30 de abril de 2011

Submarino NRP Arpão já está na Base Naval de Lisboa

Faltava pouco mais de quinze minutos para 10h00 quando o ‘Arpão' entrou no Tejo. Por ser a primeira vez que entrou no Tejo, embarcou o vice-almirante Comandante Naval e houve recepção na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, de acordo com a tradição naval.

Comprado à Alemanha, o segundo submarino foi recebido provisoriamente em Dezembro, ainda na Alemanha. O ‘Tridente', o primeiro submarino encomendado por Portugal à empresa alemã Ferrostaal, chegou a Portugal em Agosto do ano passado. Em Janeiro, o Chefe de Estado Maior da Armada tinha apontado a chegada do novo submarino a Portugal em Março ou Abril. A aquisição dos dois submarinos custou a Portugal cerca de mil milhões de euros.

O ‘Arpão' pode atingir uma velocidade máxima de 20 nós e tem uma autonomia máxima de 45 dias, tendo "capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície", refere a Marinha portuguesa. O NRP ‘Arpão' é comandado pelo capitão-tenente Nuno Baptista Pereira. (C.M)

29 de abril de 2011

Lotaria do Centenário da GNR


Inserida no conjunto de iniciativas para comemorar os 100 anos da Guarda Nacional Republicana vai realizar-se, no próximo dia 9 de Maio, a extracção de uma lotaria alusiva à data.

Os Jogos Santa Casa associam-se assim às comemorações do primeiro centenário da GNR, através da extracção comemorativa “Centenário da GNR”. Os bilhetes podem ser adquiridos através da rede comercial dos mediadores dos Jogos Santa Casa e, também, no Portal Jogos Santa Casa até às 19h do dia 9 de Maio. O preço de cada fracção é de cinco euros (€5). (GNR)

Centenário da GNR – Emissão Filatélica

A Guarda Nacional Republicana comemora, no próximo dia 3 de Maio, o seu primeiro centenário estando previsto um conjunto de iniciativas a realizar em 2011.
Nesse âmbito, os CTT - Correios de Portugal associam-se, através do lançamento de uma emissão filatélica, à celebração do 100º aniversário da GNR, reconhecendo assim a tradição cultural que a existência e desempenho dos seus militares têm representado para a história de Portugal. O selo do centenário está em circulação desde o dia 21 de Abril e pode ser adquirido em qualquer estação dos CTT existindo, ainda, uma edição especialmente concebida para coleccionadores filatélicos. (GNR)

28 de abril de 2011

General Bethencourt Rodrigues, nome maior da guerra do Ultramar, morre aos 92 anos

José Manuel Bethencourt Rodrigues, um dos mais importantes generais da guerra colonial e último Governador-Geral da Guiné portuguesa, faleceu esta quinta-feira aos 92 anos.

Nascido na Madeira em Junho de 1918, Bethencourt Rodrigues frequentou, já em Lisboa, os estudos preparatórios militares na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ingressando depois no Curso de Infantaria da Escola do Exército, que terminou em 1939, como primeiro classificado do seu curso.

Anos mais tarde, em 1951, concluiu o curso de Estado-Maior com a classificação de “Distinto”. Dois anos mais tarde, em 1953, frequentou o curso de Comando e Estado-Maior do Exército Norte-Americano, no Command and General Staff College, em Fort Leavenworth, Kansas.

Em 1968 foi promovido a brigadeiro após a frequência do curso de Altos Comandos do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) e em 1972 foi promovido a general.

Comandante do Regimento de Artilharia nº1, Bethencourt Rodrigues notabilizou-se como chefe do Estado-Maior do Quartel-General da Região Militar de Angola, comandante da Zona Militar Leste de Angola e comandante-chefe e governador da Guiné Portuguesa, a partir de Setembro de 1973 em substituição do general António de Spínola.

Entre 1968 e 1970, o general desempenhou as funções de ministro do Exército de Marcelo Caetano.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974 – com a qual não concordou - passou à reserva por despacho da Junta de Salvação Nacional.

Bethencourt Rodrigues foi agraciado ao longo da sua carreira militar com a Medalha de Ouro de Valor Militar, Medalha de Ouro de Serviços Distintos e Grã-Cruz da Medalha de Mérito Militar.

O corpo de Bethencourt Rodrigues estará na Academia Militar a partir das 17h00 e será celebrada missa no sábado às 10h30.(Público)

Submarino "Arpão" chega sábado à Base Naval de Lisboa


O submarino "Arpão", o segundo novo equipamento militar do género para a Marinha portuguesa, chega a Portugal no sábado de manhã, confirmou à agência Lusa fonte da Armada.

De acordo com a mesma fonte, o "Arpão" tem hora prevista de chegada à Base Naval de Lisboa (BNL) às 10:30 de sábado, não estando prevista nenhuma cerimónia para assinalar publicamente a receção do novo equipamento.

Citando o Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA), Almirante Saldanha Lopes, o semanário Expresso noticiou hoje na sua edição "on-line" a chegada sábado do novo submarino. (Lusa)

Vídeo do NRP Viana do Castelo


O NRP Viana do Castelo chega amanhã, dia 29 de Abril, a Lisboa, para atracar pela primeira vez na Base Naval de Lisboa (BNL). O navio saiu dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no dia 26 de Abril e embarcará no dia da chegada o Secretário de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes

Convite “Ser Fuzileiro por um Dia”


No âmbito das comemorações dos 50 anos da Escola de Fuzileiros, que se assinalam este ano, a Marinha – Escola de Fuzileiros convida os jornalistas a serem Fuzileiros por um Dia, venha conhecer o dia-a-dia desta Força de Elite

Na sequência desta acção, “Ser Fuzileiro por um dia”, realizar-se-á uma conferência de imprensa de apresentação do programa das comemorações dos 50 anos, contando com a presença do Contra-Almirante Comandante do Corpo de Fuzileiros, do Comandante da Escola de Fuzileiros e do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Esta acção terá lugar na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, no dia 03 de Maio, e terá o seguinte programa:
09H30 – Chegada à Escola de Fuzileiros
09H45 – Apresentação do programa
10H30 – Tarefa Prática de Liderança
11H00 – Pista de Destreza
11H45 – Pista de Lodo, seguida de Natação Utilitária no Rio Coina, com viragem do Bote
12H30 – Piscina coberta (participantes utilizam fato de banho e touca pessoais)
13H15 – Almoço
14H30 – Conferência de Imprensa
15H30 – Embarque/Desembarque Anfíbio em meios aquáticos
17H00 – Saída da Escola de Fuzileiros

Solicita-se confirmação até às 15h00 do dia 02 de Maio para os seguintes contactos:
marinha.rp@marinha.pt (Marinha)

EUROMARFOR - Participação Exercise Spanish Minex 2011


A Força Marítima Europeia (EUROMARFOR) vai participar no exercício espanhol Spanish Minex 2011 que irá ter lugar de 26 de Abril a 5 de Maio, em Alicante.

A Força, que Portugal comanda actualmente, será constituída pela fragata portuguesa Bartolomeu Dias, pelos navios caça-minas Capricorne e Orion, da França, e Turia, de Espanha. A fragata lusa desempenhará as funções de navio-chefe da EUROMARFOR durante o exercício. O Capitão-de-mar-e-guerra José Mirones, da Marinha Portuguesa, será o Comandante Táctico da Força.


O exercício "Spanish Minex 2011" é um exercício multinacional espanhol dedicado ao treino da guerra de minas que se realiza anualmente. Este ano para além da participação do grupo de navios da EUROMARFOR participam também a Standing NATO Mine Counter Measures Group 1 (SNMCMG1) e unidades navais da Marinha espanhola, a anfitriã do exercício.


A EUROMARFOR, criada em Maio de 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha, pode ser empregue em vários tipos de missões como missões humanitárias e de salvamento, missões de manutenção da paz, missões de combate em gestão de crises, incluindo de restabelecimento da paz.

De referir que o comando da Força Marítima Europeia é rotativo por períodos de dois anos, e que actualmente é exercido por Portugal prolongando-se até Setembro 2011, sendo o seu Comandante o Vice-almirante José Monteiro Montenegro, da Marinha portuguesa. (EMGFA)

TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE DO CONTINGENTE NACIONAL NO AFEGANISTÃO


No passado dia 17 de Abril, decorreu em Camp Warehouse, a cerimónia de Transferência de Autoridade (TOA) do Contingente Nacional no Afeganistão. O Cor Cav Pedro Fonseca Lopes assumiu as funções de Comandante do Contingente Nacional e de Portuguese Senior Representative no Afeganistão, em substituição do Cor Art António Salgueiro.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regional Command Centre, Brig Gen Servinç Sasmaz e contou com a presença do Porta-voz da ISAF Brig Gen Joseph Blotz, dos Seniors Representatives dos Contingentes instalados em Camp Warehouse, para além da presença de Oficiais Generais do Exército Nacional Afegão (ANA), que mantêm uma estreita relação com o Contingente português, fruto das acções de assessoria, mentoria e formação que nos últimos anos se têm desenvolvido.

O Cor Art António Salgueiro, no seu discurso de despedida, destacou “o desempenho de todos os militares que comandou” que “contribuiu positivamente para a reconstrução do ANA, para o restabelecimento da segurança e para o progresso social e económico do Afeganistão”.

