28 de fevereiro de 2010

1 de Março - Dia da Protecção Civil

Decorrerá no dia 1 de Março, a partir das 11h, em Lisboa, no pavilhão 2 da FIL, no Parque das Nações, uma cerimónia de comemoração do Dia da Protecção Civil e de Homenagem ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais de 2009, com envolvimento de cerca de 900 elementos dos Agentes de Protecção Civil e ainda com a participação de um conjunto de representantes de serviços e entidades com especial relevância no sistema de protecção civil.

A iniciativa visa dar destaque à importância da interligação entre todos os agentes e principais sectores da sociedade, no trabalho conjunto e coordenado das matérias de protecção civil.
O dia 1 de Março assinala também o Dia Internacional da Protecção Civil, consagrado pela ICDO – Organização Internacional da Protecção Civil – à qual Portugal está associado na qualidade de Observador.

Este ano, a OIPC lança como tema em destaque para o dia internacional da Protecção Civil, a Medicina de Catástrofe. entendida como ramo específico da medicina que lida com emergências extremas, em que todos os minutos contam.(Protecção Civil)

27 de fevereiro de 2010

Seminário - " A Pirataria no Século XXI"

No próximo dia 9 de Março, terá lugar pelas 09h30, no IDN, em Lisboa um seminário sobre o tema " A Pirataria no Século XXI".A sessão é aberta ao público em geral (e transmitido por videoconferência para o IDN Porto. (IDN)

26 de fevereiro de 2010

Exposição "Portugal nas Trincheiras - a I Guerra da República"

O Museu da Presidência promove, de 23 de Fevereiro a 23 de Abril, a Exposição "Portugal nas Trincheiras - a I Guerra da República, nos Museus da Politécnica, em Lisboa.

Dedicada ao primeiro grande acontecimento internacional em que participou o regime instaurado em 1910. A I Guerra da República reúne mais de 200 peças e documentos em homenagem aos combatentes portugueses da I Guerra Mundial.

Desde a partida das tropas para a Flandres em Fevereiro de 1917, até à evocação da memória da Guerra através da Arte, a exposição mostrará a preparação das tropas; a forma de fazer a guerra; o quotidiano dos soldados; a Saúde em contexto de guerra; o que foi a Batalha de La Lys; o papel dos Presidentes da República Portuguesa no conflito; o fim da guerra em Novembro de 1918 e como se chegou ao Tratado de paz de Versalhes de 1919.
Entre os objectos em exposição no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, destaque para um canhão Schneider-Canet de 75mm -peça de artilharia pesada utilizada pelo Corpo Expedicionário Portugués (CEP) - um diário de guerra de um soldado portugués, peças do quotidiano, instrumentos cirúrgicos utilizados pelos médicos do CEP, entre outros.
Esta "viagem no tempo" será acompanhada, a par e passo, pela imagem - fotografia e filme -, permitindo evocar o Combatente "anónimo", mas também as memórias da Grande Guerra de Jaime Cortesão, Anastácio Gonçalves e Hernâni Cidade.
A Liga dos Combatentes colaborou com o Museu da Presidência da República, tendo disponibilizado cerca de uma centena de peças e documentos históricos, do seu Museu e Arquivo. (L.C.P)

PSP - 7ª Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, com o seu Projecto-Escola Corrida ISCPSI/APAV, promove, pela 7ª vez consecutiva, a Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV no dia 28 de Março de 2010. Os lucros revertem na totalidade a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima!

Neste sentido, cumpre-nos informar que já estão abertas as inscrições para o evento.

Apelamos ao Vosso espírito solidário e contamos com a Vossa participação.

Para mais informações ou para procederem à inscrição acedam www.corrida-iscpsi-apav.net clicando de seguida no separador "Inscrições".(PSP)

Exercício “GALEOTA 2010”

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional vai realizar, nos dias 10 e 11 de Março de 2010, na Ria de Aveiro, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, denominado “GALEOTA 2010”, no qual se vai simular a contenção e recolha de combustível derramado após a colisão de um navio mercante (simulado por um navio da empresa Tinita) com o molhe Sul da barra do Porto de Aveiro, a limpeza das praias da barra e da Ria e a evacuação e salvamento marítimo de um ferido grave.

O exercício “GALEOTA 2010” visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos, e a mobilização e actuação em terra em coordenação com voluntários e entidades locais com interesses ou atribuições no combate à poluição do meio marinho.

Enquadrado no Plano Mar Limpo – plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal –, o exercício “GALEOTA 2010” desenvolve-se no 3º grau de prontidão deste Plano, e será dirigido pelo Capitão de Porto de Aveiro, Capitão-de-fragata Coelho Gil, com os meios humanos e materiais da sua capitania, e com o apoio em pessoal e em material do Departamento Marítimo do Norte e do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos, da Direcção-Geral da Autoridade Marítima.

Participam na acção do exercício “GALEOTA 2010” a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, a empresa Tinita, a Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona do Porto. Associam-se a este exercício a Força Aérea Portuguesa e o Centro Internacional de Luta Contra a Poluição do Atlântico Nordeste (CILPAN).(Marinha)

25 de fevereiro de 2010

GNR - Aniversário do Comando Territorial de Bragança

No âmbito das comemorações do segundo aniversário do Comando Territorial de Bragança realizou-se, no dia 24 de Fevereiro, uma cerimónia militar na qual estiveram presentes diversas entidades do distrito.
No dia anterior foi apresentada uma conferência subordinada ao tema "Segurança Transfronteiriça" no Auditório Paulo Quintela.
Todos os quartéis do Comando celebraram o dia com actividades de carácter militar e cultural
.(
GNR)


Comandos podem substituir tropas holandesas no Afeganistão

Processo de consultas internas da NATO fará com que Portugal seja um dos países convidados a substituir o contingente militar da Holanda que regressa a casa em Agosto.

Portugal será um dos países, com tropas no Afeganistão, a quem a NATO convidará para substituir o contingente holandês de quase dois mil militares que deixa o Sul daquele país asiático em Agosto.

Esse processo, que é "automático" dentro da NATO - a exemplo do que sucedeu em 1999, quando Portugal deixou o Kosovo - em situações similares, foi abordado ontem pelo ministro Augusto Santos Silva na reunião conjunta das comissões parlamentares de Defesa e Orçamento e Finanças para analisar o orçamento do sector para este ano.

