimento de Cavalaria 3 (RC3) está a comemorar o seu 304º aniversário

O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, a unidade mais antiga em actividade do Exército Português, está a comemorar 304 anos de existência com várias iniciativas, destacando-se a cerimónia militar na próxima quinta-feira.

Segundo aquela unidade do Exército, as celebrações vão ter o seu ponto alto na quinta-feira com uma cerimónia militar, presidida pelo Comandante do Comando da Instrução e Doutrina, tenente general Francisco António Correia.

A cerimónia militar comemorativa do dia da unidade e da participação do RC3 na batalha de Fuente de Cantos, da Guerra Peninsular, e que deu origem ao dia da unidade, vai decorrer no RC3, às 11:00.

O programa comemorativo dos 304 anos da unidade incluiu já outras actividades, nomeadamente de âmbito cultural e desportivo, que abrangeram os concelhos de Estremoz, Elvas, Borba, Vila Viçosa e Sousel, e uma exposição e mostra de livros sobre a “Guerra Colonial”.

O RC3, de Estremoz, foi a unidade que mobilizou o maior número de militares para a guerra nas antigas colónias portuguesas, cerca de 42 mil homens, integrando 42 batalhões e 18 companhias, e a que registou o maior número de mortos - 485.

O Regimento de Cavalaria 3 "Dragões de Olivença” tem origem numa das mais antigas unidades do Exército, fundada em 1707, em Olivença, e participou também na Guerra Peninsular e na I Guerra Mundial.

O RC3 está instalado em Estremoz há 136 anos, desde 05 de abril de 1875.

O dia da unidade é celebrado a 15 de setembro, data em que decorreu a Batalha de Fuente de Cantos, em 1810.
(Diárioonline)

RI3 e Associação Comercial querem criar monumento ao soldado alentejano em Beja

A Associação de Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja e o comando do Regimento de Infantaria (RI) 3 pretendem erguer na rotunda da entrada Sul de Beja, na ligação da cidade à unidade militar, um monumento com 12 metros de altura em homenagem aos soldados alentejanos.

Trata-se de uma escultura com 12 metros de altura, toda em pedra branca sem veios, constituído por três espadas entrelaçadas, de modo a reforçar a ideia de "solidariedade e união" entre as forças armadas nas suas três componentes (marítima, aérea e terrestre).

Em cada uma das espadas será incrustado o símbolo de cada um dos três ramos militares, sendo que o corpo principal do monumento terá por base a Cruz de Guerra como símbolo da bravura dos militares e civis alentejanos que prestaram serviço nas forças armadas portuguesas.

A génese da escultura remonta ao ano de 1968 e o projecto foi retomado em Fevereiro deste ano pela "mão" do empresário Leonel Cameirinha e do coronel Desidério Vilas Leitão.

À parceria estabelecida entretanto entre o RI 3 e a Associação Comercial juntaram-se posteriormente a Câmara de Beja e (até à tomada de posso do actual Governo) o Governo Civil.

A obra está avaliada em 150 mil euros, mas os parceiros do projecto contam neste momento com apenas 9.696,14 euros no banco, a que se juntaram os apoios da Câmara da Vidigueira (500 euros) e de um grupo de funcionários da Caixa Geral de Depósitos (cerca de 100 euros).

Toda as autarquias e várias empresas da região foram contactadas a colaborar com o projecto, apelo que o comandante do RI 3 estende a todos os alentejanos.

"Este monumento é transversal ao passado, presente e futuro. […] Não é um momento para o RI 3, para a Associação Comercial ou para a Câmara de Beja, mas sim um momento que pretende evocar o orgulho que temos no soldado alentejano", argumenta o coronel Vilas Leitão. (C.A)

12 de setembro de 2011

Portugal termina o comando da EUROMARFOR

Portugal entrega amanhã, 15 de Setembro, o comando da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR). O Vice-Almirante Monteiro Montenegro, da Marinha Portuguesa, entrega o comando da Força Naval em cerimónia a realizar-se na Base Naval de Toulon, ao Vice-Almirante Xavier Magne, da Marinha Francesa.