Por sua vez, o Cor Cav Fonseca Lopes enalteceu o extraordinário trabalho desenvolvido por todos os antecessores que em muito têm contribuído para o bom nome de Portugal, no Teatro de Operações do Afeganistão, desejando um bom regresso para junto dos entes mais queridos.

Dirigindo-se aos militares do actual Contingente exaltou as virtudes militares que devem pautar a conduta do Soldado e exortou para que, em conjunto, continuem a manter a dinâmica e o bom “nome” alcançados, em proveito directo das ANSF e, em sentido mais vasto, das FAP e de Portugal, fazendo jus ao lema do Contingente: “A União faz a Força”.

Após a Cerimónia militar, várias entidades assinaram o livro de Honra do Contingente Português, ao que se seguiu um almoço de confraternização nas instalações do Contingente Nacional.(Exército)

Marinha testa meios de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos e de salvamento marítimo

A Marinha vai realizar, nos dias 3 e 4 de Maio, na Figueira da Foz, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos e de salvamento marítimo, baptizado “FOZ 2011”.

O principal objectivo será treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos, e a mobilização e actuação em terra, em coordenação com entidades locais com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos.

O exercício Foz 2011 consistirá na simulação da contenção e recolha de combustível derramado, após a colisão de um navio mercante com o molhe Norte da barra do Porto da Figueira da Foz, ao largo e nas águas do porto e da marina da Figueira da Foz, no rio Mondego e em duas praias, procedendo-se também à limpeza das praias e à evacuação e salvamento marítimo de um ferido grave e de um cetáceo.

A prevenção dos riscos e dos fenómenos naturais intensos, bem como de acidentes tecnológicos, que comprometem, frequentemente, o equilíbrio entre o ambiente social e o ambiente natural, constitui uma das missões mais importantes das entidades envolvidas em matéria de prevenção.

Nesse quadro, o intenso tráfego de navios no Porto da Figueira da Foz, representa, em abstracto, um risco relevante de poluição do meio marinho, exigindo das autoridades competentes, a preparação prévia de respostas prontas e eficazes, para fazer face a ocorrências dessa natureza.

Organizado pela Marinha/Autoridade Marítima Nacional, em articulação com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, e contando com o apoio da Administração do Porto da Figueira da Foz, participam nas acções de combate à poluição inúmeras entidades, nomeadamente a Força Aérea Portuguesa, o CDOS Coimbra, as juntas de Freguesia de São Julião e de São Pedro, o Serviço Municipal de Protecção Civil, o Corpo de Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, as delegações da Cruz Vermelha Portuguesa dos Carvalhais e da Figueira da Foz, o Departamento de Biologia da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a CONSULFOZ-Consultoria marítima, Lda., a Associação de Bodyboard Foz do Mondego, o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios e a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

Associam-se ainda à iniciativa, a Cooperativa de Produtores de Peixe da Beira Litoral e as empresas United Resins, Soporcel e Águas da Figueira. Salienta-se o envolvimento das escolas secundárias do concelho da Figueira da Foz que, atendendo ao interesse do evento, terão alunos seus a presenciarem o exercício.

Associado ao simulacro, realiza-se na tarde de 3 de Maio, das 15h00 às 17h30 horas, no Auditório do edifício do Museu e Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, um colóquio dedicado ao tema da poluição do meio marinho.

Igualmente na tarde de 3 de Maio, das 15h30 às 18h30, estarão abertas a visitas ao público, na posição 1 do Porto Comercial da Figueira da Foz, um navio e uma embarcação de combate à poluição do mar, respectivamente da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.

O Exercício “FOZ 2011” contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. (O Figueirense)

27 de abril de 2011

Militares portugueses em Cabul estão bem após tiroteio

Estão bem os militares portugueses em Cabul, no Afeganistão, onde esta manhã um tiroteio entre um piloto da Força Aérea afegã e elementos da força da NATO no país provocou um número ainda indeterminado de mortos e de feridos.

Fonte da Força Aérea Portuguesa garante que os militares portugueses na capital afegã estavam longe do local onde ocorreu a troca de tiros.

É mais um incidente a somar a tantos outros levados a cabo por rebeldes contra as forças da Aliança Atlântica, que, a partir de Julho, entregam às autoridades afegãs a segurança do país para cumprirem, em 2014, a retirada total do Afeganistão. (RR)

Faróis Portugueses

25 de abril de 2011

Portugal vai pagar factura da Guerra do Ultramar até 2020

Portugal vai pagar os custos da guerra ultramar até 2020, segundo um estudo que analisou a estrutura médica, jurídica e administrativa, a assistência médica e sanitária, bem como as pensões e isenções fiscais dos ex-militares com mazelas atribuídas ao conflito.
Feridas de Guerra: (In) Justiça Silenciada é o nome de uma investigação inédita realizada por uma equipa multidisciplinar do Ministério da Defesa e do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas sobre a deficiência de guerra no Exército.

O estudo, a que a agência Lusa teve acesso, baseou-se em 3.020 queixas de ex-militares da guerra ultramar, apresentadas entre 1997 e 2006, com vista à obtenção do estatuto de deficiente das forças armadas, todas elas despachadas pelo Ministério da Defesa.

Estes 3.020 militares prestaram serviço em Angola, Moçambique e Guiné, entre 1960 e 1974, no âmbito de uma guerra que envolveu um milhão de homens e resultou em 10 mil mortos e 30 mil feridos.

Tendo por base a idade dos autores das queixas - entre 50 e 55 anos - os investigadores concluíram que o ciclo das queixas decorrentes das guerras coloniais terminou em 2010, pelo que o estudo prevê um adicional de 1.800 queixas.

Destes 1.800 casos, 10% deverão ser classificados como não deficientes das forças armadas, 25% deverão ter acesso ao Estatuto de Deficientes das Forças Armadas e 65% deverão ter uma «desvalorização ligeira, moderada ou grave» (neste último caso, não reunindo as condições para acesso ao estatuto, apesar de apresentarem uma desvalorização igual ou superior a 30%).

Os custos referentes à guerra do ultramar - que englobam a estrutura médica, jurídica e administrativa associada, a assistência médica e sanitária decorrente da sua classificação enquanto doença profissional, bem como as pensões e isenções fiscais - deverão cessar em 2020, de acordo com o estudo.

Os investigadores analisaram ainda as novas missões em que as Forças Armadas Portuguesas (FAP) se encontram envolvidas, iniciadas pelas Forças Nacionais Destacadas (FND) em 1997, e as missões de observação da ONU/UE, que têm «um carácter distinto da guerra de África».

As FND são «operações de baixo risco físico e médico-sanitário, de curta duração (seis meses com possibilidade de repetição voluntária), e com elevado desgaste psicológico, considerando as primeiras missões na Bósnia, Kosovo, Timor e Afeganistão».

O risco das doenças emocionais nos Teatros Operacionais (TO) onde se integram as FND terá, sobretudo, «a ver com as queixas dos acontecimentos de vida relativos aos familiares dos militares, com a rotina, as diferenças culturais e o contacto inicial com níveis de destruição massivos provocados pelas várias guerras civis, provocadoras de estados de miséria infra-humanos em elevada escala».

Os autores admitem nestes casos «um maior peso em queixas retardadas, no domínio das doenças emocionais, com um número muito reduzido de casos de stress pós-traumático».

«Se nada de diferente for feito, e se a média de idades das queixas se mantiver por volta dos 50 anos de idade, é de prever que a partir de 2027 se inicie o ciclo de queixas de militares das FND».

«Com o actual sistema de queixas, de avaliação, de tramitação processual e de despacho final, e mantendo-se a idade média de apresentação da queixa, haverá encargos (médico-sanitários administrativos e de pensões) num período da ordem dos 30 anos, correspondente ao tempo entre a idade de apresentação da queixa e a esperança média de vida, 80 anos de idade».

Lusa/SOL

24 de abril de 2011

Ílhavo aprova atribuição de medalha de ouro à Marinha Portuguesa

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou esta quarta-feira (20) a atribuição de medalhas da cidade à Marinha Portuguesa e à empresa Pascoal e Filhos, entre outros.

O executivo camarário decidiu distinguir a Marinha Portuguesa com a medalha do município em ouro, pela “antiga, estreita e profícua” relação institucional com o município, numa aposta partilhada na “valorização da cultura, da economia e do conhecimento do mar”.


Na mesma ocasião, será também distinguida a empresa Pascoal e Filhos, que foi responsável pela recuperação do antigo lugre bacalhoeiro “Santa Maria Manuela”. A empresa com sede em Ílhavo irá receber a medalha de mérito cultural prata pelo “notável trabalho de preservação da cultura do mar, valor de referência da história do município de Ílhavo. (As Beiras)

23 de abril de 2011

Estaleiros de Viana começam este ano a construir mais dois navios patrulha

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo vão começar a construir ainda este ano o primeiro par de Navios de Combate à Poluição para a Marinha, logo após a entrega do segundo “patrulha”, o NRP Figueira da Foz, o que deverá acontecer em Setembro. Entretanto, os trabalhadores foram convidados a ficar em casa nos próximos quatro meses recebendo 70 por cento do salário, numa tentativa de cortar nos custos da empresa.(D.Minho)

22 de abril de 2011

Início da capacidade operacional do C-295M VIMAR


Portugal está agora mais reforçado na panóplia de meios que tem à sua disposição para a garantia da protecção dos seus recursos naturais de exploração marítima e no apoio a acções de âmbito internacional nesta vertente, com o início da capacidade operacional da versão Vigilância Marítima (VIMAR) das aeronaves C-295M da Força Aérea, assinalado no dia 19 de Abril, na Base Aérea Nº6, Montijo.