"Claro que a saída da Holanda, em Agosto, colocará questões de natureza operacional" aos outros países da NATO presentes no Afeganistão, reconheceu Santos Silva, depois de questionado pelo deputado João Rebelo (CDS), face aos riscos adicionais que a nova missão acarreta - em função da área (Uruzgan) e porque o contingente holandês é dos poucos que, a exemplo do português, não tem limitações de emprego operacional.

"Não devemos antecipar nada", adiantou Santos Silva, explicando que competirá ao chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas reportar "qualquer reavaliação do emprego operacional português" no Afeganistão, seguindo-se um processo de consultas com o Parlamento e o Presidente da República para se aceitar uma nova missão no quadro da ISAF (força da NATO que opera naquele país).

A missão aceite por Portugal deverá iniciar-se formalmente no início de Abril e consiste numa companhia de Comandos, apoiada por uma equipa de controladores aéreos, que vai actuar como força de reacção rápida da ISAF na região de Cabul.

Isso implica um aumento, de 10 milhões para 25 milhões de euros, nas verbas do orçamento da Defesa para 2010 destinadas às Forças Nacionais Destacadas - que totalizam 75 milhões de euros para o conjunto das missões militares portuguesas no estrangeiro.

Globalmente, Santos Silva enfatizou que o acréscimo do orçamento da Defesa em 1,5% do produto interno bruto (e 4,1% das despesas do Estado) "é necessário, coerente, significativo e contido" - ou "exíguo", como o qualificou João Rebelo - para permitir às Forças Armadas cumprir as missões sem desperdiçar "um euro". Em termos políticos, reflecte "quatro prioridades": modernização militar, apoio aos ex-combatentes e reforço da acção social complementar, a estratégia do mar e a cooperação técnico-militar, explicou o governante.

Luís Campos Ferreira (PSD) deu "nota positiva" à proposta orçamental de Santos Silva, mas apontou-lhe fraquezas, como a do aumento na cativação de verbas da Lei de Programação Militar (de 35% para 40%).

Tanto Fernando Rosas (BE) como António Filipe (PCP) criticaram um orçamento que cresce num período em que serão pedidos grandes sacrifícios aos cidadãos e prossegue a aposta nas missões no estrangeiro - nomeadamente no Afeganistão.(DN)

24 de fevereiro de 2010

Visita do Presidente da República à PSP

O Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, visitou hoje a Direcção Nacional da PSP, numa visita de trabalho que pretendeu avaliar de perto a realidade desta Força de Segurança no panorama nacional.(PSP)

23 de fevereiro de 2010

Forças Armadas Portuguesas apoiam vítimas da tragédia na Madeira

Dois helicópteros EH-101 Merlin, um avião C-130, um Falcon, uma Fragata e dois autotanques para distribuição de água potável, são apenas alguns dos meios que, até ao momento, as Forças Armadas disponibilizaram para apoiar a população de Madeira e executar os trabalhos de reconstrução, conforme adiantou o Estado-Maior-General das Forças Armadas, em comunicado emitido no dia 22 de Fevereiro. A estes recursos técnicos juntam-se 103 homens empenhados nas diversas acções que estão em curso nas zonas do arquipélago mais afectadas. Estão ainda a ser fornecidos alojamento e apoio médico a 120 pessoas no quartel do Exército do Funchal (Regimento de Guarnição n. º 3).

O apoio das Forças Armadas às vítimas da tragédia na Madeira processa-se através do Comando Operacional da Madeira e do CEMGFA, em colaboração com o Serviço Regional de Protecção Civil, o Ministério da Defesa Nacional e o Governo Regional da Madeira.

Em Conselho de Ministros foi declarado luto nacional, até dia 24 de Fevereiro, e decretada a "continuidade da prestação de auxílio através de meios de emergência, nomeadamente dos serviços de protecção civil e da defesa nacional", mantendo "em elevada prontidão os meios de reforço que, a solicitação do Governo Regional, poderão ainda vir a ser disponibilizados". (MDN)

Viaturas HMMWV da Força Aérea Portuguesa

Oito Militares, Controladores Aéreos Avançados, da Força Aérea Portuguesa, partiram, no passado dia 15 de Fevereiro, para o Afeganistão, constituindo o apoio à Quick Reaction Force (Força de Reacção Rápida) composta por Comandos do Exército.

Com estes Militares seguiram também para o Afeganistão, duas viaturas da Força Aérea com características muito particulares.

Os High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle - HMMWV (humvee), que serão operados pelos Militares da Força Aérea neste cenário, têm agora, para além da blindagem de topo, aplicada pelo fabricante americano, uma Grelha Anti-RPG (rocket-propelled grenade), que protege a viatura 360 graus, garantido que um RPG que nela embata, expluda a 40cm de distância, sem afectar o habitáculo ou os seus ocupantes.

Estas viaturas que, pesam 7 toneladas, para além de efectuarem o transporte táctico de tropas, estão agora também equipadas para uso dos Controladores Aéreos Avançados, nas suas missões operacionais.

A condução destes veículos requer a carta de condução de pesados de mercadorias, mas para operarem uma humvee em ambiente operacional, os condutores, Militares da Especialidade de Polícia Aérea, têm que ter um Curso de Condução Táctica, ministrado no Campo de Tiro da Força Aérea, em Alcochete.

As duas viaturas da Força Aérea Portuguesa são neste momento as únicas, com estas características, a operar em Cabul, Afeganistão, onde decorre a missão. (FAP)

» Vídeo

Militares da Esquadra 601 recebem Medalha NATO

Realizou-se no passado dia 12 de Fevereiro, na Base Aérea Nº11, em Beja, a Cerimónia de imposição da Medalha NATO relativa à participação de militares da Esquadra 601 “Lobos” na operação Active Endeavour.

Presidiu à Cerimónia o Comandante Aéreo, Tenente-General José Maria Pessoa que fez com o Comandante da BA11, Coronel Barros Ferreira, a entrega da medalha a 34 Militares da Esquadra 601. Em 2001 o Conselho do Atlântico Norte implementou a Operação Active Endeavour (OAE) para combater o terrorismo internacional na área do mediterrâneo.

Esta operação surge como resposta aos atentados terroristas do 11 de Setembro nos Estados Unidos da América e visa demonstrar a determinação e empenho da Aliança em combater o terrorismo internacional.