A EUROMARFOR nasceu em 1995, quando França, Itália, Portugal e Espanha concordaram em criar uma força flexível que permitisse cumprir com as missões estabelecidas na Declaração de Petersberg (Alemanha), designadamente: Controlo do Mar; Missões Humanitárias; Operações de Manutenção de Paz (peacekeeping operations), Operações de Prevenção de Crises (patrulha marítima, limpeza de minas, etc) e Operações de Imposição da Paz (peace enforcement operations).

Destinada prioritariamente à União Europeia, a EUROMARFOR poderá ser empregue quer integrada no conjunto de forças NATO, como possível representante europeu, quer actuando sob mandato de outras organizações internacionais, tais como a ONU, OSCE ou ainda integrando uma coligação multinacional.

Durante o comando português a EUROMARFOR foi activada por quatro vezes, participou em cinco exercícios, envolvendo 21 navios e cerca de 2.500 militares dos quatro países membros. Portugal exerceu o comando pela segunda vez, sendo a primeira vez em 1998. O Comando da EUROMARFOR é exercido por rotação entre os países membros, actualmente por períodos de dois anos. (EMGFA)

Grupo de 41 militares partiu em missão para o Kosovo

Um grupo de 41 militares portugueses, de um contigente de 157 homens destacado para o Kosovo, partiu esta segunda-feira para uma missão de seis meses da NATO, noticia a Lusa.

Os militares vão integrar a «KFOR» da NATO em conjunto com um outro grupo de militares húngaros e vão «constituir a força de reserva» da aliança Atlântica no Kosovo, para manter a paz nesse território, afirmou o comandante da força nacional destacada, o tenente-coronel Paulo Alexandre Marques.

Na partida do aeródromo de Figo Maduro para o Kosovo, Paulo Alexandre Marques indicou que esta é uma missão de «vigilância, escolta e protecção, patrulhamento, controlo de tumultos e operações de segurança, entre outras». O oficial acrescentou ainda que as operações podem estender-se em «território do Kosovo e caso necessário na Bósnia-Herzegovina».

Entre 157 homens destacados para a missão, este primeiro grupo de 41 militares partiu esta manhã num avião de transporte C-130 da Força Aérea Portuguesa e vai «preparar a chegada do restante contingente, previsto para 26 deste mês», declarou o tenente-coronel.

«O frio do inverno e as saudades da família» serão as maiores dificuldades dos militares, mas Paulo Alexandre Marques garante que os «militares estão preparados e receberam treino para ultrapassar todos os fatores adversos».

Os militares treinaram para a missão desde Abril e pertencem ao Grupo de Auto-Metralhadoras, sediado no Regimento de Cavalaria 6, em Braga, constituído por 20 oficiais, 36 sargentes e 101 praças.

A força nacional ficará sedeada em «Camp Slim Lines», nos arredores de Pristina, numa missão no território pertencentes à Brigada Mecanizada.

Decidida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a intervenção militar no Kosovo é comandada pela NATO desde 1999. (Tvi 24)

O fim das 'Pandur' ?

A empresa portuguesa Fabrequipa acusará o Ministério da Defesa de "gestão danosa" se denunciar o contrato de fabrico das viaturas blindadas Pandur, atirando 200 trabalhadores para o desemprego.

"A Fabrequipa opõe-se a qualquer tipo de resolução" do contrato, declarou ontem ao DN o seu presidente. "Estamos a falar em gestão danosa: fecha uma empresa, despedem-se 200 trabalhadores, [o Estado] pagará muito mais do que agora em tribunal e não receberá as viaturas em falta, o Exército ficará com as suas unidades incompletas. Isso seria intolerável", adiantou Francisco Pita. (DN)

11 de setembro de 2011

Museu militar de Ponte de Lima abre em 2012

O museu militar de Ponte de Lima deverá abrir no princípio de 2012, dedicando uma atenção especial aos pergaminhos do concelho naquela área, disse à Lusa o chefe do Estado-Maior do Exército.