Na presença do Ministro da Defesa Nacional (MDN), Augusto Santos Silva, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, a Comandante da Esquadra 502, Tenente-Coronel Diná Azevedo, apresentou as características, capacidades e performance da aeronave C-295M VIMAR, configurada para missões de Vigilância Marítima, nomeadamente, na monitorização e controlo das Actividades de Pesca, Actividades Ilícitas, Poluição Marítima, e monitorização e controlo do Tráfego Marítimo.

O MDN salientou as valências desta aeronave e da capacidade VIMAR, afirmando que com estes recursos será possível fazer mais e melhor, com maior eficiência no cumprimento das missões de interesse nacional e que contribuem para a defesa dos recursos e para o desenvolvimento da economia do país.

As características do C-295 tornam-no numa plataforma de elevado potencial na execução de missões de Vigilância Marítima em território nacional e, mais recentemente, em operações internacionais, na operação conjunta Hermes Extension 2011, desencadeada pela Agência FRONTEX, onde já completou 190:45 horas de voo.

A Força Aérea tem ao seu serviço 12 aeronaves C-295M, cujas características, consoante as diversas configurações que pode adquirir, garantem uma extensão de aplicabilidade em todas as áreas do Apoio Aéreo: Transporte Aéreo, Busca e Salvamento, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. (F.A.P)

20 de abril de 2011

P-3 efectua primeiro voo na operação OCEAN SHIELD

Um voo de 8 horas efectuado pelo P-3C no dia 19 de Abril, no golfo de Aden e Costa da Somália, marcou o início da participação de Portugal, na operação OCEAN SHIELD da NATO.

Este Destacamento Aéreo, que opera sobretudo a partir do Aeroporto Nacional de Victoria, na Ilha de Mahé, na República das Seychelles, é constituído por uma aeronave P-3C e por 53 militares da Força Aérea, que têm como missão efectuar patrulhamento marítimo, apoiando o processo de combate à pirataria na Costa da Somália.

Ao longo de dois meses e sob o comando do Tenente-Coronel Hélder Rebelo, esta será a missão destes militares que partiram da Base Aérea Nº11, Beja, no dia 15 de Abril.(FAP)

SA 330 PUMA termina Missão nos Açores


Os helicópteros SA 330 PUMA da Força Aérea deixaram de operar nos Açores, ao fim de 34 anos de serviço naquele arquipélago.

Os PUMA descolaram da Base Aérea Nº4, nas Lajes, no dia 13 de Abril, em direcção à Base Aérea Nº11, em Beja, efectuando escala em Santa Maria e Porto Santo.

Enquanto no activo, ao serviço da Esquadra 711 e da Esquadra 752, esta aeronave efectuou 342 missões de Busca e Salvamento e 1312 Evacuações Médicas inter-ilhas.

No PUMA, que agora dá lugar aos modernos helicópteros EH-101 MERLIN, nasceram 17 bebés e foram salvas centenas de vidas. (FAP)

Primeiro "patrulha" parte de Viana na terça-feira para comemorações do dia da Marinha

O NRP Viana do Castelo, que parte dos estaleiros da cidade na terça-feira, terá como primeira "missão" a presença nas comemorações do dia da Marinha, em Setúbal, onde estará aberto a visitas de 19 a 22 de maio.

A informação foi prestada à Lusa por fonte da Marinha Portuguesa, dando conta que, no estuário do Sado, além do mais recente meio, estarão ainda ancorados e abertos a visitas o navio-escola Sagres, a fragata Bartolomeu Dias e o navio-oceanográfico Almirante Gago Coutinho.

Para 22 de maio está prevista a presença na foz do Sado do submarino Tridente. As comemorações em Setúbal envolvem ainda desfiles militares e outras cerimónias.(Visão)

Dia da Marinha em Setúbal

Visitas a unidades navais, exercícios de demonstração de capacidades operacionais, actividades desportivas, concertos, uma exposição e um desfile naval marcam o programa oficial das comemorações do Dia da Marinha, a realizar entre 14 e 22 de Maio, em Setúbal.

“Setúbal, um concelho com forte vocação e tradição marítimas, orgulha-se por receber esta iniciativa que fortalece o elo de ligação entre as diversas entidades e instituições cuja essência é o mar”, referiu a presidente da Câmara Municipal, na apresentação do programa, realizada hoje, ao final da manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Maria das Dores Meira, enaltecendo a importância da Armada e o trabalho desenvolvido, “com destaque para as missões de carácter público e humanitário”, reforçou que a Autarquia “tem incentivado e apoiado a realização de projectos e actividades em diversas áreas”, da investigação e desenvolvimento, à preservação do ambiente, ao desporto e à cultura.

“As condições naturais e humanas da cidade são uma garantia de sucesso deste importante evento”, que inclui, a 13 de Maio, às 18h30, a inauguração da exposição da força naval portuguesa na “nova e renovada Casa da Baía”, sublinhou Maria das Dores Meira, confiante que “toda a população vai aproveitar esta iniciativa”.

A exposição, que destaca as principais actividades da Marinha Portuguesa nas áreas de defesa e segurança, investigação e desenvolvimento, cientifica e cultural, pode ser visitada de 14 a 19, bem como no dia 21, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, encerrando às 21h45 no dia 20. A 22 o espaço funciona apenas das 15h00 às 19h00. Rastreios de saúde, pelos serviços navais, decorrem também neste local.

A Casa da Baía vai ser palco ainda de várias palestras, a realizar entre os dias 14 e 21, das 11h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00.

No Largo José Afonso vai funcionar o Espaço Aventura Naval, com um circuito de actividades direccionadas para os mais jovens, nomeadamente simuladores de navios e do helicóptero Lynx, baptismos de mergulho, escalada e divulgação de airsoft, uma variante de paintball. O recinto está aberto ao público durante o mesmo horário de funcionamento da Casa da Baía.

Em paralelo, realiza-se um passeio pedestre no dia 15, das 09h30 às 12h30, com uma extensão de 12 quilómetros e início no Parque de Merendas da Comenda.

Uma prova de orientação, dia 21, entre as 09h30 e as 12h30, realiza-se no Parque do Bonfim, devendo os interessados inscrever-se previamente através do correio electrónico marinha.rp@marinha.pt ou pelo telefone 210 954 296. No mesmo dia realiza-se ainda uma regata de vela ligeira.

Visitas a diversas unidades navais ancoradas em Setúbal, dia 19, das 14h00 às 18h00, nos dias 20 e 21, das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, e no dia 22, das 10h00 às 12h00, são outro dos atractivos do programa.

Baptismos de mar a bordo de lanchas de intervenção rápida, a decorrer nos dias 19 e 20, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, e no dia 21, apenas no período da tarde. As inscrições são efectuadas para o endereço marinha.rp@marinha.pt ou pelo telefone 210 925 244.

A Banda da Armada actua, a 20 de Maio, pelas 22h00, no Auditório José Afonso, um espectáculo com a participação do Coro Infantil de Setúbal.

No dia 22, celebra-se, às 10h00, uma missa na Igreja de S. Julião, conduzida pelo bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis. Mais, tarde, às 11h30, decorre uma cerimónia militar na Avenida Jaime Rebelo, junto da Capitania do Porto de Setúbal, com um desfile das forças apeadas e, às 12h45, exercícios de demonstração de capacidades. Um imponente desfile naval percorre, a partir das 16h00, as águas do rio Sado e da baía de Setúbal, com a presença de seis navios, entre os quais o novo submarino Tridente.

“A chegada de Vasco da Gama a Calecute, há 513 anos”, inspira as comemorações do Dia da Marinha, iniciativa que pretende “demonstrar o trabalho desenvolvido pela força naval junto das populações ribeirinhas, desde os mais novos até aos seniores”, esclareceu o contra-almirante Braz Silva.

“Setúbal é uma cidade que todos os marinheiros conhecem, até porque é uma paragem obrigatória de todos os navios da Marinha ao longo do ano”, lembrou o oficial general.(Rostos On-Line)

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ARMA DE CAVALARIA E DA ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA

No dia 15 de Abril de 2011 decorreram no Quartel de S. Lourenço, em Abrantes, as Cerimónias Comemorativas do Dia da Arma de Cavalaria e do 121º Aniversário da Escola Prática de Cavalaria (EPC).

Do Programa, evidenciou-se:

– Hastear da Bandeira Nacional;

– Missa na Capela da Unidade;

– Guarda de Honra à Alta Entidade que presidiu à Cerimónia;

– Cerimónia Militar, na Parada Chaimite;

– Imposição de condecoração a título póstumo, Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, ao MGen Oliveira Duarte;

– Inauguração da Rua General Duarte Silva;

– Visita às obras do Picadeiro;

– Visita à Exposição de Fotografia e Modelismo (Escola Prática de Cavalaria – 121 anos de história);

– Apresentação do Carrossel da EPC.

Estiveram presentes várias altas individualidades civis e militares, destacando-se S. Exa. o Chefe de Estado-Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho, que presidiu ao evento.(Exército)

19 de abril de 2011

Dia do Fuzileiro 2011 "50º Aniversário da Escola de Fuzileiros"

Ministro Defesa assinala «lançamento» operacional dos C-295

O início da capacidade operacional inicial das aeronaves C-295M VIMAR da Força Aérea, equipadas para missões de vigilância e patrulha marítima, é hoje assinalado em cerimónia com a presença do ministro da Defesa, Augusto Santos Silva.
A cerimónia, que tem lugar na Base Aérea 6, no Montijo, assinala a entrada desta capacidade das Forças Armadas na sua fase operacional inicial, subsequente à recepção das cinco aeronaves C-295M configuradas especificamente para vigilância marítima e a conclusão da qualificação das respetivas tripulações.