A operação visa também o controlo das principais rotas comerciais, com o objectivo de prevenir atentados terroristas em ambiente marítimo. Tem ainda, como finalidade, apoiar a denominada Proliferation Security Initiative , tendo em vista a interrupção das transferências ilícitas de materiais, componentes e tecnologias passíveis de serem utilizados na produção e desenvolvimento de armas de destruição em massa, bem como eventuais sistemas de lançamento a elas associados.

A participação nacional na Operação Active Endeavour tem compreendido o emprego de unidades navais, no que remonta a 2001, e de meios aéreos, nomeadamente o P-3 da Esquadra 601, que tem sido empregue desde 2003.

A primeira missão realizou-se a 9 de Abril de 2003 e a esquadra 601 realizou até ao dia de hoje 229 missões, no total de cerca de 1251 horas de voo.

A medalha NATO relativa à participação na operação Active Endeavour é atribuída aos militares que completaram 30 missões ou equivalente tempo de serviço em suporte da referida operação. (FAP)

BRIGADA DE INTERVENÇÃO RECEBE NOVO COMANDANTE

Em conformidade com o Despacho nº 34/CEME/10 de 09Fev10, tomou posse em 18 de Fevereiro de 2009 como Comandante da Brigada de Intervenção, o Major-General José Carlos Filipe Antunes Calçada.

O Major-General José Carlos Filipe Antunes Calçada nasceu em Alhandra, tem 50 anos de idade e 33 anos de serviço e foi promovido ao actual posto em 13 de Janeiro de 2010.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas, mais recentemente exerceu funções no Instituto de Estudos Superiores Militares como Coordenador da Área de Ensino Específico do Exército e de adjunto do Director.

Da sua folha de serviços constam 10 louvores e várias condecorações.
A Cerimónia de tomada de Posse realizou-se no Comando da Brigada de Intervenção (Quartel de Sant`Anna), com a presença dos Comandantes de todos os Regimentos e Encargos Operacionais da Brigada e dos Cmdt/Dir/Ch das UEO instaladas em Coimbra.

Participaram na Cerimónia, representações de cada Unidade da Estrutura Base e do Encargo Operacional da BrigInt. (Exército Português)

22 de fevereiro de 2010

APOIO DO EXÉRCITO Á MADEIRA

No âmbito da Catástrofe que recentemente assolou a Região Autónoma da Madeira (RAM) o Exército, através do Comando das Forças Terrestres, em coordenação com o Regimento de Guarnição Nº3 (Funchal), disponibilizou de imediato:

- Alojamento, Alimentação e Apoio Sanitário a cerca 120 desalojados (mais de 30 Famílias, essencialmente constituídas por mulheres e crianças);

- Várias Equipas de Remoção de Escombros e Limpeza (mais de 100 militares);

- Viaturas para Transporte de Pessoas e Bens (colchões, auto-tanques, geradores eléctricos, etc..);

- Equipas de Reconhecimento de Engenharia (analisam as necessidades objectivas em termos de pontes ou outro material da Engenharia);

- Oficiais de Ligação junto dos Bombeiros, Protecção Civil e Governo Regional.

Informa-se ainda que o Exército tem, em elevado grau de prontidão, um conjunto significativo de meios humanos e materiais (designadamente na área da Engenharia Militar) a projectar, à ordem, para a RAM.

Mais se informa que o Exército está disponível, dentro das suas possibilidades e capacidades, para auxiliar com todo o tipo de equipamentos e meios humanos que lhe vierem a ser solicitados.

Fonte : Exército Português

Fragata Corte-Real chega à Ilha da Madeira para prestar ajuda à população

A fragata “Corte-Real” chegou hoje à cidade do Funchal, com a missão de reforçar a capacidade de busca e salvamento marítimo em apoio ao MSRC Funchal e Autoridade Marítima Nacional, em resposta à recente calamidade que assolou a Ilha da Madeira.

O objectivo da “Corte-Real” é salvar vidas, apoiar as populações sinistradas e prestar auxílio na recuperação de infra-estruturas básicas. Para isso, o navio reforçou a sua guarnição de 183 militares com 40 fuzileiros e 7 mergulhadores. Embarcou, também, o seu helicóptero orgânico.

A “Corte-Real” encontra-se preparada e certificada internacionalmente (no Reino Unido) para intervenção em operações de assistência humanitária em terra. Para o efeito, o navio conta com 120 militares da guarnição treinados e preparados para apoio a populações sinistradas, capacidade em fornecer assistência médica e emprego especializado das equipas de Fuzileiros e de Mergulhadores. Conta, também, com a utilização do seu helicóptero para reconhecimento, evacuação aérea e transporte logístico.

O Comandante Gonçalves Alexandre diz: “A participação nesta operação de apoio humanitário representa para mim e para todos os elementos da minha guarnição um factor acrescido de motivação. Esperamos poder contribuir nesta nobre missão de auxílio a populações em dificuldade, a quem queremos restituir a dignidade e tranquilidade devidas.”

A fragata "Corte-Real" é comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra António Manuel Gonçalves Alexandre.(Marinha)

21 de fevereiro de 2010

C-130 parte hoje rumo ao arquipélago da Madeira

Uma equipa de mergulhadores da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", uma equipa cinotécnica da GNR e uma equipa do Instituto Nacional de Medicina Legal partem hoje da Base Aérea do Montijo rumo à Madeira, anunciou a Protecção Civil.

Em informações distribuídas por comunicado e veiculadas através da sua página de Internet a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) revela que estas equipas vão viajar para a Madeira a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa, com partida prevista para as 09:00 de hoje.

O objetivo destas equipas é "apoiar as operações de socorro em curso na Madeira, na sequência do mau tempo que fustigou o arquipélago".(Lusa)

GNR envia 56 militares especialistas em socorro para a Madeira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem 56 homens e dois cães, do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), preparados para embarcar ao início da manhã de domingo para a Madeira, disse hoje à Lusa fonte daquela força.
Dos 56 militares da GNR que o Comando daquela força de segurança disponibilizou, fazem parte "Equipas de Socorro em Inundações, de Resgate em Montanha e com a especialidade de Sapador", precisou o comandante dos GIPS, tenente-coronel Carvalho da Paixão.
O oficial da GNR afirmou que os restantes militares da sua unidade, mesmo os que estavam de fim de semana, "foram chamados para se apresentarem o mais rapidamente possível no quartel do Grafanil", base dos GIPS.(JN)

17 de fevereiro de 2010

EMGFA - Foto da Semana

Marinha comemora o Centenário da Radiotelegrafia

No dia 16 de Fevereiro de 2010 assinalaram-se os 100 anos da radiotelegrafia na Marinha.
Para marcar este acontecimento a Marinha vai promover uma exposição na Casa da Balança, situada nas instalações Centrais da Marinha, na Praça do Comércio, cuja abertura oficial realiza-se no dia 18 de Fevereiro às 18h00 e contará com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, pelo Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Dr. Paulo Campos, e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.