Segundo José Luís Pinto Ramalho, que falava durante uma visita às Feiras Novas, o museu mostrará também “a missão do Exército, os seus meios, as suas perspetivas para o futuro e os seus valores”.

O museu funcionará como “um pólo de informação e atração”, para que “a juventude e a sociedade conheçam o Exército, o que está a fazer e o que é a sua história”.

“Os trabalhos de preparação do museu estão em marcha, o edifício em vias de ficar devoluto, pensamos que o museu será uma realidade no princípio do ano”, referiu Pinto Ramalho.

O museu vai funcionar ao abrigo de um protocolo assinado em maio entre a Câmara de Ponte de Lima e o Exército português.

Ficará instalado no Paço do Marquês, um edifício que já foi hospital, escola secundária e Paços do Concelho e que desde 2003 funciona como delegação de turismo e centro de exposições.

Segundo o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, o novo equipamento significará um investimento de cerca de 400 mil euros.

O autarca sublinhou que o município pretende “um museu vivo, interativo, que mostre um pouco da história militar do concelho, da região e do país”.

De acordo com o protocolo, o Exército dará assessoria técnica e formação do pessoal e cederá o espólio, e à Câmara caberá disponibilizar o espaço e assegurar a sua gestão.

Pinto Ramalho já adiantara, em fevereiro, que aquele museu será dotado de peças que se podem mostrar em vitrinas, nomeadamente armas, mas também poderá mostrar filmes e exposições sobre as guerras do Ultramar e peninsulares ou sobre a Linha de Torres e os seus fortes.

“Temos um espólio valiosíssimo que não está exposto, que está guardado em armazéns, mas temos todo o interesse em o tornar acessível, em o mostrar”, disse Pinto Ramalho.

Na altura, sublinhou que Ponte de Lima “tem pergaminhos militares”, já que foi ali que, no século XIX, estiveram aquartelados dois batalhões de caçadores, um dos quais durante quase 40 anos.

Além disso, Ponte de Lima acolheu também o hospital militar de S. João de Deus, durante a guerra da restauração.

A Câmara esgrime ainda um outro argumento para acolher aquele museu, sustentado no “passado histórico de largos séculos do concelho”, situado na antiga via militar Braga-Astorga.

“Em virtude da sua importância militar e política, D. Teresa mandou povoar Ponte de Lima, concedendo-lhe foral em 1125, com vários privilégios, entre os quais a proteção da feira que já então se realizava, a mais antiga de que há registo documental”, acrescenta uma nota do Município. (Lusa)

10 de setembro de 2011

Cerimónia de homenagem aos navegadores Portugueses (Vídeo)


Cerimónia de deposição de uma coroa de flores no túmulo de Vasco da Gama, no mosteiro dos Jerónimos pelo NE "BRASIL".

Mergulhadores da Armada participam no exercício SANDY BEACH 2011

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 1 (DMS1) está a participar, desde o passado dia 05 e até ao dia 23 de Setembro, no exercício internacional de Inactivação de Engenhos Explosivos – SANDY BEACH 2011, que está a decorrer nas áreas de exercícios de Eckernforde, Putlos e Kiel, na Alemanha e Frederiksaven, na Dinamarca.


O SANDY BEACH 2011 é um exercício trianual, organizado pelas Marinhas da Alemanha e Dinamarca, que tem como principal objectivo o treino e preparação das equipas de inactivação, para actuar em ameaças com engenhos explosivos convencionais e improvisados, em cenários de Protecção de força e Segurança de áreas, tanto em ambiente terrestres como submarino.

Além de Portugal, que participa com uma equipa de mergulhadores sapadores constituída por oito militares, estão presentes no exercício mais oito países, onde se inclui a Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Holanda Israel, Itália e Turquia.

A participação no exercício será uma boa oportunidade de treino para o DMS1, em cenários actuais dirigidos para as ameaças com explosivos, o que permitirá cimentar a capacidade de inactivação de engenhos explosivos da Marinha Portuguesa, assim como fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre as várias Marinhas participantes. (MGP)