As cinco novas aeronaves (de um total de 12 novas C-295 que equipam a Força Aérea) estão equipadas especificamente para a fiscalização de pescas, a deteção e controlo de actividades ilícitas e de poluição marítima, o controle de tráfego marítimo e o apoio a missões militares em ambiente marítimo.

As restantes sete C-295M estão «configuradas» para o transporte táctico e de carga, operações de busca e salvamento (SAR) ou lançamento de pára-quedistas.

O contrato para aquisição das 12 aeronaves C-295 à empresa EADS/CASA foi assinado em Fevereiro de 2006 entre a Defaerloc - empresa-veículo compradora dos aviões, pertencente à holding das indústrias de Defesa do Estado, Empordef.

A compra dos sucessores dos Aviocar, orçada em 275 milhões de euros, foi financiada por um consórcio bancário constituído pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Barclays Bank.

Nos termos do mesmo convénio, a Defaerloc será responsável pela propriedade e manutenção dos novos aparelhos de transporte táctico e vigilância marítima, cedendo-os à Força Aérea nos termos do contrato de locação assinado, em paralelo ao de aquisição.

A OGMA, o grupo de empresas do Pólo Tecnológico de Defesa - Edisoft, EID e Empordef TI e a Efacec são os principais beneficiários do contrato de contrapartidas, no valor de 460 milhões de euros.

A OGMA deverá ainda fabricar um dos componentes da estrutura dos C-295 portugueses, e também para outras encomendas do mesmo modelo de aparelhos que o grupo aeronáutico europeu venha a receber.

Está ainda previsto que a OGMA, que tem na manutenção aeronáutica a sua principal actividade, venha a receber no futuro pacotes de trabalho para os aviões A-350 e A-380 da Airbus, fabricante aeronáutico de que a EADS é o principal acionista.

Diário Digital / Lusa

Lançamento do Livro sobre os “ 50 anos das Operações Especiais”

O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) realiza em 01 de Julho de 2011 a Cerimónia Comemorativa do Dia da Unidade e Encerramento dos Cursos de Operações Especiais. Integrado no programa desta comemoração, neste dia, o CTOE vai realizar o Lançamento do Livro sobre os “ 50 anos das Operações Especiais” e um Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército (OLE) no Teatro Ribeiro da Conceição em Lamego.(Exército)

Dia da Marinha: conferência de apresentação

As comemorações do “Dia da Marinha” em 2011 vão decorrer na cidade de Setúbal, celebrando a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, em 20 de Maio de 1498. Todas as actividades relacionadas com este evento têm como objectivo dar a conhecer a Marinha, os meios e as capacidades, aos Portugueses para que possam usar o Mar na medida dos seus interesses. (M.G.P)

Provas de Aptidão Profissional - Maquinistas Navais 2008/2011

18 de abril de 2011

Exército vai cooperar no combate aos incêndios em todo o país

A cooperação do Exército português na prevenção e combate a incêndios que foi testada em 2010 no Algarve será alargada ao resto do país, revelou hoje o secretário de Estado das Florestas.

Rui Barreiro destacou as "boas práticas" desenvolvidas pelo Algarve no combate aos incêndios florestais, nomeadamente no que diz respeito ao empenho do Exército português na prevenção, e declarou que esse "bom exemplo" vai ser alargado a todas as regiões do país, com exceção de Lisboa e Vale do Tejo.

"Estamos neste momento a negociar o envolvimento do Exército e das equipas de sapadores do Exército para o apoio da prevenção florestal. E isso significará, à partida, que todas as regiões, com exceção de Lisboa e Vale do Tejo, vão ter equipas do Exército a trabalhar nessa área, nomeadamente o norte, sul, centro e se possível também o Alentejo", disse.

As estatísticas sobre as áreas ardidas em Portugal por causa de incêndios florestais mostram que o "bom trabalho feito no Algarve deve ser replicado", visto que em termos de áreas ardidas, a região algarvia foi "quase recordista" pelo aspeto positivo, acrescentou o secretário das Florestas.

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural esteve hoje no Algarve a visitar as obras realizadas na rede primária para a prevenção dos incêndios e reconheceu que o distrito de Faro está de "parabéns" seja ao nível do planeamento, seja na execução de planos de combate a incêndios.

Rui Barreiro adiantou ainda que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), estão previstos no orçamento "20 milhões de euros" para projetos de defesa da floresta contra incêndios. (I)

Operação Atalanta

FOGOS REAIS DE ARTILHARIA ANTIAÉREA-SISTEMA MÍSSIL CHAPARRAL E CANHÃO BITUBO


No período de 11 a 15 de Abril de 2011 decorreu na região de Vieira de Leiria - Fonte dos Morangos -, o Exercício “Relâmpago 11” com vista a exercitar todas as Unidades de Artilharia Antiaérea do Sistema de Forças do Exército, no planeamento, controlo e conduta do apoio às operações terrestres.

No âmbito deste Exercício realizou-se em 14 de Abril de 2011, na região de Vieira de Leiria, uma Sessão de Fogos Reais, onde foram empregues todos os meios e unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Português, (os sistemas míssil antiaéreos, STINGER e CHAPARRAL e o Sistema Canhão Bitubo 20mm), da responsabilidade do Comando das Forças Terrestres e conduzida pelo Regimento de Artilharia Antiaérea nº1 (RAAA1) em colaboração com a Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada (BAAA/BrigMec), da BAAA do Regimento de Guarnição Nº 2 da Zona Militar dos Açores (RG2/ZMA) e da BAAA do Regimento de Guarnição Nº 3 da Zona Militar da Madeira (RG3/ZMM).


Participaram no Exercício cerca de 250 militares e 40 viaturas.(Exército)

Ministro da Defesa Nacional na Base Aérea nº6

O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, estará presente esta terça-feira, dia 19 de Abril, pelas 15 horas, na Base Aérea 6, no Montijo, na cerimónia de implementação do Initial Operational Capability da aeronave C-295M VIMAR. (MDN)

Base Aérea Nº11 ao serviço de Portugal e dos portugueses


Ao serviço de Portugal e dos portugueses, no dia 13 de Abril, a Base Aérea Nº11 (BA11), em Beja, abriu as suas infraestruturas aeroportuárias para receber a primeira aeronave comercial de transporte de passageiros.

A aeronave, um Boeing 757-200 da Cabo Verde Airlines, aterrou de Sul para Norte numa das pistas da BA11, seguindo depois para o Terminal Civil de Beja, sob o olhar atento das autoridades presentes, da população alentejana e dos militares que efectuaram todas as acções de controlo, de aproximação à pista, e de descolagem, bem como a coordenação dos meios e recursos necessários, que asseguram as condições de segurança e de prestação de assistência e socorro a pessoas e aeronaves.

A Base Aérea Nº11 provou ter capacidade e prontidão de resposta no cumprimento da missão que lhe será atribuída num futuro próximo, em prol do desenvolvimento regional.(FAP)

16 de abril de 2011

Curso de Segurança de Voo 2011

Decorreu, no período de 28 de Fevereiro a 15 de Abril, no Estado-Maior da Força Aérea (EMFA), o Curso de Segurança de Voo, organizado pelo Gabinete de Prevenção de Acidentes (GPA), da Inspecção-Geral da Força Aérea (IGFA).

O plano curricular deste Curso abrangeu várias temáticas, das quais se destacam a Prevenção e Investigação de Acidentes, Gestão de Risco Operacional, Psicologia, Fisiologia e Resposta ao Acidente, que se materializaram em aulas teóricas no EMFA e em aulas práticas na Base Aérea Nº11, em Beja.

O Curso de Segurança de Voo foi frequentado por 16 Oficiais, das várias Unidades da Força Aérea, por um Oficial Piloto da Marinha Portuguesa, um Oficial do Exército Português e por uma civil, Engenheira Aeronáutica da Universidade da Beira Interior.

No último dia do Curso, dia 15 de Abril, realizou-se a Cerimónia de encerramento, presidida pelo Sub Inspector-Geral da Força Aérea, Major-General Lopes da Silva, e que contou com a presença de entidades militares e do Chefe do Departamento de Ciências Aeroespaciais, da Universidade da Beira Interior, Sr. Professor Doutor Pedro Vieira Gamboa. (FAP)

15 de abril de 2011

A companhia portuguesa EID fecha acordo cooperação com a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel)

A companhia portuguesa EID anunciou hoje que fechou um acordo de cooperação tecnológica com a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) durante a Feira de Defesa e Segurança da América Latina (LAAD) que ocorre esta semana no Rio.

«Com essa parceria, ocupamos uma posição mais favorável na hora de negociar os novos projetos de aquisição da Marinha Brasileira, que prevê a compra de 27 novos navios», explicou à Lusa o diretor da empresa, António Marcos Lopes.

A partir do acordo, a EID negociará com a Imbel a produção local do sistema de comunicação para fragatas e navios militares, que atualmente já é fornecido a três embarcações brasileiras.