A exposição tem como um dos principais motivos de interesse o Posto Radiotelegráfico do Arsenal da Marinha - Casa da Balança. Originalmente instalado na Casa da Balança no edifício do antigo Arsenal da Marinha, constituiu-se como o primeiro Posto Radiotelegráfico que assegurou o serviço público móvel marítimo em Portugal. O Posto Radiotelegráfico do Arsenal da Marinha desempenhou igualmente um importante papel no movimento para a implantação da República, mantendo as ligações à margem Sul do Tejo através do Posto Radiotelegráfico de Vale de Zebro e assegurando as comunicações entre o chefe dos revoltosos, Machado dos Santos e o cruzador S. Rafael.

Todos estes acontecimentos começaram de forma simples às 14h40 do dia 16 de Fevereiro de 1910 quando o Marinheiro Timoneiro-Sinaleiro nº 1763 Manuel Fernandes Correia recebeu e registou a primeira transmissão oficial, originada no Posto Radiotelegráfico de Vale de Zebro, que dizia: “Queira fazer o obséquio de me mandar dizer se ahi em Lisboa está a chover”.

A exposição comemorativa do Centenário da Radiotelegrafia na Marinha, de acesso gratuito, estará aberta ao público a partir de 19 de Fevereiro 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, com entrada pela Avenida da Ribeira das Naus.(Marinha Portuguesa)

Terminou missão SNMG1

No passado dia 13 de Fevereiro chegou a Lisboa, após cerca de 6 meses integrada na SNMG1 como navio chefe desta força Naval permanente da NATO, o NRP "Alvares Cabral". O General CEMGFA, Luís Valença Pinto, acompanhou o Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, numa visita a bordo durante a qual teve a oportunidade de expressar a sua satisfação pela forma profissional como o NRP "Alvares Cabral" desempenhou a sua missão, reforçando a imagem de capacidade e eficiência de que as Forças Armadas Portuguesas gozam não só no seio da NATO mas também ao nível internacional.

O NRP "Alvares Cabral", com uma guarnição de 191 militares, partiu no dia 12 Agosto 2009 para o seu segundo período do ano na SNMG1 durante o qual percorreu 35.947 milhas náuticas (mais de 66.500 quilómetros), visitando 13 portos em 9 países. Em 185 dias de missão, a fragata efectuou um total de 4443 horas de navegação, o que representa uma taxa de navegação de 77% com apenas 23% do tempo atracado nos portos.

No total dos dois períodos em que assumiu a função de navio-almirante do SNMG1, o NRP "Álvares Cabral" perfez um total de 264 dias e 5906 horas de navegação.(EMGFA)

PARTIDA DO DESTACAMENTO DE APOIO DE SERVIÇOS PARA O AFEGANISTÃO

Partiu no dia 15 de Fevereiro de 2010, em Avião C-130, da Força Aérea Portuguesa, o Destacamento de Apoio de Serviços da Quick Reaction Force/Força Nacional Destacada/International Security Assistance Force(QRF/FND/ISAF) nomeado para Missão no Afeganistão.

O Destacamento de Apoio de Serviços, faz parte da Força (QRF/FND/ISAF 2010) sendo composto por 40 militares (32 do Exército e 8 da Força Aérea (Tactical Air Control Party).

O Aprontamento desta Unidade de Combate iniciou-se e terminou no Centro de Tropas Comandos.(Exército)

16 de fevereiro de 2010

3.º Ciclo de colóquios-debates "Fim do Império: Olhares Militares"

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e o Presidente do Núcleo de Oeiras e Cascais, Coronel José Montez, têm a honra de convidar V. Ex.ª para participar no 3.º ciclo de colóquios-debates "Fim do Império: Olhares Militares", a realizar na Livraria-Galeria Municipal Verney/Colecção Neves e Sousa.

1.º Encontro, 23FEV2010 (3.ª Feira) 15h: As Mágoas do Império, do coronel David Martelo, com o autor e professor doutor Rui Azevedo Teixeira;

2.° Encontro, 16MAR2010 (3.ª Feira) 15h: Combater em Moçambique, guerra e descolonização, 1964-1975, do coronel Manuel Bernardo, com o autor e professor doutor Artur Anselmo;

3.º Encontro, 20ABR2010, (3.ª Feira) 15h: Caminhos Perdidos na Madrugada, romance passado em Moçambique, do coronel Fernando Vouga, com o autor e doutora Sara Leite;4.º Encontro, 18MAI2010 (3.ª Feira), 15h: Crónica dos últimos dias de Timor português e outras histórias de guerra, do coronel Rui Marcelino, 1.° livro da Colecção Fim do Império, edição de Câmara Municipal de Oeiras, Comissão Portuguesa de História Militar e Liga dos Combatentes; lançamento, com o autor e general António Barrento.(Fonte)

Local: Livraria-Galeria Municipal Verney

15 de fevereiro de 2010

Perigo ! - "Aviões sem qualquer controlo nos aeródromos nacionais"

Casos como o sequestro e queda da avioneta em Tires podem acontecer a qualquer altura. Nos aeródromos não é exigido plano de voo e procedimentos de segurança são mínimos.

Aviões como o PAC 750 XL que sexta-feira foi sequestrado em Évora e se despenhou próximo de Tires circulam pelo espaço aéreo português sem plano de voo nem qualquer tipo de controlo, avançaram ao DN fontes policiais e ligadas à aviação civil. Isto numa altura em que são cada vez mais apertados os controlos de segurança nos aeroportos.

Com capacidade para transportar nove passageiros ou 17 pára- -quedistas e uma autonomia de voo superior a mil quilómetros, o PAC 750 de matrícula alemã descolou por volta das 16.25 de sexta--feira sem qualquer plano de voo, conforme disse o director do aeródromo de Évora, comandante Lima Bastos, acrescentando que à excepção do piloto não existia sequer informação sobre os ocupantes do aparelho.

"Não é obrigatória a existência de plano de voo à saída do aeródromo de Évora, uma vez que se trata de espaço aéreo não controlado", confirma um piloto de aviação civil, acrescentando que esta é a "regra" na "quase totalidade" dos aeródromos nacionais. Apenas os voos acima dos mil pés de altitude (300 metros) obrigam à apresentação de um plano de voo.

Todas as semanas, centenas de aeronaves - entre pequenos aviões utilizados em actividades turísticas, como lançamento de pára-quedistas, transporte de passageiros e ultraleves - circulam por aeródromos e pistas espalhadas pelo País, descolando e aterrando sem qualquer tipo de controlo.

"Entram e saem do espaço aéreo português, vão a Espanha ou a Marrocos e aterram sem qualquer tipo de fiscalização", diz fonte policial, recordando que a Polícia Judiciária já por diversas vezes alertou para a possibilidade de algumas destas pistas poderem ser utilizadas em operações desencadeadas por organizações terroristas ou ligadas ao tráfico de droga. A mesma fonte critica a "facilidade" com que "se entra e sai deste tipo de aviões", sem que seja feita a identificação dos passageiros ou exista qualquer tipo de segurança.

No caso do PAC 750 XL, cujo voo alegadamente destinado à captação de imagens aéreas estaria marcado há mais de duas semanas, o passageiro conseguiu levar para o interior do aparelho uma carabina e uma pistola sem que tivesse passado por qualquer tipo de controlo. Sentou-se no lugar do co-piloto. Puxou de uma das armas e tomou conta do avião. Só o sangue-frio do piloto sueco que seguia aos comandos evitou um despenhamento em Lisboa.

Mikael Anderson, de 30 anos, contou que depois de enfrentar o sequestrador e de lhe ter conseguido tirar a arma, cortou o combustível e iniciou uma arriscada manobra de aterragem em Tires, da qual resultaram apenas danos na asa esquerda e no trem de aterragem do aparelho. Já com o avião no chão, o homem, J. Oliveira, um ex-militar suspeito de horas antes ter disparado sobre um vizinho em Fortios, próximo de Portalegre, suicidou-se com um tiro na cabeça, de acordo com fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Para além da falta de controlo ao nível dos "utilizadores deste tipo de aviões, designadamente dos passageiros", fonte policial contactada pelo DN refere que se levantam outros problemas a nível de segurança e recorda, a "título de exemplo", os recentes casos dos "espanhóis e da Praia Verde".

O primeiro remonta a Junho de 2008 quando a polícia apreendeu duas avionetas de matrícula espanhola, que se encontravam estacionadas no aeródromo de Évora, na sequência de uma operação que levou ao desmantelamento de uma rede suspeita de introduzir em Espanha grandes quantidades de cocaína e haxixe através da utilização de pequenos aeródromos e pistas florestais.

O segundo caso ocorreu na manhã de 27 de Março de 2009. O sistema de defesa aérea espanhol alertou a Força Aérea Portuguesa para a aproximação de uma aeronave proveniente de Marrocos, suspeitando-se que estaria relacionada com tráfico de droga. Um F-16 deslocou do Montijo acabando por interceptar a aeronave, cujo piloto conseguiu aterrar e colocar-se em fuga.
(Fonte:DN)

14 de fevereiro de 2010

EMGFA - Foto da Semana

Museu de Marinha inaugura Exposição sobre Pirataria

O Museu de Marinha abre ao público, a partir do próximo dia 25 de Fevereiro, a exposição temporária "Piratas da Somália - A Marinha no combate à Pirataria do Século XXI" que, para além de apresentar ao público equipamentos militares e materiais utilizados pelos piratas, fornece também uma retrospectiva histórica sobre este fenómeno.

Os materiais e equipamentos presentes na Exposição dizem respeito aos objectos apreendidos pelo NRP Corte-Real na sua missão enquanto Navio-Almirante da STANDING NATO MARITIME GROUP ONE (SNMG1) e aos equipamentos utilizados pelos Fuzileiros nas acções de abordagem aos navios pirata.

A exposição estará patente na Sala Maufroy de Seixas até ao final do ano. (Marinha)

13 de fevereiro de 2010

Fragata "Álvares Cabral" regressa hoje a Lisboa

A fragata portuguesa “Álvares Cabral” regressa hoje a Lisboa, vinda da Somália, onde combateu a pirataria marítima no oceano Índico como navio chefe numa operação da NATO.

O ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, visita a fragata “Álvares Cabral” no seu regresso a Lisboa, onde estarão ainda o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Valença Pinto, o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Melo Gomes.
A “Álvares Cabral” regressa a Portugal depois de cumprida a sua missão de combate à pirataria marítima no oceano Índico, como navio-chefe da “Standing NATO Maritime Group 1”, no âmbito da operação “Ocean Shield” - Aliança Atlântica - da NATO.
A 1 de Janeiro, o porta-voz da NATO, comandante Santos Fernandes, fazendo um balanço da operação, explicou que o ataque que decorreu nesse dia, na zona do Golfo de Aden, ao largo da Somália, juntava-se à lista dos 33 ocorridos nos últimos seis meses naquela zona, período em que o combate à pirataria na Somália esteve sob o comando de Portugal. “Nesse período foram neutralizados pela NATO cerca de 103 suspeitos de pirataria, dos quais 44 foram da responsabilidade dos dois navios portugueses que estão no teatro de operações”, adiantou então o comandante da fragata “Álvares Cabral”, que desde Novembro passado se encontra ao largo da Somália, em substituição da fragata “Côrte-Real”.
Desde que a área da responsabilidade da NATO se encontra sob comando português, foi apenas registado o sequestro de um navio, uma situação que o responsável classificou como “uma redução bastante substancial”, tendo em consideração que em idêntico período, no ano transato, ocorreram 26 sequestros.
Só no ano de 2009 foram registados 410 ataques de piratas em todo o mundo, dos quais resultaram 47 navios sequestrados e cerca de 800 pessoas tornadas reféns. Desse número, 178 ataques ocorreram na Somália, local onde foram sequestrados 45 navios e 760 tripulantes foram tornados reféns, números que o porta-voz considerou positivos, uma vez que entre 2000 e 2006, “decorreram 2400 ataques de pirataria em todo o mundo”.
O porta-voz da missão da NATO adiantou ainda que, em 2009, foram contabilizadas as mortes de cinco reféns e de dez piratas, além de vários feridos. A missão da Aliança Atlântica, designada “Ocean Shield”, tem como objectivo o combate direto à pirataria e a protecção à navegação mercante que cruza a área de operações, numa vasta área ao largo da costa leste somaliana, que se estende do Corno de África às Seichelles, uma das zonas do planeta com maior tráfego marítimo e onde se têm verificado numerosos ataques de piratas a cargueiros e petroleiros. (Público)