Diário Digital / Lusa

Helicópteros PUMA terminaram missão nos Açores

Os helicópteros SA 330 PUMA da Força Aérea Portuguesa já abandonaram o arquipélago dos Açores, depois de 34 anos de presença nesta região, revelou o Comando da Zona Aérea dos Açores.

Os helicópteros descolaram quarta-feira pela última vez da Base Aérea 4, nas Lajes, Terceira, com destino à Base Aérea de Beja, onde chegaram às 13:47, segundo um comunicado hoje divulgado.

Nesta viagem, os PUMA tiveram que fazer escala em Santa Maria, ainda nos Açores, e em Porto Santo, na Madeira, já que a sua autonomia não lhes permitia fazer a ligação directa para a base alentejana.

Inicialmente ao serviço da Esquadra 711, estes helicópteros realizaram 302 missões de busca e salvamento no mar dos Açores, além de 1.111 evacuações médicas entre as ilhas do arquipélago.

Reactivados em 2008, integraram a Esquadra 752, pela qual realizaram 40 missões de busca e salvamento e 201 evacuações nas ilhas açorianas.

O final dos 34 anos de presença dos PUMA nos Açores representa, segundo o Comando da Zona Aérea, o início da era dos ER 101 MERLIN, os helicópteros que agora a Força Aérea utiliza no arquipélago
. (AO Online)

14 de abril de 2011

EMGFA - Foto da Semana

VISITA AO CENTRO DE TROPAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DO CURSO DE SEGURANÇA E DEFESA PARA JORNALISTAS 2011


O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) recebeu, em 06 de Abril de 2011, a visita do Curso de Segurança e Defesa para Jornalistas 2011.

A visita realizou-se durante a manhã, tendo participado 10 Jornalistas que frequentam o respectivo Curso na Delegação do Porto do Instituto de Defesa Nacional (IDN), sendo acompanhados por 02 Oficiais deste Instituto.

O programa da visita iniciou-se com a Cerimónia de Homenagem aos Mortos nos claustros do Aquartelamento de Santa Cruz, a que se seguiu a apresentação de um Briefing sobre o CTOE e uma visita ao seu espaço museológico.

Aproveitando as sinergias do treino operacional no âmbito do Exercício “REAL THAW 2011” e 1ª Fase do Exercício “VIRIATO 11”, realizou-se no Aquartelamento de Penude uma demonstração táctica executada pelas Forças de Operações Especiais (FOEsp), onde foi apresentado aos jornalistas a execução de várias técnicas de Operações Especiais, pistas militares e uma acção resgate de “terrorista” fazendo uso de fogo real e helicópteros para a exfiltração da força.(Exército)

13 de abril de 2011

Marinha Portuguesa recebe amanhã no Djibouti o Comando da Força Naval da União Europeia

A recepção do comando português da European Union Naval Force Somalia – Operation Atalanta tem lugar amanhã no Djibouti. Será a primeira vez que a Marinha Portuguesa assumirá este importante cargo operacional da União Europeia.

Amanhã dia 14 de Abril, em cerimónia a decorrer no Porto Comercial do Djibouti, o comando da European Union Naval Force Somalia – Operation Atalanta será entregue, por um período de quatro meses, ao Comodoro Alberto Manuel Silvestre Correia, da Marinha Portuguesa. Durante este período, o Comodoro Silvestre Correia e o seu Estado-Maior Internacional utilizarão como navio-chefe da Força Naval a Fragata Portuguesa Vasco da Gama. (MGP)

Exército : Primeiro helicóptero NH-90 será entregue em 2012

Cada heli NH 90, cuja aquisição foi alvo de forte polémica entre o Exército e a Força Aérea, implicará uma despesa de 50 milhões de euros. Por dificuldades financeiras do País, a entrega dos helis já foi adiada três vezes desde 2006.

O preço de aquisição dos dez helicópteros ascende, nos termos do contrato assinado em 2001, a 230 milhões de euros. Mas, segundo fonte conhecedora do processo, a este valor acresce ainda uma despesa de quase 270 milhões de euros com a manutenção do equipamento em trinta anos, peças sobresselentes, certificação de pilotos e de mecânicos.

No final de Março, e também em 5 de Abril último, o CM questionou o Ministério da Defesa sobre o custo total da operação, mas, até ao fecho desta edição, não obteve respostas. O Exército remete para o ministério de Santos Silva as respostas às questões financeiras sobre os helicópteros.

Para já, o Ministério da Defesa assume que, "tendo em conta o Programa de Estabilidade e Crescimento, no que se refere ao corte de 40% na LPM, tornou-se imperativa uma recalendarização do plano de entregas a Portugal dos helicópteros NH 90". E garante que isso "não acarreta penalizações financeiras para o Estado e que se apresenta como a solução mais adequada à produção e edificação das capacidades inerentes às aquisições".

NH 90 CHEGAM ATÉ 2017

A entrega dos helicópteros NH 90 a Portugal vai decorrer, segundo o novo calendário, entre 2012 e 2017.O equipamento irá ser entregue ao Exército justamente numa altura em que o País atravessa uma das mais graves crises financeiras dos últimos 150 anos.

O Ministério da Defesa assume que o primeiro helicóptero será entregue em 2012. Os helicópteros vão ficar sediados em Tancos, na antiga base da Força Aérea Portuguesa. (C.M)

12 de abril de 2011

18 de Abril - Marinha participa nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Marinha participa nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de Abril com a temática Água: cultura e património, através da realização de várias actividades de índole cultural e da abertura gratuita ao público de alguns dos seus organismos culturais.

A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Para assinalar a efeméride, a Marinha, para além de facultar, no dia 18 de Abril, o acesso gratuito ao Museu de Marinha, ao Pólo Museológico do Farol do Cabo de São Vicente, à Sala Museu do Fuzileiro e ao Aquário Vasco da Gama, disponibiliza ao público visitas guiadas a faróis e um Itinerário Cultural e Patrimonial.

Em Belém, no dia 18 de Abril, tem lugar um concerto no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha realizado pelo Quinteto de Sopro da Banda da Armada, com início às 15h30, e de 18 a 25 de Abril efectua-se, nas instalações da Biblioteca Central de Marinha, uma exposição bibliográfica e documental dedicada ao tema "A Fábrica Nacional de Cordoaria: 240 anos".

O Itinerário Cultural e Patrimonial, que se realiza no dia 18 de Abril, permite dar a conhecer ao público edifícios da Marinha de significativo e reconhecido valor histórico e patrimonial, em Lisboa. O Itinerário, realizado para um mínimo de 10 e um máximo de 30 pessoas, será permanentemente acompanhado e incluirá visitas guiadas ao Hospital da Marinha, no Campo de Santa Clara, às Instalações Centrais da Marinha, junto à Praça do Comércio e ao Convento das Trinas, situado na rua do mesmo nome e local onde hoje está instalado o Instituto Hidrográfico. A inscrição, que deve ser efectuada até dia 15 de Abril, é gratuita e podem ser obtidas mais informações no site da Marinha ou contactando o Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro Rocha e Abreu (919985190/ rocha.abreu@marinha.pt).

Os faróis de Portugal Continental, Açores e Madeira que, mediante marcação, disponibilizam visitas guiadas são os seguintes: Farol do Albarnaz (Açores), Farol da Ponta da Barca (Açores), Farol da Ponta da Ilha (Açores), Farol de Gonçalo Velho (Açores), Farol da Ponta do Topo (Açores), Farol da Ferraria (Açores), Farol do Arnel (Açores), Farol das Contendas (Açores), Farol de Aveiro, Farol do Cabo da Roca (Cascais), Farol do Cabo Mondego (Figueira da Foz), Farol da Alfanzina (Lagoa), Farol de Leça (Leça da Palmeira), Farol da Ponta do Pargo (Madeira), Farol do Ilhéu de Cima (Madeira), Farol do Cabo de Santa Maria (Olhão) Farol do Cabo Carvoeiro (Peniche), Farol do Penedo da Saudade (São Pedro de Moel), Farol do Cabo Espichel (Sesimbra), Farol de Montedor (Viana do Castelo) e Farol de Vila Real de Santo António. (Marinha)

Cerimónia de despedida do 11º Contingente do Subagrupamento BRAVO

Realizou-se no dia 08 pelas 15:00 horas, no Quartel de Santa Bárbara, em Lisboa, uma cerimónia de despedida dos militares que vão render o efectivo do Subagrupamento BRAVO em serviço em Timor-Leste.