12 de fevereiro de 2010

Exercício militar em Beja chega ao fim

Chega ao fim esta sexta-feira, 12, o exercício militar “Pristina/ Sertório 101”, promovido ao longo da semana pela Brigada de Reacção Rápida do Exército Português na região de Beja.
A iniciativa teve por finalidade a certificação nacional de uma unidade do segundo Batalhão de Infantaria Pára-quedista, de São Jacinto (Aveiro), que em Março irá para o Kosovo, onde vai estar ao serviço do comandante da KFOR durante seis meses.
Nesse âmbito, os 294 militares da unidade realizaram esta quinta-feira, 11, na Cabeça Gorda, um treino operacional, em que a aldeia alentejana foi transformada numa cidade kosovar, onde decorreram tumultos fictícios desencadeados pela captura de um líder terrorista. O exercício militar "Pristina/ Sertório 101" serviu igualmente para a certificação de uma de Operações Especiais (sedeada em Lamego), que entre Julho de 2010 e Janeiro de 2011 estará ao serviço da NATO. (Correio Alentejano)

A construção de embarcações para a Marinha é 'última oportunidade' para salvar estaleiros nacionais

O investimento em novas embarcações para a Marinha Portuguesa deve ser encarado como uma oportunidade para assegurar a sobrevivência dos estaleiros nacionais de construção naval, defendeu hoje o Almirante Vieira Matias.

Numa intervenção num seminário sobre 'A Segurança e a Economia do Mar', promovido em Aveiro pela organização do Congresso Nacional de Segurança e Defesa, o ex-chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA) defendeu que a construção de embarcações militares pode ser 'a última oportunidade' para manter a indústria naval portuguesa.

'O investimento em novas construções deverá ser aproveitado como motor de modernização dos estaleiros nacionais, quer através das encomendas diretas quer pela via das contrapartidas', disse o Almirante, acrescentando que 'esta é uma linha de ação que foi seguida por vários países europeus e poderá constituir a última oportunidade para manter construção naval de vulto no nosso país'.

O ex-chefe de Estado-Maior da Armada defendeu ainda, neste contexto, que os estaleiros portugueses deviam ter um papel na modernização das frotas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

'Os programas de cooperação militar com os Palop deviam explorar a possibilidade de usar a construção naval portuguesa para equipar a marinha desses país, estruturando programas que integrem a formação e o treino das guarnições, bem como o apoio logístico', disse Vieira Matias.

Na sua intervenção, o Almirante referiu o papel da Marinha em missões externas da NATO ou sob a égide da ONU, chamou a atenção para o papel da proteção da costa portuguesa e destacou o papel cada vez maior deste ramo das Forças Armadas na formação de pessoal e na economia marítima, que carece de segurança.

'A Marinha exerce uma influência direta na actividade dos 'cluster' marítimos através da dinamização da sua economia na medida dos seus orçamentos de operação, manutenção e investimento', referiu o Almirante.

Antes, o ex-ministro Figueiredo Lopes, membro da organização do Congresso Nacional de Segurança e Defesa, que terá lugar em Lisboa em 23 e 24 de junho, tinha convidado a sociedade civil a dar a sua contribuição.

'O I Congresso Nacional de Segurança e Defesa, pela sua génese, organização e sustentação, é uma típica iniciativa da sociedade civil que pretende criar as condições para assegurar a participação alargada dos portugueses no debate dos temas em questão', frisou Figueiredo Lopes.

O ex-ministro acrescentou que o Congresso é também uma oportunidade para sensibilizar e alertar os cidadãos em geral e em particular os responsáveis políticos, partidários e institucionais do nosso país para a necessidade de se definir uma estratégia nacional num tempo em que a segurança se tornou num problema global devido à natureza dos riscos, ameaças e vulnerabilidades que estão em jogo'.

'Um problema que não nos pode ser indiferente porque tem reflexos no estilo de vida a que nos habituámos e porque é portador de mudanças que podem alterar a hierarquia de valores que hoje conhecemos', concluiu. (Correio do Minho)

10 de fevereiro de 2010

Visita do Presidente da República ao Comando - Geral da Guarda Nacional Republicana

A Guarda Nacional Republicana recebeu esta manhã (dia 10) no Comando Geral, o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, e apresentou-lhe um conjunto de actividades que visaram proporcionar-lhe um melhor conhecimento da Instituição.
Pelas 11:00 horas o Presidente da República recebeu as devidas honras militares seguindo para a Sala General Afonso Botelho para a apresentação de cumprimentos.
Das diversas actividades destacam-se: o briefing, no auditório, apresentado pelo Comandante - Geral da Guarda Nacional Republicana; a visita à capela e claustros do Comando Geral e à exposição estática com os meios mais significativos das diversas valências da Guarda; a assinatura do Livro de Honra e o contacto com os órgãos de Comunicação Social, na sala Condestável; o aperitivo na varanda sobre o Rossio e o almoço na Messe de Oficiais.
Pelas 14:30 horas o Comandante - Geral, tenente-general Nélson dos Santos, ofertou o Presidente com uma lembrança institucional, terminando a visita.(GNR)

7 de fevereiro de 2010

Exposição: "O Condestável - 1360 a 2009", pela Pintora e Artista Plástica Gabriela Marques da Costa

Exposição: "O Condestável - 1360 a 2009", pela Pintora e Artista Plástica Gabriela Marques da Costa, que se realizará pelas 18:00 do dia 8 de Fevereiro, no Palácio da Independência - Sociedade Histórica da Independência de Portugal (http://www.ship.pt), em Lisboa.

Estão assim reunidos todos os elementos para um grande convívio Cultural e de Portugal!

Treino de Forças da Brigada de Reacção Rápida em Beja

Até ao próximo dia 12 de Fevereiro, o Exército Português, através da Brigada de Reacção Rápida executa em Beja o Exercício Militar “Pristina 101/ Sertório 101.

Com este exercício é examinada a certificação nacional de uma Unidade de Escalão Batalhão Páraquedista – Contributo nacional para o teatro de operações do Kosovo como KFOR-Tactital Reserve Manoeuver Battalion e outra de Operações Especiais como contributo nacional para a NRF -15.

Com este exercício pretende-se recriar, tanto quanto possível, o ambiente operacional que actualmente se vive no Kosovo, contemplando as necessárias alterações à na procura dos objectivos definidos e o planeamento e execução de reconhecimento especial, acção directa e assistência militar num quadro de cenário fictício.

“São mais de 700 militares envolvidos nesta acção que envolve forças provenientes das diversas unidades da brigada”, diz Fernando Figueiredo, Comandante do Regimento de Infantaria 3 de Beja.(Rádio Pax)

5 de fevereiro de 2010

Blogosfera - Sugestão de Leitura "Janeiro de 2010"

Operacional
- As Forças Armadas e a Segurança Interna

Barco à Vista
- Submarinos da classe "Tridente"

Combustões
- "Os portugueses são bons militares, bons funcionários, bons médicos e bons capitães"
- Sebastianista ? Claro que o sou .

Blogue dos Navios e do Mar , Estado Sentido , Pássaro de Ferro , Reserva Naval

Esquadrilha de Helicópteros atinge 18.000 mil horas de voo

A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, situada na Base Aérea Nº 6 do Montijo, completou hoje, num voo de teste a decorrer a bordo da Fragata Corte-Real, um total de 18.000 mil horas de voo. Este marco na história da Aviação Naval é fruto da intensa actividade operacional desenvolvida pela Esquadrinha de Helicópteros. (Marinha)

Marinha participa na Sport Show (Nauticampo)

A Marinha está presente na edição deste ano da Sport Show (Nauticampo), que tem início hoje e que se irá prolongar até dia 7 de Fevereiro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
A Marinha marca presença com actividades e exposição de meios operacionais. Entre os quais há a destacar:

- Torre de escalada;
- Piscina de mergulho;
- Simulador de navegação;
- Simulador do Helicóptero Lynx;
- Meios e material dos Fuzileiros, da Autoridade Marítima, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), do Instituto Hidrográfico e do Centro de Recrutamento da Armada.

Os visitantes deste certame têm assim oportunidade de conhecer e contactar com diversas áreas de actuação da Marinha, bem como participar em actividades lúdicas.
O horário da Nauticampo é das 15h às 23h de quarta a sexta-feira, das 10h às 23h no sábado e das 10h às 20h no domingo.(Marinha)

Força Aérea realiza com sucesso o Real Thaw 10

Terminou no dia 4 de Fevereiro o Exercício Real Thaw 10 (RT10) iniciado a 25 de Janeiro, cujas missões se desenvolveram abrangendo as zonas de Monte Real, Covilhã, Seia e Beja.

Este Exercício, organizado pela Força Aérea Portuguesa, contou com a participação de cerca de 1000 militares e 50 aeronaves, de diferentes nacionalidades.

No sentido de se obter um ambiente operacional multinacional e combinado, semelhante ao das actuais operações militares internacionais, foram convidadas a participar no RT10 forças terrestres e aéreas de diversos países.

No plano nacional estiveram envolvidas as aeronaves F-16M, C-295, ALOUETTE III, C-130 e EH-101 e, em terra, a Unidade de Protecção da Força, os Controladores Aéreos Avançados e militares do Exército Português, da Equipa de Operações Especiais, Pára-quedistas e Saltadores Operacionais de Grande Altitude, para além de um vasto número de militares de apoio nas áreas das Informações, Operações, Relações Públicas, Audiovisuais, Apoio Médico, etc.

Quanto ao plano internacional, o exercício contou com F-16M dinamarqueses e belgas, F-18 espanhóis, E-3A AWACS da NATO, Controladores Aéreos Tácticos dos EUA, Dinamarca e Lituânia, estes últimos em formação, integrados na equipa dinamarquesa.

No total foram efectuadas cerca de 300 descolagens, tendo sido realizadas, aproximadamente, 350 horas de voo.

O balanço do maior exercício realizado pela Força Aérea Portuguesa, foi positivo, as expectativas largamente superadas e foi, como determinado para objectivo do RT10, facultado treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, simulando cenários de operações que se apresentam também no real panorama actual.

Termina assim a edição de 2010 do Exercício Real Thaw, com mais um passo dado na continua preparação da Força Aérea Portuguesa para a pronta resposta a qualquer solicitação.(FAP)

» Vídeo "Apoio Aéreo Próximo-(CAS)"

Governo quer videovigilância nas florestas de todo o país

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, disse esta quinta-feira, em Leiria, que o Governo tem intenção de avançar com a instalação de câmaras de videovigilância nas florestas de todos os distritos do país.

«No distrito de Leiria, temos provavelmente o melhor sistema de videovigilância que actualmente está instalado. Já há sistemas em alguns distritos, mas este aqui é o que está, em termos operacionais, a funcionar muito bem», disse Vasco Franco, durante uma visita ao Comando da GNR de Leiria.

A videovigilância nas florestas ainda não está instalada em todos os distritos, pelo que o Governo a pretende «generalizar no país» no próximo ano, tendo como base o sistema de Leiria.

«Para já, tem uma estimativa de custos de cerca de 15 milhões de euros. Vamos fasear esse processo, mas a intenção é avançar talvez com uma candidatura ao QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional]», adiantou.

Vasco Franco acrescentou que o dispositivo contra incêndios para 2010 «vai ser muito parecido ao do ano passado, quer nos meios aéreos quer nos meios terrenos». (TVI24)

4 de fevereiro de 2010

ONU distingue quatro polícias portugueses no Chade

Quatro efectivos da PSP ao serviço da missão das Nações Unidas no Chade foram distinguidos, esta quarta-feira, em Djamena pela organização, ao fim de seis meses em funções no país africano. Numa cerimónia ao fim da tarde na sede da missão da ONU (MINURCAT), na capital do Chade, foram distinguidos com a medalha de mérito das Nações Unidas o subintendente António Jesus, o comissário Tito Fernandes, o chefe Silva Castro e o subchefe Luís Barbaroxa.
As medalhas foram entregues pelo comandante do contingente da polícia da MINURCAT, o guineense Mamadou Montaga Diallo, que destacou o contributo de Portugal, e dos elementos da PSP em concreto, para a manutenção da paz no Chade.
À cerimónia assistiram o chefe da MINURCAT, o português Vítor Ângelo, e o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, que iniciou uma visita de dois dias ao país. (TVI24)

3 de fevereiro de 2010

Contingente no Afeganistão estará a 100% em Março

O reforço do contingente português no Afeganistão deverá estar "em condições de plena operacionalidade" em Março, segundo o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva.