Os militares que compõem o 11º Contingente vão continuar a missão de ajuda na manutenção da paz e ordem pública, apoiando também a Policia Nacional de Timor-Leste na sua formação e treino. A GNR, através do Subagrupamento BRAVO, encontra-se, desde 26 de Agosto de 2006, empenhada na missão estabelecida pelas Nações Unidas para Timor-Leste. A cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira. (GNR)

Ministro da Defesa Nacional no Dia do Combatente



O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, presidiu no dia 9 de Abril, na Batalha (Mosteiro de Santa Maria da Vitória), à cerimónia do Dia do Combatente, organizada pela Liga dos Combatentes e Associações de Combatentes congéneres. O Ministro fez uma intervenção, seguida de desfile das Forças em Parada e da deposição de coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.(MDN)

11 de abril de 2011

Colóquio: “A Assistência Religiosa e a República Portuguesa”


Um colóquio intitulado “A Assistência Religiosa e a República Portuguesa” vai decorrer, no dia 12, pelas 15:00 horas, na Escola da Guarda em queluz.
O evento é promovido pelo Serviço de Assistência Religiosa da Guarda e aborda os seguintes aspectos: - Uma nova relação entre a Igreja e o Estado decorrente da “Lei da separação”, da 1ª República; - Cooperação entre o estado laico e as confissões religiosas com vista ao bem comum dos cidadãos maioritariamente crentes; - A Assistência Religiosa: um serviço que o Estado Português disponibiliza aos militares e civis da Guarda Nacional Republicana num respeito pela sua liberdade religiosa e pelas suas convicções, conforme a prática dos estados modernos de direito. Serão intervenientes: - D. Januário Torgal Mendes Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança - Professor Doutor Matos Ferreira, docente da Universidade Católica Portuguesa - Tenente – coronel Reinaldo Nuno Andrade, Chefe da Divisão de História e Cultura da Guarda. (GNR)

9 de abril de 2011

Conferência “O recrudescimento da pirataria marítima”


No próximo dia 12 de Abril, vai realizar-se uma Conferência intitulada “O recrudescimento da pirataria marítima”, proferida pelo Capitão-de-fragata Portela Guedes, no Auditório 11, piso 2 do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), das 09h30 às 10h30.

Esta conferência realiza-se no âmbito do protocolo existente entre a Marinha e o ISCSP, em que foi criada uma actividade académica não curricular intitulada Seminário de Estratégia, onde se pretende divulgar temas estratégicos de grande actualidade e que permitam obter a visão dos vários actores dos processos.

Entrada Livre

ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Pólo Universitário do Alto da Ajuda
Rua Almerindo Lessa
1300-663 LISBOA (M.G.P)

GNR pode ficar após missão da ONU terminar


O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, admitiu esta sexta-feira que os militares da GNR poderão permanecer em Timor-Leste quando acabar a missão da ONU no território.

«Recentemente o presidente e o primeiro-ministro de Timor-Leste disseram que têm interesse em que a Guarda continue para além do mandato da ONU», afirmou o ministro no Quartel de Santa Bárbara, em Lisboa, na despedida de mais 140 militares que vão render o contingente em Timor-Leste para uma missão de seis meses.

Segundo Rui Pereira, Portugal poderá «fazer esse esforço», perante as intenções por parte do Governo timorense em manter a presença dos militares portugueses para além do estipulado pela missão da ONU, considerando-a «condição de paz, segurança, desenvolvimento e democracia do território».

Recorde-se que o contingente português da GNR está integrado, desde Agosto de 2006, na missão internacional das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) para a manutenção de paz no território e para o treino e formação das forças e serviços de segurança daquele país.(A Bola)

Regimento de Infantaria nº 13 celebra hoje o seu dia de unidade


O Regimento de Infantaria nº 13 (RI 13) celebra, hoje, o seu Dia da Unidade, que evoca a Batalha de La Lys, que aconteceu durante a 1ª Guerra Mundial, em 1918

A Batalha de La Lys


A Batalha de La Lys aconteceu entre 9 e 29 de Abril de 1918, no vale da ribeira de La Lys, na região da Flandres. A batalha marcou a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial.

A 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português, constituída por cerca de 20 mil homens, comandados pelo general Gomes da Costa, defrontou na batalha oito divisões do 6.º Exército Alemão, com cerca de 55 000 homens comandados pelo general Ferdinand von Quast. As tropas portuguesas, em apenas quatro horas de batalha, perderam cerca de 7500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros.

8 de abril de 2011

Lançamento do livro “O Último Regimento a Cavalo em Portugal”


A obra “O Último Regimento a Cavalo em Portugal” do coronel de Cavalaria Bernardo Mendes foi apresentada, no dia 5 pelas 18:30 horas, no 4º Esquadrão da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), na Ajuda, em Lisboa.
O livro retrata a vida do Regimento de Cavalaria da GNR desde a sua criação em 1922 até à sua extinção datada de 31 de Dezembro de 2008. O evento, presidido pelo ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira, está integrado nas comemorações do Centenário da Guarda Nacional Republicana e teve lugar no dia da USHE. Iniciou-se com uma nota de boas vindas efectuadas pelo Comandante da USHE, major-general, Mourato Caldeira, seguindo-se a apresentação do livro a cargo do Dr. Mário Figueiredo, professor universitário que actualmente desempenha funções de provedor do ouvinte do serviço público de rádio. Encerrou com uma alocução do autor. Das diversas individualidades presentes evidenciaram-se: os duques de Bragança, o general Ramalho Eanes, o engenheiro Ângelo Correia, o general Rocha Vieira e o Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Newton Parreira. O coronel Bernardo Mendes tem 66 anos e esteve colocado no Regimento de Cavalaria da GNR de 1970 a 2004, altura em que passou à reserva. Este foi o seu primeiro livro (GNR)

Ministro da Defesa visita o Real Thaw 2011


No dia 6 de Abril, o Ministro da Defesa Nacional (MDN), Professor Doutor Augusto Santos Silva, visitou o exercício Real Thaw 2011 (RT11), planeado e conduzido pela Força Aérea, nos vários locais em que ele decorre.

Acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, pelas altas entidades militares, entre as quais o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Araújo, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e pelas entidades regionais, o MDN iniciou a sua visita em Seia, onde lhe foi apresentado um briefing sobre o RT11.

Após o briefing, a comitiva teve a oportunidade de assistir, no Aeródromo Municipal de Seia, a uma missão deste exercício, que consistia na extracção de elementos não combatentes, por via aérea, deste local para a Covilhã.

Esta operação envolveu vários meios e forças operacionais, tais como os pára-quedistas, que foram largados pelo C-295, os ALOUETTE III, EH-101 MERLIN, Unidade de Protecção da Força e os Controladores Aéreos Avançados que, ao fazer a protecção na zona de resgate e dos vários elementos no terreno, permitiram a extracção, efectuada pelo C-295, em segurança.

Após terem observado esta missão, dirigiram-se para o Aeródromo Municipal da Covilhã, integrado neste exercício como a “Base Aérea Táctica”, onde foi realizada a visita ao Destacamento e o debriefing da missão.(F.A.P)

VISITA DO GRUPO DE ADIDOS MILITARES ACREDITADOS EM PORTUGAL


O Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) recebeu, em 30 de Março de 2011, a visita do Grupo de Adidos Militares Acreditados em Portugal.

A visita realizou-se durante a parte da manhã, tendo participado 10 Oficiais Adidos de nove países, os quais foram acompanhados por 5 Oficiais do EMGFA/EMA/EME/EMFA.

Após os habituais cumprimentos de boas vindas, o Director do Instituto efectuou uma apresentação no Auditório dando a conhecer o desenvolvimento e a evolução da cartografia militar portuguesa, bem como a actual realidade técnico-científica da sua cadeia de produção, salientando o importante contributo que presta à Cartografia Nacional e ao País. (Exército)

PARTIDA PARA O UGANDA DO MÓDULO FIBUA DA ESCOLA PRÁTICA DE INFANTARIA


No dia 6 de Abril de 2011, partiu para o Uganda, a equipa de instrutores da Escola Prática de Infantaria (EPI) que constitui o Módulo de Instrução FIBUA que vai integrar a missão European Union Training Mission (EUTM) – Somália.

Actualmente, esta missão conta com 4 portugueses na estrutura de comando da missão, um oficial à Célula de Apoio em Bruxelas, outro no Quartel-General (QG) em Kampala/Uganda como Oficial de Informações, um Sargento no QG do Campo de Treino em Bihanga e um Oficial como Comandante do Campo de Treino de Bihanga.

Este é o segundo Módulo que o Exército Português envia para o Uganda, tendo o anterior terminado a sua missão em Outubro de 2010, dando formação a cerca de 1000 somalis. (Exército)

Guerra do Ultramar em debate em Santarém

A Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, vai acolher no dia 16 de Abril, pelas 16h00, a palestra “Guerra Colonial. 50 anos decorridos”, que marca o meio século sobre o começo do conflito. Como oradores vão estar Casaca Ferreira, tenente-coronel pára-quedista (na reserva), Manuel da Piedade Morganiça, tenente-coronel da Força Aérea, e Rafael Ferreira, soldado de Infantaria que foi feito prisioneiro pelo PAIGC - Partido Africano da Independência/União dos Povos da Guiné e Cabo Verde.

No mesmo dia, a Sala de Leitura acolhe uma breve mostra bibliográfica sobre a temática: “ Guerra Colonial. 50 anos decorridos”, que vai estar patente até dia 23 de Abril. E Mário Ferreira Santos, apresenta o livro “Alcanhões na guerra de África (1961-1974)”. Natural de Alcanhões, 62 anos, reformado e ex-sargento da Força Aérea Portuguesa e ex-combatente da Guerra Colonial, o autor pretende com este livro tentar “passar a mensagem do que foi o tormento por que passaram as famílias portuguesas, no Portugal de então, isolado de todo o mundo exterior, através de relatos na primeira pessoa feitos por alguns dos seus companheiros, que partiram da sua terra, uma pequena vila do concelho de Santarém e tomaram parte no conflito, de 1961 a 1974, integrados nos três ramos das Forças Armadas Portuguesas”.(O Mirante)

Força Aérea participa em “Jornadas sobre Medidas De Protecção na Escola” em Ansião


O Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), através da Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (EDNRBQ) participou, no passado dia 4 de Abril, nas Jornadas sobre “Medidas de Protecção na Escola”, em Ansião, organizadas pelo Agrupamento de Escolas deste Concelho.