"Há problemas, designadamente do ponto de vista do sobrevoo de certos países, que obrigam a rever rotas", referiu o governante no final de uma visita a um exercício militar na Covilhã.

Segundo referiu, "a projeção da nossa companhia de Comandos e da Equipa de Controlo Aéreo está em curso. A expectativa é que o reforço do contingente português esteja em condições de plena operacionalidade no próximo mês de Março."

"É um processo normal que dura várias semanas", salientou.

Exercício na Covilhã
O ministro falava ao lado de alguns homens da Força Aérea Portuguesa (FAP), responsáveis por controlo aéreo, que vão fazer parte do reforço de tropas portuguesas no Afeganistão, mas que por enquanto treinam no aeródromo da Covilhã.

As actividades em curso fazem parte do exercício Real Thaw 2010, que desde dia 25 e até quinta-feira mobiliza mil militares e 50 aeronaves da Força Aérea Portuguesa, da Bélgica, Espanha, Dinamarca e EUA na região Centro do país.

Santos Silva assistiu a uma missão simulada por entre actividades de extracção de não combatentes e apoio sanitário e logístico, com recurso a largada de tropas aerotransportadas, transporte táctico por helicópteros e protecção armada.

"Este é o exercício anual mais importante da FAP e permite ver a utilidade de novo equipamento, nomeadamente o novo avião C295 de transporte táctico e os novos helicópteros", destacou Santos Silva.

"É um exercício que está focado em preparar as nossas tropas para operações que podem realizar, tipicamente, operações de imposição, consolidação de paz. É para isso que trabalham as forças armadas portuguesas no quadro da segurança cooperativa", concluiu.(JN)

2 de fevereiro de 2010

NRP Sagres "Volta ao Mundo 2010"



O Navio-Escola Sagres largou, no dia 19 de Janeiro, de Lisboa rumo a uma viagem de Volta ao Mundo, com duração de cerca de 11 meses. Esta é a terceira vez que a Sagres realiza uma Circum-navegação, tendo as últimas viagens ocorrido em 1978/ 79 e em 1983/84.

Durante esta viagem a Sagres irá visitar vários países, são eles o Brasil, o Uruguai, a Argentina, o Chile, o Peru, o Equador, o México, os EUA, o Japão, a China (incluindo Macau), a Coreia do Sul, a Indonésia, Timor-Leste, Singapura, a Tailândia, a Malásia, a União Indiana, o Egipto e a Argélia.

Nesta viagem a Sagres terá como missão a formação dos cadetes da Escola Naval, promover a imagem de Portugal no Mundo, contactar os Portugueses na Diáspora e participará em vários eventos, entre os quais o Encontro e Regata Internacional de Grandes Veleiros - Velas Sudamérica 2010, as Comemorações do Dia de Portugal em S. Diego, as Cerimónias Comemorativas dos 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão e participará na EXPO Xangai 2010.

O Navio-Escola Sagres é um veleiro com 90 metros de comprimento, com 4 mastros e armação em barca, construída nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937 e navega há 48 anos com a missão principal de assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval e a de representação da Marinha e do país no estrangeiro, desempenhando o papel de embaixada itinerante de Portugal.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-Fragata Luís Pedro Pinto Proença Mendes e contará para esta missão com uma guarnição de 182 militares, incluindo 35 Cadetes da Escola Naval durante três meses. (Marinha Portuguesa)

Novas viaturas entregues à PSP

A PSP recebeu esta sexta-feira 42 automóveis e 11 motociclos que foram adquiridos pelo Governo Civil de Lisboa, que vão servir para reforçar os meios nas esquadras da Área Metropolitana da capital.

Os veículos, foram entregues esta sexta-feira à tarde numa cerimónia na Torre de Belém, presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e na presença do Governador civil de Lisboa, António Galamba.

Os veículos distribuídos esta tarde à Polícia de Segurança Pública serão para reforçar as Divisões do Comando Metropolitano de Lisboa, preferencialmente o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade(PSP)

Comandos encaram nova missão com 'confiança'

Os militares portugueses que se preparam para a nova missão no Afeganistão, muitos já com missões ali cumpridas, abordam a partida com "confiança" e alguma ansiedade perante a perspectiva de entrarem em acção.

O 1.º cabo Joel Cruz é um veterano que prepara a terceira missão no Afeganistão. A segunda ficaria marcada por um contacto de fogo directo com os insurgentes. Ao regressar de uma missão em Kandahar (Sul do Afeganistão) para Cabul, em 2008, a coluna portuguesa foi subitamente atacada com granadas de RPG (lança-foguetes) e fogo de metralhadora pesada.

Os Comandos estiveram meia hora sob fogo intenso e sofreram um ferido e só a reacção ao fogo inimigo terá evitado maiores danos. "É nesses momentos que faz todo o sentido tudo o que aprendemos na instrução, todo o trabalho e todos os sacrifícios que fazemos", recorda Joel Cruz.

Para outros trata-se da primeira missão e aguardam-na com visível ansiedade. "Confiante, seguro e ansioso", diz o cabo Miguel Soares, que se prepara para cumprir a sua primeira missão operacional e não esconde a sua expectativa. "Era isto que queria! Vejo a missão no Afeganistão como uma experiência importante e uma valorização pessoal", afirma.

Também "é a primeira missão da minha carreira e uma oportunidade de pôr em prática tudo o que aprendi", diz o tenente Miguel Faro, que será responsável pelo comando de um "grupo" (unidade de 33 homens). (DN)

Ministro da Defesa é hoje espetador especial do exercício Real Thaw 2010

Mil militares e 50 aeronaves da Força Aérea Portuguesa, da Bélgica, Espanha, Dinamarca e EUA participam no exercício Real Thaw 2010, que conta hoje com um espetador especial, o ministro da Defesa.

Augusto Santos Silva assiste ao exercício militar a partir das 11:00 no Aeródromo da Covilhã.

O cenário simula missões de extração de não combatentes e apoio sanitário e logístico, com recurso a largada de tropas aerotransportadas, transporte tático por helicópteros e proteção armada.(Epa)