Para dar a conhecer a principal missão da EDNRBQ foi apresentado um briefing no Auditório Municipal de Ansião, focado na intervenção de Equipas de Descontaminação NRBQ, essenciais para a garantir a sobrevivência e salvamento individual das populações atingidas por este tipo de ameaças.

De seguida e no Parque Municipal, junto à Escola Dr. Pascoal José de Melo, foi realizada uma demonstração, que simulou a operação de uma Área de Controlo de Contaminação (ACC) para vítimas em larga escala, integrando alunos, e onde foram explicados os modos de funcionamento da ACC e de alguns equipamentos.

Esta demonstração envolveu a participação de aproximadamente 150 alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Ansião, os impulsionadores da iniciativa “Medidas de Protecção na Escola”, permitindo um contacto mais próximo com a temática NRBQ e mais concretamente com a Defesa NRBQ na Força Aérea. (FAP)

EXERCÍCIO METEROSÍDERO 111


Em 29 e 30 de Março de 2011 o Regimento de Guarnição Nº 1 (RG1) levou a efeito o Exercício METEROSÍDERO 11 na vertente de apoio à Protecção Civil.

Este exercício, envolvendo toda a componente operacional e parte significativa dos elementos da Estrutura Base, consistiu num teste de prontidão das equipas especializadas de apoio à protecção civil e treino de montagem de um Local de Reunião de Desalojados (LRD) onde, na sequência duma eventual catástrofe, os desalojados poderão ser apoiados num circuito de identificação, triagem, assistência sanitária, distribuição de alimentação e área de repouso.

O balanço final do exercício foi muito positivo, tendo havido oportunidade para treinar procedimentos, testar material e equipamentos e corrigir algumas deficiências. (Exército)

7 de abril de 2011

Presidente da República escolhe Castelo Branco para comemorar o 10 de Junho

O presidente da República, Cavaco Silva, escolheu a cidade de Castelo Branco como sede das comemorações oficiais do dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

Desde que Cavaco Silva tomou posse como presidente da República, a 6 de Fevereiro de 2006, optou sempre por celebrar o dia 10 de Junho em cidades diferentes.

Em 2006, foi celebrado no Porto, em 2007, Setúbal e 2008 em Viana do Castelo, no ano seguinte, Santarém, no centro do País foi a cidade escolhida e em 2010 foi Faro,no sul do País. (A Bola)

6 de abril de 2011

Novo portal da Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA) tem um novo portal na Internet. Esta remodelação proporciona uma navegação mais intuitiva ao possibilitar o acesso a toda a informação de forma simples e directa.

É também disponibilizada mais informação sobre o conteúdo e objectivo da formação; os cursos; programas e disciplinas; o processo de admissão e a investigação.

Com instalações próprias junto à Base Aérea Nº1, na Granja do Marquês, a norte da serra de Sintra, a AFA iniciou as suas actividades no dia 1 de Fevereiro de 1978 e é actualmente reconhecida como uma das melhores escolas universitárias do país ao formar não só licenciados e mestrados, mas também os futuros líderes da Força Aérea.

Reedição da obra “Os Submarinos na Marinha Portuguesa”


A obra de Maurício de Oliveira, “Os Submarinos na Marinha Portuguesa”, foi reeditada pela ENN-Editora Náutica Nacional, Lda. e a Editora Oásis, Lda., por ocasião da recepção dos submarinos que vão constituir a V Esquadrilha de Submarinos. Este livro será apresentado em sessão pública no Clube Militar Naval, ao Saldanha, pelo Vice-Almirante Conde Baguinho, submarinista e ex-VCEMA, amanhã dia 07 pelas 18h30.


Trata-se de um clássico, publicado em 1972, onde é relatada a história da arma submarina a par de episódios da navegação e da guerra submarina em geral, sendo apresentado o seu enquadramento histórico na vida nacional.

Em 1988 esta obra foi objecto de uma segunda edição, revista e aumentada com um capítulo relativo às decadas de setenta e oitenta do século passado, redigido pelos então Capitão-Tenente Conde Baguinho e 1º Tenente Borges Gonçalves e com um prefácio do Comandante Lobo Fialho.

Na 3ª edição, o Contra-Almirante Álvaro Rodrigues Gaspar, prestigiado submarinista, completou o texto da segunda edição com um capítulo adicional, abordando o período do fim dos anos oitenta do século passado até ao presente, com o início da actividade das novas unidades, os NRP TRIDENTE e ARPÃO, ostentando a bandeira Portuguesa.

Apresentam-se assim, neste livro, quase cem anos de história ininterrupta dos nossos submarinos.

Esta obra, de 326 páginas, com muitas fotografias, estará à venda no circuito das livrarias, podendo também ser solicitada directamente à Editora Oasis, http://www.diel.pt/ ou à ENN, e-mail revistamarinha@netcabo.pt, com preço especial para assinantes da Revista de Marinha. (M.G.P)

Exposição “A Guarda em Miniaturas”

Foi inaugurada pelo ministro da Administração Interna, Dr. Rui Carlos Pereira, no dia 5 de Abril, na sala Capitão António Pereira, da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), a exposição “A Guarda em Miniaturas”. Esta exposição foi organizada pelo Sr. Pedro Nascimento, da Nasclego, e apresenta duas reproduções miniatura em Lego do 2º e 3º Esquadrão (Quartel em Cabeço de Bola e Braço de Prata, respectivamente), da USHE. O Museu do Brinquedo, de Sintra, associou-se a este evento através da cedência de uma réplica da Charanga a Cavalo da GNR. Participam, também, nesta exposição o Professor Eduardo Jorge Dos Santos Silva, a Dr.ª Ana Raquel Marques dos Santos Silva e o Dr. Noah Jonathan Revoy, da First Lego League, que é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar os jovens a descobrir e a desenvolver o gosto pela ciência, engenharia, tecnologia e matemática. A exposição permanecerá aberta ao público até ao dia 10 de Abril, podendo ser visitada das 10:00 às 18:00 horas, devendo para tal ser contactado o graduado de serviço ao 4º Esquadrão. (GNR)

Exército Portugês envia 13 militares para Uganda

O Exército Português enviou esta quarta-feira para o Uganda uma força de 13 militares, com o objectivo de ministrar às forças de segurança somalis formação na área de combate em áreas edificadas, disse à Lusa fonte daquele Estado-maior.

“Na Somália, não existem condições de segurança para ministrar formação às forças militares", daí a decisão de se fazer o treino num País vizinho, explicou à Lusa um oficial do Estado Maior do Exército, que por razões de segurança pediu ressalva da sua identificação.

O grupo de militares é composto por um capitão de infantaria, com o curso de Comandos, Instrutor de Tiro e Sapadores, além de dois tenentes, vários sargentos e dois praças, e vai ministrar formação na área de "combate em áreas edificadas", e vai também dar formação a recrutas, sargentos e praças, entre Abril e Julho deste ano", precisou o oficial.

O objectivo da formação, no âmbito da cooperação e segurança da União Europeia, pretende "contribuir para o aumento das capacidades técnicas das forças de segurança somalis", acrescentou.

A formação dos militares do Exército, será ministrada ao abrigo da resolução 1872 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, visa uma "ajuda ao Governo de transição da Somália", com o objectivo de "viabilizar a consolidação do processo de restabelecimento de um ambiente de segurança", adiantou a fonte.

Aqueles militares ficam distribuídos por Kampala e Bihanga - haverá ainda um oficial de ligação da missão - com as funções de formação nas "áreas de combate a terroristas, com treino nos campos do Afeganistão", concluiu a mesma fonte. (CM)

P-3 na Operação “OCEAN SHIELD”

No dia 4 de Abril e numa cerimónia que teve lugar na Base Aérea Nº11, em Beja, foi apresentado ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o Destacamento da Força Aérea Portuguesa que vai integrar a Força Internacional da NATO na Operação “OCEAN SHIELD”.

Este Destacamento Aéreo é constituído por uma aeronave P-3 ORION, da Esquadra 601 “Lobos”, e 53 militares do Ramo e terá como missão efectuar patrulhamento marítimo, apoiando o processo de combate à pirataria na Costa da Somália.

A partir do dia 18 de Abril, e durante dois meses, irá operar sobretudo a partir do Aeroporto Nacional de Victoria, na Ilha de Mahé, na República das Seychelles, à semelhança da primeira participação em 2010, no âmbito da “Operação Atalanta”.

A Esquadra 601, que comemorou no dia 24 de Março o seu 25º aniversário, conta com 25 000 horas de voo em missões operacionais (nacionais e internacionais), de formação e treino. Destacam-se as Operações MONITOR GUARD/SHARP GUARD no Adriático, a Operação FALCÃO na Guiné-Bissau, a Operação ACTIVE ENDEAVOUR, a Operação ATALANTA no Índico, assim como as várias missões de busca e salvamento em que esteve empenhada.

Por ocasião do seu aniversário foi realizado um tributo à aeronave P-3P, pelos vários anos ao serviço desta Esquadra e da Força Aérea, estando para breve a sua substituição pela aeronave P-3C, que se encontra em processo de modernização.(FAP)

Dia da Brigada Mecanizada

Dia da Brigada Mecanizada

5 de abril de 2011

EMGFA - FOTO DA SEMANA

Planetário Calouste Gulbenkian comemora o dia Mundial da Astronomia


O dia 8 de Abril é o Dia Mundial da Astronomia e nesse âmbito o Planetário Calouste Gulbenkian vai organizar uma sessão para assinalar a data.

O dia 8 de Abril é o Dia Mundial da Astronomia e nesse âmbito o Planetário Calouste Gulbenkian vai organizar uma sessão composta pela exibição da sessão temática “Viagem a um Buraco Negro”, seguida pela apresentação de uma palestra também dedicada a este tema pelo Prof. Dr. Vítor Cardoso, cientista investigador que tem dedicado parte da sua actividade de investigação aos Buracos Negros, com o título “Os Chefes das galáxias”. Este evento terá início às 21 00 e será ainda complementado com a realização de observações astronómicas com a colaboração da APAA (Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores). A entrada é grátis. (M.G.P)

Dia do Combatente, 93.º Aniversário da Batalha de La Lys e 75.ª Romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido

Vão ter lugar no próximo dia 09 de Abril, na Batalha, as comemorações do Dia do Combatente, 93.º Aniversário da Batalha de La Lys e a 75.ª Romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido.


PROGRAMA
09 de Abril 2011

•10H15 - Concentração dos convidados, delegações de Combatentes (frente à fachada principal do Mosteiro);

•10H30 - Entrada na Igreja do Mosteiro, pela porta principal, das entidades convidadas, delegações dos Núcleos da Liga dos Combatentes, das Associações e do público;

•10H40 - Missa de Sufrágio pelos Combatentes;

•11H25 - Saída da Igreja, após a Missa e concentração em frente à fachada principal do Mosteiro;

•11H40 - Recepção à Alta Entidade que preside à Cerimónia, pelo Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes; Prestação de Honras Militares;

•11H45 - Alocuções do Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes e da Alta Entidade;

•12H15 - Desfile das Forças em Parada;

•12H20 - Entrada para o Museu das Oferendas; Assinatura do Livro de Ouro da Liga dos Combatentes;

•12H30 - Entrada para a Sala do Capítulo das Altas Entidades convidadas;

•12H35 - Deposição de coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido;

•13H15 - Almoço de confraternização no RAL4, em Leiria. (L.C)

4 de abril de 2011

Visita de SAR o Príncipe de Gales à Marinha Portuguesa

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea visita hoje BA 11

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, encontra-se hoje, na BA 11 com os militares destacados para a Operação OCEAN SHIELD. Na cerimónia serão entregues ao Destacamento Aéreo, os Símbolos Nacionais que acompanham os militares nas missões no estrangeiro, nomeadamente, a Nossa Senhora do Ar, as Bandeiras Nacional e da Força Aérea, anuncia a Força Aérea Portuguesa (FAP).

Este Destacamento Aéreo que integrará a Força Internacional da NATO na Operação OCEAN SHIELD, será constituído por uma aeronave P-3, da Esquadra 601 “Lobos” e 42 militares do Ramo. Terá como missão efectuar patrulhamento marítimo, apoiando o processo de combate à pirataria na Costa da Somália.

A Cerimónia começa às 11h30 e termina às 12h45.(Rádio Pax)

Cerimónia de Brevetamento na Base Aérea Nº1

No passado dia 31 de Março, a Força Aérea Portuguesa entregou o Brevet de Piloto Aviador a 13 oficiais que terminaram com aproveitamento o Tirocínio da Academia da Força Aérea Nº 1 de 2010.

A Cerimónia de Brevetamento realizou-se na Base Aérea Nº1, onde está sediada a Esquadra 101, cuja missão consiste em ministrar instrução básica e elementar de pilotagem, e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro.

Durante a Cerimónia, o Tenente Piloto Aviador Francisco Peres, Instrutor da Esquadra 101, proferiu um discurso alusivo à importância do acto que, para além de coroar o esforço desenvolvido pela Força Aérea no sector da Instrução, constitui um marco indelével na carreira dos Pilotos Aviadores e Pilotos recém formados.

Após a bênção e imposição dos Brevets, o General CEMFA entregou os Diplomas de Curso aos novos Oficiais Pilotos Aviadores da Força Aérea Portuguesa. (F.A.P)

3 de abril de 2011

Força Aérea Portuguesa treina para palcos de conflito

A Força Aérea Portuguesa está a realizar, entre 28 de Março e 8 de Abril, o exercício Real Thaw 11 (RT11) cujo objectivo é facultar treino ao nível táctico às forças participantes para testar o seu nível de aprontamento e performance num teatro de operações dinâmico e actual.

À semelhança de anos anteriores, para além das forças nacionais (Força Aérea, Marinha e Exército) participam no RT11 forças dos Estados Unidos da América, da Bélgica e Espanha para se obter um ambiente idêntico ao das actuais operações militares internacionais, como também para proporcionar interoperabilidade entre países e respectivos meios.

Este exercício é coordenado a partir da Base Aérea Nº5, em Monte Real, local onde estarão sediadas algumas forças participantes, e irá desenrolar-se, na sua maioria, na região da Covilhã, Penamacor, Seia, Monfortinho e Meimoa. (DN)

2 de abril de 2011

EXERCÍCIO COMBINED ENDEAVOR 2011


Decorreu em Lisboa, de 28 de Março a 01 de Abril, a Main Planning Conference (MPC) do Exercício COMBINED ENDEAVOR 2011 (CE11), com a participação de delegações de 36 países.

O CE11 é um exercício multinacional patrocinado pelo United States European Comand (USEUCOM) e pretende promover a interoperabilidade e troca de informação entre as diferentes nações, através de redes de comunicação e protocolos de ligação comuns.

O Exército Português detém a responsabilidade pela participação Nacional durante as fases de planeamento e de execução do exercício, que terá lugar em Grafenwoehr, na Alemanha, de 9 a 22 de Setembro de 2011. (Exército)

1 de abril de 2011

Treino Avançado de Operações Especiais em Portugal


Sob a coordenação do Comandante do Corpo de Fuzileiros, constituído como CTG 443.30, foi conduzido um Joint Combined Exchange Training (JCET), no período de 15 de Janeiro a 06 de Fevereiro de 2011, nas áreas de treino das Operações Especiais a fim de promover a partilha de técnicas, tácticas e procedimentos (TTP's) e aumentar a interoperabilidade entre forças ao nível táctico.

Este exercício contou com a participação das Operações Especiais da Marinha Portuguesa e do Exército, meios aéreos e de superfície da Marinha Portuguesa e da Força Aérea, contando ainda com a participação dos United States Navy Sea, Air and Land (US Navy SEAL) e dos Special Warfare Combat Crew (SWCC) dos Estados Unidos da América.(Fuzileiros)

Largada da fragata Vasco da Gama que irá participar na Força Naval da União Europeia na Somália


Na manhã de terça-feira, dia 29 de Março, largou da Base Naval de Lisboa (BNL) a fragata Vasco da Gama que irá apoiar, a partir do dia 14 de Abril e durante um período de 4 meses, o comando da European Union naval Force Somalia -- Operation Atalanta.

Será a primeira vez que a Marinha Portuguesa assumirá este importante cargo operacional da União Europeia.

Esta operação, denominada European Union Naval Force Somalia -- Operation ATALANTA, é a primeira operação naval da União Europeia e está a ser conduzida sob a égide das Nações Unidas.

Tem como objectivos assegurar a protecção dos navios que transportam ajuda alimentar ao povo Somali no âmbito do WFP - World Food Program e o apoio logístico à AMISOM - African Union Mission in Somalia, contribuir para o esforço militar na prevenção e repressão de actos de pirataria e de assalto à mão armada no mar, bem como contribuir para a monitorização da actividade piscatória ao largo da costa da Somalia.

No próximo dia 14 de Abril, em cerimónia a decorrer no Porto Comercial do Djibouti, o comando da European Union Naval Force Somalia -- Operation Atalanta, presentemente exercido por um Contra-almirante da Marinha Espanhola, será entregue, por um período de quatro meses, ao Capitão-de-mar-e-guerra Alberto Manuel Silvestre Correia, graduado, para o efeito, no posto de Comodoro. Durante esse período, o Comodoro Silvestre Correia e o seu Estado-Maior Internacional, utilizarão, como navio-chefe da Força Naval, a Fragata Portuguesa Vasco da Gama.

A Fragata Vasco da Gama, comandada pelo Capitão-de-fragata Pessoa Arroteia, possui uma guarnição de cerca de duas centenas de militares e terá embarcado um helicóptero Lynx.(Marinha Guerra Portuguesa)

Marinha Portuguesa participa na Qualifica - Feira de educação, formação, juventude e emprego

Realiza-se de 31 de Março a 03 de Abril na Exponor, a “Qualifica - Feira de educação, formação, juventude e emprego”.

A “Qualifica” contará com a presença do Ministério da Defesa Nacional, através da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, e dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), sendo esta uma excelente oportunidade para desenvolver actividades lúdicas com as Forças Armadas e conhecer as potencialidades da carreira militar.

Actividades:
- Marinha
Piscina de Mergulho, Tenda de Airsoft, material em exposição dos Fuzileiros e da Autoridade Marítima.

- Exército
Torre Multiactividades (Slide, Escalada e Rappel)

- Força Aérea
Simuladores.

O horário da feira é nos dias 31 de Março e 1 de Abril das 10h00 às 18h00, e nos dias 2 e 3 de Abril das 10h00 às 19h00.

Se estiver interessado em visitar a "Qualifica", imprima o convite, dirija-se ao balcão de check-in na Exponor e troque-o por uma entrada gratuita na feira.(Marinha)